Perfil

Perfil: Starkiller (Star Wars: The Force Unleashed)

A Força sempre esteve com ele. Desde que empunhou um sabre de luz pela primeira vez até os mortais duelos com o Lorde dos Sith, Darth Vader,... (por Unknown em 27/04/2012, via Nintendo Blast)

Sinta a Força fluir por você!A Força sempre esteve com ele. Desde que empunhou um sabre de luz pela primeira vez até os mortais duelos com o Lorde dos Sith, Darth Vader, esse garoto estava predestinado a mudar os rumos da história da galáxia. Tão forte quanto Luke Skywalker e tão legal quanto Darth Maul, ele é Starkiller, ou (como poucos o conhecem), Galen Marek. Guiado pelo poder da Força e desviado pelos seus sentimentos, o guerreiro atravessará uma jornada de batalha, sofrimentos e reviravoltas.
CUIDADO: O texto a seguir pode conter spoilers para quem não jogou a série The Force Unleashed! Leia por sua conta e risco.

Jedi ou Sith: de que lado ficar?

Vader encontra o jovem MarekStarkiller foi criado pelo seu pai, Kento, no planeta dos Wookies, em Kashyyyk. Lá, a família se escondia da perseguição implacável do Império Galáctico em sua busca e eliminação sistemática de todos os Jedis. Infelizmente, nem mesmo o pai do jovem Starkiller foi páreo para o poder de um dos mais poderosos Lordes dos Sith, Darth Vader, durante uma invasão massiva do império ao planeta. Desprotegido, o jovem viu-se diante do assassino do pai e, sem saber como dominar a Força ainda, conseguiu retirar o sabre de luz de Vader e o ameaçou. O Lorde dos Sith ia matá-lo, mas percebeu seu potencial. Assim, quebrando o código dos Sith, Vader tomou o jovem como seu aprendiz secreto (sem o conhecimento de seu mestre) e, através de um treinamento árduo, transformou o garoto inexperiente em um guerreiro formidável. E é nesse ponto em que começa o primeiro jogo da série The Force Unleashed e, também, a jornada de Starkiller.

O aprendiz está pronto para sua missão!O principal objetivo de Vader em ter um aprendiz era criar um Sith tão poderoso quanto ele e que fosse capaz de derrotar o Imperador, garantindo a ele o domínio sobre a galáxia. Apesar disso, Starkiller não se torna um guerreiro cheio de ódio, medo e raiva (como costumam ser os Sith): sua atitude e personalidade resumem-se a seguir os ensinamentos de Vader, treinar e obedecer suas ordens (mesmo que elas não sejam politicamente corretas). Dessa forma, o aprendiz se torna o assassino secreto de Jedis de Vader: nem o Império, muito menos o Imperador, tem conhecimento de sua existência.

O único problema no plano de Vader é que a cada missão cumprida e a cada Jedi morto, Starkiller começa a duvidar sobre seu mestre e seus ideais. Aos poucos, o jovem aprendiz se questiona se a maneira com que o Império mantém a ordem na galáxia é correta e se não existiriam outras formas de se alcançar a paz e a justiça, ao invés de impor as mesmas à força.

Vader fez questão que o jovem se esquecesse de suas origens e da reputação de seu pai como Jedi, contudo, alguma coisa dentro do aprendiz lhe diz que a resistência dos guerreiros Jedis pode estar lutando pela causa correta.
Starkiller luta contra a habilidosa Shaak Ti

Traição, vingança e justiça

O Sith e o genral JediPara completar seu treinamento, Vader lhe dá como missão caçar e matar o ex-general Jedi das Guerras Clônicas, Mestre Rahm Kota. Nessa ocasião, Starkiller conhece a mulher que iria virar sua cabeça e abalar seu mundo, a capitã de sua nave de infiltração, Juno Eclipse. Ela seria responável por lhe providenciar toda a assistência técnica e de transporte durante suas missões de assassinato pela galáxia.

