Blast Battle

Blast Battle: Pokémon vs. Digimon

As crianças (e alguns adultos), no final dos anos 90 e início dos anos 2000, puderam presenciar inúmeras séries animadas. Dentre elas estava... (por Aurelio em 28/07/2012, via Nintendo Blast)

Gallantmon_b-tileAs crianças (e alguns adultos), no final dos anos 90 e início dos anos 2000, puderam presenciar inúmeras séries animadas. Dentre elas estavam Pokémon e Digimon. Os monstros digitais e os de bolso logo foram muito comparados e sempre fontes de discussões muito fortes entre os fãs dessas duas séries. Mas qual será a melhor?

No Digimundo dos games

250px-DigimonworldPokémon, diferentemente de Digimon, iniciou sua vida no mundo dos jogos, com os notórios Pokémon Red/Blue (Green no Japão), sendo que esse é o jogo mais vendido de sua plataforma, o Game boy, e também sem dúvida o melhor título para o mesmo. As versões portáteis de Pokémon são sempre títulos muito aguardados que criam filas imensas para que comece uma nova temporada de capturas dos monstrinhos de bolso. A cada novo jogo a The Pokémon Company consegue trazer elementos novos que aumentam cada vez mais o nível de competitividade em disputas oficiais e sempre consegue alterar as estratégias possíveis, de tal forma, que até mesmo os veteranos devam rever suas jogadas com o intuito de adequar-se com novas habilidades, regras e golpes.

Pokemon_Black_Box_ArtworkDigimon também teve alguns jogos muito interessantes, como o Digimon World, porém, mesmo que o jogo lhe disponibilize realizar ações como levar seu Digimon ao banheiro ou treiná-lo em um dojô, ele não consegue atingir a metade do carisma e companheirismo que Pokémon e seus jogos passam. Alguns spin-offs, como Rumble Arena, contam a favor de Digimon, porém jogos como a série Stadium, Puzzle e o recente Conquest fazem Pokémon facilmente vitorioso nesse quesito.

Vencedor: Pokémon

Pokémon 1x0 Digimon

Série animada

ashpikaDigimon e Pokémon seguem uma linha bem diferente. Enquanto um segue uma linha única há anos (pegue oito insígnias, dispute uma liga e encare o rival). Digimon tem uma história um pouco mais profunda, trazendo conexões relevantes entre o mundo dos Digimon e o dos humanos. Digimon mudou sua forma de narrativa, estilo de progressão e até de convenções que pareciam ser unânimes na série, como as maneiras de Digievoluir, introduzindo fusões de DNA e até mesmo cartas em Digimon Tamers. Digimon revela um lado muito interessante da amizade em que amigos devem motivar uns aos outros e assim crescer. Mensagens que Pokémon se esforça muito para passar, e Digimon traz de forma leve e empolgante.

_piedmonTecnicamente falando, Digimon ainda apresenta traços mais bem desenhados e fortes e personagens muito marcantes, como Tai, Myotismon ou Piedmon, da primeira aventura no Digimundo. Ash também fez história, mas sua imagem para os veteranos já está mais que desgastada. Faltou para Pokémon amadurecimento que uma série animada com 15 anos de idade necessita. Quem não se decepcionou ao saber que Ash e Misty não ficariam juntos? Se em um instante da narrativa logo da primeira temporada se passaram dois meses, como que Ash tem 10 anos e pior, se ele durante a narrativa fez aniversário?

Vencedor: Digimon

Pokémon 1x1 Digimon

Mangás

Blue_RGBchapterOs mangás são sempre precursores de discussões mais ferrenhas, pois são nesses formatos que as duas séries atingem níveis de excelência muito parecido. Todos sabemos que Pokémon tem um público muito claro (no caso da série de TV), que é o infantil, mas no caso dos mangás isso não é bem verdade. Existem linhas de mangás de Pokémon que são, sim, voltados ao público infanto-juvenil, porém outros têm um apelo adulto acentuado, como no caso dos capítulos Red, Green e Blue, que logo nos primeiros exemplares já mostra Arbok sendo cortada ao meio por um Charmeleon. Se na série animada falta um pouco de maturidade, esse exemplo demonstra que nos mangás essa característica existe e é motivo para deixar os leitores chocados. O interessante é como os mangás seguem a história do jogo e dão maior proximidade do público com os títulos lançados, explicando acontecimentos o que nos jogos parecem aleatórios, como a reclusão de Koga, que sofreu com a morte de sua querida Arbok.

