Pokémon Blast

Pokémon Blast: Celebi, o viajante do tempo

Quase como um sonho para muitos ocidentais, Celebi foi obtido por muitas vezes pelos treinadores nipônicos em seus jogos, mas apenas pouco... (por Unknown em 07/03/2013, via Nintendo Blast)

Quase como um sonho para muitos ocidentais, Celebi foi obtido por muitas vezes pelos treinadores nipônicos em seus jogos, mas apenas poucos anos atrás foi possível para os treinadores ocidentais colocarem suas mãos nele. Celebi está dentre os mais queridos pelos treinadores antes mesmo de seu longa, o quarto filme da franquia animada. Hoje vamos aprender um pouco mais sobre esse monstrinho e entender a razão de toda essa admiração.

Um pouco mais prático que o Green Peace


Em animações orientais, é bem comum vermos árvores envolvidas por uma corda com alguns amuletos discretos em volta. Esses são, de fato, protetores para essas árvores contra pessoas perversas que por qualquer motivo egoísta queiram danificá-la. E essa preocupação em protege-las vem por uma preocupação sobrenatural: espíritos conhecidos como Kodama. Esses espíritos trazem má sorte para quem prejudicar essas árvores, que passam a ser consideradas sagradas. Eles já são velhos conhecidos de quem jogou Megami Tensei (1987, NES) ou assistiu Princesa Mononoke (1997, Studio Ghibli). E é na cultura Anatólia, oeste da Ásia, que a origem do nome desse Pokémon começa com Cybele, uma deusa mãe, que possui semelhanças com Gaia, da mitologia grega. Juntamos isso à serenidade e beleza em japonês e temos Celebi. Ele é conhecido como guardião das florestas e é dito que onde há bela natureza, lá ele estará. Ainda assim, é de conhecimento popular que seu habitat natural é Ilex Forest em Johto, apesar de ser conhecido como "a voz da floresta" por raramente ter interagido com humanos.

Celebi possui a interessante habilidade de viajar no tempo, tornando impossível ter uma básica noção de quantos Celebi existem, pois a cada instante criamos, inconscientemente, um futuro paralelo por escolhas simples como sim ou não. Esse cenário foi melhor abordado durante o quarto longa da franquia, onde um vilão vindo do futuro consegue chamar a atenção de Celebi na intenção de capturá-lo por sua habilidade de viajar no tempo.


Tamanho nunca foi documento


Com apenas 60 centímetros de altura, esse monstrinho já se mostrou mais relevante que muitos dragões enormes que temos pelo mundo Pokémon. Natural Cure permite que Celebi se recupere de qualquer alteração de status como paralisado, adormecido ou congelado. Uma Ability bem conveniente para o perfil de "curador". A base de seus atributos tem o mesmo valor, possibilitando chegar a mais de 300 pontos em qualquer um deles, se devidamente treinados com Efforts.

Celebi é muito usado mesmo nos dias atuais em torneios oficiais por muitos treinadores apesar da dificuldade para obter um desses no ocidente. Quase todos os golpes aprendidos por nível por Celebi, são baseados em seu Special Attack, exceto por um golpe, Natural Gift. Outra boa fatia dos golpes de Celebi são usados para causar alterações de status. Com bom HP e defesas, há Leech Seed que atrasa (e muito, se bem usado) a estratégia do oponente. Há quem prefira usar Ancient Power com Baton Pass, apesar de ser mais incomum ver essa combinação atualmente.

De volta para... Ilex Forest



Há um pequeno templo em Ilex Forest, pelo qual Celebi pode ser capturado, o que se tornou praticamente um templo real por ser alvo das lamentações dos treinadores ocidentais por não conseguirem capturar o monstrinho. Tudo começou em Pokémon Crystal, onde o evento de Celebi era aberto ao ligar seu celular em um Game Boy Color por meio do Pokémon Mobile System GB. Infelizmente, você não apenas precisaria de um celular japonês como também estar por lá para ter o sinal. Dessa maneira, você poderia receber a GS Ball de Kurt, o mesmo NPC que cria Poké Balls artesanalmente. GS Ball é um item-chave e deve ser colocada no templo em Ilex Forest. Assim fazendo, Celebi aparece para o treinador em nível 30.



Anos atrás, em Pokémon Colosseum (GC), os ocidentais tinham a oportunidade de conseguir Jirachi por meio do Bonus Disc que acompanhava o game. O triste fato é Celebi ser o Pokémon desse disco em terras nipônicas. Apenas em eventos mais recentes que tornou-se possível obter Celebi por essas bandas e muitos podem afirmar: a espera valeu a pena.



O carismático Celebi possui muitos fãs, mas não é apenas um Pokémon bonitinho: ele também é muito relevante em combates. Os eventos locais tornavam mais difícil podermos colocar nossas mãos nele, mas com a recente mecânica Wi-Fi nos jogos da franquia, tudo se tornou mais simples. Vide distribuições de Darkrai, Keldeo e outros lendários que provavelmente não registraríamos em nossas Pokédex se não fosse por esse avanço tecnológico.

Revisão: José Carlos Alves

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google