Durante a batalha mortal com Kota, o Mestre Jedi percebe algo de diferente no assassino Sith e o alerta que Vader estava apenas o manipulando como um fantoche e que a qualquer momento poderia descartá-lo. Dominado pela insegurança, o jovem derrota o Jedi, mas não o mata, e retorna a Vader escondendo esse fato.
Agora, confiante do poder de seu aprendiz, o vilão o prepara para cumprir seu principal objetivo: ajudá-lo a destruir o Imperador. No entanto, o jovem estava sendo levado direto para uma armadilha, pois o Imperador havia descoberto o plano de Vader e ordenou que seu discípulo matasse o aprendiz secreto. Obedecendo às ordens de seu mestre, Vader golpeia mortalmente Starkiller e o joga no espaço.
Apunhalado pelas costas!
Porém, Vader parece que gosta de enganar todo mundo e, assim, enganou o Imperador mais uma vez e resgatou o corpo de Starkiller, salvando a vida do aprendiz. Pretendendo refazer seus planos, o Lorde dos Sith ordena que seu aprendiz crie uma Aliança Rebelde com os dissidentes do Império, dessa forma Vader teria todos os rebeldes em suas mãos e enganaria o Imperador de suas reais intenções. Entretanto, o jovem não confiava mais em seu mestre e decide que vai criar a Aliança entre os rebeldes, mas para destruir Vader, o Imperador e o Império. Então, com a ajuda de seu robô de treinamentos e de criação de hologramas, PROXY, Starkiller foge da nave de Vader, libertando Juno e levando-a consigo, já que ela havia sido acusada de traição ao Império por ter ajudado Starkiller em suas missões.

Convencendo KotaDessa forma, ele parte em busca de simpatizantes poderosos à causa rebelde. Primeiramente, ele resgata o general Kota, agora cego e afundado na depressão, porém é um aliado importante para obter contatos e localizar aliados. Ele aceita se juntar à causa mesmo sem saber que quem o convoca é o Sith que o havia derrota e lhe tirado a visão. E é no planeta Corellia que os rebeldes iniciam a Aliança e decidem planejar um ataque massivo ao Império. No entanto, antes que a reunião acabasse, Darth Vader aparece e prende todos os rebeldes. Starkiller tenta lutar contra seu antigo mestre, mas seu poder é insuficiente. Vader lhe diz que, apesar do contrário, seu plano funcionou como esperado, e agora a Aliança Rebelde seria esmagada. O pior de tudo é que Vader ainda confessa que nunca havia sido sua intenção matar o Imperador e que Starkiller não passava de um peão em seu jogo diabólico. Revoltado, o jovem ainda tenta lutar, mas antes que Vader o mate, PROXY o impede e permite a fuga do aprendiz.

A fim de acabar com Vader e o Império de uma vez, Starkiller assume seu nome original e decide atacar o coração do inimigo: a Estrela da Morte. Aproveitando a fase de construção da estação espacial, ele a invade e entra em combate com quase toda a tropa de stormtroopers do Império. E, depois de muitos combates, Galen chega ao recinto onde Vader e o Imperador se preparam para torturar e destruir os rebeldes presos.

Mestre e aprendiz lutam pela primeira vez!Importante notar aqui que, durante essa batalha final, o jogador tem a opção de escolher dois finais para a história de Galen, porém independente de sua escolha ele precisará duelar mortalmente com Darth Vader. Em um dos finais, após derrotar seu mestre, o aprendiz pode escolher se aliar ao Imperador e matar os rebeldes, mas terá um destino pouco confortável já que irá cair nas garras diabólicas do Imperador. No outro (final bonzinho), após recusar a oferta de executar Vader e se aliar ao Imperador, Galen abandona completamente sua natureza maligna e se torna um verdadeiro Jedi e infelizmente acaba se sacrificando em um embate com os poderes da força contra o Imperador para permitir que Juno resgate os rebeldes da Estrela da Morte.

