Pokémon Blast

Pokémon Blast: Mitologia Pokémon, Parte 2 - Mew e a origem dos Pokémon

Como vimos na semana passada , a origem do "tudo" é Arceus. Ele é aquele que deu forma ao universo dos monstrinhos de bolso e tu... (por Unknown em 19/01/2013, via Nintendo Blast)

Como vimos na semana passada, a origem do "tudo" é Arceus. Ele é aquele que deu forma ao universo dos monstrinhos de bolso e tudo que existe dentro dele. Entretanto, Arceus não é o responsável direto pela grande maioria dos Pokémon que conhecemos hoje em dia e que podemos encontrar no início de nossa jornada. E é sobre esse responsável, Mew, que falaremos hoje, além de dois outros Pokémon recheados de mistérios: Jirachi e Unown. Mesmo que não esteja categorizado como um Pokémon lendário, muitos já podiam imaginar que os Unown teriam alguma relação com a mitologia dos monstrinhos. E agora, convido vocês para descobrirmos juntos as relações desses Pokémon com Arceus.


 Código biológico


Saindo um pouco de religião e vindo para ciência, vamos falar sobre DNA. Se você é um expert, um dos melhores alunos da classe, pode pular essa parte. Mas se você não prestou atenção direito nessa parte das aulas de ciência, é melhor investir algum tempo aqui. Basicamente, DNA é uma abreviação de "deoxyribonucleic acid" (ácido desoxirribonucleico) e contêm instruções genéticas que são responsáveis por traços e características de seres vivos. De certo que um ser vivo pode "evoluir" com o passar de eras justamente para se adaptar às novas necessidades. Aqueles insetos que conseguem se camuflar melhor, sobrevivem e passam suas características para frente. Aqueles animais que podem correr mais rápido por terem pernas melhores, sobrevivem e passam isso adiante. Muitos animais mudam completamente ao ponto de "se tornarem outros" completamente diferentes de seus antepassados, devido à diversa quantidade de modificações em seu processo evolutivo. Essa linha de raciocínio não é muito complexa, certo? Claro, há uma explicação muito mais profunda e elaborada sobre DNA e cadeia evolutiva, mas essa não é uma aula de ciências. Tendo uma noção sobre trindade e DNA, estamos prontos para abordar o tema de hoje.


Força-tarefa interdimensional


Ei, vocês já jogaram Patapon?
Vamos começar pelos Unown. Catalogado na National Dex como número 201, altura de 0.5m, pesando 5kg.  Discretamente, esse foi o primeiro Pokémon a ter "formas alternativas". Suas 28 derivações lembram o antigo símbolo de proteção egípcio, "Eye of Horus". Os Unown se comunicam por ondas eletromagnéticas, como sinais de rádios (e que podem ser ouvidas pela PokéGear). O seu som reproduzido tem a mesma base da melodia da "Azure Flute" (falamos dela semana passada, não?) e isso não é coincidência.

No mundo Pokémon, estamos cientes de que diversos alfabetos usados pela humanidade em diversas épocas diferentes tiveram os Unown como inspiração. É evidente que eles estão conosco desde o início. Há uma outra dimensão (da qual falaremos mais no tópico sobre Giratina) pela qual os Unown podem intercalar com nossa dimensão atual. Isso pode ser visto não apenas no terceiro filme da franquia ("O Imperador da Torre de Cristal", no Brasil) como em diversas ocasiões em que eles têm alguma participação. Como a origem de seu nome sugere (unknown), muito sobre esse mostrinho ainda é desconhecido, além de estarmos cientes que ele tem um papel essencial na regerência dos guardiões que cuidam das criações de Arceus.


Mensageiro interdimensional



Terceiro olho
Sendo menor que Unown (0.3m) e tendo na Hoenn Dex o mesmo número que ele na National Dex, Jirachi é o Pokémon mais leve do tipo metal, pesando apenas 1.1kg. Dentre tantas religiões e culturas, ocidentais ou orientais, o conceito de "fé" está presente. E para que um deus exista, deve haver fé. Com esse propósito, Arceus criou Jirachi, sendo o Pokémon responsável por alimentar o coração da humanidade com esperança. Jirachi costuma dormir por mil anos e ficar acordado por um período de aproximadamente sete dias, por fim retornando a hibernar. O terceiro olho em sua barriga é responsável por adquirir energia para mantê-lo vivo enquanto dorme por tanto tempo. Ao acordar, Jirachi pode realizar um desejo que esteja escrito em suas "fitinhas" no topo da cabeça. Jirachi pode ser acordado por uma canção de puro coração e realizar o desejo de quem o acordou. Apesar da lenda, relatos de treinadores que tenham encontrado Jirachi durante seu profundo sono são desconhecidos (o loser de Pallet não conta), logo, acredita-se que ele se resguarde na outra dimensão, até mesmo pela maneira que surge cruzando o céu a cada mil anos.



