Caso Wii U: 3 motivos pelos quais a trava de região é aceitável (e importante) nos consoles

Como você já conferiu aqui no Nintendo Blast , a Nintendo confirmou oficialmente o que todo mundo já esperava: o Wii U vai ter trava de re... (por Gustavo Assumpção em 24/09/2012, via Nintendo Blast)

WiiU-LogoComo você já conferiu aqui no Nintendo Blast, a Nintendo confirmou oficialmente o que todo mundo já esperava: o Wii U vai ter trava de região. Na prática, isso significa que games americanos só vão rodar em consoles americanos e assim sucessivamente. Rapidamente, alguns comentários bem negativos surgiram por aí, o que também já era esperado. Mas, você sabe realmente quais motivos levaram a Nintendo a adotar esta essa política desde os seus primeiros consoles?

Motivo 1: Proteção do mercado interno

Supomos que os consoles não tivessem trava de região e você pudesse comprar seus games onde o preço fosse mais baixo, seja aqui, seja na China. Na prática, isso parece algo excelente, mas se pensarmos a longo prazo, esse ato poderia causar um enfraquecimento ainda maior de mercados menores, impedindo que eles possam crescer com o passar dos anos. Isso sem contar que uma medida assim pode diminuir a arrecadação das  publishers - e, como sabemos, menos dinheiro, menos investimentos.

Esse é o caso do Brasil: sabemos bem que o preço dos games por aqui são mais altos que em boa parte do mundo e que nosso país ainda é uma "promessa". Mas, sabemos também que precisamos privilegiar os lançamentos nacionais para que nosso mercado se torne, com o tempo, competitivo perante os demais. Alguns acreditam que comprar games no exterior é tão ruim para o mercado interno quanto adquirir games piratas, já que em ambos os casos estamos deixando de fazer o dinheiro circular por aqui. Quanto mais games forem vendidos, mais empresas virão para cá e mais títulos serão lançados – é mais simples do que parece

Motivo 2: Diferenças nas classificações indicativas

A Nintendo sempre foi conhecida pelo rigoroso controle de conteúdo dos seus games. Quem não se lembra da substituição de termos considerados inadequados nas traduções dos games na década de 90?

Hoje, cada país/continente tem o seu órgão responsável pela classificação indicativa dos seus games. Em alguns países, esse processo é mais rígido do que em outros. Por uma questão cultural, sabemos que povos diferentes lidam de maneira diferente com assuntos parecidos - diálogos picantes são mais tranquilos para japoneses do que para americanos, por exemplo. Para evitar problemas internos ou processos - e para garantir produtos adequados para as faixas etárias corretas de acordo com a cultura de cada local, a Nintendo prefere não incentivar que você compre games em um mercado que não seja o seu.

Motivo 3: Licenças

O mundo mágico das licenças é hoje um grande empecilho para a localização de alguns games. Por exemplo, no Japão determinada marca pode deter os direitos de uma franquia, mas aqui no ocidente os direitos podem estar vinculados a alguma outra empresa. Para evitar possíveis processos, é mais seguro não permitir a comercialização para outros mercados.

  • Mas e aí?

Mas você deve estar se perguntando: se as travas de região são importantes assim, porque os games de PlayStation 3 e boa parte dos games de Xbox 360 são region free? A resposta é: estratégia. Nesse sentido, a Microsoft foi além: deixou na mão das produtoras decidirem em cada caso se travam ou não seus games. Talvez essa decisão pudesse também ser adotada pela Nintendo: em casos onde não há problemas com licenças ou conteúdo, as produtoras poderiam comercializar normalmente seus títulos em todo o mundo.

É fato que hoje existem vários esquemas para "burlar" essas determinações. No Wii, softwares permitem que o jogador rodem games de todas as regiões-  e deve ser provável que esse tipo de função vá aparecer no Wii U mais cedo ou mais tarde.

De forma resumida, é preciso entender que há motivações por trás dos consoles bloqueados. Não é apenas uma decisão arbitrária criada para prejudicar os consumidores, como muitos dizem.

O que nós, enquanto consumidores órfãos de várias localizações na época do Wii, podemos fazer é torcer para que a Nintendo não deixe de trazer seus principais games do Wii U para cá. Assim, esse tipo de característica nem vai ser tão prejudicial para nós, jogadores. Vamos esperar e, como não podemos fazer nada diferente, confiar.


Uma bagunça


  1. O problema disso tudo é o fato de varios titulos jamais chegarem nos Estados Unidos, e por consequencia, aqui.

    Eu fico babando por varios titulos europeus como da série One Piece e também Pandora's Tower, e não tenho nada o que fazer, a não ser piratear, o problema é que eu me recuso a piratear, então chupo o dedo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a trava de região nem é o problema.. a questão é jogos nem sairem do Japão..

    Acho que a Big N faz o que ela acredita ser certo e ta no seu direito..

    muitas vezas agente acha que é por dinheiro e bla, bla, bla.. mas, como vimos tem muito mais por traz de tudo...

