Jogamos

Análise: Raving Rabbids: Travel in Time (Wii)

Seja no período de férias, grandes feriados, ou mesmo em um bom final de semana, o que você mais quer saber é de se divertir, passea... (por Jaime Ninice em 19/11/2012, via Nintendo Blast)

Seja no período de férias, grandes feriados, ou mesmo em um bom final de semana, o que você mais quer saber é de se divertir, passear e descansar, não é mesmo? E nada melhor do que curtir uma boa dose de jogatina e tirar sarro da cara de seus amigos. Com Raving Rabbids: Travel in Time você terá tudo o que precisava, além de poder viajar por períodos históricos muito interessantes. Aliás, esses jogos da série Rabbids são sempre uma viagem... Boa curtição e vamos nessa antes que a máquina dê a louca!

De volta ao admirável mundo louco

Prontos para uma viagem no tempo?
Os coelhos mais malucos originários da série Rayman resolveram pegar a onda de uma máquina do tempo ao melhor estilo “Bill e Ted” e “Doctor Who”, só que agora, em vez de uma cabine telefônica, é uma máquina de lavar roupa que eles utilizarão. Nada mais natural em se tratando dos endiabrados barulhentos – bem que eles mereciam ficar um pouco de molho lá para amansar as energias.

Que tal uma ajudinha, Sr. homem das cavernas?!
Mas falando sério, a série, que iniciou meio tímida, mas com uma proposta incrível e original com o mascote da Ubisoft atuando como protagonista das aventuras – deixando-nos a má visão de que os Rabbids não eram boa coisa – ganhou seu espaço. E com este segundo game protagonizado pelos coelhos, torna-se uma franquia essencial e merecedora de ter suas continuações (já a 5ª da série), por mais bizarras que possam vir.

Neste episódio, os coelhos inventaram de ficar vagando pelo tempo a fim de fazer algumas mudanças, dando o seu, digamos, toque pessoal. Cenários desde a época pré-histórica dos dinossauros e do homem das cavernas, até a descoberta da famosa lei de Newton, com direito à maçã caindo na cabeça do grande físico, são contadas das formas mais hilárias possíveis. Seu desafio será alterá-las, vencendo e fazendo as escolhas certas pelos caminhos do jogo.

Completa coletânea de diversões

Nunca foi tão divertido soltar pipa!
O novo conjunto de minigames - sim eles voltaram para nossa felicidade mais uma vez - vem com tudo. Há quem torça o nariz à primeira vista, pela qualidade não tão superior em comparação aos jogos anteriores, mas eles cumprem bem o seu papel de diversão, ao que se completam sendo jogados com amigos. Decerto, o jogo veio exatamente com essa proposta multiplayer, como em uma boa festa – alguém aí se lembrou de Mario Party? 

Além dos minigames presentes ainda existem extras acessados pelo museu principal, este que dá acesso a todos eles. Nele você encontra versões famosas de vários minigames dos mais viciantes, como um modo de dança ao estilo Just Dance, com músicas como “YMCA” do Village People e um modo de Canto Coral em que deverá conduzir ritmicamente os Rabbids e suas inigualáveis afinações. Todos com acesso ao Multiplayer!
Multiplayer insano: Consiga estourar o maior número de balões em meio a vacas cheias de ar!
Seja o mais rápido do velho-oeste!
E por falar em Multiplayer, aqui é inaugurado um modo online, ainda com algumas falhas mas mesmo assim bastante divertido. Você pode registrar seus amigos ou mesmo deixar que ocorram encontros livres dentro do jogo, mas que possibilitam também uma adição em sua lista de contatos. Poderiam ter posto um modo de conversação, pois o game pede bastante, principalmente ao se jogar cooperativamente, mas enquanto não temos isso, o jeito é apelar para a mímica e tentar fazer as coisas instintivamente.
O mais engraçado disso tudo é ver cenas hilárias dos jogadores, ou mesmo dos personagens na tela tentando reproduzir seus feitos e de seus amigos. Tudo muito engraçado para quem assiste e também para quem joga. Times poderão ser montados à sua escolha ou dos outros participantes, lutando por um alto ideal insano de competitividade.
Vamos todos dançar e rir da cara do seu amigo que está fazendo poses sentado no sofá ao seu lado...

