Game Music

Game Music: Confira como foi a edição 2012 do Video Games Live em Brasília

Após quatro anos de ausência, o espetáculo Video Games Live finalmente voltou à capital federal em 2012. Em um novo local e com a promessa... (por Farley Santos em 17/10/2012, via Nintendo Blast)

nintendo_blast_vgl_00 Após quatro anos de ausência, o espetáculo Video Games Live finalmente voltou à capital federal em 2012. Em um novo local e com a promessa de inúmeras novidades, centenas de gamers brasilienses foram prestigiar um dos maiores eventos de game music do mundo. Confira a seguir os destaques da apresentação de Brasilia da turnê 2012 do Video Games Live.

Criado em 2005 pelos compositores Tommy Tallarico (Earthworm Jim, Sonic and the Black Knight) e Jack Wall (Myst, Mass Effect), o Video Games Live (ou VGL) é uma série de concertos de músicas de jogos. As canções são executadas por uma orquestra, com um telão exibindo cenas dos games. Um jogo de luzes, segmentos interativos e performances energéticas de Tommy Tallarico complementam a experiência do evento, que lembra um show de rock.

nintendo_blast_vgl_01 Em sua terceira apresentação em Brasília, o VGL passou por algumas mudanças. A primeira delas foi o local: o evento aconteceu na orla do Clube de Engenharia, à beira do Lago Paranoá. Um palco foi montado especialmente para o show, já que o clube não oferece estrutura para esse tipo de espetáculo. O resultado não foi dos melhores, pois as cadeiras disponibilizadas não eram confortáveis e o espaço era bem apertado. Outro problema era o fato de o terreno ser praticamente plano, dificultando a visão do palco para quem estava mais atrás. A ausência de um evento pré-show, como aconteceu nas edições anteriores, também decepcionou muita gente.

Clássicos no Ato I

nintendo_blast_vgl_03 Após quase uma hora de atraso, o evento finalmente começou. Após a exibição do divertido vídeo de Ms. Pac-man fugindo de fantasmas em Nova York, foi mostrada uma montagem com imagens de vários jogos, acompanhada pela narração que descreve The Grid, de Tron Legacy. Em seguida Tommy Tallarico sobe ao palco munido de sua guitarra e o medley de Castlevania é tocado.

Depois dessa primeira música, Tommy apresenta o regente da noite: Emmanuel Fratianni, compositor da trilha sonora do filme O Espetacular Homem-Aranha. O grupo de músicos foi especialmente montado para o concerto, com membros da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília e do departamento de música Universidade de Brasília.

Feitas as devidas apresentações, o espetáculo continuou. A canção seguinte foi um medley de Megaman, focado nas primeiras aventuras do robô azul. Sonic foi o próximo homenageado, em um arranjo baseado em seus primeiros games. A luta de Wander contra os colossi foi revivida com maestria no tema de Shadow of the Colossus. Tallarico volta ao palco para dizer que a próxima música é especial para muitos jogadores. A suave e melancólica Aerith’s Theme, de Final Fantasy VII, é tocada emocionando boa parte da platéia.

Em seguida, Laura “Flute Link” Intravia, munida de um curioso instrumento que parecia uma “flauta eletrônica”, apresenta seu arranjo baseado na série Donkey Kong Country, visitando os melhores momentos da série.

Tommy Tallarico anuncia que o próximo segmento seria interativo e que esta seria a primeira execução em um VGL. O apresentador seleciona quatro sortudos para jogar Super Smash Bros. Melee (GC) no telão, enquanto a orquestra executa o tema de Super Smash Bros. Brawl, com direito a Laura Intravia cantando em latim. Infelizmente o som do game atrapalhou um pouco a performance.

Laura continua no palco e interpreta a canção russa Korobeiniki, no energético segmento Tetris Opera. O público aproveita para acompanhar a animada melodia com palmas. O próximo game da lista foi Journey, com uma bela e misteriosa execução, seguido de God of War, com mais uma participação de Laura Intravia, fechando assim o primeiro ato.

Warcraft e Zelda no Ato II

Após um breve intervalo, o show recomeçou com Street Fighter II. Tallarico complementou a execução da orquestra com sua guitarra, enquanto um vídeo focado em Blanka, feito exclusivamente para a apresentação no Brasil, era exibido no telão. O aniversário de 25 anos da série The Legend of Zelda foi lembrado com um medley, no qual Laura Intravia tocou flauta, trajando um cosplay do protagonista Link.

Russell Brower, diretor de áudio da Blizzard, sobre ao palco para conversar com o público e apresentar o próximo número: World of Warcraft: Cataclysm. O compositor aproveita para animar ainda mais a plateia, convidando todos a gritar frases características da série. O próximo convidado foi Neal Acree, outro compositor da Blizzard, que conduziu o tema do trailer de World of Warcraft: Mists of Pandaria.

nintendo_blast_vgl_06    nintendo_blast_vgl_05

nintendo_blast_vgl_09    nintendo_blast_vgl_08

De volta ao palco, Tommy Tallarico participa do medley do exótico Earthworm Jim. Russell Brower volta mais uma vez, desta vez para conduzir a orquestra em The Elder Scrols V: Skyrim. Tallarico convida Luiz, ganhador da mini-competição de Guitar Hero, para jogar o game no telão. A música escolhida foi The Pretender, do Foo Fighters, na dificuldade expert. O desafio proposto era conseguir meio milhão de pontos, façanha conquistada com facilidade por Luiz, que não errou nenhuma nota.  

O arranjo seguinte era de um game muito requisitado, segundo Tallarico: Pokémon. A platéia foi ao delírio, reforçando a popularidade dos monstrinhos de bolso. Chrono Trigger e Chrono Cross foram os próximos jogos homenageados, com Tallarico no violão e Intravia na flauta. Após fingirem que o show havia terminado, a dupla volta ao palco para executar Still Alive, tema de encerramento de Portal. A plateia acompanhou Laura no vocal, enquanto um divertido vídeo com a letra era exibido no telão.

nintendo_blast_vgl_10

Após esta música Tallarico agradeceu a presença de todos e o evento terminou. Mas o público não estava satisfeito e começou a gritar “Mario! Mario! Mario!”, pedindo que uma canção do popular encanador italiano também fosse executada. De nada adiantou, as palavras “Game Over” apareceram no telão, finalizando de fato o espetáculo e decepcionando inúmeros jogadores. 

Uma apresentação ímpar

nintendo_blast_vgl_14 Mesmo sofrendo com vários problemas de organização e a ausência de Mario na setlist, a edição 2012 do Video Games Live em Brasília foi um evento memorável, cumprindo a promessa de trazer várias novidades. A seleção musical abrangente, a execução precisa da orquestra e a presença de convidados especiais como Laura Intravia, fez com que esta apresentação fosse considerada uma das melhores já feitas na capital federal. Alguns arranjos clamam por atualizações e já passa da hora de Tallarico aprender algumas piadas novas, entretanto esses detalhes não tiram o brilho de um evento que consegue mostrar a riqueza das composições musicas dos games. Os jogadores brasilienses já esperam ansiosamente a próxima edição, prometida para 2013.

Revisão: Alveni Lisboa


é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google