Uma curiosidade interessante é que para honrar o sacrifício de Galen, a recém-formada Aliança Rebelde decide adotar o emblema de sua família como símbolo oficial. E, enquanto isso, Juno lamenta a perda de seu amado, mas sabe que tudo o que ele fez e pelo o que ele lutou foi por amor a ela e por uma galáxia mais livre, como seu pai um dia desejou.
Marek tenta superar o Imperador

Retornando à batalha em busca de um sentido

Os clones de StarkillerEis que para a surpresa de todos, quando pensávamos que Starkiller havia morrido durante seu último sacrifício, o guerreiro retorna no segundo jogo da série The Force Unleashed. Mas espere, ele não estava morto? Pois é: essa é a grande dúvida que persegue o protagonista e os intrépidos jogadores durante todo o desenrolar da trama do game.

Tentando fugir de KaminoNo remoto planeta Kamino, especializado no processo de clonagem, Darth Vader se dirige ao seu antigo aprendiz, acordado de um sono profundo, e lhe diz que sua missão ainda não terminou e que ainda é o seu mestre. Para piorar: diz que o jovem não passa de um clone do Starkiller original. Porém, é de conhecimento geral entre os seres da galáxia que é impossível clonar um Jedi. Mesmo assim, Vader garante ao jovem que o processo de clonagem foi aperfeiçoado e que aquele que se encontra em sua frente é o clone mais estável de Starkiller. Confuso por flashes de memórias que talvez não sejam suas, o clone (ou o original?) decide se guiar por uma única lembrança que persiste em sua mente para se libertar do controle de Vader: a capitã, e seu amor, Juno Eclipse. Assim, em uma fuga alucinada, Starkiller foge do complexo de clonagem de Kamino e parte em busca de Juno, primeiramente procurando alguém que saiba de seu paradeiro.

Lançando alguns stormtroopers pelo ar!É no insólito planeta de Cato Neimoidia que Starkiller descobre o general Rahm Kota, agora preso e servindo como entretenimento em uma arena de batalha para um Barão do Império. Após derrotar mais algumas dezenas de stormtroopers e robôs de batalha (portando dois sabres e com golpes mais letais), o jovem chega à arena e resgata o general enquanto enfrenta um dos maiores, mais difíceis e feios monstros da série Star Wars: o Gorog. Mas o monstro, pelo menos, tem suas utilidades, pois em um acesso de raiva acaba matando o Barão.
Alguém tem um ossinho para dar a ele?
Após isso, Kota tenta compreender como Starkiller tinha sobrevivido ao seu último encontro com Vader e o Imperador e mesmo quando o próprio lhe explica que talvez ele seja um clone, o general lhe garante que nenhum Jedi pode ser clonado. Mas, mesmo que ele não seja o Starkiller orginal, Kota lhe pede que ajude a Aliança Rebelde a destruir o Império, pois agora com os dados sobre os complexos de clonagem em Kamino, a Aliança podia atacar o centro de produção de tropas do Império em um ataque coordenado. Starkiller fica receoso, pois não sabe ao certo o que deseja e nem o que deve se lembrar. Assim, Kota recomenda-lhe que visite o mestre Yoda em seu exílio em Dagobah para pedir conselhos.

Chegando ao planeta e encontrando o velho Mestre Jedi, o jovem adentra na misteriosa caverna do planeta: um lugar possuído pelo poder do Lado Sombrio da Força. É nesse lugar que ele luta com visões de clones corrompidos de si mesmo e vislumbra Juno sendo atacada em uma visão do futuro. Desesperado, ele percebe o que realmente precisa fazer e decide abraçar de vez a causa Rebelde.


