Perfil

Faça sua própria história com Hero, de SMT: Devil Survivor! - Parte 1

As matérias do estilo Perfil costumam ter um padrão, falando sobre os feitos de um determinado personagem, suas características físicas,... (por Fellipe Camarossi em 28/04/2013, via Nintendo Blast)


As matérias do estilo Perfil costumam ter um padrão, falando sobre os feitos de um determinado personagem, suas características físicas, psicológicas e emocionais, e permitem ao leitor ficar diante de talvez uma nova perspectiva mais pessoal sobre o que aquele determinado ícone vivenciou. Mas o que aconteceria se o personagem tratado no Perfil fosse o próprio leitor? É nisso que vamos nos basear para a matéria a seguir, ao falarmos do protagonista de Shin Megami Tensei: Devil Survivor (DS) e seu remake, Shin Megami Tensei: Devil Survivor Overclocked (3DS).

O personagem principal, carinhosamente apelidado de “Hero” pelos fãs, é um rapaz de dezessete anos, com cabelos azuis que o fazem destacar na multidão. O interessante sobre esse protagonista é que o seu nome e todas as suas escolhas durante a jogatina são determinados pelo jogador, então nada mais justo que o seu Perfil seguir o mesmo padrão, não? Embarquem nessa aventura e sigam as regras corretamente, okay?
Instruções de leitura:
  • Sempre que a lacuna “_____” surgir no texto, leia como o seu próprio nome (caso o leitor seja um homem) ou algum nome à sua escolha (caso seja uma mulher);
  • Depois do prólogo, os parágrafos serão enumerados. Para seguir a história corretamente, guie-se pelo número indicado no texto para saber para qual parágrafo ir após o que está lendo;
  • Sempre que houver alguma decisão a ser tomada, siga apenas a decisão que escolher. Dessa forma, caso leia o texto novamente, a experiência será nova;
  • Tente se basear nas suas escolhas reais e pessoais, assim o texto se tornará mais imersivo e divertido; 
  • Vale lembrar que este texto contém revelações sobre o enredo (spoilers), portanto leia por sua conta e risco!
Todos prontos? Mandem ver!


Prólogo: Advento Demoníaco

_____ é um estudante do ensino médio e foi convidado a ir junto de seus amigos, Atsuro (o nerd geek) e Yuzu (a mocinha hipster), encontrar seu primo Naoya. Todos combinaram de se ver em Shibuya, mas Naoya não pôde comparecer e por isso entregou a Yuzu um pacote para o trio, contendo nada menos que três aparelhos de comunicação muito semelhantes a um DS/3DS chamados “Communication Players”, ou “COMP’s”. O aparelho conhecido pelo grupo parecia ter uma interface diferenciada, aparentemente travada por senha, mas nada que o gênio da informática Atsuro não pudesse invadir. Infelizmente, logo desejariam que isso não tivesse acontecido.

Meu 3DS nunca fez isso.
Infelizmente.
Dos aparelhos surgiram criaturas assustadoras, demônios. Essas criaturas começaram a atacar, mas graças a uma função chamada “Harmonizador”, a luta se equilibra e permite aos jovens causar dano nas criaturas. Derrotados, estas se submetem ao COMP e, a partir daquele momento, podem ser invocadas e usados ao bel-prazer de _____ e seus amigos. Perplexos, os jovens correm dali, perguntando-se o que fazer.

Em sua disparada, o grupo para perto de um cemitério, onde um demônio mais forte que os outros, Wendigo, aparece. _____ percebe um número em cima de seus companheiros, um belo "1" dentro de um círculo vermelho, mas estes somem assim que entram em combate com o demônio. Do meio da floresta surge uma sacerdotisa e esta concorda em ajudá-los, afugentando Wendigo e deixando seus subalternos para serem eliminados pelos jovens. Livres da ameaça, concordam que é muito tarde para prosseguir e é melhor descansarem por ora.

Capítulo 1: Destino Selado

(1) Logo ao acordarem, os rapazes percebem que, além de sem energia, toda a região do metrô Yamanote (ou “Linha Yamanote”) está selada por todas as direções. Também descobrem que aquele número em suas cabeças se chama “Death Clock” e indica em quanto tempo as pessoas irão morrer. No caso, o grupo apresenta Death Clocks no número 0, então este é o dia de suas mortes. Além disso, recebem um estranho e-mail que parece dizer todos os eventos importantes que ocorrerão no dia, inclusive assassinatos. Mesmo assim, sem saber como proceder, cabe a _____ decidir se irão procurar uma saída (2) ou buscar informações com outros civis (3).

(2) Sondando a região foi possível perceber que havia soldados fechando todos os pontos da região. Acabam encontrando um homem em particular desesperado para sair chamado Honda, que pede ao grupo que o avise caso encontrem algo, e ele mesmo promete ajudar com o que puder. Com isto, não resta outra opção senão continuar procurando uma saída (5).

