Perfil

Perfil: Naked Snake (Metal Gear Solid)

Naked Snake é um dos personagens mais misteriosos e controversos já criados em uma história de video game. E se você jogou Metal Gear So... (por Gustavo Rocha em 15/04/2012, via Nintendo Blast)


Naked Snake é um dos personagens mais misteriosos e controversos já criados em uma história de video game. E se você jogou Metal Gear Solid 3: Snake Eater, deve ter percebido isso. Com um conceito de vida complicado de entender, suas atitudes ao longo do jogo - e da série - são totalmente questionáveis, pois é impossível identificar os traços de sua personalidade - nunca sabemos se o intuito de seus objetivos são patriotas, ou se apenas seguem um roteiro pré definido por acontecimentos de sua vida. Mas uma coisa é certa: Naked Snake, futuramente conhecido como o lendário Big Boss, é um dos maiores combatentes do universo.


(Aviso: esse artigo pode conter alguns spoilers referentes à história de Metal Gear, então fique atento!) 

Jack e o início de sua carreira


Uma referência à forma com que cobras se rastejam pela grama, e uma possível homenagem ao nome da antiga unidade de guerra criada pela The Boss, chamada de Cobra Unit, Naked Snake Nasceu em 1935, e ao longo de sua vida foi conhecido pelo nome de Jack. Por volta do ano de 1950, iniciou sua carreira militar ao participar da Guerra da Coreia, entrando como um jovem iniciante para a facção dos Green Berets. No período em que participou desse combate, Jack conheceu a The Boss, e desde então se tornou seu aprendiz.

Envolvido no teste da primeira grande bomba de hidrogênio, conhecida como Bikini Atoll, Jack, de forma inexplicável, não foi afetado pela radiação, diferente de seus amigos também envolvidos, que adquiriram diversos tipos de doenças, como leucemia, ou que simplesmente morreram devido ao nível de radiação em seus corpos. Entretanto, mais tarde o soldado iria descobrir que a explosão gerou uma consequência: ele jamais poderia reproduzir naturalmente, sendo estéril devido à radiação.


Durante todo o seu treinamento junto a The Boss, Jack aprendeu inúmeras táticas de guerrilha, como combate corpo a corpo, sobrevivência, espionagem e até mesmo conceitos psicológicos de guerra, além de diversas línguas, como o Russo. Os dois criaram o chamado CQC (sigla para Close Quarters Combat), sistema de combate único que mescla golpes corpo a corpo com o uso de armas de fogo. Os dois se separaram no ano de 1959. No ano de 1961, Jack participou da Guerra do Vietnã ao lado de Python, um soldado que supostamente morreu em combate na mesma guerra. Já reconhecido pelas forças militares dos Estados Unidos, Jack ingressou na unidade Zero’s FOX, por volta do ano de 1964. Nessa época, Jack já era considerado um soldado perfeito - ou quase.

Operação Comedor de Cobra (sem piadas de duplo sentido, por favor)


A chamada Virtuous foi a missão responsável por Jack obter seu primeiro codenome: Naked Snake, já que ele deveria se infiltrar em um território terrorista soviético, em plena Guerra Fria, a serviço da unidade FOX, que desta vez estava sendo controlada pela CIA (sigla para Central Intelligence Agency).

Seu objetivo era resgatar o importante cientista chamado de Nikolai Sokolov e, para isso, teve que realizar o famoso salto HALO (High Altitude-Low Opening), para se infiltrar de forma despercebida pelos domínios terroristas. Sua missão foi um fracasso, pois Snake foi surpreendido pela sua antiga tutora, a The Boss, que o traiu, quebrando seu braço, e o derrubando da ponte Dolinovodno, fazendo com que ele sofresse diversas injúrias e ficasse inapto a realizar qualquer tipo de trabalho.


Ao ser resgatado, Naked Snake foi preso pelo governo estadunidense, acusado de conspiração a favor da The Boss, que sumiu após o ocorrido, e também de envolvimento com a explosão da base OKB -754 através de uma bomba denominada Dave Crocked. Depois de um período repleto de interrogatórios e dúvidas, o governo decidiu por perdoar Snake diante destes acontecimentos, através de uma condição: A unidade FOX e Snake deveriam aceitar participar da Operação Snake Eater, cujo objetivo seria o de matar a The Boss e seu novo aliado sovietico, Colonel Volgin, além de ter que resgatar Sokolov (que ainda estava nas mãos dos terroristas) e destruir a máquina criada pelo cientista: o Shagohod.

O fim de uma vida e o começo de outra


Ao longo de sua missão, Naked Snake se viu obrigado a matar diversos membros da unidade Cobra como The Fury e The Sorrow, apelidos dados a dois dos principais membros da facção. Também teve que enfrentar a unidade Ocelot, e um de seus principais inimigos, Revolver Ocelot, que em um dos momentos da missão o atinge acidentalmente no olho esquerdo com uma Colt, fazendo ele obter um de seus traços mais característicos no futuro: o tapa olho.
          
Na operação, Jack teve que por à prova todos os seus conhecimentos adquiridos na vida - em especial, os de sobrevivência - e, através de diversos acontecimentos, pôde enfrentar frente a frente sua ex-tutora, The Boss. Depois de uma luta dramática, Naked Snake consegue cumprir seu objetivo, assassinando sua própria mestra. Entretanto, ao concluir a missão, acaba por descobrir que toda a operação e todos os acontecimentos - incluindo até mesmo a deserção da The Boss - foram meras armações e completamente planejadas pelo governo dos Estados Unidos, a fim de evitarem a culpa de um ataque nuclear.

O fato de ter sido usado e manipulado pela maior força de seu país fez com que Naked Snake perdesse seu patriotismo pelos Estados Unidos. Toda a sua luta e toda a sua vida haviam sido desperdiçadas por algo que naquele momento ele jamais sentiria novamente - amor pelo seu próprio povo. E ainda assim, mesmo ele nunca tendo tido conhecimento disso, a União Soviética passou a considerá-lo como herói, após ter matado o tirano Colonel Volgin. Mesmo após a morte da The Boss, Jack só foi chamado de Big Boss depois de muito tempo, e continuou usando o apelido de Naked Snake até que se sentisse pronto para ser o próximo Boss, o qual seria seu nome final, e de fato marcaria o reconhecimento deste que é um dos maiores guerreiros de todos os tempos.

E aí, deu pra conhecer um pouco mais sobre a história desse que é um dos personagens mais adorados da série Metal Gear? Não deixe de comentar!


Revisão: Marcos Vargas Silveira

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Então o David, Snake de Twin Snakes, é a cópia genética do Jack, Naked Snake?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google