Cultura Raving

Em Raving Rabbids: Travel in Time é possível ter uma verdadeira aula de História ao viajar pelos mais diversos pontos de referência, nos momentos mais marcantes que eles já ocorreram. A descoberta das Américas está presente, com um tom totalmente cômico. Inúmeros cenários são vivenciados com o humor da série, e muito bem feitos. Há também diversos questionários, que abordam questões referentes aos Coelhos, ao Jogo e à História Geral para complementar a cultura do game.
Como deixar esta escultura impecável? Não se preocupe, os Rabbids aparecerão para dar aquele toque pessoal destruidor!
Além disso, o game o instiga a completá-lo em sua totalidade. Em uma parte do museu, são mostrados os feitos especiais realizados pelo jogador e os que ainda precisam ser realizados nas fases. Ao acumular moedas do tempo você adquire mais pontos para poder liberar as “Artes” do jogo, que por sinal são belíssimas.

Ficando em forma com as novas modalidades de Raving Rabbids:Travel in Time: 


Bouncearium Neste modo de plataforma você conduzirá os coelhos aloprados por cenários históricos, com um foco mais voltado em cenas Hollywoodianas. Além de todo este glamour cinematográfico, a corrida de 4 Km no sentido para o chão em busca de blocos com mais pontos, não tem preço. 
Shootarium Aqui a máxima é: “atire sem perdão, seja rápido e não descanse”. E para tal você deverá incorporar o estilo velho oeste de ser e mandar bala com sua mira e reflexos de coelho. Ah, e aproveite para arremessar uns Rabbids de vez em quando. Eles merecem!
Flyarium Uma forma interessante de voar, utilizando os controles como duas asas. E não é que funciona? Mas cuidado para não se atrapalhar com a coordenação motora. Algumas fases lembram aquelas missões de corrida 3D existentes nas franquias Zelda e Mario. 
Runarium Correr é seu lema aqui, e para isso o trabalho em conjunto será essencial para que amizades não se acabem. Em uma das missões você deverá ajudar o grande rei Arthur a retirar a poderosa Ex... panador, espanador? Com certeza um dos modos que mais exige comunicação entre os participantes.
Hookarium  Utilizando o Motion Plus, você terá acesso aos minigames dispostos neste modo em que deverá... pescar. É isso mesmo, a temática da pescaria reina aqui e você pode realizar as mais bizarras peripécias possíveis com um anzol de isca de coelho.

Back to 2012

Os games da série Raving Rabbids nunca tiveram foco na qualidade gráfica ou sonora. Sua principal preocupação sempre foi causar estranheza ao mostrar diversas formas insanas de elementos aplicados em um jogo. Uma mistureba só que empolga qualquer um! Mais uma vez os criadores acertaram, e tentam voltar à antiga fórmula de minigames, que se mostra mais amigável e condizente com a série.

Exemplo do multiplayer: uma passadinha pela bolsa de valores!

É possível aproveitar o game jogando-o sozinho, mas desta forma você não irá aproveitar tudo que ele tem a oferecer. A conexão online poderá lhe ajudar nessa tarefa, além de adicionar uma nova perspectiva ou uma mão a mais para se completar o game. Arrume bons amigos, chame quem estiver por perto, escolha os melhores minigames e divirta-se neste que é sem dúvida uma das grandes atrações em competitividade e diversão multiplayer para o Wii!

Prós

  • Muitos minigames e extras aumentam o fator replay;
  • Clima agradável, com situações cômicas que acompanham toda a sua jornada;
  • O Multiplayer garante boas risadas.

Contras

  • Dificuldade alta para completar as missões;
  • O uso do Motion Plus não é tão preciso em alguns momentos.

Raving Rabbids: Travel in Time - Nintendo Wii - Nota Final: 7.8  
Gráficos: 7.5 | Som: 7.0 | Jogabilidade: 8.0 | Diversão: 9.0


Revisão: Filipe Gatti

*Essa Matéria foi publicada originalmente na Revista Nintendo Blast #16.

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google