Jogamos

Análise: Esqueci os males da vida urbana e me diverti com Harvest Moon: A New Beginning (3DS)

Ao começar a jogar uma nova franquia, o primeiro medo de muitos jogadores é ficar fora da história, não entender, e então precisar jogar ... (por Unknown em 02/06/2013, via Nintendo Blast)


Ao começar a jogar uma nova franquia, o primeiro medo de muitos jogadores é ficar fora da história, não entender, e então precisar jogar os jogos anteriores da franquia. Assim como em Final Fantasy, isso não é necessário em Harvest Moon, ainda mais no novo jogo da franquia, A New Beginning, que assim como o título indica, é um novo começo (no sentido mais literal possível). Como alguém que jogou Harvest Moon desde a época do SNES, posso assegurar para você que é fã da franquia: esse é um dos melhores (se não, o melhor) Harvest Moon feito até hoje. E para você, fazendeiro novato, está começando no momento certo.


Casual, divertido e imersivo


Não precisa ser um grande fã da franquia para saber que Harvest Moon é um simulador de fazenda de uma maneira mais fantasiosa. Você é um jovem fazendeiro que deve cuidar de animais, de sua plantação e administrar sua fazenda. Há aspectos que mudam de jogo pra jogo, mas esse contexto é o que está presente em todos os jogos da franquia. Como novidades ao longo do tempo, tivemos a opção de escolher entre ser um garoto ou uma garota, e nesse novo Harvest Moon temos a opção de personalizar nossos personagens, escolhendo a cor do cabelo, tom de pele, roupas e outras características visuais de nosso personagem.


Diferente de seu antecessor, The Tale of Two Towns, que foi um port da versão de DS pra 3DS, A New Beginning foi produzido exclusivamente para o 3DS e em razão disso faz proveito da nova tecnologia do portátil. E quando falamos em personalizar, pode ter certeza que essa palavra não se aplica exclusivamente ao seu personagem, pois é possível modificar toda a cidade: desde a localização de lojas, até de casas de NPCs. Com esse universo de opções, cada jogo se torna único: sua cidade e seu personagem dificilmente serão iguais ao de seu amigo.

De forasteiro à celebridade


Após criar seu personagem, você chega em Echo Village (nome que pode ser modificado após concluir a história principal do jogo) e logo encontra um senhor de idade avançada caindo de fome. É, você já tem uma prévia de como está a situação da cidade que tem menos de dez habitantes. Pelo o que o senhor conta, seu pai começou ali e tem um carinho especial por aquele lugar, apesar de atualmente ter se tornado alguém muito importante e ocupado, e em razão disso não visitar o local com a mesma frequência que visitava antes. Esse senhor, o atual prefeito da cidade, estava ciente de sua vinda até a cidade por meio de uma carta de seu pai que pediu para ele apresentar o lugar para você. Até esse ponto, somos apresentados a motivação do personagem e um tutorial introdutório. Entretanto, não demora muito para que o jogador consiga entender as simples mecânicas de Harvest Moon.


A situação na qual você é colocado como jogador justifica a fama quase que imediata quando seu personagem obtem êxito na revitalização do vilarejo. Como consequência, é natural que surjam pessoas interessadas em um relacionamento amoroso. Diferente dos jogos anteriores, nessa versão você não pula de amizade para casamento, precisa passar pelo processo de namoro antes. Seu progresso é mais evidente quando, por meio de seu desenvolvimento na fazenda, novos moradores chegam a cidade e é aí que as possibilidades tornam-se mais vastas do que já eram: você pode conseguir novas roupas ajudando o alfaiate com lã, por exemplo. Você pode mudar o seu cabelo, cor e corte.

E eles viveram felizes para sempre


Infelizmente, a interação online que o jogo permite é muito simples, podendo trocar itens com outros jogadores, mas nada muito além disso. Então, se você quer um relacionamento para seu personagem, terá de ser com um NPC. Há seis rapazes para as jogadoras e seis moças para os jogadores. Começando pelos NPCs masculinos, temos Rod, Amir (príncipe de uma terra distante), Sanjay (mordomo de Amir) e Soseki. Apesar da interação relacionada com a história desses quatro, é possível que haja uma interação maior com Allen, o cabeleireiro, e Neil, que vende alguns itens. Para os meninos, temos as seis garotas também. Começando por Felicity, uma empregada (maid, como em animes) loira que adora comida, mas não gosta de cozinhar. E vai a dica: ela não gosta de flores. Assim como Allen é bem popular entre as jogadoras, entre os jogadores a favorita é Felicity. Mas ainda há outras! A reservada Iroha, a maga Michelle, a curiosa jornalista Tina, a já conhecida de jogos anteriores, Witch Princess, e a tímida Yuri. Conseguindo a pontuação necessária para namorar a personagem escolhida, você deve entregar um anel de compromisso, namorar e casar. Nessa versão você pode tirar férias em família, lua-de-mel e viajar para outros locais como ruínas históricas.


Harvest Moon é uma das franquias mais antigas da atualidade. E foi visando reviver a franquia em seu aniversário que recebemos A New Beginning. Apesar de ser regido por missões, o jogo não tem fim. Depois de completar a história principal do jogo, você pode continuar se aventurando, assim como acontece em alguns RPGs orientais, e novas possibilidade estarão disponíveis depois de atingir esse progresso no jogo. Aqui temos, de longe, o melhor jogo da franquia criado até hoje. E se você ainda não conhece Harvest Moon, essa é a hora certa para conhecer.

Prós


  • Com tantas novidades, realmente você se sente jogando um novo Harvest Moon e não apenas mais um;
  • O jogo é bem receptivo com novos jogadores, ensinando o básico e tornando difícil que não se saiba como progredir;
  • Você tem lhamas e alpacas, além de poder montar um panda mecânico.


Contras


  • Infelizmente, o modo online não oferece muitas opções de interação com outros jogadores;
  • Apesar de toda personalização, o jogo ainda limita as escolhas do jogo no início, parecendo muito linear;
  • Além dos personagens de sexo oposto com os quais se pode namorar, os outros personagens do jogo não têm uma história muito elaborada.

Harvest Moon: A New Beginning - 3DS - Nota: 7.5


Revisão: Luigi Santana
Capa: Stefano Genachi 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google