Jogamos

Análise: Leve seu 3DS para a rua e reúna aliados para vencer os quatro novos desafios da Praça Mii StreetPass (3DS)

O StreetPass é uma das características mais interessantes e curiosas do 3DS. Através desse recurso, dois ou mais portáteis fisicamente p... (por Farley Santos em 22/07/2013, via Nintendo Blast)

O StreetPass é uma das características mais interessantes e curiosas do 3DS. Através desse recurso, dois ou mais portáteis fisicamente próximos trocam informações entre si. Qualquer coisa pode ser trocada entre os consoles, como itens, personagens e missões. São inúmeras as possibilidades StreetPass, mas até o momento o real potencial dele não foi bem utilizado.

Vários jogos utilizam este recurso, mas sem sombra de dúvidas o uso mais popular está na Praça Mii StreetPass. Neste aplicativo, que vem instalado em todo 3DS, os jogadores recebem Miis e os utilizam em alguns minigames, que dão recompensas como animações 3D e chapéus para colocar nos avatares. A praça foi atualizada em 2012 com novos desafios e itens, mas sua estrutura continuou idêntica. A grande mudança veio com um update em julho de 2013: além de melhorar o desempenho do aplicativo e incluir novos recursos, a Praça Mii recebeu quatro novos jogos pagos.

Ao contrário dos minigames já inclusos no aplicativo, os novos títulos são mais elaborados e completos, o que justifica o fato de não serem grátis. Cada um dos quatro jogos foi desenvolvido por uma empresa diferente, o que resulta em variedade de estilos. Os jogos podem ser adquiridos individualmente ou em um pacote com desconto.

Defendendo o espaço no Esquadrão Mii

Desenvolvido pela Good-Feel (Kirby's Epic Yarn de Wii), Esquadrão Mii é um shoot’em up bem divertido. No papel de comandante de uma frota estelar, sua missão é impedir os malévolos planos da gangue Osso Dourado. Para isso você precisa recrutar soldados via StreetPass: cada Mii adiciona uma arma a sua nave, sendo que cada cor de camiseta provê projéteis diferentes. Acontece que a inexperiência dos recrutas faz com que eles sejam capturados pelo inimigo, logo é necessário resgatá-los durante os estágios para poder utilizar seus armamentos. Ao salvar um Mii, você deve posicioná-lo em um dos quatro espaços disponíveis na sua nave via tela de toque. A qualquer momento é possível alterar a ordem das armas com um simples toque na tela. Mas cuidado, pois ao ser atingido por um projétil inimigo, uma das armas é destruída.

A progressão nos estágios é variada: em alguns a tela rola da esquerda para direita, em outros você pode navegar livremente por uma área. É muito comum a rota de uma fase se alterar, com inimigos aparecendo de todas as direções. Felizmente é possível rotacionar as armas em volta da nave por meio dos botões L e R, e dominar este movimento é essencial para sobreviver. Não se deixe enganar pela baixa dificuldade das primeiras fases, as missões avançadas oferecem bom desafio.

O único defeito de Esquadrão Mii é a sua duração, como a maioria dos shooters. As missões são curtas e escondem poucos segredos, o que é compensado pela variedade de situações. O jogo tem objetivos alternativos como coletar todas as joias especiais ou completar fases sem levar dano, o que ajuda a aumentar a longevidade da aventura. Suas melhores pontuações também são compartilhadas via StreetPass.

Relaxando no Vilarejo das Plantas

Depois de salvar a galáxia, é hora de relaxar. Vilarejo das Plantas, desenvolvido pela Greezo (The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D de 3DS), é um simulador de cultivo de flores. O objetivo é adquirir o título de “expert de jardinagem” cultivando inúmeras plantas com a ajuda de outros Miis e de Seu Mendel, um grande floricultor. Cada visitante recebido via StreetPass rega a sua planta, que cresce pouco a pouco. Uma vez florescido, o vegetal passa a receber pólen das flores dos Miis, gerando sementes que podem resultar em plantas completamente novas.

Extensa quantidade de conteúdo é o destaque de Vilarejo das Plantas. Cultivar flores é só uma das várias atividades disponíveis na vila: em um shopping é possível vender e comprar sementes, vasos, jardins e outros itens. Uma das lojas oferece também trabalhos, que consistem em tarefas que valem dinheiro e itens. Estas missões contam com vários níveis de recompensa, de acordo com o esforço depreendido para realizá-las. As flores cultivadas podem ser exibidas em um jardim e lá é possível tirar fotos das plantas e do seu Mii.

Mesmo com tanta coisa para ser feita, Vilarejo das Plantas pode ser monótono para alguns. O principal motivo disso é a lentidão com que o jogo se desenvolve, já que são necessários muitos encontros para cultivar as plantas e desbloquear os recursos. De todos os jogos, este é de longe o que apresenta os melhores gráficos, com vegetais elaborados e cenários bonitos e complexos.

Dominando o mundo na Batalha Mii

Quem nunca quis conquistar o mundo? Este é o tema de Batalha Mii, desenvolvido pela Spike Chunsoft, da série Mysterious Dungeon. Na pele de um monarca conquistador, o jogador reúne um exército e invade outros territórios. Cada pessoa encontrada via StreetPass provê um número de soldados para o seu exército. Uma vez reunido o exército, é hora da batalha. Também é possível enfrentar outros monarcas (pessoas que também adquiriram o jogo) e evoluir seu castelo.

