Criador de Gears of War diz que Nintendo pode se tornar apenas uma empresa de software no futuro

Cliff Bleszinski é um dos criadores de Gears of War e atualmente está trabalhando como diretor de design na Epic Games. Em entrevista ao ... (por Alex Sandro de Mattos em 25/02/2013, via Nintendo Blast)

"Nós na concorrência? Vamos dar umas porradas nele!"
Cliff Bleszinski é um dos criadores de Gears of War e atualmente está trabalhando como diretor de design na Epic Games. Em entrevista ao Games Industry, Bleszinski comentou sobre a situação pela qual a indústria dos games está enfrentando (como ele definiu, um novo período de transição). Para ele a indústria dos jogos está em crise e acredita ainda que a Nintendo se tornará uma empresa apenas de software dentro de alguns anos. Confira a declaração a seguir:

"Esse negócio nunca esteve em um estado de transição como agora desde o Crash dos videogames na década de 80. Eu realmente acho que estamos em um estado de turbulência enorme. Acho que a Nintendo poderá, eventualmente, encarar a situação de se tornar uma empresa que só faz softwares mais à frente. Eu acredito que Sony e Microsoft estão prestes a encarar esse grande desafio. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas adoram jogar em seus iPads. O PC está passando por um renascimento maravilhoso agora. Acho que estamos prontos para fazer downloads de jogos digitais o tempo todo... só quero ver o que acontece. No que diz respeito à indústria, é como Super Smash Bros., e eu quero ver se é a Peach ou o Mario que vencerá."
"Nintendo vivendo só de jogos? Toma essa!
Já não bastava o Pachter..."
Bleszinski não é o primeiro a falar sobre a Nintendo abandonar os hardwares. Já fizemos uma matéria especial abordando essa discussão e, mesmo com a empresa reduzindo as expectativas de vendas e diminuindo o prejuízo dos últimos anos, dificilmente veremos a Big N desistir de seus consoles. Primeiramente porque os jogos first-party da Nintendo vendem consoles e vice-versa. Segundo, ela é uma das principais empresas do ramo que tem contribuído com ideias e inovações nos últimos anos. E por fim, porque a Nintendo, entre as grandes concorrentes Microsoft e Sony, depende única e exclusivamente do ramo dos games e está há mais de três décadas nesse segmento.

E você, o que achou da declaração de Bleszinski? Acredita que a indústria dos games está em um momento de turbulência?

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ta em crise por causa dos jogos sociais,free to play e smart phones da vida,pois são baratos de se produzir e dão um lucro enorme,quanto a sua declaraçãoa respeito da nintendo,bem é a opinião dele,eu sinceramente fico em cima do muro,isso tbm ja passou pela minha cabeça,da nintendo abandonar o barco dos hardwares,mas prefiro ver o que virá no futuro,mas que o 3ds ta ajudando a nintendo financeiramente há isso tá,pois vende muito,mas infelismente não posso dizer o mesmo do wii u,pra mim ele e vita tão sendo farinha do mesmo saco,2 fails!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou nintendista xD pelo fato dos jogos da nintendo ter realmente diversao. Acho que todos os seus consoles foram epicos, principalmente os portateis, mas a nintendo pecou em nao ter dado um hardware poderoso ao wii u, na proxima a nintendo nao so tera que inovar novamente, como dar um hardware realmente poderoso! Ou fazer diferente, tentando torna um portatil muito poderoso. E acho desrespeito os jogos exclusivo do wii u terem ido para outra plataforma, sem falar o RE:reveletion do 3ds. Sacanagem .i.

    ResponderExcluir
  3. O atual líder em vendas, 3DS, e o líder de vendas em consoles de mesa da geração passada, Wii, mandam lembranças ao Cliff.

    Ps: o novato Wii U já se demonstra como um excelente e inovador console. Aguardem jogos épicos nele. A Nintendo vai botar quente.

    ResponderExcluir
  4. Ess cara não sabe o que fala. Isso é um desejo dele, somente isso. Nintendo é a maior vendedora de video games, a única que tem um portfolio de games de causar inveja e o cara vem falar que a nintendo vai dar isso de mão beijada?!

    ResponderExcluir
  5. Sou nintendista também, mas isso não seria algo tão distante para a Nintendo. Infelizmente a Nintendo conta com um público específico, e a falta de uma atuação de thrdies no mesmo nível dos outros consoles sem dúvidas deixa a desejar em relação aos consoles de mesa. Eu fico imaginando que a Nintendo poderia vir a um dia produzir apenas portáteis, que sempre foram de grande qualidade e apelo de todos. Mas, pensem só: e se o Wii tivesse dado seguimento à queda estabelecida na era do GameCube? Felizmente isso não ocorreu, mas se o WiiU não for tão bem (principalmente após a chegada do PS4 e 720)?

