Top 10

Top 10: Franquias que gostaríamos de ver em plataformas Nintendo

A Nintendo sempre foi conhecida por suas maravilhosas franquias, que fazem a alegria dos orgulhosos donos de plataformas produzidas por ela.... (por Jardeson Barbosa em 15/04/2012, via Nintendo Blast)

wii-u-controller-press-1307466616A Nintendo sempre foi conhecida por suas maravilhosas franquias, que fazem a alegria dos orgulhosos donos de plataformas produzidas por ela. Mas, ao mesmo tempo em que possui esses grandes títulos, ela é, atualmente, a fabricante mais abandonada pelas third-parties, não sendo raro alguma franquia famosa nunca ter tido ao menos um de seus jogos nas plataformas Big N. Prepare-se para conhecer 10 dessas franquias que todo nintendista (ou quase todo) sonha em ver em seu amado console, seja ele um Wii, um 3DS ou mesmo um DS.

Como critério de seleção foram incluídas apenas franquias que possuem ao menos dois jogos lançados, que ainda estão aptas a lançamentos futuros e que nunca tiveram alguma aparição em plataformas Nintendo, sejam consoles caseiros ou portáteis, mesmo que tenham sido apenas spin-offs, o que exclui do leque de possibilidades casos como Limbo, Mass Effect (por ter futuro incerto) e Max Payne, respectivamente.

10. Angry Birds (Rovio)

angry-birdsA menos que você tenha acabado de sair de uma câmara criogênica, você deve conhecer a franquia Angry Birds, porém, caso não conheça eu explico. Angry Birds é um puzzle do tipo catapulta, só que aqui são usados estilingues, onde os pássaros raivosos são as “pedras” que devem ser atirados em porcos malvados que roubaram seus ovos. A parte dramática é que os pássaros, em tese, acabam morrendo ao serem usados como armas (viram crianças? A vingança não é boa pra ninguém!) e a parte boa é que essa premissa, por mais simples que possa parecer, é extremamente divertida.

A coisa toda começou como um jogo indie para iPhone e deu tão certo que já teve algumas “continuações”. Até mesmo liquidificadores já receberam suas versões para serem jogadas enquanto você prepara aquela vitamina de abacate.

Particularmente estou longe do que se pode chamar “fã de Angry Birds”, mas é fato que essa é, atualmente, uma das mais rentáveis franquias do mercado e possui um apelo tão forte junto ao público que já é considerada por alguns hereges como o novo “Super Mario Bros.”. A Rovio já prometeu o lançamento de Angry Birds para 3DS, DS e Wii, no entanto, até agora nada foi feito a respeito disso. Talvez o calendário deles seja diferente do nosso né? Se até o Miyamoto gosta é porque o negócio vale a pena.

Perfeito para: Wii U/Wii/DS/3DS/Game & Watch
Chance de aparecer em plataformas Nintendo: Muito Alta

9. Red Dead (Rockstar)

red-dead-redemption-gameÉ incrível que, até a chegada de Red Dead Revolver, esse cenário tão maravilhoso, que é o Velho Oeste, tenha sido tão pouco utilizado nos jogos.

A ideia inicial partiu da nossa amada (?) Capcom, que desenvolvia um jogo inspirado no filme Gun.Smoke, mas que, por algum motivo, não pôde dar conta do projeto que foi “abandonado” e comprado pela Rockstar. O resultado final foi regular, nada acima da média, entretanto, ainda longe de algo que se possa chamar de ruim. O bom é que Red Dead Revolver serviu para a criação de um novo Red Dead, criado totalmente pela Rockstar.

Red Dead Redemption deixa de lado grande parte da influência da Capcom e parte para o modo Rockstar de ser, se tornando um jogo impecável em todos os aspectos. Redemption traz a trama clichê dos filmes de faroeste (vingança), cavalos, muitas armas, ambientação digna das melhores obras de Hollywood e, claro, um mundo aberto. Infelizmente esta aventura não chegou ao Wii, pelo mesmo motivo de GTA IV nunca ter chegado, e é muito difícil prever se a continuação da série chegará ao Wii U, já que a relação Nintendo-Rockstar é bastante imprevisível. Mas posso garantir que os nintendistas têm motivos de sobra para torcer pelo melhor.

Perfeito para: Wii U/3DS

Chance de aparecer em plataformas Nintendo: Baixa

8. Warcraft (Blizzard)

Warcraft3Já disseram por aí que o Wii U será perfeito para jogos de estratégia e MMOs, e qual franquia é a melhor para provar que essa afirmação é verdadeira? Warcraft claro!

