Blast from Japan

Blast from Japan: Mario & Wario (SNES)

Mario & Wario, lançado em 1993 para SNES, foi desenvolvido pela Game Freak e distribuído pela Nintendo. Esse puzzle foi lançado ex... (por Unknown em 27/02/2013, via Nintendo Blast)

Mario & Wario, lançado em 1993 para SNES, foi desenvolvido pela Game Freak e distribuído pela Nintendo. Esse puzzle foi lançado exclusivamente no Japão e usa um dos acessórios mais curiosos do SNES: o SNES Mouse. Apesar do acessório ser criado para o Mario Paint, ele é essencial para que o jogador possa ter uma experiência mais produtiva nessa aventura controlando Wanda, uma fada que guiará Mario contra as armadilhas do antagonista Wario.


Basta remover o balde


Eu sempre suspeitei que Mario não fosse tão inteligente. Não por sua profissão, nada contra encanadores, mas por correr atrás da mesma princesa por tantas vezes, onde claramente ela parece estar um tanto feliz e familiarizada com Bowser. Percebam que ela não contrata seguranças, apesar de ser "sequestrada" quase que semanalmente. Se bem que nesse jogo podemos ver que Peach também não é dotada de muita inteligência. Antes de começar a aventura, Wario joga um balde, um vaso, uma nuvem, ou qualquer coisa na cabeça do jogador e este não consegue ver o caminho, mesmo que continue andando as cegas. O objetivo aqui é controlar Wanda eliminando os obstáculos que possam prejudicar o protagonista. Dentre os personagens jogáveis, Peach, Mario e Yoshi, parece que nenhum é capaz de remover o obstáculo da cabeça por si e precisa do auxílio mágico de uma fada. Agora vocês podem se sentir envergonhados quando perderem para algum deles em Super Smash Bros ou Mario Kart.


Com o mouse, você também pode atrasar o protagonista impedindo que ele caia em buracos, obstruindo seus movimentos. Peach é mais lenta, Mario é o mais equilibrado e Yoshi é mais veloz. O jogador deve fazer escolhas sábias na hora de escolher com qual dos três deverá jogar, pois há fases em que um é melhor que outro e isso você pode entender melhor com o tempo se aventurando pelos 10 mundos do jogo (cada qual com 10 níveis, resultando em 100 longos níveis).

Bom menino e mau menino


Uma confusão natural que surgiu nesse jogo, é que Wario joga um balde com M na cabeça de Mario, que ao contrário parece um W. Logo, fica fácil concluir que Wario tem esse nome por ser o inverso do M. Quando na verdade, o nome de Wario vem do japonês "warui" (悪い), que em uma tradução livre significaria "mal". O mesmo caso se aplica a Waluigi. Essa confusão é semelhante ao aconteceu no filme Super Mario Bros, em que Mario se chamava "Mario Mario" e Luigi se chamava "Luigi Mario", dando algum significado ao título do filme. O fato foi visto com bom humor por Miyamoto, que por sua vez, já confirmou que o sobrenome de Luigi não é Mario. Ah, esses americanos!

Mario & Wario não possui segredo. É um jogo curto, pode ser finalizado em uma tarde tranquila de jogatina escolhendo os personagens e com alguma experiência adquirida durante o jogo. Wanda não parece ficar nervosa por ter de usar seus incríveis poderes mágicos para, bem, guiar um trio de cegos preguiçosos que não tem aptidão para simplesmente remover aquilo da cabeça. E essa situação resulta em alguma horas de diversão em busca de Luigi no fim de cada fase (e quem irá, por fim, remover o que está na cabeça do protagonista).

Revisão: Mateus Pampolha 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google