01Digimon nos mangás já não tem tanta relevância quanto Pokémon. Digimon Next é extremamente interessante, e liga a narrativa Xros Wars com D-Cyber e Chronicle, outro excelente mangá da série. Digimon mantém no mangá as mesmas mudanças de estilo da série animada, sendo o Next, por exemplo, mais voltado às disputas e o Chronicle para a narrativa.

De fato, Pokémon nos mangás é muito mais divertido, principalmente para quem joga os games da série principal da franquia, pois você consegue assimilar melhor as características de alguns personagens, deixando o jogo bem mais legal!

Vencedor: Pokémon

Pokémon 2x1 Digimon

Monstrinhos

DVP-by-H-Box-digimon-vs-pokemon-24791914-967-827Sejamos sinceros, quem nunca reclamou que Pokémon perdeu sua identidade com relação aos monstrinhos que atire a primeira pedra. Por mais estranhos que alguns Digimon pareçam ser, eles nunca perderam sua identidade. Pense em um Pokémon fofo, Pikachu. Um Digimon fofo Patamon. Um Pokémon com ar de nobreza, Gardevoir. Um Digimon com ar de nobreza, Myotismon. As adjetivações dadas aos Pokémon também são facilmente atribuídas aos Digimon, até mesmo nos casos mais estranhos, como no caso do Numemon e Garbodor.

PikaPorém, há um grande problema em relação aos Digimon no que se refere a sua personificação, mais especificamente na fala. Não há problema algum em monstros com aparências humanas como Piedmon ou Andromon falarem. Porém quando isso acontece com feras como Garurumon ou Greymon temos que concordar que é meio bizarro. Os Digimon perdem metade de seu carisma devido a essa característica controversa. Existem episódios muito divertidos de Pikachu e sua turma em que se eles falassem seria tudo muito mais chato. Por isso esse ponto também foi vencido por Pokémon, pois o carisma real dos Pokémon está relacionado não só em seu design, que mesmo sofrendo digimonizações, torna-se mais robusto simplesmente por não poderem dialogar de forma tão natural com os humanos.

Vencedor: Pokémon

Pokémon 3x1 Digimon

Temos que continuar pegando

Pokemon_Black_2_White_2O vencedor desse Blast Battle foi Pokémon. A impressora de dinheiro da Nintendo é e sempre será uma das franquias mais lucrativas e mais robustas da Nintendo. Dentre os produtos hoje lançados pela Nintendo, Pokémon é o mais regular e mantêm-se pouco alterado desde de sua aparição no Game boy. Os spin-offs atribuem maior variedade. Com certeza Pokémon é pário duro e logo começa mais uma caçada aos monstros de bolso com Black 2 e White 2.

E você empunha um Digivice ou uma Pokébola? Conte-nos nos comentários!

Revisão: Vitor Tibério


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu curto os dois, mas em relação à animação, concordo que Digimon supera Pokemon em relação ao que se tornou hoje. Não que o anime seja ruim, mas é raro surgir um episódio interessante, e a dublagem ocidental, que é a mais conhecida, está presente pra dar um empurrãozinho ladeira abaixo (nesse caso, nos dois).
    O fato de os Digimon falarem, provavelmente foi para diferenciá-los dos Pokemon, mas outra diferença também é no caso do fanservice. Enquanto Pokemon apela muito pela fofura dos monstrinhos, Digimon já se mostra um pouco mais atrevido, como no caso de Angewomon e LadyDevimon, por exemplo XD

    ResponderExcluir
  2. 1) Digimon começou com jogo sim, começou com os Tamagotchi, Virtual Pets
    2) O autor da matéria não leu os mangas de Digimon, pois não?. D-Cyber é um manhua, é chinês, e nem é oficial. A matéria nem fala de V-Tamer que é o manga principal de digimon e começou a ser publicado antes do anime Digimon Adventure ter sequer começado na TV. '-'
    Chronicle é mais voltado para a narrativa em que universo? Aquela porra tem apenas 4 one-shots que nem fazem sentido algum para quem nunca jogou os jogos. Se aquilo é focado na narrativa, V-Tamer, Next e Xros Wars são epopeias gregas.