Será que esse robô tem botão de desligar?Chegando ao local onde as tropas rebeldes se preparam para realizar um ataque à Kamino, Starkiller reencontra seu amigo PROXY e descobre que Juno, capitã de uma das naves rebeldes, foi sequestrada pelo caçador de recompensas Boba Fett. Após se livrar de Fett e acabar com seus terríveis soldados com clamufagem tecnológica, ele consegue resgatar sua amada. Porém, o perigo ainda não acabou, pois existe um robô aracnídeo gigante destruindo o interior da nave e ele precisa destruí-lo. O problema é que, mesmo esmagando a máquina, o sistema da nave se desestabiliza e Starkiller ordena que ela seja evacuada, pois pretende jogá-la direto contra a superfície do planeta.
Tendo sobrevivido ao impacto, o jovem desbrava as ferragens da nave, adentra no complexo de clonagem do planeta e decide caçar e matar Vader de uma vez por todas, enquanto os rebeldes travam uma gigantesca batalha contra as tropas imperiais. Antes de localizar Vader, o herói se depara com um perigo ainda mais mortal que seu antigo mestre: uma horda de clones defeituosos seus. Mas mesmo armados com sabres de luz e com uso rudimentar de poderes da força, Starkiller consegue derrotá-los. Ao encontrar Vader, Starkiller prepara-se para enfrentá-lo e finalmente ver-se livre do controle do Lorde Sith, mas o vilão havia capturado Juno e ameaça matá-la na sua frente se ele não lhe jurar obediência e se livrar dos rebeldes.

Tantos clones para matar e tão pouco tempo!Juno consegue se livrar momentaneamente do controle de Vader e tenta atacá-lo, mas o vilão a joga longe fazendo nosso herói pensar que estava morta. Agora, embebido pela raiva e sedento por vingança, Starkiller junta todas as suas forças e luta mortalmente contra Vader. E, mais uma vez, o discípulo se mostra mais forte que o mestre, derrotando-o.

“Eu sempre fui mais forte que você.”
- Starkiller para Darth Vader, durante seu confronto final em The Force Unleashed 2
Dessa vez é pra valer!Nesse momento, como no jogo anterior, o jogador pode escolher novamente entre dois finais: pode ignorar os conselhos de Kota e executar Vader, mas será morto por outro clone seu que, como o vilão havia mentido, é outra cópia estável de Starkiller. Assim, o aprendiz Sith mata Starkiller e Kota, apenas esperando mais ordens de seu mestre. Em outro final, o jovem decide poupar a vida de Vader porque sente que se matá-lo não será totalmente livre e será assombrado pelos sentimentos do Lado Sombrio. Dessa forma, Vader é preso e Starkiller descobre que Juno não havia morrido. Porém, infelizmente esse final não é tão feliz assim, já que apesar do herói ficar com a garota e derrotar o vilão, o caçador de recompensas, Boba Fett, se prepara para caçar a nave de Starkiller e resgatar Vader de seu cativeiro.
Finalmente uma pausa para relaxar!
Starkiller é um personagem complexo. Muitas vezes, seus sentimentos o atrapalham nas batalhas, porém seu poder de luta e seu controle sobre a Força é incomparável. E, apesar de ser traído tantas vezes, seu senso de justiça permanece firme e seu amor por Juno Eclipse é o combustível que o impulsiona a lutar pela paz na galáxia. O melhor de tudo é que todas essas batalhas e histórias são exploradas e aproveitadas ao máximo pelos dois jogos da série no Wii. Os controles tornam-se instrumentos fantásticos para manipular os poderes da força e o sabre de luz realiza golpes e combos incríveis. A verdade é que a força não está somente com Starkiller (ou com seu clone), mas está no Wii também.
Revisão: Catarine Aurora

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Possui uma história tão brilhante quanto a da sextologia. Merecia estar no cinema. (perfil muito bem escrito)

    ResponderExcluir
  2. Possui uma história tão brilhante quanto a da sextologia. Merecia estar no cinema. (perfil muito bem escrito)

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google