Stage Select

Espelhos e mistérios com duas bruxas atrapalhadas no Spirit Temple de Ocarina of Time

Quase no fim de sua jornada, Link segue para Gerudo Valley , a terra dos famosos ladrões e local de origem do terrível Ganon . Ajudando... (por Unknown em 17/08/2013, via Nintendo Blast)


Quase no fim de sua jornada, Link segue para Gerudo Valley, a terra dos famosos ladrões e local de origem do terrível Ganon. Ajudando um pobre mercador a resgatar sua equipe de carpinteiros que foi presa na fortaleza dos ladrões, o jovem herói é feito prisioneiro. Felizmente, basta ele se utilizar de seus itens para desviar a atenção dos guardas e passar despercebido pelos corredores da prisão para libertar os pobres prisioneiros. De forma inesperada e, apesar de ter de enfrentar alguns guardas muito habilidosos com lanças, o herói ganha o respeito dos ladrões e o acesso a próxima área do vale, o Deserto Assombrado. Enfrentar uma tempestade de areia avassaladora e cruzar um caminho de areia movediça guiado por um fantasma parece ser algo difícil e surreal. Apesar disso, os perigos e desafios que esperam por Link na parte central desse enorme deserto prometem aquecer seu espírito ou congelar a sua alma.

Segredos perdidos no meio do deserto

As aventuras de Link no isolado Spirit Temple começam quando, depois de dar uma de Lawrence da Arábia pela parte mais perigosa do deserto, o herói finalmente encontra o grande Colossus, uma estátua gigante de pedra incrustada em uma grande montanha. A entrada de uma das últimas dungeons do jogo se encontra desbloqueada, mas Link não consegue passar do saguão de entrada e ainda pode levar uma surra de jarros flutuantes. Ao sair do calabouço, o herói tem mais um encontro com o misterioso Sheik que, como um grande guerreiro e professor de música, além de bons conselhos, lhe ensina uma nova canção, o Requiem of Spirit. Essa melodia parece ser a chave para desvendar os segredos desse templo.

Shiek aparece mais uma vez para ensinar a última canção lendária
Esse se torna um dos detalhes mais interessantes dessa dungeon no jogo pois, para desbravá-la, Link precisa investigar seus segredos tanto no passado quanto no futuro. E é assim, retornando ao passado, que Link encontra uma ladra muito simpática e engraçada chamada Nabooru que, precisando resgatar um item precioso do interior da dungeon, não pensa duas vezes antes de se aproveitar das habilidades daquele pequeno guerreiro. Sem perder tempo, o garoto atravessa uma pequena abertura na parede do saguão de entrada e começa sua aventura pelo templo.

Ela pode ser uma ladra, mas Nabooru odeia Ganondorf tanto quanto Link


A parte da dungeon que o pequeno Link pode acessar envolve alguns dos inimigos mais desafiadores e enigmas mais interessantes de toda a aventura do herói através do tempo. Os terríveis Anubis são uma ameaça terrível ao herói, pois essas estátuas flutuantes seguem Link, imitam cada movimento do herói e atacam com um jato de fogo poderoso. Caso Link possua o poder de Din’s Fire, livrar-se desses inimigos traiçoeiros pode não ser tão complicado, pois basta atraí-los para bem perto para descarregar toda a força neles.

Desafios impossíveis para uma criança. Mas para o jovem Link, são apenas brincadeiras

Enigmas e mistérios envolvendo coleta das misteriosas Silver Rupees entre vigilantes Beamos e perigosos Spike Traps podem causar um pouco de problema. E é bom que Link tenha uma boa ideia de perspectiva e localização espacial para saber ativar chaves e mecanismos apenas com a luz do sol, que precisa atingir pontos específicos com um símbolo de um sol muito feliz à la Ninho Soleil em cima de blocos, paredes e até no chão. Depois de enfrentar tantos problemas, Link até consegue chegar à sala que guarda uma gigantesca estátua representando o Colossus no interior do templo, mas no estado em que se encontra, não pode fazer muito agora. Nesse lugar, pode-se ter uma boa vista do visual do templo como um todo, que mais lembra uma catacumba egípcia gigantesca com diversas inscrições misteriosas espalhadas pelas paredes.

