Perfil

Perfil: Allejo (International Superstar Soccer)

Os nintendistas fãs do futebol brasileiro na década de 1990, certamente, conhecem aquele que veio a ser conhecido como o melhor jogador de f... (por Alberto Canen em 08/09/2012, via Nintendo Blast)

AllejoOs nintendistas fãs do futebol brasileiro na década de 1990, certamente, conhecem aquele que veio a ser conhecido como o melhor jogador de futebol de todos os tempos, superando, e muito, o próprio Pelé - dito "Rei do Futebol". Claro que esse artilheiro não poderia ser outro que não Allejo, o mito. De fato, ao jogar International Superstar Soccer (ISS), seja no Super Nintendo ou no Nintendo 64, com a Seleção Brasileira, era só passar a bola para ele e pronto, estava resolvida a parada. A verdade é que, sem querer, a Konami criou uma verdadeira lenda, que perdura até os dias de hoje.

Surge um craque

ISSA primeira aparição do inesquecível jogador foi no International Superstar Soccer (SNES, 1994). Naquela época, os jogos de futebol não colocavam o nome oficial dos jogadores, até porque o licenciamento era muito caro (como ainda é), ainda mais se tratando de Seleção Brasileira. Mesmo hoje em dia, com jogos de orçamentos milionários, não está fácil conseguir licenciar tudo. Veja o caso de PES 2013, que não virá com o uniforme oficial do Brasil porque o valor cobrado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) é muito caro. Dessa forma, os desenvolvedores da Konami tiveram a liberdade de escolher nomes fictícios para os jogadores, surgindo, portanto, Allejo, o melhor atacante a usar a Amarelinha.

Quem era o mito?

Na primeira versão de International Superstar Soccer, o mito usava a camisa número sete e, em 1994, o jogador equivalente seria Bebeto. E a ideia era que fosse mesmo, mas, apesar de o nosso craque baiano ter sido realmente uma fera em campo, não conseguia jogar nem metade do que Allejo jogava. Ele deu verdadeiro sentido a frase: "é ele e mais 10". Todas as jogadas eram executados com maestria por essa fera, carretilhas, dribles rápidos, cabeceadas, gols de calcanhar e de bicicleta... Era só tocar a bola pra ele e correr para o abraço.

Allejo BicicletaAllejo driblando o goleiro

No International Superstar Soccer 64 (N64, 1997), o craque apareceu diferente, com a cabeça raspada e com o número nove nas costas. Naturalmente, só poderia ser aquele que fora chamado de "Fenômeno", o então Ronaldinho. A dúvida, novamente, fica sobre o fato de o ex-atacante do Cruzeiro também não chegar nem perto do talento demonstrado pela lenda Allejo. Por isso, talvez seja melhor dizermos simplesmente que Allejo era Allejo e pronto, sem comparar com os meros mortais.

Allejo 9Allejo N64

Jogos em que participou

  • International Superstar Soccer (SNES);
  • International Superstar Soccer Deluxe (SNES) - basicamente uma versão melhorada de ISS;
  • International Superstar Soccer 64 (N64).

E você, caro leitor, também acha que Allejo foi muito melhor do que Pelé? Acha que a solução para a Seleção Brasileira é convocar Allejo? Já fez muitos gols bonitos valendo-se das habilidades do maior craque de todos os tempos a jogar futebol virtual? Deixe o seu comentário.

Revisão: José Carlos Alves


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. O mestre o maior de todos. O brasileiro do século!

    ResponderExcluir
  2. esse era o cara pena que nao teve a presença dele no ultimo super star soccer do gamecube

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google