Blast Test

O terror está a bordo! Confira as nossas impressões da demo de Resident Evil Revelations: Unveiled Edition (Wii U)

Resident Evil: Revelations é um dos melhores títulos da biblioteca do Nintendo 3DS. O título trouxe de volta o espírito survival à série... (por Alex Sandro de Mattos em 19/05/2013, via Nintendo Blast)

Resident Evil: Revelations é um dos melhores títulos da biblioteca do Nintendo 3DS. O título trouxe de volta o espírito survival à série da Capcom e, agora, recebe uma repaginada em alta definição e está com novidades para os consoles atuais. Intitulada Unveiled Edition, Revelations levará os jogadores a bordo do cruzeiro Queen Zenobia para resgatar Chris Redfield. O eShop do Wii U recebeu uma demo para nos dar o gostinho e contamos as nossas impressões sobre a versão teste!

Embarcando no terror

A demo do jogo possui legendas
em português do Brasil
A demonstração do Wii U é diferente da que foi disponibilizada no eShop do 3DS em janeiro do ano passado. A atual demo mostra uma das primeiras missões do jogo, logo após Parker Luciani e Jill Valentine encontrarem o primeiro Ooze, pessoa infectada pelo vírus T-Abyss. Somos apresentados aos controles do jogo e podemos testar algumas características da versão para Wii U.

Primeiramente, há três formas distintas de se jogar Revelations: utilizando as duas telas, na qual o jogo é exibido na tela da TV e a tela do GamePad mostra o mapa e o inventário (similar à jogabilidade na versão original do 3DS), bastando um toque no controle do Wii U para trocar de armas ou usar ervas; jogando no modo clássico, em que nada aparece na tela do GamePad e toda a ação é exibida na tela da TV, podendo utilizar o Wii U Pro Controller; ou no Off-TV Play, podendo jogar a aventura inteira somente na tela do GamePad.
Toque na tela para trocar armas e itens (ou use o direcional digital)
Se você jogou a versão original, deve se lembrar que a jogabilidade era simples, mesmo sem o uso do Circle Pad Pro, porém completamente funcional. Em Unveiled Edition, a qualidade da jogabilidade foi mantida: você mira com o ZL e dispara com o ZR; para recarregar armas, basta pressionar Y; X para usar ervas; A como botão de ação para abrir portas e armários e o R fica com armas secundárias, como por exemplo, granadas. O analógico direito, que é utilizado para controlar a câmera e mira, pareceu levemente travado em alguns momentos, já que você pode andar e atirar, inclusive alguns jogadores se queixaram disso na comunidade do título do Miiverse. Conseguimos ajustá-la a um nível mais agradável no menu de configurações do título, alterando a velocidade da mira.

Alta definição e alta tensão

A versão para Wii U exibe belos visuais, o que já era um dos pontos fortes da versão do 3DS. Claramente a Capcom fez upscaling e a versão em alta definição melhorou a ambientação com novas texturas e efeitos de sombra e luz. A exploração pelo Queen Zenobia continua claustrofóbica e promete assustar o jogador desatento, principalmente com o belo áudio remasterizado que ora a acompanha ação, ora toca uma canção tensa ao fundo.
"Cara, você precisa fazer plástica urgente!"
Parker não faz nada de 
útil na demo...
E exploração é um dos pontos fortes do título, afinal, inimigos não derrubam munições e itens de cura. Você precisa utilizar o Genesis, uma espécie de scanner, para encontrar balas, granadas e outros itens, isso porque a munição é limitada. O Genesis é ativado ao apertar L e, diferentemente de ZombiU, no qual você podia utilizar o giroscópio do controle para escanear a área, a visão só pode ser movimentada pelo direcional analógico. Assim como na versão do 3DS, um pequeno círculo amarelo no canto inferior direito da tela aparece piscando quando o jogador está utilizando o Genesis, indicando que ainda há itens para serem localizados. Além disso, escanear inimigos enche um marcador de porcentagem. Quando este atinge 100%, o jogador recebe uma erva extra.

A demo em si é bem curta, já que a missão é bem linear. Você deve encontrar uma chave, enfrentar alguns Oozes e voltar ao encontro de Parker, missão que pode ser feita em aproximadamente dez minutos. Mesmo a demo não sendo extensa, o título permite que testemos três diferentes modos de dificuldade: Casual, Normal e Infernal. Evidentemente, há mudanças na resistência de inimigos, na disposição de munições e itens pelos cenários. Um exemplo é o nível Infernal, em que é preciso usar mais balas para derrubar inimigos, além de eles serem numerosos e apenas dois golpes adversários já são suficientes para aparecer a tela de Game Over. Ainda nesse modo, é possível encontrar até mesmo um monstro inédito desta nova versão e também percebemos que desviar e correr de inimigos pode ser uma excelente escolha para sobreviver neste inferno (literalmente falando).
Tsc, tsc, tsc... esse pessoal que não sabe guardar carne moída direito...

Sem “revelAItons”, mas repleto de terror

Se errarem o nome do jogo
de novo, vou atirar sem dó!
A demo mostra que a versão HD de Resident Evil Revelations no Wii U possui muito potencial, porém, sentimos ausência de um uso mais expressivo do GamePad. Claro, o recurso Off-TV Play está lá, mas nem mesmo os menus são interativos pela tela do controle, tudo é feito através dos botões. Até mesmo a troca de armas, que pode ser feita com um toque na tela, também é realizado pelo direcional digital, e o mapa que aparece no GamePad pode ser exibido no canto superior direito da tela da TV. Além disso, dois dos recursos exclusivos da versão para Wii U, Creatures Voice (em que são exibidas mensagens em balões nos monstros) e o Death Message (recados ou desenhos que são exibidos na tela de Game Over), ambos integrados ao Miiverse, não estão disponíveis nessa versão demo.

Para aqueles que já jogaram a versão original do Nintendo 3DS, a nova versão pode não ser tão atraente, até porque o modo principal do título não é extenso. Mas se você for fã da série ou quer um ótimo título para Wii U, já que a onda de escassez de títulos expressivos ainda assola o console da Big N, Resident Evil Revelations: Unveiled Edition é uma excelente escolha. O título terá o Raid Mode, modo online para jogar missões com amigos ou outros jogadores ao redor do globo, novos monstros e personagens jogáveis, possuirá legendas em português do Brasil e, claro, a volta do toque survival da série em consoles de mesa. Resident Evil Revelations: Unveiled Edition navegará nas lojas e no eShop do Wii U a partir do dia 21 de maio.
"Agora que o texto acabou e não há cotonetes no Queen Zenobia,
vou limpar meu ouvido com o dedo mesmo"
Agora queremos saber a sua opinião: o que você achou da versão demo do Wii U? Gostou do que viu ou não te agradou? Pretende comprar o título? Conte-nos!
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Diego Migueis 

Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu gostei da demo, e realmente é diferente da do 3ds. Eu não explorei muito, pois joguei hoje de manhã, mas senti falta de mirar com o giroscópio, como fazemos no s jogos "super metroid" e "zelda" do Wiiland. Vou verificar se existe essa opção.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google