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A long time ago in a galaxy far, far away…
É claro que não é possível definir o rumo da série somente com estes títulos, é preciso voltar ao começo de tudo para termos uma definição mais apropriada. Precisamos retornar aos confins da história de Metroid e rever os primeiros games, afinal, sem eles, essa matéria nem sequer estaria em produção. Os primeiros games seguiram um padrão de exploração e ação, num nível de dificuldade típico dos jogos antigos. A série seguia um padrão que também pôde ser visto em Castlevania, que exigia uma constante ida e volta entre os cenários quando se consegue novos poderes, podendo atingir novos locais e descobrir novos cenários.
Seja destino, seja uma maldição, seja indecisão dos fãs, o game não vendeu como o esperado, e nem foi tão aclamado assim. Os motivos variam entre a personalidade de Samus até a jogabilidade linear, mas o game não surpreendeu tanto assim. Tendo em vista tudo que ocorreu, como será que a Nintendo poderia recompensar e superar a maldição? O que é preciso ser feito para o futuro título do Wii U realmente emplacar? É isso que tentaremos prever aqui.
Numa visão conservadora
Temos três estilos de jogos que Metroid pode seguir: a aventura intensa em plataforma, a exploração desenfreada em primeira pessoa ou a nova perspectiva em terceira pessoa com toques de primeira. A questão toda é: qual destes estilos é o mais indicado para um console de mesa?Originalmente Metroid era um jogo em plataforma, uma exploração que envolvia ir e vir de cenários com novos poderes e capacidades, acessando locais previamente indisponíveis. Considerando os gráficos em HD e Full HD do Wii U, será que esse estilo seria o melhor? É claro, o jogo seria lindo e voltaria às origens da franquia, mas é um meio que não poderia realmente explorar as capacidades do console - principalmente o GamePad.
Quer dizer, pensem comigo: o que de extraordinário poderia ser feito com o GamePad se o jogo fosse no estilo plataforma? Consigo imaginar o uso de mapas com maior facilidade, uma viagem entre os menus de forma mais fluida e dinâmica, tornando o passo do game mais rápido e realista. Mas... Eu não sei vocês, mas não vi nada de realmente inovador aqui. Onde está o sensor de movimentos? Acredito que a única vantagem desse estilo seja que, por não haver nada realmente notável no GamePad, o jogo possa ter streaming direto no controle - o que ainda não creio que seja um fator tão notável, considerando o histórico de vendas da franquia. É preciso ir um pouco mais além.
A era dos FPS
Esse vídeo a seguir foi feito por um fã da série, e demonstra como poderia ser o Metroid do Wii em sua visão:
Metroid Prime 4? Oi?
Mesmo limitando o uso do GamePad com a visão de Samus, botões poderiam suprir o uso dos menus, assimilando um certo item por botão e uma navegação instintiva entre eles. Outra utilidade que o novo controle da Nintendo poderia ter é o uso da telinha para resolver puzzles, desafios como consertar circuitos ou placas para abrir portas, ou mesmo ter de hackear servidores para poder explorar uma nave inimiga. As possibilidades são grandes, apesar de cansar um pouco os braços.
Outra forma - menos cansativa - de jogar seria o modo clássico dos FPS usando de dois analógicos: um para a câmera, outro para movimento. Isso tira um pouco da inovação proposta pelo Wii U, mas torna mais simples a jogabilidade e permite um uso maior do controle para menus e afins (ideias presentes no estilo "plataforma"). O que acham? Fãs da série Prime, como gostariam de ver a série no Wii U?
Opa, espera... Estou me atropelando. Ainda falta um estilo, tão polêmico que pode custar toda a matéria até agora... Mas vamos nos arriscar. Espero que não me apedrejem.
Uma aventura livre, só que não.
Other M. Um jogo que quebrou tudo que nós pensávamos de Metroid até hoje. Nele podemos ver uma Samus Aran mais humana, e não aquela caçadora assustadora dos jogos anteriores. Isso, e o fato do jogo ser mais teatral (com longas e profundas cutscenes), deixou esse título extremamente controverso: muita gente gostou, muita não. Eu estou no meio termo.Futuro ameaçado
Nem a Samus está pronta pra isso. |
O que a série precisa é achar o seu rumo, que ainda não foi encontrado. Os jogos em plataforma realmente tiveram seu espaço, e até hoje são ótimos, mas será que são os mais indicados para um console de mesa? O que realmente deve ser feito para que Metroid detone nas telas grandes? Uma coisa é certa: enquanto eles tentarem agradar a todos os públicos, estarão fadados ao fracasso.
Bem, pessoal, essa é a minha opinião sobre o que podemos esperar do futuro de Metroid no Wii U. Fui meio vago? Acredito que tenha sido, mas é difícil ser específico quando a série é tão mutável, sem um padrão. Em suma, eu espero ver uma história tão boa e esclarecedora quanto Other M, uma aventura com tanta exploração como Prime e que seja tão épico quando Metroid 2 ou Super Metroid. E vocês, o que acham? Deixem seus comentários!
