Pokémon Blast

Não, para tudo! Hoje discutiremos sobre fairy-type e sua relevância para os jogos da franquia Pokémon

Ontem pela manhã, eu estava no escritório. Na sala ao lado, um grupo estava assistindo o Nintendo Direct, no qual eu lembrei apenas minuto... (por Unknown em 12/06/2013, via Nintendo Blast)

Ontem pela manhã, eu estava no escritório. Na sala ao lado, um grupo estava assistindo o Nintendo Direct, no qual eu lembrei apenas minutos depois quando eles vieram comentar sobre, quase na hora do almoço. Buscando por mais informações, fucei no twitter pelo celular e uma coisa me deixou muito revoltado: fairy-type. Além do nome não ser muito agradável (certo, Dragon também está no mesmo nível de "nome inapropriado para um tipo"), adicionar um novo tipo no jogo, qualquer que seja (poderia ser som ou madeira), é muito, mas muito perigoso. Logo, a matéria que tínhamos para essa noite aqui, no Pokémon Blast, foi mudada quase que no "último minuto", apenas para discutirmos sobre essa adição que tem me incomodado tanto nas últimas horas.


E no começo, eles eram quinze


Eu comecei a jogar Pokémon em uma época que as versões Gold/Silver ainda não existiam. Com os primeiros quinze tipos, tínhamos algumas diferenças para o sistema de hoje. Por exemplo os golpes do tipo inseto (Bug) eram efetivos contra Pokémon do tipo venenoso (Poison), mas em Gold/Silver, o tipo venenoso que era efetivo em insetos, passou a causar dano neutro. Golpes do tipo gelo (Ice) causavam dano neutro em Pokémon do tipo fogo (Fire), mas passaram a causar apenas metade do dano em Gold/Silver. E os Pokémon do tipo psíquico (Psychic) eram imunes aos ataques do tipo fantasma (Ghost). Não que fizesse muita diferença, pois contávamos apenas com o Night Shade (que causa dano fixo, de acordo com o nível do alvo) naquela época, se lembro bem. Os golpes do tipo inseto eram efetivos contra psíquicos, mas o que tínhamos? O cômico Leech Life, o divertido Pin Missile, e a piada Twineedle. Esses três golpes não eram suficientes para derrubar os psiquicos da primeira geração.

Como uma solução para equilibrar o combate contra os psíquicos, a Game Freak adicionou dois novos tipos além das mudanças citadas. O tipo noturno (Dark) era imune aos psíquicos, enquanto o tipo metálico (Steel) recebia dano reduzido não apenas dos psíquicos, mas também dos noturnos. O tipo noturno, assim como os psíquicos, recebia dano dobrado de ataques do tipo inseto e isso somado ao aumento de golpes desse tipo, temos aqui uma valorização desse tipo e uma participação maior no cenário competitivo. Os dois novos tipos recebiam dano dobrado de ataques do tipo lutador, enquanto o tipo psíquico não apenas recebia metade como podia causar dano dobrado a esses Pokémon. Conseguem ver essa dança perfeita? Os tipos metálico e noturno foram adicionados para reduzir o absurdo império do tipo psíquico, ao mesmo tempo que o tipo inseto e lutador foram valorizados, mas sem nenhum desses tipos se tornam muito mais poderosos, e temos o tipo normal, que não bate efetivo contra nenhum tipo, ganhando mais destaque. Mas ainda tínhamos poucos dragões em estágio final (Kingdra e Dragonite) e fantasmas também (Gengar e Misdreavus). Os dois novos tipos não tinham seis Pokémon em estágio final. Então na terceira geração tivemos mais opções de dragões, noturnos, metálicos e fantasmas. E esse fluxo seguiu pelas seguintes gerações, sempre melhorando e tentando equilibrar o jogo.

Um ajuste sem fim


Cada geração é reconhecida pelos jogadores por um tipo que "reina" sob os outros. Em Ruby/Sapphire nós tivemos o tipo água, que graças às suas Abilities e novos representantes, eram consideravelmente significativos no campo de batalha, podemos citar como exemplo Walrein, Swampert, Milotic e Ludicolo. Na segunda geração, esse trono era dos Pokémon normais, como Miltank, Ursaring e Snorlax. Devido às atualizações de cada geração, como novos Pokémon (com novas combinações de tipos), novos ataques e Pokémon que passam a aprender ataques diferentes, essas vantagens em partes, deixam de existir. O cenário competitivo muda a cada geração e o estrago que um Miltank fazia com seu Attract na segunda geração, foi menor na terceira e irrelevante na quarta geração. Até mesmo a dupla implacável Skarmory e Blissey, que reinavam em Gold/Silver, não fazem sentido se usados em Diamond/Pearl devido a nova divisão para ataques físicos e especiais.