(3) Abordando várias pessoas, _____ acaba por conhecer Kaido, o líder de uma gangue da região chamada “Daemons”, mas que parece ser uma pessoa de boa índole. Ele oferece ajuda para encontrar uma saída e vai informar o grupo caso encontre algo. Bem, de volta a busca por informações (4)!

(4) Ainda na busca, o grupo esbarra em Keisuke, um amigo de Atsuro. Este parece evasivo e se afasta sem demora, deixando o colega apreensivo. De qualquer maneira, não podiam parar. Continuando a caminhada, encontraram Haru, uma cantora indie que acabou ficando presa na situação também. Yuzu é muito fã dela e fica honrada de poder falar com a vocalista. De qualquer maneira, o melhor é continuar andando (6).

(5) Procurando pela saída os jovens encontram uma jovem cosplayer chamada Midori, que, apesar do jeito mimado, mostra estar muito apreensiva sobre achar uma saída. Após concordarem em compartilhar quaisquer informações que conseguirem, voltam a procurar (6).

(6) O horário indicado pelo e-mail para uma catástrofe chega e o grupo reencontra Wendigo, o demônio da noite anterior. Era ali que eles iriam morrer. _____ não desiste apesar disso e resolve enfrentar os demônios e, acompanhado dos amigos, conseguem vencer. O Death Clock aumenta para 2 e, aliviados, podem continuar sua busca por uma forma de sair. Entretanto, Atsuro relembra o grupo que precisam carregar seus COMPs, senão não poderão usar suas habilidades – e sem energia na linha Yamanote, a coisa complica. Desta forma, partem em busca de um carregador (7).

(7) Passeando pelas lojas, os jovens encontram Keisuke, amigo de Atsuro, que parece surpreso. Ele afirma que quando os viu anteriormente, seus Death Clocks estavam em 0 e agora subiram. Isso comprova que ele também tem um COMP e pode invocar demônios. De qualquer maneira, ele oferece ao grupo carregadores manuais para os COMPs e se afasta. Com isto pronto, o melhor agora era irem descansar (8).

(8) No caminho para seu refúgio, _____ reencontra com a sacerdotisa da noite anterior, que se apresenta como Amane e diz ser de uma seita religiosa chamada Shomonkai que está se dedicando para passar por esse “desafio de Deus”, que é como se referem ao repentino surto de demônios. Fica a oferta para se unir a causa deles, mas, ao menos por hora, o melhor é descansar (9).

Capítulo 2: O Levantar do Imortal

(9) Com o raiar de um novo dia, surge um novo e-mail anunciando os acontecimentos do futuro – e dentre eles, mais de cinquenta mortes em determinado horário. Apesar do pânico ameaçar se formar, _____ sabe que o mais indicado é manter a calma e traçar o próximo movimento. Desta forma, fica claro que as opções são esperar onde as mortes vão ocorrer (13), procurar mais informações sobre o selamento de Yamanote (10) ou mesmo ir caçar uma saída (11).

(10) Dentre as pessoas na multidão, uma jovem repórter se desprende e aborda o trio. Ela está escrevendo uma matéria sobre a situação de Tóquio e sobre como o governo está lidando com o problema, e resolve entrevistar o grupo. Após o primeiro contato, ela deixa “vazar” a informação de que é possível que haja uma saída na rodovia, pois supostamente lá tem uma conexão com a linha de metrô. Agora cabe ao _____ ir verificar a veracidade da informação (12) ou ir direto ao local onde as mortes ocorrerão (13).

(11) Enquanto circundam novamente o perímetro, o grupo vê um helicóptero do governo deixando um enorme contêiner em uma das ruas, repleto de suprimentos entregue as pressas. A forma com a qual o governo lida com a situação só deixa para _____ a conclusão de que eles já sabem sobre o surto demoníaco, e parecem ter desistido do povo. Nisso encontram Mari, uma ex-professora de Atsuro, que está extremamente apreensiva sobre a forma com a qual a política lida com a vida humana, e pede para o grupo tomar cuidado. Bem, hora de ir evitar as mortes massivas (13)!

(12) Chegando à rodovia, o grupo se vê obrigado a enfrentar alguns demônios que parecem querer invocar um tal “Lorde Beldr”, o suposto líder deles. Visto a periculosidade, atacam e livram-se da ameaça, mas sem esquecer sobre aquele nome, “Beldr”. Ao tentar avançar, são abordados por Izuna, uma mulher da SDF (Self-Defense Force, a equipe tática responsável por manter a linha Yamanote selada) que aponta suas armas sem hesitar para que desistam da fuga. Agora mais do que nunca _____ sente que não há mesmo saída. Frustrados, só podem ir evitar que as mortes aconteçam (13).



