Plug and Blast

Plug and Blast: Wii Zapper

Bang bang . Se existe um acessório que não pode faltar na maioria dos consoles, com certeza é um controle em forma de arma. O Wii não poderi... (por Bruno Grisci em 11/05/2012, via Nintendo Blast)

Wii Zapper Nintendo BlastBang bang. Se existe um acessório que não pode faltar na maioria dos consoles, com certeza é um controle em forma de arma. O Wii não poderia ser exceção, pois já no NES a Nintendo se dedicava à fabricação destes periféricos. Desde o seu lançamento, a plataforma recebeu diversos controles com o objetivo de auxiliar (mas às vezes mais atrapalhar) o jogador em shooters, e destes o que mais se destaca é, obviamente, o da própria Nintendo: a Wii Zapper.

 

Preparar...

Embora não seja um console conhecido por jogos de tiro, não podemos negar que o controle do videogame possui um grande potencial para o gênero graças ao seu formato e à função pointer, que permite ao jogador literalmente mirar e apontar na tela da televisão como uma de suas características básicas. Além disso, a posição escolhida para o botão de gatilho já deixava o wiimote com uma aparência de arma. Seria mesmo necessário, então, um acessório específico?

“O que nós achamos é que a razão para termos uma Zapper é que quando você segura um Wii Remote, pode ser difícil para algumas pessoas manter uma mão firme. E suspendendo seu braço desse jeito pode te deixar um pouco cansado.”

- Shigeru Miyamoto

De fato pode ser um pouco cansativo ou difícil para algumas pessoas mirar e atirar segurando o wiimote com apenas uma mão. Um funcionário da Nintendo criou um suporte de arames e elásticos que simplesmente segurava o fio que conecta o nunchuk e o wiimote num formato que lembrava uma arma, e a ideia acabou sendo aprovada pelo desenvolvimento de hardware da empresa. Assim sendo, começaram os trabalhos para a criação de uma Zapper para o Wii. O primeiro protótipo foi mostrado na E3 2006 e era um tanto quanto diferente da versão final, mas os conceitos finais já estavam presentes.

Wii Zapper Nintendo Blast

Apontar...

No final de 2007, finalmente tivemos a chance de testar a Wii Zapper pronta. Assim como sua “irmã”, a Wii Wheel (o volante oficial da Nintendo para o Wii), a Zapper não é um controle propriamente dito, mas uma carcaça plástica. Ou seja, ela não possui componentes eletrônicos, não consome energia, não brilha, não treme, não apita...

O que ela faz bem é segurar o wiimote e o nunchuck de uma forma que os controles fiquem firmes e confortáveis nas mãos. Considerando as praticidades do Remote comum para shooters, vistas acima, podemos entender por que não foi necessário nenhum ajuste no modo como apertamos os botões: o gatilho da Zapper meramente pressiona o botão B do wiimote, e todas as outras características são mantidas intactas.

Comercial norte-americano da Wii Zapper

O wiimote fica na abertura superior, apontando para frente, enquanto o nunchuk fica acoplado na traseira da “arma”, facilitando a mira enquanto movemos o personagem. Para não atrapalhar, o fio fica enrolado dentro de um compartimento no cabo do acessório.

Wii Zapper Nintendo Blast

O principal ganho da Zapper, enfim, é o conforto e estabilidade na hora de jogar, embora talvez a velocidade da mira acabe ficando comprometida. E claro, não podemos nos esquecer da imersão que este tipo de acessório proporciona: quando bem usado, a sensação de segurar a Zapper é ótima.

Fogo!

Wii Zapper Nintendo Blast link's crossbowQual o segredo para vender peças de plástico? Coloque um jogo com nome de peso no pacote. Foi assim com a nossa Wii Zapper, que foi lançada num bundle com Link's Crossbow Training. Neste game, ambientando na Hyrule de Twilight Princess, você controla um Link armado com uma besta, numa espécie de “Wii Sports de tiro ao alvo”. Apesar de simples, é um jogo bem divertido e cumpre bem o objetivo de demonstrar o então novo produto.

Apesar de nunca ter sido um dos acessórios mais populares e famosos do Wii, ainda mais se compararmos com a Balance Board, o Motion Plus ou a própria Wheel citada anteriormente, a Zapper acabou sendo incluída como controles extras e opcionais em diversos jogos, inclusive sendo adicionada em edições especiais como a de Darkside Chronicles. Games como GoldenEye 007 e Medal of Honor: Heroes 2 inclusive alteram os padrões de botões e movimentos necessários, adaptando-os para uma melhor experiência com a arma plástica.

Wii Zapper Nintendo Blast House of DeadOs principais jogos a suportar o uso da Zapper são:

Mesmo com o fim próximo do Wii, a Zapper continuará presente e talvez revele-se um acessório imprescindível e com grande potencial. Isto porque ela já foi mostrada sendo usada com o controle tablet do Wii U, permitindo uma segunda tela na arma. Que novas experiências isto nos trará, só saberemos quando o novo console chegar.

Wii Zapper Nintendo Blast

Revisão: Vitor Tibério


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google