Blast Test

Hands-on: Pikmin 3 (Wii U)

Anunciado há muito tempo para o Wii e há algum tempo noticiada sua mudança para o Wii U, Pikmin 3 foi um dos games de maior destaque da Nint... (por Rafael Neves em 22/06/2012, via Nintendo Blast)

DSCN8259Anunciado há muito tempo para o Wii e há algum tempo noticiada sua mudança para o Wii U, Pikmin 3 foi um dos games de maior destaque da Nintendo na E3 2012. E é claro que a Equipe Nintendo Blast que pôde conferir na íntegra a maior feira de videogames do planeta não perdeu a oportunidade de pôr as mãos nessa obra-prima. Gráficos excepcionais, controles precisos, carisma garantido e uma mecânica ainda muito criativa são apenas alguns dos pontos que iremos destrinchar a seguir! Continue lendo com a gente e descubra a experiência por trás de Pikmin 3!

DSCN8245Um mundo em miniatura, mas em alta resolução

É difícil se lembrar do visual de Pikmin (GC) e Pikmin 2 (GC) ao conferir a riqueza gráfica de Pikmin 3 (Wii U). Quando vemos o tanto de detalhes que a equipe de produção colocou nos cenários, fica claro que o poder técnico avantajado do Wii U beneficiou muito a série (confira nossas primeiras impressões do novo console). Esqueça os eventuais cenários vazios dos games anteriores, a explosão de detalhes de Pikmin 3 nos remete, por exemplo, à série Uncharted e Batman:  Arkham City. E tudo flui muito bem na tela, que agora abrange uma visão muito maior do cenário.

WiiU_Pikmin3_2_scrn09_E3 WiiU_Pikmin3_3_scrn11_E3

Haviam também efeitos de “foco” muito bons, que pareciam não ser mera exclusividade das cutscenes da demo. Para ter uma ideia da beleza, o primeiro estágio da demo tinha um limite de sete minutos e, na primeira vez que joguei, passei tanto tempo dislumbrado com o visual que acabei vendo a tela de “Thank you for playing” antes mesmo de conseguir o Rock Pikmin. Os trailers nos mostraram muito mais cenários, mas, na E3, apenas uma zona florestal podia ser explorada.

WiiU_Pikmin3_2_char01_E3Pikmins, em ação!

Como um legítimo jogo de estratégia em tempo real, Pikmin 3 se mostrou bem eficiente nesse aspecto. É possível prever onde os Pikmins serão lançados e todos executam ações simultâneas sem que o jogador precise ficar prestando atenção a cada uma delas . Em determinado momento, meus Pikmins estava quebrando paredes de pedra, ao passo em que outros já adiantavam a coleta de frutas e um último grupo liquidava inimigos. Nesse quesito, o aspecto “multi-tarefa” de Pikmin 3 é ajudado pelo Wii U GamePad. No U Pad, temos um mapa de todo o estágio, com ícones indicando as coisas que vão acontecendo nele. Para quem reclamava dos mapas mais simples dos games anteriores, saiba que aqui a funcionalidade é muito superior e é executada sem "pausar a jogatina”.

WiiU_Pikmin3_3_scrn15_E3 WiiU_Pikmin3_2_scrn03_E3

DSCN8264Apesar do U Pad ser a grande sensação do Wii U, era perfeitamente possível utilizar a dupla Wiimote + Nunchuk e usar o controle tablet apenas como mapa. No U Pad, usa-se o segundo analógico como mira para atirar Pikmins, enquanto, no Wiimote, a função é feita pelo pointer. Na demo, podíamos utilizar os novíssimos Rock Pikmins (que são bem fortes), essenciais para quebrar o casco duro do chefão, que era um artrópodo gigante. Além dos Rock, tínhamos o tradicional Red Pikmin (que causa dano à pele exposta do chefe). Fora esses, podemos esperar pelos demais tipos dos games anteriores e por ainda mais novidades, afinal, é um game de Shigeru Miyamoto, não é?

Confira abaixo nossa hands-on em vídeo direto da E3 2012


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Caraca.. jogaço..

    Ta muito bonito mesmo... ainda não cheguei a jogar nenhuma das versões.. porém tenho muita vontade de conhecer a franquia!!!

    Coprarei os 2 do Wii e esse é compra garantida!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google