Item Box

Item Box: Mushrooms (Mario)

Você já deve ter visto os cogumelos do Super Mario por aí, tanto nos jogos como também em camisetas, bichos de pelúcia e memes da interne... (por Joice Koga em 03/06/2012, via Nintendo Blast)

mushroom_nblast

Você já deve ter visto os cogumelos do Super Mario por aí, tanto nos jogos como também em camisetas, bichos de pelúcia e memes da internet, mas você sabe quantos Mushrooms existem nos jogos do Mario e qual a função de cada um? – Os Mushrooms da série Mario, vieram da ideia de que os cogumelos são símbolos mágicos em várias histórias e contos, como o da Alice no País das Maravilhas. Não precisamos viajar tão longe assim, quando o assunto é cogumelo que nos causam efeitos temporários, estamos mais perto deles do que imaginamos.


São mais de vinte cogumelos, independente de qual jogo da série Mario seja cada um deles carrega um efeito diferente quando usado . Alguns estão presentes em vários jogos, já outros aparecem uma única vez e passam despercebidos ou são esquecidos após um tempo.

Agora vamos conhecer e relembrar os principais Mushrooms da Nintendo!

Era uma vez, em 1985...

super_mushroom_nblast

O primeiro cogumelo apareceu em Super Mario Bros., era o Super Mushroom, o mais comum e conhecido pelos gamers, o famoso e simpático Cogumelo Vermelho (laranja com bolas vermelhas em sua antiga versão). É ele quem faz o Mario crescer e se tornar o Super Mario, dando ao bigodudo, resistência para sobreviver ao ataque de um inimigo e a habilidade de quebrar os Brick Blocks. Quando o Mario está super, ele também tem a chance de pegar o poder da Fire Flower.

1up_mushroom_nblast

No Super Mario Bros. ainda temos a estréia do 1-Up Mushroom, o cogumelo verde com bolinhas brancas, só que este já é mais difícil de ser encontrado nas telas dos jogos do encanador. Normalmente ele fica em blocos escondidos ou em locais de maior dificuldade, já que é um cogumelo que da 1UP na vida do player e a vida não é tão fácil assim.

Os cogumelos e suas magias

Absorbing Mushroom_Nblast Absorbing Mushroom: um cogumelo azul que dá ao personagem o poder de pegar itens de outro jogador ao encostar nele , esse mushroom é legal, pois dá ao player a opção de escolher sua vitima, mas existe um tempo cronometrado para isso. O jogador ganha o Absorbing quando vence um curso jogando como Yoshi, este cogumelo é encontrado apenas no jogo Mario Kart Arcade GP.

PoisonShroom_nblastPoison Mushroom: é um cogumelo bem frequente, está presente em vários jogos da série Mario e em alguns da série Donkey Kong também. Com tantas participações, pequenos detalhes de seus efeitos foram modificados de um game para outro, mas como o nome já diz, ele basicamente tira a “saúde” de que o usa, ou seja, se o jogador estiver sob o efeito de outro cogumelo, ele o perde, e ainda se torna pequeno e vulnerável em alguns jogos. Resumindo, esse cogumelo produz um efeito negativo em alguém, se não for em você será no seu adversário.

O Poison Mushroom não possui um design definitivo e pode mudar de aparência dependendo do jogo . Aparece em: Super Mario Bros.: The Lost Levels, Super Mario 3D Land, Donkey Kong, Super Mario Kart, Mario Kart Arcade series, Mario Party, Mario Party 3, Mario Party 5, Mario & Luigi: Superstar Saga, Mario & Luigi: Partners in Time, Super Smash Bros. Melee, Super Smash Bros. Brawl, Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, Paper Mario: The Thousand-Year Door e Super Paper Mario.

Bee Mushroom_nblast Bee Mushroom: este cogumelo abelha tem listras amarelas e marrons, assim como o próprio inseto. Sua habilidade é fazer o jogador voar, escalar e flutuar, o efeito dura só alguns segundos, e se tocar na água, o jogador volta ao normal. Para sentir o efeito deste cogumelo, basta jogar Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2, mas só depois de obter certa quantidade de moedas.

