Jogamos

Análise: Harvest Moon: The Tale of Two Towns (3DS/DS)

Harvest Moon: The Tale of Two Towns é o mais novo jogo desta incrivelmente longa franquia de simuladores de fazenda. Na série, o protagon... (por Romero Araujo Filho em 06/12/2011, via Nintendo Blast)

Harvest Moon: The Tale of Two Towns é o mais novo jogo desta incrivelmente longa franquia de simuladores de fazenda. Na série, o protagonista é encarregado de cuidar de uma fazenda, ajudar os moradores da cidade, acompanhar o crescimento da mesma e até se casar e constituir família. Agora, a série finalmente embarca no 3DS. Conseguirá este jogo suprir os desejos dos fãs? É o que veremos nesse review. Saia do Farmville no Facebook e sigam-me os bons!



And now, for something completely different...!



A série recebeu quase uma dezena de títulos para o DS, incluindo os 3 Rune Factory: A Fantasy Harvest Moon (que fogem um pouco do esquema de simulador de fazenda, e entram no ramo dos Action RPG), e em quase todos esse jogos haviam tremendos problemas de controles, bugs, ou simplesmente o jogo não era lá essas coisas.

Como de costume, Two Towns começa com o seu personagem (homem ou mulher) indo para uma cidade no meio do nada, a fim de começar sua fazenda. Dessa vez, o cenário é uma montanha com uma cidade de cada lado: Bluebell e Konohama. Bluebell possui um estilo mais europeu, e suas fazendas produzem, geralmente, animais para abate. Já Konohama se concentra na produção de grãos. Apesar de um tempo atrás as cidades serem "amigas" e ligadas por um túnel, uma rivalidade se formou entre os prefeitos de ambas, fazendo com que a Deusa das Colheitas fechasse o túnel. Hoje em dia, a briga continua e as pessoas têm que percorrer toda a borda da montanha para visitar o outro local.

Esse é um conceito novo em Harvest Moon, e infelizmente é tão mal explorado que dá pena. Além de cuidar da fazenda, outra missão de seu personagem é fazer os dois prefeitos se acalmarem e pararem de brigar. Para isso você conta com a ajuda dos festivais, onde sua participação preparando um prato para a competição (e a própria existência dos festivais) faz com que os prefeitos fiquem cada vez mais amigos novamente. Esses pratos devem ser feitos com bons ingredientes (da sua fazenda!), para que você possa ganhar a competição. Infelizmente, a relação entre os prefeitos melhora independentemente de você ir ou não para os festivais. Além do mais, os festivais de ambas as cidades são idênticos.

Podemos observar algumas falhas cruciais: não existe uma forma de pausá-lo, somente se você fechar o DS. Isso pode não incomodar muita gente, mas me deixa chateado mesmo assim. Da mesma forma, você só consegue salvar o jogo quando vai dormir, embora nem sempre o jogo ACEITE que você quer dormir.


Atividades, NPCs e novidades em geral



Em relação aos pontos positivos, todas as atividades comuns da série estão aqui: cuidar da fazenda, rancho, pescar, andar pelas florestas indefinidamente. Da mesma forma, os passeios ao redor da montanha são bastante interessantes, já que eles permitem conhecer áreas bem bacanas, além de plantas diferentes. Ah, e você pode fazer mineração na montanha também!

Outra novidade bem-vinda é a possibilidade de se cavar fossos para irrigação, ao invés de continuar com o esquema de regar planta por planta, tornando a tarefa muito menos tediosa. Da mesma forma, agora você pode treinar alguns animais para transportar a alimentação de seu rebanho.

Os NPCs são um show à parte. Em geral, suas personalidades são bem divertidas, e, em alguns casos, completamente insanas. A médica, por exemplo, faz um estilo mais sexy, enquanto o ferreiro é um velho doidão viciado em pandas.

Uma das adições mais interessantes desse novo Harvest Moon são os quadros de avisos (além da criação de abelhas): o conceito foi emprestado de Rune Factory, embora as tarefas usadas sejam bem fraquinhas... Nada muito desafiador ou interessante. Por outro lado, existem alguns itens que só podem ser obtidos através dessas tarefas. Você só pode comprar óleo de boa qualidade para executar pratos melhores depois de fazer uma determinada tarefa para o vendedor. Também existem mais animais de estimação, como uma coruja (Harry? É você?), que ajuda no seu trajeto de uma cidade para a outra.


Ah, o amor...



