Game Music

O som de um mundo pós-apocaliptico: conheça a intensa trilha sonora da série Mega Man Zero (GBA/DS)

Mega Man Zero dividiu opiniões quando foi lançado. A série, que se passa anos após os acontecimentos da saga Mega Man X, trouxe várias m... (por Farley Santos em 24/05/2013, via Nintendo Blast)


Mega Man Zero dividiu opiniões quando foi lançado. A série, que se passa anos após os acontecimentos da saga Mega Man X, trouxe várias mudanças na jogabilidade, no sistema de jogo e na direção de arte. Foram lançados quatro jogos para GBA e uma compilação para DS, todos eles sucesso de público e crítica. Além do alto desafio, belos gráficos e controles precisos, a série Mega Man Zero também conta com uma excelente trilha sonora, repleta de composições elaboradas, que combinam perfeitamente com a ação.

Muitos compositores para muita música

É complicado introduzir uma nova série, ainda mais quando faz parte de uma franquia popular como Mega Man. Sendo assim a desenvolvedora Inti Creates escalou Ippo Yamada para ficar a cargo da trilha sonora. O compositor já tinha trabalhado como designer de som em outros trabalhos da Capcom como Mega Man X2 (SNES), Street Fighter II (SNES) e Resident Evil (PS/DS). Em Mega Man Zero ele trabalhou sozinho, salvo uma faixa que é de autoria de Setsuo Yamamoto.


A partir do segundo game, outros compositores da Inti Creates se juntaram a Yamada na construção da trilha sonora. Masaki Suzuki, Luna Umegaki, Chicken Mob, Tsutomu Kurihara e Shinichi Itakura entraram para a equipe de som da série. Juntos eles formaram o III: Sound Create Unit, grupo responsável pela música de toda a série Mega Man Zero. Por conta dessa mudança, o número de faixas aumentou consideravelmente e as composições se tornaram mais variadas. O III também é responsável pela música de outros games, como Mega Man 9 (Wii/PS3/X360) e Mega Man ZX (DS).

Uma infinidade de arranjos

A trilha da série Mega Man Zero acompanha perfeitamente a ação, com composições agitadas e frenéticas que lembram Mega Man X, sendo a guitarra um dos instrumentos que mais se destaca. Mesmo com o hardware limitado do GBA, a qualidade das músicas é alta e as melodias são memoráveis. Um pacote intitulado Rockman Zero Complete Game-Music Collection - Rockman Zero 1~3, contendo faixas dos três primeiros episódios da série foi lançado.

A Inti Creates tinha planos maiores para a música de Mega Man Zero do que somente álbuns contendo a trilha sonora. Para cada um dos jogos, o III produziu um álbum arranjado. Além de todas as faixas dos títulos completamente retrabalhadas, os discos contavam também com faixas do tipo “drama”, nas quais os personagens conversavam entre si, revivendo e expandindo a trama dos jogos. Belas ilustrações e textos no encarte complementavam também a história. Algumas composições também receberam versões cantadas.

Mesmo após o fim da série, novos trabalhos foram produzidos. Para comemorar o lançamento da compilação Mega Man Zero Collection para DS, o III produziu um novo álbum de arranjos. Intitulado Remastered Tracks Rockman Zero Mythos, o disco apresentava novos arranjos dos jogos da saga, além de uma composição completamente nova para a coleção de DS. O último trabalho, Rockman Zero Collection Soundtrack - résonnant vie -, foi o mais inusitado de todos: os arranjos são acústicos e contam com instrumentos como violino, piano e saxofone.

Confira a seguir algumas seleções dos vários álbuns arranjados.

Remastered Tracks Rockman Zero

O começo das aventuras de Zero é o que mais remete à Mega Man X. As composições são sombrias, o que combina perfeitamente com o fato de o Zero estar explorando um novo e misterioso mundo. Por conta da quantidade reduzida de faixas, boa parte delas é utilizada mais de uma vez durante o game.

Theme of ZERO (from Rockman X)
Theme of ZERO (from Rockman X) by Inti Creates on Grooveshark

Crash
Crash by Inti Creates on Grooveshark

Hell Plant
Hell Plant by Inti Creates on Grooveshark

Remastered Tracks Rockman Zero Idea

O segundo título marca a volta do herói, que agora já é conhecido em todo o planeta. Por conta do aumento da quantidade de compositores, Idea tem mais faixas e variedade. Aqui as melodias com guitarra se tornam mais aparentes.

Departure
Departure by III on Grooveshark

Gravity
Gravity by III on Grooveshark

Passionate
Passionate by III on Grooveshark

Combustion
Combustion by III on Grooveshark

Remastered Tracks Rockman Zero Telos

O terceiro título da série apresenta um novo vilão e revela detalhes importantes sobre o passado de Zero. A trilha sonora não apresenta tantas mudanças e continua com a temática do jogo anterior, por mais que é possível sentir a evolução das melodias. Telos é considerado o melhor álbum da série por inúmeros fãs, por conta da qualidade de suas composições.

Break Out
Break Out by Inti Creates Japan on Grooveshark

Old Life Space
Old Life Space by Inti Creates Japan on Grooveshark

Trail on Powdery Snow
Trail on Powdery Snow by Inti Creates Japan on Grooveshark

Submerged Memory
Submerged Memory by Inti Creates Japan on Grooveshark

Remastered Tracks Rockman Zero Physis

O episódio final de Mega Man Zero se passa em uma área natural, sem a presença forte de humanos e Reploids. O resultado são músicas um pouco mais orgânicas, sem abandonar as ideias exploradas nos títulos anteriores.

Esperanto
Esperanto by Inti Creates Japan on Grooveshark

Max Heat
Max Heat by Inti Creates Japan on Grooveshark

Blaze Down
Blaze Down by Inti Creates Japan on Grooveshark

Blackheart Beat
Blackheart Beat by Inti Creates Japan on Grooveshark

Rockman Zero Collection Soundtrack - résonnant vie -

O último álbum arranjado da série é completamente diferente dos outros. Aqui são utilizados instrumentos acústicos como piano e violoncelo, o que muda completamente a atmosfera das composições. Segundo Ippo Yamada, a intenção do álbum é “ser um paradoxo, utilizando música orgânica e não eletrônica para representar um mundo dominado por máquinas”.

For Endless Fight in Resonance
For Endless Fight in Resonance by III on Grooveshark

Break Out in Resonance
Break Out in Resonance by III on Grooveshark

Holy Land in Resonance
Holy Land in Resonance by III on Grooveshark

Composições de sucesso

Com tantos álbuns de qualidade, é difícil não gostar de algumas faixas da trilha sonora de Mega Man Zero. São composições energéticas e repletas de melodias marcantes, que combinam perfeitamente com a ação intensa das aventuras de Zero. Mesmo quem não é fã de guitarras pode apreciar a música da série através do álbum résonnant vie, que apresenta uma interpretação inusitada das composições. A iniciativa deu tão certo que o III produziu álbuns arranjados de outros títulos, como Mega Man 9. E vocês, quais são suas faixas favoritas da série Mega Man Zero?


Revisão: Marcos Silveira

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google