Stage Select

Stage Select: The Moon (The Legend of Zelda: Majora's Mask)

 Majora’s Mask veio com a difícil tarefa de se igualar ou superar Ocarina of Time . Mas era completamente diferente de qualquer outro Z... (por Luciana Anselmo em 30/11/2012, via Nintendo Blast)


Majora’s Mask veio com a difícil tarefa de se igualar ou superar Ocarina of Time. Mas era completamente diferente de qualquer outro Zelda já lançado. A atmosfera era sombria, a proposta do jogo era diferente, alguns temas pareciam um pouco pesados, e até Zelda aparecia por apenas alguns segundos no início. Mas o que se destacava, era obviamente a Lua de olhos vermelhos e sorriso maléfico, ameaçando cair em apenas três dias. E além de ser o centro do jogo, a Lua também era o cenário de uma das partes mais bizarras e misteriosas que até hoje gera assunto para teorias dos fãs.

A ovelha negra 


Caso você não tenha jogado Majora’s Mask, o que você precisa saber é que o jogo é uma sequência direta de Ocarina of Time, mas em vez de se aventurar por Hyrule, Link de alguma forma se perde em Lost Woods e vai para uma dimensão alternativa mais avançada chamada Termina. Infelizmente, o Skull Kid ao qual você ensinou a canção de Saria no jogo anterior, roubou uma máscara maligna chamada Majora e se deixou levar pelo mal contido nela, ameaçando essa dimensão com uma lua que cairá em apenas três dias. Para conseguir salvar Termina, Link precisava voltar repetidamente no tempo e reviver sempre os mesmos três dias para completar inúmeras tarefas, sendo que a mais importante era libertar os quatro gigantes de cada uma das dungeons nos quatro cantos de Termina: Southern Swamp, Snowhead, Great Bay e Ikana Canyon. Assim, era possível convocá-los no fim do terceiro dia para que impedissem que a Lua caísse e destruísse tudo. O problema é que Majora se enfurece com isso, larga o Skull Kid e toma conta da lua, ameaçando consumir tudo.

Mas quando Link decide ir atrás dela até a Lua, o que encontrávamos era um lugar coberto de grama verde e com uma grande árvore no centro, com quatro crianças correndo ao redor dela. Sim, esse bonito cenário supostamente era a Lua. Mas ao olharmos para ela, podíamos ver uma Lua assustadora, com sua superfície rochosa, olhos vermelhos e uma boca mostrando grandes dentes. Então por que ao chegarmos lá, vemos uma linda paisagem de grama verde e céu azul? É aí que entram as teorias do que esse lugar realmente poderia ser.

As crianças lunares



Majora’s Mask é conhecido por ser o Zelda mais estranho, sombrio e completamente longe da fórmula usual da franquia, que geralmente é bem alegre e inspiradora mesmo ao tratar de temas mais maduros. Mas aqui, o jogo segue inteiro com um clima pesado com a iminente ameaça da destruição de Termina e possível perda de todas as vidas dos moradores, as mortes inevitáveis do filho do mordomo da Família Real Deku, Darmani e Mikau e até mesmo as histórias tristes dos moradores que tentamos ajudar. Por isso, nada mais normal do que a parte em que Link está na Lua ser tão estranha, meio perturbadora e aberta para diferentes interpretações.

Umas das coisas mais misteriosas na Lua, são as cinco crianças que encontramos em sua superfície. Chamadas de “crianças lunares”, todas estão usando máscaras, as quatro que estão correndo ao redor da árvore usam as máscaras obtidas em cada uma das dungeons e a criança triste sentada na grama está usando a máscara de Majora. Todas elas são idênticas e estranhamente têm certa semelhança com o vendedor de máscaras que pede ajuda a Link para recuperar a máscara de Majora.
As quatro crianças alegres fazem perguntas estranhas que podem levar a diferentes interpretações de seu real significado e pedem máscaras a Link para que eles possam brincar juntos, levando-o a quatro mini puzzles que exigem diferentes habilidades e requerem todas as vinte máscaras normais obtidas no jogo. Ao terminar os puzzles, ainda resta a criança triste usando a máscara de Majora que, caso Link tenha terminado os quatro mini puzzles, lhe dá a máscara mais poderosa, a Fierce Deity’s Mask e pede para brincar com ele também, o que na verdade significa ter a batalha final com Majora.