As batalhas são divididas em fases e utilizam conceitos de vantagens no estilo pedra, papel e tesoura. Ao avistar um inimigo você divide seu batalhão em cavalaria (pedra), infantaria (papel) e arco e flecha (tesoura). Em cada fase da batalha você escolhe um batalhão, que enfrenta uma parcela do exército inimigo. Derrotar um batalhão inimigo é simples: basta enviar um número superior de soldados, sendo que a vantagem reduz pela metade as forças do oponente. Todos os embates são resolvidos em uma melhor de três fases. Existem inimigos especiais como Ninjas, que mudam um pouco as regras das batalhas.

O maior problema neste jogo é conseguir aumentar o seu exército: cada Mii adiciona ao seu exército a quantidade de pessoas que ele tiver na praça. Como o StreetPass não é tão popular no Brasil, é natural receber uma quantia reduzida de soldados. Uma alternativa é usar as Moedas de Jogo, mas os preços são altos: cinco moedas conferem 120 mercenários, ao menos no início da aventura. Acaba que em muitos momentos não é possível avançar na campanha por conta do exército pequeno. Uma maneira mais razoável de conseguir soldados é derrotar outros monarcas encontrados via StreetPass, pois estes, quando derrotados, cedem boa parte de seu exército.

O conceito de Batalha Mii é interessante, mas a execução é fraca, pois a única atividade no jogo é participar destes confrontos entre exércitos. As batalhas são simples e o fator estratégia é mínimo, sendo a quantidade de soldados o fator determinante em boa parte dos confrontos. Some o fato da dificuldade em conseguir aliados e temos um título que você não jogará muito.

Enfrentando perigos e escapando da Mansão Paranormal

O último jogo da coletânea lembra o já conhecido Mii Resgate. Desenvolvido pela Prope, Mansão Paranormal é um misto de RPG e puzzle. No papel de um investigador, sua missão é escapar de uma mansão repleta de fantasmas. Para isso é necessário alcançar o 30º andar e derrotar a criatura que domina a construção. Acontece que os aposentos do lugar desapareceram e para avançar é necessária a ajuda de outros investigadores, encontrados por StreetPass. Cada Mii dá uma peça colorida que, ao ser encaixada no mapa, gera uma sala ou um corredor. Em algum lugar do andar está escondida uma escada para o próximo pavimento.

Para se dar bem em Mansão Paranormal é necessário planejar os movimentos. Peças da mesma cor geram salas contendo itens como armas e medalhas especiais. Quanto maior o aposento, melhores são as recompensas. Nestas salas também é possível encontrar orbes verdes que permitem combinar armas e converter objetos em joias. Por fim, é possível encontrar Miis perdidos nestes grandes aposentos. Eles podem fazer uma dupla com você para ajudar nos combates ou então te dar uma caixa contendo um item, que só pode ser obtido caso você tenha sucesso na resolução de um quebra-cabeça.

Mas não pense que é um passeio feliz e tranquilo explorar essa mansão. Fantasmas podem aparecer e te atacar ao encaixar peças de cores diferentes. Os combates são em tempo real e seu Mii ataca com as armas encontradas nos baús. É necessário atenção para se dar bem nos confrontos, já que ações como atacar e defender gastam o mesmo medidor de bateria. Ao fim do embate a arma equipada recebe experiência e pode subir de nível, o que aumenta atributos como defesa e ataque. A variedade de armas é grande e elas contam com técnicas especiais e atributos elementais. Combinar armamentos é essencial, já que eles têm limite de nível e os inimigos se tornam mais resistentes conforme você explora a mansão.

A quantidade de desafios, a variedade de atividades e a profundidade dos sistemas de jogo faz com que Mansão Paranormal seja um dos mais completos títulos do pacote. O único defeito é que, às vezes, pouco acontece nas sessões de jogo.

À procura da luz verde

Com variedade e qualidade, os novos jogos da Praça Mii StreetPass são uma excelente adição ao aplicativo. O fato dos títulos serem pagos se justifica pela complexidade das aventuras, que têm potencial de manter jogadores ocupados por muito tempo. Mansão Paranormal e Esquadrão Mii são, de longe, os jogos mais divertidos. Vilarejo das Plantas tem muito conteúdo, mas peca pelo ritmo lento. Já a simplicidade de Batalha Mii cansa rapidamente. Todos os títulos contam com vários méritos, desafios específicos que têm como recompensa tíquetes utilizados na compra de novos chapéus para os Miis, o que aumenta a longevidade dos jogos. Infelizmente todos eles sofrem com a limitação de dez pessoas por vez por partida. Isso torna a experiência fragmentada, já que você é obrigado a jogar todos os títulos de uma vez para poder utilizar novos Miis.

Agora a pergunta mais importante: vale a pena pagar por estes jogos? Depende. Se você consegue fazer StreetPass com facilidade e já terminou todos os desafios do Mii Resgate, os títulos vão ser uma ótima adição à sua coleção. É difícil recomendar estes games àqueles cuja luz de notificação verde é fato raro, já que a quantidade de Moedas de Jogo exigidas por eles é exorbitante.

Prós

  • Grande variedade de estilos;
  • Somados, os títulos oferecem grande quantidade de conteúdo e complexidade;
  • Esquadrão Mii e Mansão Paranormal são interessantes e divertidos;
  • Mesmo lento, Vilarejo das Plantas se destaca pela boa quantidade de conteúdo;
  • Inúmeros méritos aumentam a longevidade dos títulos.

Contras

  • Experiência fragmentada por conta do limite de dez visitas por vez;
  • Os títulos exigem uma quantidade exorbitante de Moedas de Jogo, o que dificulta o progresso para quem não faz StreetPass com facilidade;
  • Batalha Mii é simples e cansa rápido.
Pacote de jogos da Praça Mii StreetPass — 3DS — Nota: 8.0
Revisão: Alex Sandro
Capa: Daniel Machado


é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google