    O problema da Nintendo é que não adianta se firmar em franquias como Mario, Zelda e Pokémon. Claro, são nomes e peso, que qualquer empresa gostaria de ter em seus consoles. POrém, num momento de transição e maior pluralidade dos gamers, chegará o momento em que esses três nomes não serão suficientes.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que a declaração dele é uma declaração de alguém que só curte a jogatina que foi apresentada pelo PS3 e o 360, daquelas que meio que estagnaram e não curtem as inovações tenológicas. Realmente a indústria está em turbulência atualmente e muita coisa vai acontecer. Mas pela postura da Nintendo, acredito que ela tentará manter os consoles vivos com todo o esforço necessário.

    ResponderExcluir
  7. essa conversa da nintendo abandonar a produçao de hardware ja tem mais de 20 anos...

    ResponderExcluir
  8. Novamente, mais bobangens. Como você disse, são as franquias da Nintendo que vendem consoles e vice-versa, então, enquanto a BigN continuar fazendo mais jogos de suas franquias, mais consoles serão vendidos. No momento o Wii U não está vendendo tão bem quanto poderia, mas as vendas certamente aumentarão com a chegada de Wind Waker HD, Pikmin 3 e o atualmente controverso Rayman Legends, e ainda existem outros jogos a caminho.

    As pessoas se esquecem que hoje em dia os consoles estão oferecendo experiências diferentes de 10 anos atrás. Hoje já não basta mais simplesmente apertar um botão, temos que realizar movimentos em conjunto, podemos jogar pela internet sem o uso do PC, temos redes sociais próprias para gamers, e futuramente veremos uma integração maior entre portáteis e consoles. Eu acho que a indústria de games não está em crise, mas certamente está entrando em uma com o lançamento dos iPads e iPods; entretanto, com maneiras inovadoras de se jogar e abordar os jogos, creio que a Nintendo conseguirá evitar a crise da indústria de games nos próximos anos.

    ResponderExcluir
  9. essa foi pior q o criador do halo4 falou que as crianças iriam larga o wii pra joga halo 4 é cada uma q eu escuto

    ResponderExcluir
  10. ... Ele deveria estar mais preocupado em qual Engine vai usar em seu Próximo Gears do que ficar fazendo previsão negativa, porque a Unreal Engine 3 jah não eh mais a sensação que era... :/

    Sinceramente na situação atual, é inconcebível pensar na possibilidade da Big N sair do ramo de consoles, vide vendas mundiais do Wii na geração corrente...

    Vide as vendas absurdas de 3DS ao redor do Globo nos últimos 4 meses...

    Vide o aumento das ações da Nintendo no meio do anuncio do PS4...

    Vide a marca de console mais vendido da história ser dada ao Nintendo DS, passa do até mesmo o lendário PS2...

    Vide uma empresa que dá lição de como se fazer videogames há mais de 30 anos! Nossa... A Nintendo anda mesmo muito mal das pernas né... Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Videogame nunca vai deixar de existir....

    eu acredito ainda, que a SEGA voltara a ter um console num futuro proximo...

    ResponderExcluir
  12. G:O:W e o jogo mais dispensavel que eu conheço .


    palhaço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tua opinião,a grande maioria não pensa assim!!!

      Excluir
    2. Nao cara, vc esqueceu do playstation all star battle. Depois vem o gow no ranking dos mais dispensaveis.

      Excluir
  13. A Nintendo não abandonou o mercado de hardwares nem com os comercialmente fracassados NINTENDO 64 e GAMECUBE , imagine agora que a empresa retomou a liderança do mercado de consoles com o WII e vende 3DS como se fosse água .

    A empresa continuará inovando por muitas gerações ainda ...

    Em tempo , eu tenho o Xbox 360 e o tal game produzido por esse senhor pra mim é uma merda ... como tudo que vem da Epic , que só pensa experiencias graficas .

    ResponderExcluir
  14. Já sabia que essa postagem iria ter vários fanboys brigando com o cara! XD

    @Pain: Espero que você esteja se referindo a Gears of War, não God of War... ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha ele ai denovo,só faltava essa....Cliff e "Shadow Mario" lutando contra os "alienados"kkkkkkkkk

      Excluir

Disqus
Facebook
Google