Mesmo com o Wii U vendendo mais de três milhões de unidades, Nintendo reduz expectativas de vendas

No último relatório financeiro divulgado pela Nintendo , a empresa informou que reduziu a previsão de vendas de hardwares e softwares do... (por Alex Sandro de Mattos em 30/01/2013, via Nintendo Blast)

Mario só vendeu menos que Pokémon. É mais fácil ser herói do que encanador...
No último relatório financeiro divulgado pela Nintendo, a empresa informou que reduziu a previsão de vendas de hardwares e softwares do Wii U para o fim do ano fiscal, que se encerra em março deste ano. A Big N detalhou as vendas de jogos e consoles, inclusive com destaque para Pokémon Black 2 & White 2, que superou a marca de 7,63 milhões de unidades vendidas. Confira mais detalhes das vendas de hardwares e softwares dos primeiros nove meses do atual período fiscal a seguir:

Até o fim do terceiro quarto do atual período fiscal, o Wii U vendeu 3,06 milhões de unidades, porém, a Nintendo reduziu a previsão de vendas de consoles para 4 milhões (a previsão inicial para o fim do ano fiscal era de 5,5 milhões), uma queda de aproximadamente 27%. Até mesmo as vendas de softwares do Wii U tiveram as previsões alteradas: mesmo com mais de 11,69 milhões de softwares vendidos, a Big N reduziu sua previsão inicial de 24 milhões para 16 milhões em vendas de softwares até o fim do período fiscal.

Na linha dos portáteis também houve reduções na previsão de vendas. O 3DS, que vendeu 12,71 milhões de unidades nesses nove meses do ano fiscal, sofreu uma redução nas expectativas de vendas: de 17,5 milhões para 15 milhões. A expectativa para as vendas do irmão mais velho, o DS, também diminuiu: de 2,5 milhões para 2,3 milhões de unidades (até o fim do terceiro quarto do atual ano fiscal, o DS vendeu 2,1 milhões).

Você pode conferir a tabela de vendas nos primeiros nove meses do atual período fiscal (Apr-Dec 2012) e as vendas totais até o momento (LTD) em milhões de unidades na tabela abaixo:


Em um relatório enviado ao VG247, a Nintendo afirmou que obteve um lucro líquido de 14,5 bilhões de ienes no período, elevando a sua projeção inicial de 6 bilhões para 43,2 bilhões de ienes até o fim do atual ano fiscal. Ainda assim, a empresa registrou um prejuízo operacional de 5,85 bilhões de ienes (aproximadamente 64,4 milhões de dólares), o que é uma melhora significativa em comparação ao ano passado, quando sofreu um prejuízo de 16,4 bilhões de ienes no mesmo período. Mesmo assim, Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, espera que a Nintendo volte a lucrar 100 bilhões de ienes (1,1 bilhão de dólares) no próximo ano fiscal.

Na área dos softwares, a Nintendo obteve fortes vendas no período. Entre os destaques estão Pokémon Black 2 & White 2, que vendeu 7,63 milhões de cópias no mundo, liderando o ranking. Em segundo lugar está New Super Mario Bros. 2, que vendeu 5,96 milhões de unidades, seguido por Animal Crossing: New Leaf que, somente no Japão, obteve 2,73 milhões de unidades vendidas. Confira os cinco jogos mais vendidos no atual período fiscal:
  • [DS] Pokémon Black2 &White 2 – 7,63 milhões;
  • [3DS] New Super Mario Bros. 2 – 5,96 milhões;
  • [3DS] Animal Crossing: New Leaf – 2,73 milhões (somente no Japão);
  • [Wii U] New Super Mario Bros. U – 2,01 milhões;
  • [Wii U] Nintendo Land – 2,33 milhões (inclui as vendas do jogo com o Deluxe Set).

Podemos notar que, mesmo com redução nas expectativas de vendas de consoles, o destaque é, claramente, as vendas de softwares. A franquia New Super Mario Bros. mostra que Mario 2D faz sucesso e Pokémon é, definitivamente, um monstro em vendas. Agora, é só aguardarmos o fim do ano fiscal e os números definitivos em março.
Fonte: The Verge



Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google