    3) Comparar um Were Garurumon a um Pikachu? Um é um guerreiro ao estilo RPG, outro é uma mascote de chaveiro.

    Etc.
    Mas tudo bem, é site da Nintendo, claro que só podia ganhar Pokémon.

    ResponderExcluir
  3. eu acho q digimon cumpre mto bem o seu papel original, q é competir com pokemon no quesito ANIME, e neste ponto ganha de lavada (até msm na época q pokemon ainda era um anime "engulível"). já em relação aos jogos, não tem como comparar, pokemon é extremamente melhor.
    nunca li nenhum dos dois mangás, então não posso dar minha opinião qto a isto, mas sempre ouvi dizer q pokemon tem um mangá incrível.
    agora, na categoria MONSTROS, acho q deveria ser um empate. ambos conseguem fazer seu papel nesse quesito, sendo q pokemon apresenta animais fantásticos com uma abordagem mais infantil, e digimon seres de um mundo digital (zoomórficos ou não) em sua maioria com um aspecto mais maduro.
    então para mim, pokemon ganha sim, mas por uma diferença mto menor q a sugerida

    ResponderExcluir
  4. @yamiryuu_zero, Angewomon e LadyDevimon não exalam tanto fanservice quanto uma Fairymon, Ranamon ou Mervamon da vida xD

    ResponderExcluir
  5. yamiryuu_zero sim eu li o mangá e sim eles explicam as conexões entre um e outro. D-cyber e Chronicle são introdutórios a Xros Wars e de fato D- Cyber não é oficial, mas de qualquer forma é um mangá (manhua) muito bom, pois consegue dar sequencia a história de forma muito convicente e eu não os referi separando entre oficiais e não-oficiais, mas claramente explicando que para entender D- cyber ou Chronicle deve-se ler o Next.

    ResponderExcluir
  6. Errado, Digimon começou com Virtual Pets, e antes do primeiro anime veio o mangá V-Tamers.

    Os monstros de pokémons são como cópias de animais na vida real, e vivem como se fossem animais na natureza que podem ser capturados; os monstros de Digimon são criaturas com inteligência e raciocínio muito similar a de humanos, tanto que eles criam vilas, máquinas, etc.

    Pokémon é um universo paralelo, um único mundo onde vivem humanos e monstros. Digimon tem como objetivo dizer que se passa em um mundo muito próximo ao nosso, onde geralmente só vivem digimons e que tem como conexão a nossa internet, ou outros meios digitais.

    Essa matéria está muito mal revisada, esqueceram de citar muitos pontos importantes de Digimon para privilegiar sem problemas Pokémon.

    ResponderExcluir
  7. Acho que o fato de os Digimon serem criações humanas, pelo menos de acordo com a terceira temporada (Tamers), já justifica eles saberem falar. Pokémons falando seria estranho porque eles seriam como animais, mas há de se questionar que eles, mesmo falando seu próprio nome, ainda conseguem se comunicar com outras espécies. Tal criação até explica a existência de Digimons baseados em elementos criados por humanos, como Dukemon ou Candlemon.

    E Digimons são mais detalhados que pokémons. Basta ver as imagens da própria coluna para notar. Pokémon foi feito para ser simples, por isso as pessoas estão estranhando tanto essa nova geração. Já Digimon, nem tanto, basta ver que, até hoje, são poucas as pessoas que reclaman dos novos digimons.

    Quanto ao que diz respeito ao mangá, acho desnecessário falar sobre, o post acima já explicou bem. Não entendo muito de mangás de ambos, pois sempre fico de ler mas não faço. Mesmo assim acho um pouco sem nexo incluir algo não oficial ao tópico. Seria como comparar Dragon Ball com Naruto, por exemplo, e levar em conta o Dragon Ball AF.

    Não acho que só porque o site é da Nintendo que pokémon ganhou, mas que este Blast Battle foi mal feito, acho que foi.

    ResponderExcluir
  8. digimon é uma serie muito boa,mas pokemon tem o anime e games que fasem muito sucesso,por isso ele deveria ganhar

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google