Nintendo encerra ano fiscal com prejuízo líquido de mais de 534 milhões de dólares

Conforme havíamos noticiado aqui , a Nintendo divulgou o seu balanço de perdas e ganhos do último ano fiscal (período entre o mês abril de 2... (por Alex Sandro de Mattos em 27/04/2012, via Nintendo Blast)

Nem rupees e nem as coins salvaram o ano fiscal da NintendoConforme havíamos noticiado aqui, a Nintendo divulgou o seu balanço de perdas e ganhos do último ano fiscal (período entre o mês abril de 2011 e março de 2012). O prejuízo líquido é de aproximadamente 534 milhões dólares. O WiiClube, nosso parceiro, divulgou imagens do balanço e das vendas de hardwares e softwares no último ano fiscal. Veja as imagens e entenda as razões do prejuízo e as expectativas da Nintendo:

Balanço de ganhos e perdas
Podemos notar a diferença entre o ano fiscal de 2010 e 2011. Segundo Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, as principais razões que causaram o prejuízo foram a valorização do iene, a moeda do Japão, e também o corte de preço do 3DS e do Wii.

Agora, confira abaixo a comparação de vendas de hardwares e softwares nos dois últimos anos fiscais e as expectativas para o ano seguinte:
Vendas de Softwares e Hardwares
Podemos notar que as vendas do 3DS aumentaram mais de 350% em relação ao ano fiscal anterior, provando que o corte de preço do portátil foi uma boa aposta para a Nintendo. O portátil tridimensional atingiu a marca de 17 milhões de unidades vendidas no mundo, superando a expectativa da Big N.

Note que a última coluna se refere às expectativas de vendas. Até março de 2013, a Nintendo planeja vender mais de 18 milhões de 3DS, 2,5 milhões de DS e 10 milhões de unidades do Wii (incluindo o Wii U). A meta agora é reveter essa situação. A Nintendo tem inúmeros games anunciados, como New Super Mario Bros. 2, Animal Crossing e o lançamento do Wii U para alavancar seus lucros. Diante de tudo isso, ela tem grandes chances de superar esse quadro. Let’s a go, Nintendo!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Na verdade o que mais conta para o fechamento do ano fiscal no vermelho é o investimento na tecnologia e na produção do Wii U!!

    Não somente a cortes de custos do 3DS!!! em todo ano de lançamento os gastos são maiores.. vide o ano passado com o 3DS e agora com o Wii U!!

    O próximo ano é só de lucros para a Big N!!

    ResponderExcluir
  2. E A SONY QUE FECHOU EM 6,38 BILHÕES DE PREJUIZO

    Segundo a própria concorrente da Big N ela prêve fechamento negativo cerca de 12 vezes maior que o da Nintendo!!

    Além disso cortara 10 mil funcionarios... o prejuizo da Nintendo não é nada comparado a rival..

    Enquanto a Sony fecha seu quarto ano seguido no vermelho a Nintendo vêm crescendo cada vez mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Dallas: só tem que levar em consideração que o prejuízo não é necessariamente no setor Playstation... a Sony teve mais prejuízo em suas outras áreas como a de TV por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Sim, mas, a Nintendo não vende tvs, celulares.. etc.. estamos falando da empresa e não de um determinado setor!!

    E o prejuizo da Sony vem também das fracas vendas do PSVita que vende cerca de 40 mil unidades por semana.. bem abaixo do concorrente!!

    A Sony também ja afirmou que mesmo com a espectativa (que não se concretizou) de boas vendas do Vita levariam 2 anos para a empresa ter lucro com o portatil que é vendido abaixo do preço de produção!!

    Lembrando que na comparação de lucros da última decada a Sony lucrou 9 Bi de dólares e em um ano ja tomou 6 bi de preju.. Enquanto a nintendo que faturou mais de 11 Bi na mesma década tomou um preju bem menor!!

    Só o 3DS vende mais que PS3+PSVita juntos todo mês e sem contar as vendas do Wii que são maiores que as do Vita!!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google