Jogamos

Análise: Pyramids (3DS)

Que o eShop, loja digital da Nintendo para o 3DS, vem recebendo títulos de peso, todo mundo já sabe. Pushmo e Mutant Mudds são ótimos exempl... (por Aurelio em 24/03/2012, via Nintendo Blast)

Pyramids-2Que o eShop, loja digital da Nintendo para o 3DS, vem recebendo títulos de peso, todo mundo já sabe. Pushmo e Mutant Mudds são ótimos exemplos, porém o início do eShop foi marcado pela falta de títulos originais. Um dos primeiros a ser lançado após uma lacuna de três meses sem lançamentos (de títulos originais) foi o puzzle/plataforma Pyramids. Um jogo com mecânicas tradicionais e de pouco apelo do grande público. Vamos aos detalhes.

Bloco a bloco

pyramids-nintendo-3ds-1319029791-014_mO jogo apresenta uma dinâmica simples. Dispondo de uma pá, uma arma e explosivos, seu objetivo é pegar a chave em um ponto do estágio e chegar à saída em outro. Para progredir no jogo é simples, destrua ou construa blocos, para assim criar um caminho seguro durante a jornada.

Pyramids dispõe de 56 níveis, dividos em 6 mundos. Para que o jogador possa desbloquear novos níveis, além de passar de um ponto ao outro nas fases, deverá realizar alguns objetivos no intuito de aumentar sua classificação. Esta é feita por estrelas, que são três no total, atribuidas por pegar tesouros ou completar todo o nível dentro do tempo limite. Ainda há a possibilidade de desbloquear novos níveis a partir de QR codes, aumentando assim a já boa longevidade do título.pyramids_3ds

O jogo, devido a divisão por níveis, o torna uma experiência portátil plena, perfeita para jogatinas relâmpago.

Apesar da simplicidade da mecânica, demora-se um pouco para pegar o jeito do jogo - que insere constantemente novos elementos nos níveis -, sempre desafiando o jogador a aprender a  se defender de lanças, cobras, pedras utilizando das ferramentas já dispostas. Essa sensação de progressão deve-se quase que inteiramente ao level design sutil e extremamente inteligente do game.

O bom e velho feijão com arroz

O jogo ao todo pode ser descrito como simples, e isso, de certa forma não é ruim. É díficil ser simples, porém a simplicidade na utilização do 3D e das mecânicas fazem o jogo pouco atrativo para os não saudozistas do gênero. Esses com toda certeza vão comparar a experiência com jogos de plataformas de 8 e 16 bits, tanto pelo design dos níveis e inimigos, e seu inconfundível charme retrô, como também pelo alto nível de dificuldade imposto pelo título.

Pyramids

Claro que após testar outros jogos da atual safra do eShop, é díficil se ver atraído por esse que seria mais um jogo de plataforma na loja virtual da Nintendo, o preço de R$ 6,99 parece ser bastante justo para o título, que hoje seria o único motivo para a compra do jogo.

Prós

  • A simplicidade do título
  • Charme retrô, design inteligente de níveis
  • Boa longevidade do título
  • Se encaixa bem como experiência portátil
  • Preço justo para o que o jogo oferece

Contras

  • A simplicidade do título
  • Design restritivo
  • Há hoje melhores opções no eShop
  • Simplicidade na utilização do 3D

Pyramids – Nintendo 3DS – Nota final: 7,0

Gráficos: 6,0 | Sons: 6,5 | Jogabilidade: 8,0 | Diversão: 7,0

Revisão: Jaime Ninice


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Como é que "simplicidade" pode ser ao mesmo tempo um pró e um contra? Tem que ver isso aeh! O texto tá longe do padrão NB.

    ResponderExcluir
  2. Como é que "simplicidade" pode ser ao mesmo tempo um pró e um contra? Tem que ver isso aeh! O texto tá longe do padrão NB.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google