Com um novo tipo chegando, há a possibilidade de Pokémon antigos receberem esse tipo combinado com seu antigo tipo, como aconteceu com Magnemite que era elétrico (Electric) e recebeu o tipo metálico. Usando-o como exemplo, ele agora receberia quatro vezes mais dano de golpes do tipo terra (Ground) em vez de apenas o dobro, e receberia o dobro de dano de ataques dos tipos fogo e lutador (Fighting). Ao mesmo tempo, ele se tornou imune aos ataques do tipo veneno e ganhou resistência contra diversos tipos. Logo, um novo tipo não significa apenas "Pokémon novos com um novo tipo", mas Pokémon antigos recebendo novos tipos e novos golpes que serão aprendidos pelos antigos. E isso, meus caros, muda muita coisa. Muita mesmo.

Mais perigosos que Dracarys


Salamence foi um perigo mais relevante dentre os dragões na terceira geração do que Dragonite havia sido nos últimos anos. Dragonite foi perigoso na primeira geração, mas ainda assim Alakazam e até Hypno ganhavam mais espaço que ele. Na segunda geração, ganhando Extreme Speed em Crystal, ele se tornou bem comum em combinação com Curse, mas o medo de Ice Beam fazia os treinadores pensarem se realmente valeria a pena usá-lo. Kingdra teve uma participação relevante em Gold/Silver, mas foi em Ruby/Sapphire que realmente teve seu lugar ao sol. Altaria pode não ter sido um grande representante, mas Salamance, Kingdra, Latios, Latias e Flygon (sim, Flygon!) tiveram sua participação significativa naquela época. Os dragões ganharam mais espaço na quarta geração com os novos ataques, novos representantes como Garchomp, e a divisão entre físico e especial, pois ataques do tipo dragão eram baseados em SATK (Special Attack, valor para ataques mágicos) e Dragonite, por exemplo, tinha seu ATK (ataque físico) significativamente mais alto que seu SATK. Salamence ganhou destaque por conseguir misturar bem as duas categorias ofensivas, função que Dragonite não conseguia executar bem até então (e arrisco dizer que até hoje ele tem certa dificuldade). Na quinta geração, não é necessário dizer que eles se tornaram muito mais perigosos em combates podendo ser a chave para virada de uma partida por sua simples presença no campo de batalha.

Depois de dez anos, novamente reforços


Em um cenário semelhante aos psíquicos de Red/Blue, os Pokémon dragão tem sido o fator definitivo para vitórias em Black/White. E para equilibrar isso, desde janeiro rolam boatos na internet sobre um novo tipo que seria chamado de fada (Fairy) e seria o pesadelo dos dragões. No trailer divulgado ontem, o narrador diz claramente: teremos um 18º tipo, ele se chamará fada, e será efetivo contra dragões. Para mim, soou como um daqueles boatos falsos que tanto ouvi nos últimos meses, exatamente como qualquer um desses boatos "fada, novo tipo, combater dragões". É um fato que a comunidade dos treinadores Pokémon ao redor do mundo está morrendo de medo dos dragões e tremem ao ver um desses entrar em campo, mas em minha opinião fecal (e bem pessoal): isso é choro. Sério mesmo. É um tipo, ele está no jogo, e fim. A diferença para o tipo psíquico na primeira geração era o atributo "Special" ser unificado, garantindo assim uma vantagem monstruosa por eles terem um atributo defensivo e ofensivo no mesmo valor. E quem recebe dano efetivo de ataques do tipo dragão? Os próprios dragões! E por mais que digam "Outrage causa 120 pontos de dano, chega em 180 com a bonificação por mesmo tipo", uma Lilligant faz isso com Petal Dance.

Mas apesar de tudo, a Game Freak resolveu adicionar um novo tipo para "equilibrar o jogo", salvar os chorões dos dragões. O meu medo é que isso desequilibre o jogo. Dois modos disso acontecer: um modo, é eles fazerem um tipo imune aos dragões e para não ficar muito perigoso, colocar desvantagem muito simples nele, como receber dano dobrado de ataques do tipo normal, lutador e terra. Como muitos Pokémon aprendem golpes desse tipo, ele seria um tipo quase inútil, mesmo que tenha vantagem contra dragões. Vejam o tipo gelo como exemplo: seus ataques são efetivos contra dragões, mas sua fraqueza contra lutadores e sua pouca variedade de golpes, torna rara sua aparição em batalhas. Outro modo é eles fazerem um tipo supremo, como psíquico foi. Por exemplo, imune dragão, resistente lutador, terra, água, psíquico e causando dano efetivo contra água, dragão, psíquico, lutador. Um tipo assim seria um problema enorme em nosso cenário atual. E vocês podem pensar: mas não faz sentido existir um tipo assim! E faz sentido um tipo se chamar fada?

Por fim, hoje não teremos curiosidade da semana ou Ask Me-Owth, vamos deixar para próxima semana. Eu vou continuar no meu cantinho me remoendo e resmungando sobre a adição do novo tipo, e enquanto isso quero saber a opinião de vocês (talvez eu mude a minha!) sobre esse novo tipo e no Ask Me-Owth da próxima semana respondo as dúvidas e debatemos mais sobre isso. Até semana que vem!

