Item Box

Item Box: Exclamation Switch (Mario)

Todo mundo que já teve algum tipo de contato com os jogos do Mario, em especial o clássico Super Mario World, provavelmente conhece o Excl... (por Joice Koga em 05/04/2012, via Nintendo Blast)

switches

Todo mundo que já teve algum tipo de contato com os jogos do Mario, em especial o clássico Super Mario World, provavelmente conhece o Exclamation Mark Block, mais conhecido como Exclamation Block. No entanto, para o jogador chegar nesse item, ele precisa transformar os Dotted Line Blocks, que são os blocos transparentes com linhas pontilhadas em blocos sólidos e coloridos; Essa mudança é simples, basta o jogador pular em cima do Exclamation Switch que os Exclamation Blocks se espalham pelo mapa. Muitos jogadores de Super Mario World, saem à procura do “botão colorido com a exclamação”, no entanto não sabem que o nome deste artefato é Exclamation Switch. E você, já sabia disso?

switches_nblast_2A primeira aparição do Exclamation Switch foi no jogo Super Mario World para SNES em 1990, depois apareceu em alguns outros jogos, como: Super Mario 64, Super Mario World 2: Yoshi’s Island, Mario Pinball Land, Paper Mario: The Thousand-Year Door, Super Mario 64 DS , Yoshi's Island DS, New Super Mario Bros. e New Super Mario Bros. Wii.

 

Conheça cada um dos “Exclamation Switches” existentes

blue_switch_nblast

Existem quatro tipos de Exclamation Switches: o vermelho, o azul, o amarelo e o verde. Cada um deles ativa o Exclamation Block de sua respectiva cor, sendo que cada Exclamation Block tem suas peculiaridades.

Em Super Mario World os blocos ativados pelos switches azul e vermelho não têm nenhuma função a não ser auxiliar no decorrer das passagens complicadas que venham surgir no meio da aventura. Abaixo você encontra mais detalhadamente as informações sobre esses “interruptores”.
 Blue Switch_Nblast 
No Super Mario World, o botão de exclamação azul é encontrado no Blue Switch Palace, o último dos quatro Palaces, e está localizado no mundo Forest of Illusion. A sua função é ativar o Exclamation Block azul para abrir caminhos, construir escadas e pontes. É necessário ativá-lo apenas uma única vez. Além de aparecer em Super Mario World, os switches azuis aparecem em Mario & Luigi: Partners in Time e nas séries de Paper Mario.

Já as vermelhas podem ser usadas ilimitadamente para ativar o Exclamation Block no qual move objetos. No entanto as Red Exclamation Switches do Palace of Shadow em Paper Mario: The Thousand-Year Door, são as únicas switches que podem ser usadas pelos personagens para chegarem a Shadow Queen, a última chefe dessa fase.

red_switch_nblast_2 
O Exclamation Switch vermelho está presente em Mario Pinball Land, neste jogo, quando o jogador pressiona o Exclamation Switch várias moedas surgem, e é dado um tempo, para que o jogador ache as oito moedas vermelhas espalhadas por todo o cenário , caso o jogador não as ache no tempo cronometrado, ele recebe outra chance. Entretanto, se ele for bem logo de primeira e completar a missão, ganha uma Power Star e colecionando esse item, é possível transformar os switches desativados em blocos vermelhos.

yellow_switch_nblast 
Os Switches amarelos aparecem no Super Mario World, em Mario & Luigi: Partners in Time e também em Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3. Sua função nesses jogos é: tornar os Exclamation Blocks amarelos em sólidos, esses blocos contêm o Super Mushroom e dependendo do jogo podem carregar outros poderes.

green_switch_nblast  
No Green Switch Palace está o Exclamation Switch verde, ao acioná-lo, você irá ativar os Exclamation Blocks verdes, que contém a Cape Feather, uma pena que dá a habilidade de voar ao personagem, isso permite que o jogador desbloqueie algumas passagens secretas. No entanto, para acessar o Green Switch Palace é necessário encontrar a passagem secreta na fase Donuts Plains 2.

Os Exclamation Switches continuam com as mesmas funções em Super Mario 64 e Super Mario 64 DS. Já nos jogos da série Yoshi, os Exclamation Switches vermelhos ativam blocos que ajudam o jogador a atravessar os obstáculos, as armadilhas e chegar a alguns lugares que sem os blocos seria impossível.

Switches no Wii

No jogo mais recente, New Super Mario Bros. Wii, as funções do Exclamation Mark Switch continuam a mesma, e ao ativar o Exclamation Switch vermelho, o Exclamation Block vermelho fica ativo, porém ele não apresenta o símbolo “Exclamation”. Neste jogo, o Exclamation Switch vermelho encontra-se no World 3.

Exclamation Switch + Exclamation Block

Untitled-1 copyyellow_switch_nblast_2 Em Super Mario World os Exclamation Switches ficam localizados em pontos estratégicos e sempre estão acompanhados dos Exclamation Blocks. Assim como as passagens secretas, alguns jogadores recorrem aos tutoriais para achar esses itens, pois dependendo da fase, green_switch_nblast2fica impossível passar de tela sem os ! Blocks ativados. Para encontrá-los é preciso passar em seus respectivos Switch Palaces, sendo que o Red Switch Palace fica na Vanilla Dome, já o Yellow Switch Palace está em Yoshi's Island, o Blue Switch Palace na Forest of Illusion e o Green Switch Palace em Donut Plains 2.

Basicamente a função do ! Switch é ativar o Exclamation Block e ambos estão diretamente relacionados um com o outro. 

Bom, agora nos conte sua experiência com os Exclamation Switches, dê sua opinião sobre eles no jogo Super Mario World ou em algum outro jogo que tenha a presença deste item. Você acha esse item importante? Enfim, conte-nos como foi sua saga na busca do Exclamation Mark Switch!

Revisão: Luigi Santana


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google