Blast Files

Caso #004: Os maiores mitos de Legend of Zelda

Grandes franquias sempre ganham muita atenção e levam seus fãs mais dedicados a procurarem por algo único e novo em seus jogos, resultando... (por Luciana Anselmo em 09/03/2013, via Nintendo Blast)

Grandes franquias sempre ganham muita atenção e levam seus fãs mais dedicados a procurarem por algo único e novo em seus jogos, resultando no nascimento de rumores e lendas. Ao longo dos anos, a série The Legend of Zelda capturou as mentes e os corações de milhões de jogadores que acabaram mergulhando fundo na mitologia de seu universo fascinante e, como não poderia deixar de ser, tudo isso contribuiu à criação de mitos. Embora alguns deles sejam falsos, eles acabam trazendo um toque especial à franquia. E no Mythblasters de hoje, vamos desvendar a verdade por trás dos mitos mais famosos de Zelda.

AVISO: O seguinte texto contém spoilers de alguns jogos da franquia Legend of Zelda

Biggoron’s Sword em Twilight Princess

Um mito popular e recente envolvendo Twilight Princess é que a espada pendurada na parede no segundo andar do Castelo de Hyrule seria a famosa e poderosa Biggoron’s Sword. Claro que seria épico e nostálgico ter uma ligação tão direta assim com Ocarina of Time, mas infelizmente basta apenas algumas comparações estéticas para percebermos que esse mito é falso.

Ao olharmos a grande espada na parede, podemos ver que a guarda dela é mais longa e larga do que a espada Biggoron, seu cabo também é mais grosso e de cor diferente, além de diferenças no pomo e no design do centro. Aliás, uma das únicas similaridades é o comprimento da lâmina, o que não faz com que sejam o mesmo item, já que o provável é que a encontrada no castelo seja apenas uma espada Montante, tipo de espada europeia na qual a Biggoron’s Sword foi baseada.

Os chefes de Wind Waker não têm nomes

É comum que os jogadores pensem que os chefes encontrados nas dungeons de Wind Waker não têm nome, já que nada é indicado na batalha, como usualmente acontece nos outros jogos da franquia. Mas não se enganem por esse simples detalhe, pois assim como sempre foi, os inimigos também foram agraciados com nomes. O que acontece é que eles só são descobertos quando uma foto deles é tirada com a Pictograph Box e levada à Nintendo Gallery para que suas pequenas estátuas sejam feitas. Desta forma, os nomes são revelados na descrição dos personagens.


Já que muitos jogadores desnaturados simplesmente decidem não fazer essa divertida sidequest da Nintendo Gallery, acabam nunca descobrindo os nomes dos chefes que enfrentaram ao longo da aventura. Bem feito! Isso que dá se chamar de fã e ignorar uma parte legal do jogo como esta.

Vencer o maratonista na corrida até Lost Woods

O maratonista de Ocarina of Time com certeza fez com que muitos jogadores perdessem a paciência e tardes inteiras tentando vencê-lo, com a esperança de que isso pudesse trazer algum tipo de prêmio ou simplesmente pra conseguir o que mais ninguém conseguia. O que esses fãs não sabiam é que a Nintendo estava só fazendo seus fãs perderem tempo, já que não havia possibilidade de vencer o maratonista, não importando em quanto tempo você fizesse o percurso.

Só para vocês terem noção do quanto os jogadores levaram esse assunto a sério, o próprio Shigeru Miyamoto teve que se pronunciar a respeito, dizendo que o maronista é imbatível. Mas como tem gente que gosta de duvidar do que a Nintendo diz, tiraram a prova concreta de que é impossível vencê-lo. Alguns fãs, usando métodos não convencionais (GameShark), conseguiram parar o tempo no jogo e terminar a corrida com o seguinte tempo: 00:00. E o que acontece? O maratonista diz a mesma coisa de sempre: “Eu ganhei por um segundo a menos”. Bem rápido esse maratonista não é mesmo? Consegue ganhar com recorde de tempo negativo! Parabéns para ele!

A sala secreta de A Link to the Past com o nome de um leitor da Nintendo Power

Existe uma sala secreta cheia de Rupees em A Link to the Past que teria sido nomeada em homenagem a um leitor da revista Nintendo Power. A verdade é que esta sala não era intencionada para fazer parte do jogo de modo normal, mas como uma prevenção. Era uma sala para qual Link era mandando quando o jogo não conseguia determinar para onde ele deveria realmente ir. A tal sala contava com quarenta e cinco Rupees azuis e uma placa que dizia “Meu nome é Chris Houlihan. Essa é a minha sala super secreta. Mantenha isso entre nós, ok?”


Mas quem é Chris Houlihan? Bom, em 1990, a Nintendo promoveu um concurso na revista Nintendo Power, na qual o vencedor sorteado apareceria de alguma forma em um futuro jogo. Para participar, bastava enviar uma foto do inimigo Warmech, de Final Fantasy. Como vocês devem ter imaginado, Chris Houlihan foi o vencedor e ganhou uma sala secreta com seu nome. No entanto, como já foi dito, ela não pode ser encontrada por métodos normais mas é possível achar na internet pelo menos cinco maneiras de se chegar até ela.