    É uma pena um jogo não sair aqui por direitos e tal..

    Mas pra mim o que a Big N devia fazer era.. EM JOGOS QUE SAISSES EM SÓ UM PAIS como no Japão por exemplo.. esses sim saissem sem trava e a Big N disponibilizasse um DLC com a lingua do pais!!

    Assim um jogo como como Pandora's que saisse só no Japão chegaria aqui e poderiamos jogar de boa!!

    ResponderExcluir
  3. Exatamente como o Dallas mencionou acima, alguns jogos, principalmente os exclusivos de certos países, deveriam ser isentos da trava de região!
    Eu entendo que a trava tenha funcionado perfeitamente no passado, e que muitas pessoas nem liguem pra ela, mas acredito que hoje em dia existam meios melhores de controlar esses problemas.
    Eu sei que as pessoas só vão comprar games de outras regiões caso: 1) Seja mais barato em outro continente e em uma língua que você entenda; 2) O game não tenha sido lançado na sua região; 3) O gamer prefira jogar em outro idioma.
    Seja qual dessas razões forem, as chances de um grande número de consumidores pararem de comprar games em seu prórpio continente é muito pequena, afinal de contas, pra que esperar um game chegar do outro lado do mundo se posso comprá-lo na minha cidade mesmo? Eu joguei as duas versões de Tales of Symphonia (GC), e posso dizer sem arrependimentos que odiei a versão americana em relação à dublagem, e amei a japonesa. O mesmo em relação a Fire Emblem.
    Acredito que hoje em dia existam maneiras melhores de lidar com isso ao invés de censurar o que você está ou não possibilitado de jogar de acordo com o país em que você mora!
    Que se dane, vou juntar dinheiro e morar no mundo mágico do outro lado do globo!

    ResponderExcluir
  4. nessa opiniao ps3 foi o ulnico console q saiu nessa vantagem sendo travado é claro o americano e mexicano nao possui trava de regiao e o game tem varias regioes com conteudos diferentes tmb nao sao mtos mas tem alguns jogos JP do 3ds q eu gostaria de joga ams nao posso pelo fato do meu ser USA :s

    ResponderExcluir
  5. Venhamos e convenhamos que a trava de região é um mal necessário como a matéria em pauta revela, mas também, como os amigos dos posts acima descreveram, há outras alternativas de satisfazer o publico gamer de todo o mundo, nos casos em que certos jogos forem lançados eu um só pais ou região. Basta que as produtoras e a Big N analisem e ouçam a insatisfação de seus consumidores para implementar soluções viáveis.

    Mesmo sem perspectiva pra uma solução a curto prazo disso, não vejo desculpas pra usar de patches e pirataria pra jogar games de outras regiões e desbloqueio de hardwares. Isso eh uma merda que só afasta as produtoras, já tá difícil trazê-lãs pra cá há anos...

    ResponderExcluir
  6. Aff,achei q todos os consoles tinham travas regionais.minha mae foi pra Italia em 2010 e pedi a ela um Xbox 360,na cidade em q morava nao tinha,so tinha wii!nao queria o wii e sim o Xbox pois eu gosto da serie Halo.ela voltou em março de 2012,depois q eu joguei no wii,a unica coisa q me arrependi foi ela ter comprado la,ele é destravado la mas aqui nao pega,se soubesse dessa trava regional nem mandava comprar la,compra akie msm,mas teria q vir com mario kart wiipois virei grande fan da serie e detestei a ideia das motos de deixarem os karts na lama!vou comprar o wii U mas nao quero impostos,vou comprar a versao delux,nunca tive um wii preto,o bom é q tenho jogos no pendrive,mas essa trava me mata,varios jogos bons para jogar akie e eu so posso ver no youtube e ficar com raiva!

    ResponderExcluir
  7. Aff,achei q todos os consoles tinham travas regionais.minha mae foi pra Italia em 2010 e pedi a ela um Xbox 360,na cidade em q morava nao tinha,so tinha wii!nao queria o wii e sim o Xbox pois eu gosto da serie Halo.ela voltou em março de 2012,depois q eu joguei no wii,a unica coisa q me arrependi foi ela ter comprado la,ele é destravado la mas aqui nao pega,se soubesse dessa trava regional nem mandava comprar la,compra akie msm,mas teria q vir com mario kart wiipois virei grande fan da serie e detestei a ideia das motos de deixarem os karts na lama!vou comprar o wii U mas nao quero impostos,vou comprar a versao delux,nunca tive um wii preto,o bom é q tenho jogos no pendrive,mas essa trava me mata,varios jogos bons para jogar akie e eu so posso ver no youtube e ficar com raiva!

    ResponderExcluir
  8. Então quer dizer que pagamos por um console que não é nosso, porque quem vai decidir o que podemos e quando vamos jogar algum título em determinada região fica a cargo da Nintendo. Não vale a dor de cabeça e nem a diferença de títulos por região. Japão: 10.000 títulos EUA: 7.000 títulos. Lamentável

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google