Com milhares de seguidores fanáticos, Warcraft, é sem dúvidas, a franquia de jogos RTS (Real-time Strategy) mais bem sucedida de todos os tempos. Warcraft fez tanto sucesso que em 2004 a Blizzard resolveu lançar World of Warcraft, o MMO baseado nesse universo de fantasia.

A empresa já demonstrou interesse em lançar o MMO nos consoles, porém, ao mesmo tempo seus representas afirmam que isso é inviável no momento. E o que falta para esse universo de fantasia chegar até os consoles? Entre os diversos problemas citados por eles estão: a falta de espaço nos HDs dos consoles (são necessários 15 GB, em média, para WoW), a falta de controles adequados e o tamanho do ciclo de vida dos consoles (muito pequeno, segundo a Blizzard). No entanto, se existem problemas, existem também as soluções, neste caso apenas uma, e se chama Wii U. Já dá para imaginar WoW rodando nos nossos futuros Wii Us, já que, segundo fortes rumores, o Wii U aceitará HDs externos, além de possuir um controle tablet, mais do que ideal para MMOs, e um ciclo de vida que está só começando. Achou pouco ou quer mais?

Perfeito para: Wii U
Chance de aparecer em plataformas Nintendo: Média

7. Devil May Cry (Capcom)

Devil_May_Cry3_3Enquanto todos estão reclamando da mudança no visual de Dante, eu fico cá me perguntando o que houve para essa franquia da Capcom nunca ter dado as caras em plataformas Nintendo.

Devil May Cry é a famosa série de hack’n’slash da Capcom que surgiu a partir de um conceito abandonado de Resident Evil. Depois de algum tempo de desenvolvimento o jogo foi lançado para PlayStation 2 se tornando sucesso imediato e ganhando algumas sequências e pré-sequências.

Seja pela dificuldade hardcore ou por sua jogabilidade sem compromisso, Devil May Cry se tornou uma franquia extremamente popular. Por mais que a série não tenha um grande enredo e seja fantasiosa até demais, é sempre bom chutar bundas de demônios loucamente e o Wiimote poderia ser a espada ideal para Dante, se a Capcom quisesse. E não podemos nos esquecer do 3DS, que está vivo e pronto para um DMC portátil. É possível que DmC, o novo jogo da franquia programado para ser lançado esse ano, dê as caras no Wii U.

Perfeito para: Wii U/3DS
Chance de aparecer em plataformas Nintendo: Alta

6. Fallout (Bethesda)

fallout-3-1010O apocalipse chegou, passou e a humanidade luta pela sobrevivência enquanto você está aí jogando We Dare? Não é justo!

Fallout foi lançado em 1997 e trouxe uma temática pós-apocalíptica (comum hoje em dia, porém rara na época) e um jogo de questões morais envolventes e profundas. Com a falência da Interplay e a dissolução da Black Isle (ambas eram responsáveis pela série), os direitos da franquia foram passados para a Bethesda e, a partir de então, Fallout saiu do gueto e do esquecimento, tornando-se uma franquia famosa e rentável, principalmente graças à mudança de jogabilidade, já que o game se tornou um FPS nos moldes de Oblivion.

Fallout é mais um jogo que dá ao jogador a liberdade no mais puro sentido da palavra. Em Fallout você tem um mundo aberto para explorar e possui um caráter moldável a seu gosto, o que no fim acaba gerando consequências agradáveis ou desagradáveis, dependendo do seu progresso. Com a passagem de Fallout para a Bethesda, a série passou também para os consoles, e a Nintendo, claro, ficou de fora. Além de um possível Fallout 4, há também um MMO, que sempre esteve nos planos da Bethesda, em produção, ou seja, há possibilidade de vermos Fallout no Wii U. Além disso, seria ótimo se os jogos anteriores da série também fossem portados para o console, inclusive os clássicos, que funcionariam muito bem no 3DS.

Perfeito para: Wii U/3DS
Chance de aparecer em plataformas Nintendo: Média (Wii U)/ Muito Baixa (3DS)

5. Bioshock (2K)

“... Eu escolhi o impossível. Eu escolhi ...Rapture. Uma cidade onde o artista não teme o censor. Onde o cientista não estaria vinculado a uma moralidade mesquinha. Onde o grande não seria limitado pelo pequeno. E com o suor de sua testa, Rapture pode se tornar sua cidade também. Sem deuses ou reis, apenas homens.”

big_daddyObviamente um lugar utópico (e maravilhoso) assim não conseguiria ir muito longe e é nesse ponto que você, jogador, chega a essa civilização submersa chamada Rapture. O momento é exatamente aquele em que tudo deu errado e essa cidade virou um caos, com pessoas psicologicamente afetadas vagando nas ruas no maior clima survival horror e correndo atrás de pobres garotinhas que são defendidas por seres em trajes gigantes, os Big Daddies.