Alcançar a entrada secreta de Zora’s Domain em Ocarina of Time

Em Zora’s Domain existe um buraco um pouco escondido debaixo da água, que muitos acreditaram ser uma entrada de alguma área secreta do jogo. Claro que muitos tentaram sem sucesso alcançar esse buraco e, mesmo com a escama prateada de Link, ficou claro que era impossível chegar lá por meios convencionais. Se a escama prateada não era suficiente quando Link era criança, talvez a escama dourada ou a Zora’s tunic ajudasse o Link adulto, não fosse o fato de que Zora’s Domain ficava completamente congelada durante essa fase do jogo. Muitas teorias foram criadas a partir deste simples buraco, sendo que a mais famosa era que a entrada levava a um lugar como uma das Fairy Fountains, intitulada pelos fãs como “Unicorn Fountain”


Com a ajuda de métodos “ilícitos”, ficou provado que o que se encontra nesta entrada era... nada. Isso mesmo, era só um buraco meio quadrado na parede, que possivelmente poderia até ter sido criado com alguma intenção. Mas se esse era o caso, a ideia ficou de fora da versão final do jogo. Uma pena, já que quanto mais passagens secretas, melhor!

O tema principal de Skyward Sword ao contrário resulta em outra música

As trilhas sonoras sempre foram de extrema importância nos jogos da franquia, seja por terem muita relevância no desenrolar do jogo ou por serem simplesmente belas e inesquecíveis. Em Skyward Sword, a música também tem um papel importante e conta com uma épica trilha sonora. Mas nada ganhou tanta atenção ou destaque quanto o tema principal da aventura... só que tocado ao contrário. Mas por que alguém ouviria uma música ao contrário? Para achar mensagens secretas? Bom, alguém teve essa ideia e realmente encontrou algo, que não era uma mensagem, mas sim uma música muito conhecida para nós, fãs de Zelda.


Acontece que tocar o tema principal de Skyward Sword ao contrário resulta em um trecho de Zelda’s Lullaby, uma das músicas mais emblemáticas, tocantes e que é sempre ouvida nos momentos mais marcantes da série. A razão pela qual a Nintendo fez isso ainda é desconhecida, mas após todos esses anos, podemos até dizer que esse é só o jeitinho da empresa de fazer algo especial aos fãs, afinal não é qualquer companhia que se dá ao trabalho de fazer um arranjo musical que resulta em outro já existente.


Obter a Triforce em Ocarina of Time


Ocarina of Time era o jogo do momento em 1998 e obviamente era o centro das atenções de todos naquela época. A fama de um dos melhores jogos já criados se mantém até hoje e, como não poderia deixar de ser, um jogo tão conhecido acabou sendo minuciosamente analisado por seus fãs, que procuravam qualquer coisa nova ou segredo que não tivesse sido encontrado por ninguém. Como vocês devem ter percebido, a maioria dos mitos aqui listados são de Ocarina of Time, mas este é facilmente o maior mitos de todos os jogos de Zelda e que muitos acreditam até hoje que haja algum modo de ser real.


Bom, queridos leitores, esse mito é meio longo, então sentem que lá vem história. Tudo começou com um vídeo da versão inicial de Ocarina of Time, que mostrava algumas coisas do futuro jogo de N64. O problema é que uma cena mostrava Link pegando a Triforce, o que obviamente alimentou a mente dos fãs com esse pensamento quando o jogo finalmente foi lançado. Acontece que na versão final nada disso existia, qualquer ideia de Link obtendo a Triforce havia sido removida. Mas isso não impediu os fãs de passar o rumor adiante, e logo a internet estava lotada de imagens falsas e métodos malucos que supostamente levariam os jogadores a conseguirem a imponente e desejada Triforce. Uma das maiores contribuições para que isso tomasse as proporções enormes que tomou, foi uma garota chamada Ariana, que enviou diversos e-mails ao extinto site Land of Hyrule, afirmando ter encontrado a maneira de obter a Triforce, além de ir longe o bastante para enviar fotos falsificadas. Após muita polêmica, a farsa foi sendo desmentida e Ariana sumiu de vez, sem que ninguém nunca chegasse a saber quem ela era e porque quis ir tão longe com essa história. Provavelmente era só pela fama ou para fazer os fãs de Zelda caírem tão perfeitamente nesse boato, o qual muitos certamente acreditam até hoje. Ou vocês acham que os novos jogadores que começaram com a versão de 3DS já não pensaram nisso em algum momento?


A Nintendo teve que acalmar os jogadores se pronunciando sobre o assunto e desmentindo os boatos. Mas parece que até a Big N quis fazer seus fãs de bobos, já que, em uma piada de primeiro de abril, ela informou que a Triforce podia de fato ser conquistada e era uma das coisas mais fáceis do jogo. Por fim a brincadeira foi revelada, e os amantes de Zelda, mais uma vez, quiseram se defenestrar com a mesma decepção acontecendo novamente. Mas alegrem-se pessoal, a Triforce pode finalmente ser conquistada na aventura mais recente de Link, Skyward Sword.

Não pensem que esses são os únicos mitos desta franquia grandiosa. The Legend of Zelda é uma série muito rica em detalhes, coisas escondidas e segredinhos, mas o objetivo era listar alguns dos mitos mais famosos. Então se vocês se lembrarem de outros ou acharem que algo importante ficou faltando, compartilhe conosco nos comentários!
Fonte: Hyrule Legends
Revisão: Alex Sandro

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google