“A casa do Mario está nos consoles da Nintendo”, afirma gerente de marketing da Big N

Tem se tornado muito comum comentários dizendo que a Nintendo deveria lançar seus jogos em outras plataformas, assimilando assim que a gigan... (por Alex Sandro de Mattos em 30/07/2012, via Nintendo Blast)

Mario é da Nintendo. Ou melhor, a Nintendo é do Mario e ponto final.Tem se tornado muito comum comentários dizendo que a Nintendo deveria lançar seus jogos em outras plataformas, assimilando assim que a gigante japonesa ganharia muito mais do que apenas com seus consoles. Em uma recente entrevista ao VG247, Ben Taylor, o gerente de marketing da Nintendo do Reino Unido, foi questionado sobre a razão das franquias da Big N não aparecerem em outras plataformas, como na App Store, da Apple e Google Play, por exemplo. Confira a declaração de Taylor:

“Se eu fosse a Nintendo e quisesse ganhar milhões de dólares, eu lançaria Super Mario Bros. e Pokémon no iTunes. Por que a Nintendo evitou este mercado lucrativo até agora? A Nintendo é o lar de algumas das experiências de jogo mais criativas e inovadoras e franquias da indústria. Passamos anos desenvolvendo consoles que nos permitam apoiar o tipo de funcionalidade que nossos títulos demandam. Você não seria capaz de ter a mesma experiência imersiva de jogo em outros dispositivos - a casa de Mario está nos consoles da Nintendo!”

A Nintendo possui inúmeras franquias que carregam experiências que, certamente, não podem ser vistas em outras plataformas. Assim como outras empresas do ramo, possuir franquias próprias atraem gamers para o específico console e garante vendas de hardwares. Para a Nintendo, que depende única e exclusivamente de games, adotar a prática de lançar seus títulos para outras plataformas afastaria os jogadores a adquirirem seus consoles, fato este que a Big N não quer que aconteça.

E você? Concorda com a declaração de Ben Taylor?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Assino embaixo! Eu gosto da Big N justamente pela forma como ela briga com as gigantes Sony e Microsoft. No século XXI a Nintendo eh um caso raro no mercado; dificilmente uma empresa se mantém sem diversificar seus produtos. Não eh apenas uma empresa, eh uma lição de coragem.

    ResponderExcluir
  2. Nossa o cara falou tudo!!! quer jogar os games do Mario?? compra um console da Big N.. ou então passa vontade...

    não vejo ninguem insurnando a Sony que ta na pior...

    A big N nunca vai lançar seus jogos em outras plataformas..

    ResponderExcluir
  3. é bom então a nintendo investir em tecnologia,pois será obrigada a tomar essa atitude mesmo sem querer.

    ResponderExcluir
  4. A Nintendo tem que continuar assim. É isso que diferencia ela das outras desenvolvedoras!

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que a Nintendo não vendeu os direitos sobre mario para os outros, Se não já estaríamos vendo mario dando tiros em um shooter qualquer ......
    É isso que eu gosto na nintendo , Nunca vão mudar o Mario, Era divertido em 1985 e é divertido Hoje !!!
    Que venha o Wii U !!!

    ResponderExcluir
  6. Falou tudo,jogo da nintendo sem ser pros seus consoles ñ é a mesma coisa

    ResponderExcluir
  7. jonatas araujo sampaio vc ainda não entendeu??

    O vento ta a favor da Big N!! quem toma decisão é Sony e M$!! decidem se copiam ou não a Big N!!

    Tecnologia a Big N traz.. só não traz os gráficos ultra avançados que encarecem os consoles.. vendem menos e trazm a mesma diversão!!

    Se a Big N alcançar o objetivo que propôs em relação a vendas pode ter certeza que nã se vendera como Sony e M$...

    Cada uma das 3 grandes do mundo dos games tem seus valores, seus pontos fortes e seus pontos fracos..

    A Big N tem suas franquias, A Sony seu poder gráfico e a M$ seu modo on-line..

    E cada uma fica na sua pq sabe que se arriscar demais corre risco de fracasso...

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo desde a menor produtora até a Sony passando por todos.. mas, todos mesmo se rendem ao talento da Big N!!

    A Sony mesmo ja deu o braço a torcer.. não tem cabimento a Nintendo vender seus jogos em outras plataformas pois sabe que isso acarretaria problemas para ela!!

    ResponderExcluir
  9. O pq dessa estratégia

    A Big N lançou dois consoles.. um era mais poderoso porém o N64 era mais caro e limitado..

    Resultado

    Levou uma lavada do PS1

    Depois o GC q era o segundo console mais potente.. mas, era mais caro que o PS2 que por sua vez angariava o sucesso de seu antecessor!!

    Resultado
    Levou uma surra ainda maior da Sony!!

    Parou repensou na estratégia e lançou o Wii que mesmo desagradando esse povo chato que se diz "hardcore" vendeu muito e levou a Big N ao topo!!
    junto a isso temos o sucesso do DS e do 3DS que deixaram a Sony com a pulga atraz das orelhas ao não entender como seu portatil tããããoooo superior vendia tão abaixo do concorrente!!

    Agora me diz.. pra que a Big N vai investir num console poderoso.. caro.. que vai trazer a mesma diversão e correr o risco de vender pouco..

    Entendo o Wii vendeu quase o dobro de N64 + GC!!

    Porém

    É claro que eu queria um Wii U mais poderoso que o PS4.. até mesmo pq graças a fraqueza do Wii em comparação a PS360 ficamos sem jogos primordiais..

    Se a Big N vier com um console que seja como o PS2 comparado ao Xbox não vejo problemas.. a Big N vai conquistar muitos gamers!!

    pq a diferença não sera tão grande..

    A questão é que se vcs verem.. históricamente o console mais fraco sempre vendeu mais!!! resta a Big N trazer um console que receba os principais jogos.. O Wii U nesse ponto tem de ser diferente do Wii.. precisa receber games da atual geração...

    ResponderExcluir
  10. Acho bem interessantes essa mania do povo querer Mário em outras plataformas. Talvez vendo o grande sucesso da nintendo com suas próprias franquias os façam acreditar que elas talvez tirem os consoles da forsa. Se a nintendo realmente precisasse aposto que alem de não mudar sua estratégia ela ainda iria arrumar um jeito de reiventar, como sempre faz.

    ResponderExcluir
  11. Na verdade eles querem ter o mario em seus aparelhos e não comprar um console novo para jogar!!

    Isso não é interessante para a Big N.. afinal ela venderia seus games, mas, desistiria do ramo de consoles...

    E isso a Nintendo não quer

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google