O mais legal de Bioshock é a sua ambientação. Por mais que o tema principal do jogo seja ficção científica, o ano é 1960, e tudo no game deixa isso claro, desde a roupa dos personagens, aos aparelhos eletrônicos e a arquitetura dos lugares.

Bioshock é um jogo genial, que assusta (no bom sentido, claro) e é mais um daqueles clássicos instantâneos que raramente são criados. Além desse enredo fantástico, o jogo ainda possui armas extremamente originais, que variam de uma chave inglesa a, até mesmo, fogo saindo pelos dedos do protagonista. Um novo jogo da franquia está com lançamento programado para o fim de 2012, além de uma versão exclusiva sendo produzida para o PSVita. Infelizmente é difícil prever se a série chegará um dia às plataformas Nintendo, o que seria ótimo. Enquanto isso nos resta torcer para que Infinite seja portado para o Wii U e para que o 3DS passe a ser bem visto pela 2K.

Perfeito para: Wii U/3DS
Chance de aparecer em plataformas Nintendo: Baixa

4. Diablo (Blizzard)

diablo3Hoje, agora, neste exato segundo (se você estiver lendo este top 10 antes de 15 de maio de 2012), certamente há alguém no mundo ansioso para que este dia chegue logo. A razão? Diablo III.

Diablo é mais uma daquelas franquias poderosas da Blizzard que atrai milhares de pessoas e se tornam sucessos milionários já no anuncio de novos jogos. O game tem tudo que as pessoas amam: temática sombria, sangue e um sistema de RPG sólido. A mistura de temáticas místicas que envolvem realidade e ficção é um das grandes sacadas de Diablo, o enredo profundo é realmente envolvente e os gráficos eram muito belos na época. O sistema de evolução do personagem é um dos melhores já inventados, desde o primeiro jogo, e é necessário esforço para enfrentar a poderosa besta que assola aquele mundo medieval. A imersão é inevitável.

Com o lançamento de Diablo II a série se mantém viva até os dias atuais, e cada dia mais fãs que se digladiam na internet à procura de betakeys para experimentarem o terceiro episódio (que demorou bastante a chegar) com antecedência.

Deu para perceber o quanto Diablo é popular? Diablo III chegará em breve para os PCs e será portado em seguida para todas as plataformas, com exceção do Wii, o que não impede que o Wii U também receba o jogo no fim do ano. A questão é: realmente queremos jogar Diablo III e, a partir desse momento, esquecermo-nos de nossas vidas, empregos, escolas, faculdades, namoradas(os), enfim, de tudo, e encaramos essa aventura maravilhosa? Bem, você eu não sei, mas já estou preparando os meus atestados médicos para o dia 15 de maio.

Perfeito para: Wii U
Chance de aparecer em plataformas Nintendo: Média

3. Portal (Valve)

portal245Portal é a nova modinha dos videogames. Para muitas pessoas é simplesmente inimaginável que uma série de puzzles consiga ser tão popular. Mas basta jogar Portal por 2 horas para entender. O jogo é perfeito, com puzzles inteligentes e insanos e ainda uma trilha sonora impecável, cenários criativos e personagens carismáticos.

Como não amar a vilã GlaDOS? Como não rir do maluco do Wheatley? E como não se fascinar pela mecânica dos portais? O game é um dos maiores fenômenos pop dos últimos anos se tornando meme, brinquedos, camisas, chaveiros, etc. e a Valve sabe disso. Por isso mesmo Portal e Portal 2 apareceram em quatro das cinco principais plataformas da atualidade. A que ficou faltando? Tente adivinhar aí.

Portal 3 é apenas um sonho, bem distante por sinal, mas ambos os jogos já lançados e suas respectivas expansões/DLCs poderiam sim vir para o Wii U. Imagine controlar a Portal Gun com o Wiimote? Ou com o tablet controller do Wii U e todos aqueles sensores de nomes difíceis? Sim amigos, isso é possível se a Valve quiser lançar aquele pacotinho esperto contendo a série toda pro Wii U. The Cake is NOT a lie, e a gente quer um pedacinho dele também! Enquanto isso dá pra se divertir jogando Mari0.

Perfeito para: Wii U
Chance de aparecer em plataformas Nintendo: Média

2. The Elder Scrolls (Bethesda)

the_elder_scrolls_v__skyrim-wallpaper-1920x1200The Elder Scrolls é mais uma franquia dos PCs que acabou se adaptando aos consoles.