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Douglas Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. A gamefreak não dá ponto sem nó. Acredito que depois de quinze anos ela não fará um Pokemon tão desequilibrado. Provavelmente fairy eh fraco contra veneno o que valoriza esse tipo pq tem golpes muito fortes como gunk shot e poison jab e tem apenas uma efetividade. Acho q tudo vai ser tão interessante quanto sempre foi ou até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Émerson,

      Tambem acho isso, naquele programa japonês sobre pokemon (pokemon sunday, acho q eh isso) lembro que fizeram uma serie de comparações entre tipos e o sylveon... Poison fez má reação no mesmo.

      E sim, pra mim Poison eh um tipo sem uso atualmente, a nao ser por toxic e pelos entry hazards (com Poison spikes).

      É um tipo que leva vantagem sobre planta apenas, Steel é imune e possui limitações básicas apesar de ataques com bom poder de artilharia.

      Seria mesmo legal ver mais pokemon do tipo Poison no cenário competitivo e se o tipo fairy combater mesmo dragão, e Poison for um Counter pra fairy, e as mudanças pararem por ai será legal, trará uma nova gama de combinações e estratégias, e vai tirar aquela hegemonia do OUs atuais. Independente de bases de stats ou nao e de serem do tipo Dragon ou nao.

      Fora que o tipo fairy ainda pode ser efetivo em outros tipos, e ter fraqueza a outros tipos, as coisas podem ser modificadas ainda mais!

      Resumindo, tambem acho q nao haverá ponto sem no e diante de toda a experiência que "The Pokemon Company" adquiriu nessas cinco gerações, a adição tende a ser positiva! É esperar pra ver!

      Excluir
  2. Pela cultura pop as Fadas representam a Luz, o qual pra mim seria melhor que Fada, mas geralmente seus poderes se enfraquecem na presença das Trevas. Pra mim, tipo Dark, deverá ser sua fraquesa. Provavel da escolha do nome Fada, pode ser jogada de marketing, para atrair mas meninas.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha falado isso antes, mas vou repetir aqui já que é o assunto do tópico: Eu acho os dragões muito super valorizados. Sinceramente eu não gosto de ter dragões na minha equipe, pois eles só em vantagem contra outros dragões. Geralmente os bons dragões são os pseudo-lendários, mas não por seu tipo, mas por seus atributos elevados. Eu acho o tipo metálico desequilibrado. Toda vez que encaro um, se não tenho o tipo certo para enfrentá-lo, acabo tendo problemas, visto que ele tem resistência a quase todos os tipos.

    ResponderExcluir
  4. Quanto ao novo tipo, acho que a Nintendo não vá fazer algo desbalanceado. Afinal foi mais de 12 anos depois da adição dos tipos Dark e Steel.

    Por enquanto é esperar para ver o que vai sair, como fraquezas e resistências. Afinal saber de qual ou quais tipos ele ganha e não saber de qual ou quais tipos ele perde fica um pouco complicado para falar se será uma boa ou má aquisição para o jogo.

    sem contar que agora teremos mais um tipo para virar Guardião. Que guardiões do tipo dragão já estava virando moda no jogo.

    ResponderExcluir
  5. apenas um adendo ao meu comentário:

    com o novo tipo laçado, pode ser que o inicial de fogo vire fogo/fada na ultima forma.

    possivelmente o golpe curse, possa vir a ser do tipo fada. Que seguindo essa suposição, ataques do tipo fada poderiam agir de forma diferente dependendo do tipo do pokemon(quando for qualquer tipo menos fada e fantasma, ele age de uma forma. quando for fantasma ele age de outra forma. e caso seja fada ele age de outra forma) é apenas uma suposição.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que o seu medo já não vale mais tanto assim. Após tantos anos de sucesso da série, e a experiência que a Gamefreaks tem com isso, eu acho que eles conseguirão colocar um equilíbrio quase perfeito no sistema de combate.

    ResponderExcluir
  7. Quero ver quando aparecer o primeiro Fairy/Dragon, ou Fairy/Ice.

    ResponderExcluir
  8. Provavelmente aqueles pokémons "rosinhas" (vulgo jigglypuff, blissey, audino, etc) ganharão o tipo fairy, o que para mim não é muito bom... O novo pseudo-lendário será fairy type, cuidado...

    Pra mim, os pokemons dragões não são tão fortes assim, é só ter um pokemon tipo aquático com ice beam, problema resolvido '-'

    Tomara que nessa nova geração, eles possam dar um espaço maior aos tipos venenoso e ghost, eu ainda não estou satisfeito com esse último...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, e com esse novo tipo, vai ser dificil a retro-compatibilidade com os jogos de DS. Se a retro-compatibilidade for cortada, tenha certeza que haverá um remake da 3rd generation ;)

      Excluir
    2. Pode crer! E isso seria ótimo! ;D

      Excluir
  9. eu acho que pokemons do tipo fada e melhor do que tipo luz por que pokemons do tipo psiquico ja sao praticamente a luz eu nao acho que os tipo noturno vao levar vantagem e sim desvantagem por que trevas senpre teve fraquesa contra luz e as fadas representam muito bem a luz

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google