Mario não veste roupas, ele se transforma

Sim, essas foram as palavras de uma representante da Nintendo na E3 para Neal Ronaghan, do Nintendo World Report , quando perguntou a respei... (por Alex Sandro de Mattos em 01/07/2012, via Nintendo Blast)

Mario se transforma em esquilo voador. Não veste uma roupa de esquilo voador.Sim, essas foram as palavras de uma representante da Nintendo na E3 para Neal Ronaghan, do Nintendo World Report, quando perguntou a respeito do novo power-up do bigodudo em New Super Mario Bros. U, do Wii U. Ronaghan se referenciou ao power-up como Flying Squirrel Suit (roupa de esquilo voador) e a representante o corrigiu, dizendo que “Mario se transforma em esquilo voador. Ele não veste uma roupa de esquilo voador”.

Ronaghan comentou ainda no site que ele sempre se referenciou aos poderes do Mario como roupas, como Tanooki Suit e Frog Suit, por exemplo. E convenhamos: nós também. Afinal, a Frog Suit é, carinhosamente chamada por nós de a “roupinha de sapo”. Será que essa mudança teria alguma relação com a campanha da PETA contra a Nintendo, no qual a organização afirma que a Big N incentiva o uso de peles de animais? Ronaghan questionou a representante no evento exatamente sobre isso e ela respondeu: “Não. Sempre foi assim”. Ela ainda disse que isso se deve ao fãs que, frequentemente, se referem às transformações como vestimentas.

A Frog Suit (ou a Frog Transformation?)  Tanooki Suit (ou a Tanooki Transformation?)

Apesar das declarações da representante, Ronaghan foi atrás de informações para verificar se realmente a Nintendo dizia que os power-ups do Mario eram transformações. E ele foi diretamente procurar no manual de Super Mario Bros. 3, do NES, que introduziu o conceito de vestimentas. E lá, refere-se como Tanooki Suit e Frog Suit, mas que Mario apenas se transforma nelas. E até mesmo no Virtual Console do Wii e em Super Mario Advance 4 é dito que são “transformações” as diferentes vestimentas.

Em Super Mario 3D Land, para o 3DS, o poder Tanooki está presente e Ronaghan foi investigar o que a Nintendo diz a respeito da transformação. A Nintendo of America e a Nintendo of Europe se contradizem: em comunicados à impresa, a NoA dise que o bigode vira Tanooki Mario, enquanto a NoE afirmou que é Tanooki Suit. No site oficial do jogo está escrito “pegue uma Super Leaf e vista-se como Tanooki Mario”.

Tanooki Mario em 3D Land. Mario é um encanador e não caçador. Ele só maltrata tartarugas...
Mario é um encanador e não um caçador. Ele só ‘maltrata’ tartarugas…
Este Mii matou um Bowser e se vestiu com a pele dele. DENUNCIE!
Aparentemente não há uma certeza, mesmo a Nintendo defendendo que é apenas uma transformação. O interessante é que Mario Tennis Open também traz algumas roupas como opções de costumização para os jogadores. Como Ronaghan se expressa, “os Miis podem vestir roupas e apenas Mario pode se transformar aos olhos da Nintendo”.

Então, isso quer dizer que nossa infância foi uma mentira ao descobrir que eram transformações e não roupas? Mas, brincadeiras à parte, você ainda acha que Mario se transforma ou se veste ao pegar os power-ups? Até porque se ele realmente se veste tão rapidamente, ele precisa ensinar essa técnica para as mulheres não nos fazer esperar tanto tempo para se vestirem…

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Sempre foi transformação, caso contrário o Mario não conseguiria crescer... >_>
    Ronaghan é apenas um noob que não consegue admitir o seu erro.

    ResponderExcluir
  2. EI EI EI, não são tartarugas que ele maltrata, e sim koopas, que são inspiradas nos kappas que seriam espíritos demoníacos na forma humanoide, anfíbia e tartaruga. É meio que uma fusão de peixe com tartaruga com humano, então não são tartarugas que o Bigodin mata e sim capetas fantasmas da mitologia japonesa que se fingem de bonzinhos mas arrastam suas vítimas para locais misteriosos e devoram eles, isso explica a aparência demoníaca do Bowser, o Mario nunca matou tartarugas e nem um bicho inocente só um ouriço.... Mas ai é outra história.

    ResponderExcluir
  3. isto,acredito que kopas não são tartarugas,mas sim kopas vestidas de tartarugas,como podemos ver em "Super Mario Bros.4,super mario word",que além de ropas de cascus,os kopas também tem roupas de capas.

    ResponderExcluir
  4. pkkodama,
    O Mario quando pega o cogumelo ele fica no seu tamanho original,Como podemos ver em "Super Mario Sunshine" e "Super Mario Galaxy" O Mario já começa grande.

    ResponderExcluir
  5. Volte para a escola imediatamente e aprenda português!
    De qualquer forma, jogue todos os jogos de Mario para depois descobrir o significado de "crescer". Sim, estou falando de "New Super Mario Bros" para DS. E o Mario fucking não veste o cogumelo.

    ResponderExcluir
  6. ahahahaha,boa pkKodama,desculpe por meu português,mas é que eu as vezes não vejo meu português em comentarios sabe.E voutando ao assunto é,...,.

    Isto mesmo. Ele não veste o cogumelo, mas sim, ele fica em seu tamanho normal.
    E eu acredito que seja coisa do Bowser o Mario ficar pequeno no começo. E lembre-se que quando o Mario encosta-se a alguma criatura envenenada, ele também fica pequeno e se encostar novamente ele morre (como o caso de alguns jogos, ele desequilibra e cai).

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google