Jirachi é um dos poucos Pokémon que tem um golpe exclusivo: Doom Desire. Nada mais apropriado para um Pokémon que realiza desejos, não? Esse golpe recebeu um upgrade na quinta geração e está entre os mais poderosos do game. Então, não confiem apenas em sua aparência angelical. Jirachi foi um dos primeiros Pokémon a ser distribuídos via Wi-Fi, mesmo os ocidentais podendo tê-lo obtido por meio do disco bônus americano de Pokémon Colosseum anteriormente.


O Grande Antecessor


Apesar de ser o último Pokémon catalogado na Kanto Dex, "Mew" foi o primeiro nome registrado pela Game Freak para os monstrinhos de bolso, em 31 de Março de 1994, quase quatro anos antes do nome "Pocket Monsters" ser registrado, em 26 de Dezembro de 1997. Um fato curioso é que para ler a tão esperada "Congrats! This diploma certifies that you have completed your Pokédex" dos desenvolvedores do game nas primeiras versões, não é necessário ter Mew em sua coleção. Apesar da recente (ou nem tão recente assim) descoberta de como capturá-lo nas versões antigas, o máximo que temos é um reconhecimento de Professor Oak por ter obtido o Pokémon, mas nenhum item especial ou uma "segunda Master Ball" como mitos diziam pouco mais de 10 anos atrás. Podemos chamá-lo de um "Pokémon secreto", como aquele personagem secreto do game de luta, que você precisava fazer algum código para torná-lo jogável.



Mew, Jirachi, Unown, Dialga, Palkia, Giratina, Kyogre, Groudon, Rayquaza, Lugia, Ho-oh, Azelf, Mesprit, Uxie, Cresselia, Darkrai, Tornadus, Thundurus e Landorus foram criados diretamente por Arceus. Já as aves lendárias (Articuno, Zapdos e Moltres), as bestas (Entei, Raikou e Suicune) e o golem (Regigigas) foram criados por Lugia, Ho-oh e pela trindade responsável pelo clima (Kyogre, Groundon e Rayquaza), respectivamente. Exceto por esses citados, todos os outros Pokémon que conhecemos atualmente tem Mew como origem. Dessa maneira, por esse "elo de DNA", Mew tem uma incrível versatilidade para quantidade de golpes que pode aprender e se transformar em qualquer Pokémon.

Na próxima semana, continuaremos com os Pokémon criados diretamente por Arceus seguindo para as trindades, os grupos de guardiões responsáveis pela manutenção do clima, tempo, espaço e até mesmo aqueles conhecidos como "deuses". Até a próxima semana!


Perdeu a primeira parte? Confira ela a seguir:
Parte 1 - Arceus e a criação do universo


Revisão: Bruno Nominato
 


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Muito legal! Mew como o criador dos Pokémon, achei muito interessante. Explica porque ele pode se transformar em todos eles. E Ditto seria uma tentativa errada que clona-lo, por isso só eles tem essa habilidade.

    ResponderExcluir
  2. Matéria excelente! Mostra fatos que não são explicitamente demonstradas nos games, como é o caso de Mew, que nunca Participou de um enredo de jogo por ser tão secreto, mas já participo de alguns filmes (O de Mewtwo e o de Lucario).

    O filme do Jirachi nunca assisti, e apesar de ter o mesmo nos games, foram distribuições wifi (uma na anime frends de um Jirachi japonês lv. 5 e outra nas Saraivas daqui de SP em 2010, creio, um Jirachi especial com Draco Meteor) também nunca teve envolvimento in game.

    Agora entendo melhor seu papel. Fascinante! Ansioso pela próxima parte! :)

    ResponderExcluir
  3. Pokemon além de diversão também é cultura... :)

    ResponderExcluir
  4. Pokemon além de diversão também é cultura... :)

    ResponderExcluir
  5. Não entendi, na parte de Jirachi diz que ele foi criado por Arceus mas Jirachi nao está no grupo de pokemon criado por arceus no fim da matéria. Foi Arceus ou Mew que criou Jirachi?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google