Teorias da conspiração



Skull Kid triste por seus amigos irem embora
A lenda dos quatro gigantes é que antigamente todos em Termina viviam juntos, incluindo os gigantes. Mas um dia, eles decidiram que seria melhor proteger as pessoas enquanto dormiam e cada um seguiu para uma direção, estabelecendo as quatro partes principais de Termina. Mas os gigantes tinham um pequeno amigo que se entristeceu em ter de se separar deles e espalhou sua raiva e destruição por todos os lugares até ser expulso de Termina pelos gigantes.

Como não há muita explicação para o significado do que acontece na Lua, tudo acaba ficando bem aberto para especulação e teorias de fãs. Uma das teorias se baseia na ideia de que a Lua é a representação dos sentimentos de Skull Kid. Ou seja, os gigantes são representados pelas máscaras de cada templo correspondente e ele é representado pela máscara de Majora. O que explica bem o porquê de a criança estar tão triste achando que seus amigos o abandonaram, e podemos até entender melhor as perguntas que as crianças fazem. Outra teoria seria que a lua tem consciência própria pelo fato de ter um rosto e até mesmo por derrubar lágrimas, então o que vemos seria sua perspectiva do que está acontecendo.
Existem muitas outras explicações, só que nenhuma parece transmitir perfeitamente o real significado de tudo e talvez nem exista significado para isso. Claro que isso são apenas teorias e não há qualquer confirmação da Nintendo sobre isso, mas quem sabe Eiji, Miyamoto e sua equipe não quiseram exatamente que seus fãs ficassem curiosos e buscassem pistas pelo jogo para desvendar os mistérios de Majora’s Mask.

E você, também acha que Majora’s Mask tem um clima sombrio e meio pertubador, ou alguma vez se sentiu assustado por algo no jogo? Deixe seus comentários e teorias sobre o que você acha de Majora’s Mask e o que a Lua realmente representa.

Revisão: Bruno Nominato


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Tem tudo a ver teoria ,
    Adorei a materia,
    Jogaco tenho ate hj...

    ResponderExcluir
  2. Tem tudo a ver teoria ,
    Adorei a materia,
    Jogaco tenho ate hj...

    ResponderExcluir
  3. Tem tudo a ver teoria ,
    Adorei a materia,
    Jogaco tenho ate hj...

    ResponderExcluir
  4. E cade o remake que nunca vem?

    ResponderExcluir
  5. Ah e falando nisso o Majora's Mask poderia estar como jogo da década no VGA não poderia?

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho medo desse zelda, REALMENTE MEDO, sei la é muito doido, não sei se e pq e muito "poligonal" mas se ganhar um ramake eu jogo

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente nunca tive a oportunidade de jogar este Zelda, foi um dos únicos que não tive...

    Me intriga muito a sua história e realmente, as teorias que criam a respeito deste tema são bem interessantes.

    @ paulo ugarte é um remake que realmente eu quero, se sair um. Seria bacana pro 3DS, dado o sucesso de ocarina of time 3D...! :)

    ResponderExcluir
  8. O negócio é o seguinte, a lua tem sua consciência e talz, mas não é do mal. Que tipo de criatura única no universo se explodiria para destruir tudo? A mascara controla ela, que na verdade é um lugar paradisíaco e lindo, mas após ser controlada a lua vira um "demônio"(aos olhos de todos, mesmo não sendo sua verdadeira forma). As crianças é isso mesmo, os gigantes, e a triste, é com medo deles abandonarem ela. Igual ta escrito na matéria.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google