Encontrado material de 1991 que revela intenção concreta da Square em localizar Final Fantasy III (NES) para ocidente

A cronologia da série Final Fantasy é um dos maiores desencontros da história dos games. A Square e a Nintendo, na época, temeram a aceita... (por Lucas Palma Mistrello em 25/06/2013, via Nintendo Blast)

A cronologia da série Final Fantasy é um dos maiores desencontros da história dos games. A Square e a Nintendo, na época, temeram a aceitação do RPG por turnos no público ocidental e fizeram com que o primeiro Final Fantasy, lançado originalmente para o Famicom em dezembro de 1987 no Japão, chegasse nos Estados Unidos no NES apenas julho de 1990; um intervalo de quase três anos.

A capa proposta de FFII
O jogo, felizmente, foi um sucesso estrondoso, e a Square iniciou no final daquele ano os trabalhos para a localização de Final Fantasy II, lançado em dezembro de 1988. O problema é que, àquela altura, Final Fantasy IV já estava em vias de ser publicado para o Super Famicom no Japão, em julho de 91. E aí que nasceu a querela, pois nesta mesma época que o jogo chegava as prateleiras japonesas, apenas a beta da versão estadunidense do segundo jogo da série começou a ser testada.

Com medo do jogo ficar obsoleto muito rapidamente, a Square decidiu abandonar o trabalho de localização de Final Fantasy II e iniciar a produção da versão EUA de Final Fantasy IV, lançado na América em novembro de 1991. No entanto, para não atrapalhar a publicidade da série, o título aqui se transformou em Final Fantasy II, isto é, o FF IV original se transformou em FF II no ocidente.

Toda essa história já é razoavelmente difundida aos interessados, no entanto, a galera do Lost Levels, site dedicado a jogos que nunca viram a luz do dia, conseguiu revelar mais uma parte da história dos vídeo games:

"Nós vemos jogadores bem sérios em nosso futuro. Eles querem o desafio supremo. E nosso plano de batalha é dar a eles o jogos de estratégia mais difíceis que eles podem aguentar. Como Final Fantasy, um dos melhores RPGs de todos os tempos, lançado pela Nintendo, e, em seguida, Final Fatansy Legend, o primeiro RPG para o GameBoy. Agora estamos entrando batalha para um patamar ainda maior com Final Fatansy II para o NES e Final Fantasy Legend II para o Game Boy. E FF III continuará a saga requerendo estratégias ainda mais sofisticadas. Não há fim para a ação. E não há limites para as possibilidades. Mas, antes de tudo, você precisa empunhar a espada." 
Eles (que já haviam conseguido uma cópia do beta de Final Fantasy II para o NES) garimparam no eBay uma propaganda da Square em um material interno de divulgação de uma feira de jogos em 91. Material este onde ela anuncia a chegada nos Estados Unidos de Final Fantasy II e Final Fantasy III para o Nintendinho. Até então era desconhecida a intenção da desenvolvedora de lançar o terceiro título da série por este lado do globo.

O fato de no material a própria capa proposta do jogo estar em formato de rascunho revela que o lançamento de Final Fatansy III ainda seria para um tempo um pouco mais distante. Se a Square achou que não compensava nem mesmo terminar o trabalho em Final Fatansy II, com o IV título chegando, naturalmente ela abandonaria a intenção do terceiro. Embora, novamente, a novidade tenha sido descobrir que essa intenção chegou a existir de forma mais concreta.

Ah sim, caso você esteja se perguntando, o Final Fantasy III - amplamente considerado o melhor da série - que chegou ao Super Nintendo em 1994 é, na verdade, Final Fantasy VI. Enquanto o Final Fantasy III lançado para o DS em 2006 é, de fato, remake do Final Fatansy III original, este do qual a revelação se trata. E o Final Fantasy I e Final Fantasy II original foram re-lançados por aqui em um remake para o GameBoy Advance. E, por fim, se você percebeu, o Final Fantasy V ficou desconhecido por aqui, ao menos até receber um port para Playstation e Game Boy Advance, em 1999 e 2006, respectivamente.
Resumindo:
Final Fantasy I (NES) =  Final Fantasy I (NES)
Final Fantasy II (NES) = Cancelado nos EUA
Final Fantasy III (NES) = Agora descoberto que foi cancelado nos EUA, imaginava-se que não havia sido sequer planejado.
Final Fantasy IV (SNES) = Final Fantasy II (SNES)
Final Fantasy V (SNES) = Cancelado nos EUA
Final Fantasy VI (SNES) = Final Fantasy III (SNES)
Final Fantasy VII (PS) = Final Fantasy VII (PS) 
Fonte: Lost Levels

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google