A luz do sol é a maior aliada na resolução dos mistérios dessa dungeon
Se o pequeno herói continuar sua exploração por essa dungeon onde a luz do sol gosta de entrar sorrateiramente, ele logo irá localizar uma grande sala com um guerreiro de ferro adormecido. Ao atingir o corpo do Iron Knuckle sem pensar muito, Link se depara com um inimigo que pode ser lento, mas tem um ataque devastador. O guerreiro somente ataca com seu grande machado quando está próximo do adversário, portanto, basta que o jovem aproveite esse momento para atingir a traseira do monstro de ferro para, aos poucos, desmanchar sua armadura quase indestrutível para destruí-lo.

Um guerreiro de ferro muito mal-humorado

A grande recompensa por enfrentar tantos desafios e inimigos é alcançar o topo do templo e, do lado de fora da dungeon, com uma vista incrível de todo o deserto, recuperar o item perdido de Nabooru: as Silver Gauntlets. Essas luvas mágicas garantem uma força incrível ao indivíduo que as utilizam, sendo capaz de mover blocos e pedras gigantescas com pouco esforço. Uma pena que Link não pode retornar a sua amiga ladra, pois ele testemunha o sequestro da guerreira, na frente do templo, por duas bruxas macabras, as irmãs Twinrova.

Link não pode ajudar Nabooru agora. Mas acho que ela não vai se importar se ele ficar com as luvas mágicas, não é?

A jornada do herói está longe do fim, pois sem poder ajudar sua amiga, é hora de ele aproveitar seu novo item e voltar para o futuro. E não é que as Silver Gauntlets se mostram úteis? Com o poder das luvas, Link consegue mover um enorme bloco que bloqueava uma entrada da dungeon no saguão de entrada e consegue acessar uma nova parte do templo. E os perigos que o jovem guerreiro precisa enfrentar tornam-se ainda maiores com mais enigmas para resolver, monstros mais mortais para combater e até pedras gigantes e Armos que prometem causar uma verdadeira dor de cabeça.

Se um Armos irritado já é ruim, imaginem vários

Mais uma vez, controlar a direção da luz do sol torna-se fundamental para concluir vários desafios da dungeon e o processo fica um pouco mais fácil com espelhos gigantes incrustrados em cabeças de cobra de pedra que podem ser virados em qualquer direção. É preciso planejar bem a posição em que a luz precisa ser direcionada, especialmente se Link deseja revelar o baú que contém o item que lhe promete auxiliar nos próximos combates que vêm pela frente: o Mirror Shield. Esse escudo especial com um acabamento belo possui uma superfície reflexiva capaz de refletir a luz do sol e até ajudar na hora de resolver mais alguns mistérios.

Controlando a direção da luz do sol mais facilmente
A trilha sonora da dungeon é composta por um tema que mistura um leve ritmo de mistério com melodias árabes misturado com um ar egípcio, criando uma atmosfera digna de um calabouço que Indiana Jones exploraria em alguma de suas aventuras. Pelo menos o herói do cinema não teria que enfrentar os Iron Knuckles que ainda não largaram do pé do jovem guerreiro e decidem atrapalhar a sua jornada antes que ele finalmente possa adentrar na gigantesca estátua do Colossus. Com a tão preciosa Boss Key em mãos, agora é hora de rumar para a parte mais interior do templo, onde um perigo (ou melhor, dois) aguardam pela chegada do herói do Tempo.

Com ajuda de um pouco de luz, a entrada para o grande Colossus do templo enfim é desbloqueada!