Como poderíamos nos esquecer de uma das coisas mais típicas de Harvest Moon? Se engajar com aquela pessoa que você tanto gosta? Sempre achei a parte do relacionamento em HM muito bacana, ver ele se desenvolvendo, as discussões entre os rivais, etc... Só que dessa vez, decidiram fazer Harvest Moon: Forever Alone, sem comunicar ninguém. Todo mundo é solteiro, menos você. E isso corta a possibilidade de haver outros casamentos e outras famílias, como era bastante comum nos outros jogos.
Além do mais, os encontros são bem esquisitos. Cada personagem tem uma série de locais preferidos ou não tão preferidos. O motivo pelo qual Cam odeia tanto a praça da cidade a ponto de sequer conseguir se concentrar na menina que praticamente está se jogando nele vai além da minha capacidade de compreensão. O novo sistema de conquistas também pode ser um pouco estranho de início. Ao invés do clássico (corações que mudavam de cor à medida que seu parceiro se interessava em você) agora foi trocado por flores que vão aparecendo perto da caixa de diálogo. Essas flores abrem ou mudam de cor à medida que você avança no jogo. É um conceito bastante interessante, mas não é explicado em momento nenhum do jogo, então imagino que vários jogadores, principalmente os que não conhecem a série, sentirão dificuldades com ele.

Mas o casamento é a pior parte de todas: quando você se casa, sua esposa ajuda você na fazenda, cozinhar para você, e tudo o mais, certo? Errado! Ao contrário do que acontecia nos jogos anteriores, onde elas costumavam fazer isso, em HM: TTTT, as esposas não fazem absolutamente nada! Em homenagem à revisora, Bruna Lima, eu não sei o que acontece caso você jogue como mulher e seu personagem se casar. Confesso que nunca me passou pela cabeça, a possibilidade. Mas do jeito que as coisas andam, o personagem vai colocar o recém-esposo para trabalhar e ficar sem fazer nada. Caso contrário, ele será expulso de casa na base da machadada. Além disso, você pode se tornar pai/mãe milagrosamente, já que a gravidez nesse jogo é magicamente inexplicada. Por fim, você pode continuar indo em encontros mesmo estando casado(a). É, tempos modernos... Até Harvest Moon está permitindo o adultério hoje em dia!


No final das contas, o jogo tinha grande potencial, gráficos que poderiam ser lindos, caso tivesse sido aproveitado o potencial do 3DS, além de trazer uma fórmula de sucesso já consagrada. Mas ao invés disso temos gráficos capengas, música razoável mas sem nenhuma variedade, e um jogo simplesmente chocho.

    Prós


    • Excelente para os fãs da série;
    • Adições interessantes ao modo de jogo;
    • Inovações, como a presença das duas cidades.

    Contras


    • Mais do mesmo, é a mesma coisa que você já jogou repetidas e repetidas vezes;
    • Sistema de encontros esdrúxulo;
    • Gráficos simplórios e música que enche com o tempo;
    • Novidades não foram tão bem aproveitadas quanto deveriam.
    Harvest Moon: The Tale of Two Towns - DS/3DS - Nota Final: 6,0
    Gráficos: 6,0 | Som: 7,0 | Jogabilidade: 7,0 | Diversão: 6,0

    Revisão: Bruna Lima

    Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
    Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


    1. Nada será igual a HM: Back to Nature e Wonderful Life...

      ResponderExcluir
    2. Juro véi,nunca joguei esse jogo....vou dar uma garimpada e aproveitar as ferias pra ver.

      ResponderExcluir
    3. como eu queria que lançassem o do super nintendo no 3d classics =/

      ResponderExcluir
    4. nossa que horror nunca mais conseguiram fazer um jogo tao epico como HM:back to nature ou friends of mineral town estes sim foram os melhores e viciantes.

      ResponderExcluir
    5. único HM q gostei foi o "Friends of Mineral Town" para GBA. Qual é o melhor Harvest Moon para DS?

      ResponderExcluir
    6. Pra mim é o HM:DS. Tirando esse os outros são lixo.

      ResponderExcluir
    7. Esse era o jogo que eu estava apostando para começar a gostar da série... Não deu, vou ver os outros da série então =/

      ResponderExcluir
    8. Quadro de avisos com tarefas fraquinhas?? Sem querer ser chato, mas chegou nas quests de nivel B pelo menos? E os festivais sao diferentes pra cada vila, nao? A nao ser os festivais onde ambas as vilas participam, claro.

      Uma coisa que gostei no jogo foi que a cada ano novas sementes de plantas/flores/arvores sao disponibilizadas para compra. Ajuda um pouco na sensacao de evolucao, diferenciacao a cada ano. mesmo que seja um pouco.

      E acho que. jogando como mulher, ao se casar o jogo acaba. Ja jogando como homem nao tem fim.

      ResponderExcluir
    9. É o HM que eu mais gostei,e olha que estou jogando Sunshine Islands ao mesmo tempo.O que realmente me incomoda são as travadas que o jogo dá...aí isso limita bastante as coisas se você precisa pegar itens para os requests...

      ResponderExcluir
    10. Oi gente? NAO VALE APENAS COMPRA
      ESSA BOSTINHA NAO PREÇA NADA NENHUMA!!! eu prefiro jogar HARVEST MOON: A NEW BENGINNIG!!!

      ResponderExcluir

    Disqus
    Facebook
    Google