Jogamos

Análise: Enfrente puzzles, reúna líquidos e salve um mundo literário em Fluidity: Spin Cycle (3DS)

O primeiro Fluidity veio como uma luva para o WiiWare e pouco depois se tornou sensação no mundo todo ao combinar em um único jogo a gar... (por Jaime Ninice em 02/06/2013, via Nintendo Blast)

O primeiro Fluidity veio como uma luva para o WiiWare e pouco depois se tornou sensação no mundo todo ao combinar em um único jogo a garantia de uma durabilidade alta com a qualidade de um game complexo e desafiante. Eis que em dezembro de 2012 é lançada a continuação do jogo de controlar a porção de água pelas páginas de um livro e você é convidado mais uma vez a explorar este mundo da aventura aquática literária.

Salvando o mundo literário do caos

O mundo do livro preferido de Eddy, “Aquaticus”, está em caos, e você, no controle deste deve salvar as “Rainbows Spirits” – uma essência líquida parecida com você, mas de aparência feminina (aquela velha história de salvar a princesa) - que se encontram dentro do livro e estão aprisionadas. Os inimigos também estão de volta e você deverá escapar ou mesmo acabar com estes seres perigosos e de má influência.

Após concedido o poder de embarcar dentro das páginas do livro, e ao longo de sua aventura, o jogador poderá se divertir controlando o personagem aquático por cenários sinuosos, sólidos, aéreos, soltos, enfim, uma mistura de tipos que se complementam na arte final.

Jogabilidade líquida

Controlar a água é sempre gratificante. Entre as possibilidades deste game, você pode juntá-la em uma bolha, estourar com a pressão para quebrar barreiras, dar uma “limpa” nos inimigos, passar por localidades estreitas e recheadas de furos, acionar alavancas, carregar objetos, entre muitas outras. Aquelas aulas de física que você adorava (ou odiava) sobre os estados físicos da água também serão contadas e você irá “novamente” amar aplicar estes conceitos no game em fases mais complexas.

Mexer com a água das mais diversas formas fará parte do seu roteiro.
Mais de 60 níveis estarão à disposição do jogador, divididas em capítulos. É, o livro ganhou mais páginas e também mais desafios. Fases que incluem rotação total do 3DS para controle de Eddy são marcadas com um símbolo e, acredite, estas serão as mais complicadas e interessantes de se resolver em toda a história da série. Prepare-se para não se enrolar com os braços, pescoço, dedos, etc.  Não achou que esta nova versão seria moleza, ou achou? Contudo, podemos presenciar fases menores e não tão enigmáticas, diferentes da primeira versão. Tal fato pode atrair agora mais jogadores que desejam conhecer a série ou mesmo testar casualmente um novo tipo de jogabilidade por declividade.

Fluidez e panorâmica gráfica e sonora

O jogador irá se sentir controlando uma verdadeira pintura dada a beleza simples e artística deste jogo. E não é por menos, Fluidity: Spin Cycle, apesar de não utilizar os efeitos em 3D do portátil, se inspira em todo o mundo criado no título anterior, aproveitando bem a potência sonora do portátil, adicionando mais detalhes aos ambientes, pessoas dentro das cenas e muita leveza de construções das ideias, características tão comuns ao título.

Beleza e minimalidade compõem o mundo criativo deste jogo.

Um misto e abundante mundo criativo de puzzles

Fluidity: Spin Cycle desafiará ainda mais o seu senso de raciocínio, principalmente nas fases que incluem mudança de estado físico e rotação em 360 graus. Prepare-se para, literalmente, virar o pescoço e rir das acrobacias que estiver fazendo. Tudo funciona bem e a sensação de dever cumprido é dada ao final, com a inclusão de um ranking que contabiliza gotas coletadas, não desperdício de água e fechamento dentro do limite de tempo proposto. Pontos fortes aliados à vontade de explorar cada canto novamente (ao adquirir novos poderes posteriormente) em busca do score perfeito e de descobrimento de enigmas.

Outro ponto forte é que a série sempre aproveita as características essenciais de jogabilidade do sistema presente. O gênero ganhou seu sucesso e merece continuações para além dos sistemas recentes em que ele se encontra disponível. Quem sabe uma versão para o Wii U onde podemos derramar o conteúdo de um recipiente na tela da TV e ver a transferência em tempo real? Ou até mesmo em dispositivos móveis, como smartphones e tablets! Não seria uma má ideia.

Considerado um ótimo trabalho da britânica e já famosa desenvolvedora Curve Studios, o jogo está disponível na eShop por R$ 18,99. Vale a pena, considerando o alto valor criativo e de durabilidade do game. Se ainda não comprou, não perca tempo e baixe o game agora mesmo.

Prós:

  • Muitas fases, adições e chefes em um conteúdo de alta criatividade;
  • Ranking ao final, expandindo o fator replay;
  • Beleza gráfica e sonoridade pacífica dão o tom deste game em uma fluência mágica.

Contras:

  • Pode ser confuso rotacionar e controlar os botões em 360°;
  • Não há tanta variedade nas batalhas contra os diferentes chefões.

Fluidity: Spin Cycle (3DS) – 3DS (eShop) - Nota: 9.0


Revisão: Alex Sandro
Capa: Vitor Nascimento

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google