Uma batalha entre gelo e fogo

Dentro do Colossus, Link reencontra as bruxas gêmeas, Kotake e Koume. Apesar da aparência bizarra e dos olhos esbugalhados, essas duas figuras proporcionam alguns dos diálogos mais engraçados do jogo, além de sempre parecerem muito confusas. Antes que Link possa seguir seus passos, elas despertam mais um Iron Knuckle, que parece até maior que os anteriores, e desaparecem no ar. Para o jovem herói, só resta um combate mortal contra um grande inimigo de metal que depois de ter sua armadura desmanchada se revela ninguém menos que Nabooru. A ladra, confusa, pede desculpas a Link e não deixa o herói perder mais tempo, pedindo-lhe que vá atrás das bruxas malvadas.

Pobre Nabooru! Essas bruxas não largam do pé dela
Certamente Link achava que teria que enfrentar uma bruxa por vez, mas elas são irmãs unidas tanto nos diálogos quanto nos combates e as chefonas dessa dungeon, que se mostram como uma ameaça dupla e poderosa ao herói do gorro verde. Em uma arena de blocos de pedra elevados, o último desafio desse templo repleto de espíritos inquietos, as Sorceress Sisters Twinrova, mostram ao seu adversário que estão dispostas a queimá-lo até os ossos ou congelar sua alma.

É bom Link se preparar para uma onda de calor e frio extremos!

Na batalha mais eletrizante de todas as dungeons do jogo, as irmãs bruxas flutuam sobre Link enquanto alternam com ataques devastadores de gelo e de fogo. Os golpes são tão mortais que o raio de dano é grande e, tanto as chamas quanto o frio são capazes de causarem grandes problemas ao herói. Por esse motivo, o Mirror Shield deve ser empunhado sem demora para evitar os ataques e rebatê-los. Seguindo a lógica, para ferir as bruxas, é necessário refletir os jatos de gelo e fogo contra as irmãs contrárias aos tipos de ataque. Direcionar o golpe de volta pode ser complicado, mas basta que Link e o jogador mantenham o pulso firme para ver as bruxas gritarem de dor.

Se duas bruxas já eram um problema, infelizmente, uma é um problema maior ainda!

Infelizmente, apenas alguns golpes não serão suficientes pra acabar com a dupla dinâmica, pois depois de mais um discurso cômico, as irmãs se fundem e formam uma bruxa só. Engraçado notar a matemática por detrás dessa magia, pois duas bruxas horrorosas conseguem forma uma maga muito bonita e com um cabelo duplamente colorido de dar inveja a muitas mulheres. Com um cajado em cada mão, a nova inimiga continua flutuando ao redor do herói e alterna entre ataques de gelo e fogo. A novidade está em que, dessa vez o Mirror Shield não reflete os ataques, mas absorve a sua energia e a lança de volta em um ataque poderoso. É preciso ter cuidado para não misturar ataques de gelo e fogo pois eles podem anular o efeito de absorção do escudo. Mas quando o golpe é rebatido com poder aumentado, a bruxa é nocauteada e Link pode atingi-la com toda a força de sua espada. Repetindo o procedimento mais algumas vezes, a bruxa acaba entrando numa fria, ou quente, ou tanto faz.

Elas podem discutir o quanto quiserem, mas o outro mundo as espera

A melhor cena desse templo fica por conta do momento em que, derrotadas, Kotake e Koume ganham auréolas e, confusas e se xingando, flutuam em direção a uma luz espiritual (isso sem antes amaldiçoar que irão assombrar Link pelo resto da vida). Restando apenas pegar mais um Heart Container, o nível termina quando o guerreiro reencontra Nabooru, que para a surpresa dele e dela é a Sage of Spirit. A ladra garante apoiar Link com seu poder no final da sua jornada e lhe entrega o último medalhão, o Spirit Medallion. A única coisa triste é imaginar que o pobre jovem, sempre tão problemático em seus assuntos amorosos, conquistou o coração da ladra, pois suas últimas palavras são sua decepção por o garoto ser tão novo ainda.

Finalmente, o último medalhão! Os seis Sages foram despertados!

Revisão: Luigi Santana
Capa: Hugo Henriques

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google