Boo Mushroom_nblast Boo Mushroom: com a feição do já conhecido fantasma Boo, ele está nos jogos: Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2. Com o efeito desse cogumelo mágico os irmãos Mario e Luigi transformam-se em fantasmas, ganhando o poder de atravessar paredes e voar, assim como qualquer fantasma. No entanto, se um Boo tocar o jogador, o efeito do cogumelo passa, outra forma de recuperar a versão Mario é indo para a luz.

Golden_mushroom_nblast Golden Mushroom: como o nome sugere, este é um cogumelo dourado. É um item muito raro e só causa efeitos positivos em quem o toca. O primeiro poder do cogumelo dourado foi a explosão de velocidade momentânea na série Mario Kart. Nos jogos da série Mario & Luigi, ele tem a função de recuperar todo o HP e BP do jogador, já na série Mario Party ele é um verdadeiro mushroom de ouro, dando três dados de uma vez para o jogador da rodada.

Life Mushroom_nblast Life Mushroom: o cogumelo vermelho com uma estrela amarela na frente está nos jogos Mario Galaxy e Mario Galaxy 2, sua função é adicionar três espaços extras no medidor de saúde do jogador, assim, em vez de três o personagem passa a ter seis espaços em seu medidor de saúde. Além disso, quando o jogador estiver com menos de três espaços de saúde preenchidos, ele o recupera até chegar aos três espaços oferecidos automaticamente pelo jogo e depois recebe as três saúdes extras oferecidas pelo Life Mushroom.

Mega Mushroom_nblast Mega Mushroom: este é raro, amarelo com bolinhas vermelhas, basicamente faz com que o Mario fique gigante por um período, nesse tempo o jogador pode passar destruindo tranquilamente qualquer obstáculo e inimigo que estiver à frente. O típico item que quando é para você é muito legal, mas quando não é ele só atrapalha. O Mega Cogumelo está presente nos jogos: Mario Party 4, Super Mario 64 DS, New Super Mario Bros., Mario Kart Wii, Mario & Luigi: Bowser's Inside Story e Mario & Sonic at the Olympic Winter Games.

Mini Mushroom_nblast Mini Mushroom: a pastilha encolhedora do mundo dos Mushroom, o mais conhecido é o azul com bolinhas brancas, mas ele varia de acordo com o jogo. Sua função continua a mesma em todos os jogos, encolher o personagem para facilitar a passagem por pequenos espaços. Em Mario Party 4, ele reduz para cinco o total máximo de pontos que o jogador pode tirar jogando os dados (o normal seriam 10 pontos). O Mini Mushroom aparece nos jogos: Mario Party 4, Mario Pinball Land, New Super Mario Bros., New Super Mario Bros. Wii, Mario & Sonic at the Olympic Winter Games e Mario Sports Mix.

Mushrooms_nblast Mushrooms: cuidado para não confundir com o Super Mushroom, este também é um cogumelo vermelho com bolinhas brancas, mas com outra função. Em Super Mario Bros. 2 o cogumelo recupera a saúde do jogador, já nos jogos da série Mario Kart ele, geralmente, é usado para aumentar momentaneamente a velocidade do carrinho, mas também pode ser usado para roubar itens dos adversários (batendo em seus veículos). Em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, e nos jogos das séries Mario & Luigi e Paper Mario, ele tinha o poder de recuperar HP. Já em Mario Party 2, o cogumelo da chance ao jogador de lançar o dado duas vezes, caso saia dois números iguais o personagem recebe 10 moedas. Para adquirir o mushroom nesse jogo é necessário pagar 5 moedas, já em Mario Party Advance o item encontra-se nos minigames.

Propeller Mushroom_nblast Propeller Mushroom: de cor alaranjada e com duas bolinhas claras na cabeça, sendo uma de cada lado, o Propeller é um cogumelo diferenciado, pois tem nada mais, nada menos que um pirocóptero amarelo no topo da cabeça. A função deste cogumelo é fazer o jogador pular alto e girando ao mesmo tempo, esse poder facilita a coleta de moedas e o alcance de locais que o personagem não consegue chegar sozinho. Onde ele se esconde? - nos Question Blocks do New Super Mario Bros. Wii.