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Pietro Bernardi
Capa: Pietro Bernardi
Existe uma maneira para a visão da Samus no GamePad não ser tão cansativa. Ela não precisa ser obrigatória em 100% do game, e pode ser ativada com um botão. Por exemplo, como nos jogos de arquearia do Wii Sports Resort: ao apertar um dos gatilhos (vamos dizer ZL), o GamePad assume a função da visão de Samus por dentro do capacete, e pode-se utilizar os controles de movimento para ter uma visão em 360º.
ResponderExcluirSendo assim, poderia ser possível movimentar-se enquanto se tem controle da visão em 1ª pessoa (algo que foi muito criticado por quem jogou Other M foi o fato de não poder se movimentar na visão em 1ª pessoa), e poder ver na tela da TV a posição da caçadora em terceira pessoa. Sendo assim, os visores da série Prime teriam ainda mais destaque, forçando o jogador a precisar usar o GamePad e os sensores de movimento. E já que o GamePad possui tantos botões, poderíamos ter a troca de visores e armas como na série Prime. O analógico direito seria para trocar entre as armas, e o direcional esquerdo, entre os visores. Já a navegação entre os menus poderia ser feita em tempo real através da tela de toque, lógico, sempre tendo a opção de pausar o game enquanto se faz isso. Quanto à história, bom, não sei bem o que fazer, mas seria legal se a Samus fosse bem menos melancólica!
yamiryuu_zero: Excelente ideia amigo! É uma maneira que eu não havia pensado no momento da redação. É uma forma excelente de se trocar entre os modos, e assim dar um passo em direção a abranger todas as perspectivas que a Samus pode explorar. Obrigado pelo seu comentário!
ResponderExcluirMario tem jogos em 2D e 3D. Porque não fazer o mesmo com Metroid?
ResponderExcluirPQP! Transmissão de pensamentos. Não estamos sozinhos no mundo.
ResponderExcluirEu realmente pensei que o Gamepad deve ser utilizado para a visão interna da Powersuit (1a. pessoa) enquanto que na TV teríamos a Samus em 3a. pessoa, conforme um vídeo demonstrativo da Nintendo de uso do dispositivo. Perfeito. Ainda bem que alguém pensou o mesmo.
Mario 3d com exeçao de 64 igual a lixo
ResponderExcluirOther m e somente jogavel prime3 ja era ruim ne?
Mario 3D Lixo!!?? Mario Galaxy é uma obra prima!!!!!!!
ResponderExcluirAcho que poderia vir um Metroid 2D para o 3DS e um 3D para o WiiU. Ficaria mais feliz ainda se até o final da geração viesse um Prime 4 e uma continuação de Other M.
ResponderExcluirperae,super mario 64 lixo??é isso msm que quis dizer? '-'
ResponderExcluirperae,super mario 64 lixo??é isso msm que quis dizer? '-'
ResponderExcluirVisão em terceira pessoa e no controle a visão em primeira pessoa em um mundo 3d. A jogabilidade deve ser agil e ter bastante ação, com niveis de dificuldade selecionaveis e com uma pequena história.
ResponderExcluirO padrão 2d deve ser deixado pra época do snes ou para o 3ds, o qual seria mais viavel. Poderiam desenvolver o jogo em um mundo 3d em terceira pessoa e uma visão em primeira pessoa na tela do controle. Tambem elas poderiam se alterar de maneira fixa, assim como ocorre geralmente em jogos de carro, onde se altera em varias posições. O jogo deve ser agil tanto o cenario como o movimento do personagem. Deve-se colocar níveis de dificuldade.
ResponderExcluirO Metroid na sua forma básica e um jogo de exploração, para mim o Metroid do Wiiu tem que pertencer a linha principal que parou no Fusion (já esta na hora de continuar a serie), a Samus nada mais e uma mercenária que explora planetas procurando artefatos em meio de suas missões contra os Space Pirates,o novo Metroid tem que ser na mesma mecânica que os da época do Fusion e Super Metroid(tudo era feito manualmente, até pular entre paredes), com os senários em 3d estilo God of War e derivados, a volta dos chefões imensos de Super Metroid, agora eu acho que a Nintendo esta enrolando a continuação da serie principal pela historia (manter os chefões rivais e etc), mas para isso acho que a Nintendo tem que se desligar dos inimigos tradicionais (tendo metroid, Samus e as melodias tradicionais de descobertas de itens no jogo, já está de ótimo tamanho), assim abrira espaço para mais historia nesse universo, por exemplo um novo líder dos Space Pirates (um suposto pai do Ridley, já penso), um planeta totalmente inédito com senários de outro mundo nuca visto e etc.
ResponderExcluirQueria que fizessem um Metroid no estilo antigo,e um no estilo Prime.
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