Desenvolvido pela Bethesda em 1994 para MS-DOS, o primeiro jogo da franquia, The Elder Scrolls: Arena, faz parte da nova geração de RPGs comumente chamados de WRPGs, que trazem um mundo mais livre e cheio de possibilidades para o jogador. O formato da série não mudou com o tempo, permanecendo um RPG de mundo aberto com visão em primeira pessoa, e a popularidade aumentou bastante com os últimos três títulos da série.

The Elder Scrolls sempre apostou no modelo de gameplay não linear, que tanto faz sucesso atualmente, e jogos como Morrowind, Oblivion e Skyrim são verdadeiros clássicos modernos, sendo que cada um deles ganhou vários prêmios em seus respectivos anos de lançamento.

A razão de The Elder Scrolls nunca ter chegado às plataformas Nintendo é óbvia. Infelizmente Oblivion e Skyrim, os dois últimos lançamentos da série, são pesados demais para o pobre Wii, principalmente por causa de seus mapas gigantes, gráficos exuberantes e quantidade de quests capaz de causar inveja em qualquer GTA. Se levarmos em consideração os diversos rumores que surgem todo o dia sobre o Wii U e o público alvo que ele deverá atingir, é provável que continuemos sem The Elder Scrolls.

Perfeito para: Wii U
Chance de aparecer em plataformas Nintendo: Baixa

E em primeiro lugar…

1. Half-Life (Valve)

Half life 2 wallpaperNão podia ser outro! A principal franquia da Valve é também uma das principais franquias de todos os tempos da indústria dos videogames.

Criado em 1998, quando FPS significava ter armas com munição ilimitada e atirar em tudo que se movia, Half-Life surgiu para quebrar o paradigma e se tornar a nova referência no gênero, influenciando todas as futuras gerações. A Valve apostou em um título em que você deveria vivenciar, explorar, descobrir, se sentir dentro da história e para isso desenvolveu um enredo capaz de ser tão bom quanto qualquer obra da literatura ou dos cinemas e um personagem que, ao mesmo tempo em que não diz uma só palavra durante todos esses anos, é carismático e representa muito bem a proposta. Junte tudo isso a uma IA (inteligência artificial) sólida; uma batalha alucinante contra aliens por sobrevivência, ao mesmo tempo em que se tem que fugir de soldados do exército americano; gráficos soberbos e uma história realmente profunda e interessante, e chegamos a Half-Life, uma franquia que beira a perfeição.

Sequências surgiram, e Half-Life 2: Episode Three é aguardado com muita expectativa pela comunidade gamer, mas por enquanto a Valve não trouxe boas notícias. Do nosso lado da cerca o que temos é uma pequena esperança de um dia Half-Life chegar até as plataformas Nintendo. Todos os jogos da série foram lançados primeiramente para os PCs com sistema operacional Microsoft Windows e em seguida portados para os demais consoles, com exceção do Game Cube e do Wii, como sempre por questões técnicas. Com o Wii U vindo por aí, quem sabe o que o futuro reserva?

Perfeito para: Wii U
Chance de aparecer em plataformas Nintendo: Média

Sentiu falta de alguma franquia que você adora, mas que nunca pode desfrutar no seu Wii, DS ou 3DS? Aproveite os comentários e conte pra gente.

Revisão: Leandro Freire


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. scrolls, warcraft e diablo . O restante é lixo troll

    ResponderExcluir
  2. devil my cry e angry birs o resto lixo e alguns nao joguei ainda os q fiko de fora seria battlefield kingdom hearts final fantasy de peso como foi na era snes e teve sucesso nos portateis golden sun para console max payne crysis fear sao mtos titulos q ficaram de fora na plataforma wii mas pro 3DS ainda tem como recupera o tempo perdido

    ResponderExcluir
  3. Todos os jogos são legais , mas o que importa e que a nintendo inova de novo , mas agora em alta resoluçao ,venha nintendo que desta ves a vitoria e certa , a concorrencia esta sem açao.

    ResponderExcluir
  4. Trocaria metade desses FPSs por jogos como Street Fighter V ou Street vs Tekken!! ou um Final Fantasy de peso!!

    ResponderExcluir
  5. Elder scrolls... esse sim seria foda!

    ResponderExcluir
  6. Se o Crash Bandicoot fosse da Nintendo, ele ia ser tão bom quanto o Mario!

    ResponderExcluir
  7. Mario Bros !: Que nada, a Nintendo só iria estragar a franquia ¬¬

    Crash Bandicoot é bom com a Sony, isso sim ¬¬

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google