Reverse Mushroom: verde e com uma seta em forma de “U” de ponta cabeça, ele é responsável por reverter as habilidades conquistadas pelos jogadores, ou seja, quando um personagem está grande, fica pequeno e vice-versa . Em Mario Party 3, ainda tem o poder de mudar a direção do próprio jogador e dos adversários. O Reverse Mushroom é um cogumelo raro e muito útil contra os inimigos, com certeza se você for o inimigo de alguém, não vai ficar feliz com os efeitos deste cogumelo.

Rock Mushroom_nblast Rock Mushroom: cinza e com aparência de pedra, aparece em Super Mario Galaxy 2. Ele dá ao jogador o poder de rolar, destruir inimigos e os cristais roxos que contém itens dentro. O cogumelo ainda evita que o personagem voe e é desabilitado na segunda missão do Melty Monster Galaxy, isso porque o estágio ficaria muito fácil com esse poder.

Shroob_Mushrooms_nblast Shroob Mushrooms: esse é o vilão roxo e faz parte do jogo Mario & Luigi: Partners in Time. Embora tenha a mesma aparência dos cogumelos do bem, os extraterrestres Shroobs transformam qualquer um em Shroob Mushroom, alguns personagens foram transformados em cogumelos roxos, mas voltaram ao normal com a fórmula química inventada pelo Professor E. Gadd, no entanto, muitas vítimas continuam roxas, em Toad Town podemos perceber isso.

Spring Mushroom_nblast Spring Mushroom: : de cor metálica e como uma espécie de turbante de elástico, ele envolve e prende Mario e Luigi em Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2, transformando-os em exímios saltadores.

Super Mega Mushroom: faz o personagem ficar gigante, tem praticamente a mesma função do Mega Mushroom, a diferença é que este dá ao jogador a chance de jogar três dados em vez de dois. O Super Mega Mushroom é branco, brilhante e aparece apenas em Mario Party 4, sendo que só pode ser obtido nos minigames e na loja de itens.

Super Mini Mushroom: parece um mushroom bebê , ele é rosa claro, brilhante e com uma chupeta na boca. Este também é exclusivo de Mario Party 4, onde tem praticamente a mesma função do Mini Mushroom, a diferença é que com o Super Mini o personagem joga dois dados numerados de um a cinco, deste modo, com um pouco de sorte, é possível tirar o máximo de 10 pontos que o jogador poderia tirar se tivesse lançado o dado comum, por conta disso o Super Mini é mais raro e muito mais caro que o Mini Mushroom comum.

Weird Mushroom: o estranho mushroom verde com manchas brancas, é um item que o vilão Croco usa para recuperar sessenta pontos de HP , e ainda aumentar sua defesa. Esse cogumelo aparece apenas na luta de Croco contra Mario e Mallow na Bandit's Way do jogo Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars.

Bowser Mushroom_nblast Bowser Mushroom: mais conhecido como Bowser Suit, o Mushroom semelhante ao Bowser apareceu pela primeira vez em Mario Party 2. É um item raro que serve para roubar moedas de seus adversários durante sua rodada, ele faz o mesmo em Mario Party 3 e Mario Party 4, já em Mario Party 8 ele rouba Power Stars, concluindo, ele continua sendo o vilão assim como o malvado Bowser.

Cada Mushroom em seu quadrado

As cabeças de cogumelos são bonitinhas e fofinhas, algumas mais e outros menos, mas todas têm seu charme e sua característica específica . Estes itens são criados exclusivamente e moldados especialmente para suas respectivas séries. Existem Mushrooms raros, já outros aparecem em mais de um jogo, há ainda os que recebem uma função diferente da que tinham quando foram criados . Porém todos cumprem com suas funções e tem seu papel no jogo, e com isso uns acabam se tornando mais populares que outros.

Agora que você conhece os principais Mushrooms da série Mario (bom, ainda têm os Shrooms, mas esses ficam para uma próxima matéria), conte-nos quais são os seus favoritos e por que eles ganharam a sua preferência.

Revisão: Lucas Oliveira


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google