(13) O local é a entrada do metrô, e ali, vários monstros estão tentando entrar enquanto as pessoas fogem lá para dentro – e dentre elas está a famosa cosplayer Midori. As criaturas estão seguradas pelo bravo Keisuke, cujo Death Clock avisa que está prestes a morrer. Incapaz de deixar isso ocorrer, _____ entra no combate junto dos amigos e evita o caso, assim estendendo o tempo de vida do amigo de Atsuro e salvando as cinquenta pessoas. Midori se mostra particularmente interessada em como conseguiram usar os COMPs para salvar pessoas e resolve que quer fazer o mesmo, conseguindo para si seu próprio COMP e começando sua jornada como heroína (o que, infelizmente, reduz o seu Death Clock drasticamente). Decisões tomadas, é momento do grupo traçar o próximo passo, podendo voltar a andar pela multidão atrás de pistas (15), insistir em achar uma saída (17) ou mesmo ir procurar informações sobre aquele tal de “Beldr” (14).

(14) Rondando a região, _____ se depara com um grupo de demônios atacando um templo, e eis que surge Honda e Kaido, uma inusitada dupla de homem sério e um delinquente, para retaliar. Foi uma surpresa vê-los com COMPs, mas parece que a cada instante mais pessoas portam os aparelhos. Sem muita escolha, o grupo ajuda a eliminar os demônios, e acabam por ouvir intimidadoras sentenças como “nosso mestre Beldr, o imortal, irá voltar”. Um demônio imortal? Talvez seja uma boa procurar mais a respeito disso (16).

(15) O grupo anda bastante antes de encontrar uma cena inusitada entre o líder de gangue Kaido e a jovem professora Mari numa discussão referente ao rapaz estar se arriscando demais e podendo acabar como o seu irmão. Apesar de repreensiva, é clara a preocupação da mulher, e é recíproco o sentimento da parte do delinquente. De qualquer forma eles se afastam, e cabe a _____ decidir se prefere abordar Kaido (18) ou Mari (19) sobre o ocorrido.

(16) Procurando por algo sobre Beldr, o grupo encontra Gin, um amigo de Yuzu que é dono de um bar por perto e conhecido de Haru, a cantora indie. Este se mostra preocupado sobre a situação que está se alastrando por Tóquio, e parece estar especialmente preocupado com Haru. De qualquer maneira, pede para que tomem conta de si, pois ele viu muitas pessoas usando COMPs para o mal, além de que os hospitais não conseguem lidar com tantos ataques de demônios. Parece que fugir desse caos está cada vez mais fora de cogitação. (20).

(17) Buscando uma saída, _____ anda bastante até encontrar Honda, mais uma vez tentando argumentar com a polícia para conseguir sair. Sem sucesso, ele tenta se comunicar com alguém de fora em um aparelho, aparentemente um celular, mas o esconde as pressas quando é abordado pelo grupo. Enfim sabemos o motivo de seu desespero: seu filho está internado e ele só quer ir vê-lo antes de sua cirurgia, que pode ser fatal. É triste, mas há muitas pessoas como Honda naquela situação, porém isso não torna menos suspeita sua atitude (20).

(18) Ao falar com Kaido, este explica que seu irmão fora encontrado morto meses atrás em um caso de assassinatos onde as vítimas foram encontradas sem nenhum sangue no corpo, e Mari estava preocupada com ele procurando o assassino. Agora, mais do que nunca, ele suspeita que possa ter sido um demônio que executou essa barbárie, e precisa encontrá-lo antes que ele leve mais alguém importante para ele, como a própria Mari. A situação cada vez mais caótica faz _____ perguntar-se o quanto tempo podem continuar sem se envolver nesse emaranhado de situações (20).

(19) Mari se mostra serena, mas preocupada. Ela explica que era noiva do irmão mais velho de Kaido, mas este fora assassinado num caso de serial killer onde as vítimas eram encontradas sem sangue algum no corpo, como um vampiro. É possível que o assassino seja mesmo algo assim, com o surto de demônios, e ela teme pela vida do jovem que teima em se arriscar tanto pelos outros. Talvez seja o momento de _____ entrar nessa história e trazer a solução para a realidade (20).

(20) O sol se põe e _____ tem muito no que pensar. Após ver-se em meio a um turbilhão de histórias e problemas, tanto dos outros como os próprios, o jovem começa a se perguntar se é somente coincidência tudo estar acontecendo ao seu redor. Com a sociedade ruindo, os demônios se alastrando e o iminente levantar de Beldr, está cada vez mais claro que _____ terá de tomar um partido nesse combate e lutar não só por sua vida, mas pelo destino que deseja para toda a humanidade.

Com isso concluímos essa primeira parte do Perfil do protagonista de Devil Survivor. O que será que temos por vir nessa conturbada aventura? Estariam os heróis se aproximando de uma decisão? Me digam vocês, afinal, aqui, os protagonistas são os leitores!


Revisão: Gabriel Toschi
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google