Stage Select

Faltam menos de três dias para o Carnaval do Tempo em Clock Town, de The Legend of Zelda: Majora's Mask (N64)

Todo ano, pessoas de todos os lados e lugares de Termina comparecem à Clock Town para comemorar o Carnaval do Tempo, celebrado quando o so... (por Anônimo em 22/08/2013, via Nintendo Blast)

Todo ano, pessoas de todos os lados e lugares de Termina comparecem à Clock Town para comemorar o Carnaval do Tempo, celebrado quando o sol e a lua se alinham e que homenageia o progresso ininterrupto da natureza e do tempo. Mas o que acontece quando um desses elementos é bizarramente alterado, e o fator “tempo” se reduz à míseros três dias?

Descubra no que uma alegre e festiva vila pode se tornar quando o amanhã não é mais uma certeza em Clock Town, a capital da terra de Termina, de The Legend of Zelda: Majora’s Mask.
Atenção: este texto possui revelações sobre o enredo (spoilers) de The Legend of Zelda: Majora’s Mask. Leia por sua conta e risco!


Em cima da hora

Quando Link chega em Clock Town pela primeira vez, ele se encontra na desconfortável forma de Deku e está desesperadamente atrás de sua Ocarina do Tempo para reverter, com a ajuda do Vendedor de Máscaras, a maldição que Skull Kid lançou sobre ele através do poder da Majora's Mask. Em meio à tanta aflição e correria, ficaria difícil notar na paisagem, mas a verdade é que os habitantes de Clock Town já se encontravam tão preocupados quanto nosso herói.

No céu, muitos já haviam reparado na anormal proporção que a lua havia tomado, cada vez mais próxima, mas cada um mantinha uma postura particular diante do iminente desastre: enquanto Anju firmemente esperaria seu noivo Kafei retornar para selar o compromisso do casamento e o Carteiro mantinha seus horários com honra, outros residentes concluíam que o melhor seria fazer as malas e viajar para longe do local. Em meio à esse caos, cabia ao prefeito Dotour decidir se o correto seria convocar um plano de evacuação, como os soldados da defesa da cidade sugeriam, ou manter-se firme em sua posição, como os trabalhadores propunham, ávidos pelo aumento do turismo durante essa época.
Algo já está visivelmente errado desde a primeira vez que Link visita a cidade.
O fato é que, desde o primeiro instante de Link na cidade, a rotina e as vidas dos habitantes e visitantes de Clock Town já se encontravam bem inquietas e preocupadas, com a ausência de uma paz que não seria reconquistada até que Link quebrasse a maldição da máscara.

Os vários lados de um mesmo problema

Em sua aventura contra o tempo, Link precisa explorar os quatro cantos de Clock Town e auxiliar os diversos desafios de pessoas comuns, que foram agravados pelo iminente e repentino fim do mundo.

Cada região do vilarejo possui uma característica diferente, que se reflete nos moradores e, consequentemente, nos seus problemas:

South Clock Town é a primeira região que Link conhece e que serve de praça central da cidade, conectando todas as outras áreas. É a parte da cidade que está sendo reformada e enfeitada com a chegada do Carnaval, com construções sendo erguidas a todo instante. Também abriga o elemento mais importante e que dá o nome à cidade, a Torre do Relógio, que é aberta na véspera do Carnaval do Tempo. Ela possui uma saída para Termina Field próxima à Woodfall e ao Romani Ranch.

East Clock Town abriga a maior parte de estabelecimentos de entretenimento como jogos de caça ao tesouro e tiro ao alvo, além de uma pousada e um bar. Nessa parte da cidade também está localizada a prefeitura de Clock Town, além de uma passagem secreta para o esconderijo dos Bombers, localizado no Astral Observatory. Os portões da cidade dessa área ligam-na com a região de Ikana.

West Clock Town é a porção do vilarejo onde se concentram a maior parte dos estabelecimentos comerciais e lojas. Contando com uma loja de artigos gerais, uma loja de bombas e uma loja de penhores, essa região também abriga o Banco de Rupees, a lotérica e o Correio. A saída dessa área faz caminho para o litoral de Great Bay.

North Clock Town é uma área arborizada e jardinada que possui playgrounds (para humanos e Dekus!), uma Great Fairy Fountain e é um lugar bastante frequentado pelas crianças da cidade. Dentro de certas circunstâncias, também é possível receber a presença da misteriosa criatura Keaton nos arredores dessa região. Essa rota também é utilizada para o comércio entre a capital e Snowhead, que fica logo fora dos portões desse lado da cidade.

Laundry Pool é a menor e menos povoada região de Clock Town, que possui um rio de água corrente, usado na limpeza doméstica dos habitantes. Apesar disso, algumas pessoas importantes utilizam esse espaço como refúgio dos seus problemas corriqueiros, como Kafei, que se esconde nesse beco enquanto planeja recuperar sua máscara de casamento, com medo de mostrar sua aparência amaldiçoada à sua noiva Anju.

Correndo contra o tempo

Clock Town é conhecida por ser uma cidade alegre especialmente por volta da época de Carnaval, mas a estranha ameaça causada pela lua caindo do céu afastou muitos turistas e até mesmo habitantes do vilarejo conforme os dias da aventura de Link passam.

No primeiro dia, a cidade ainda se encontra bem agitada e com bastante visitantes. Nas primeiras horas,o Carteiro já faz sua primeira ronda enquanto Madame Aroma, do conselho público, já inicia uma campanha para localizar seu filho desaparecido. Se Link chegar à pousada Stock Pot Inn por volta das 1h30 da tarde, ele pode se passar por um turista e garantir uma estadia, além de iniciar a quest do casal Anju e Kafei, caso ele já tenha obtido a máscara necessária. Durante a noite do primeiro dia, Sakon tentará saquear a senhora da loja de bombas enquanto ela retorna para casa com sua mercadoria, e os itens à venda nos dias seguintes dependem da intervenção de Link nesse acontecimento.
Apesar de alguns problemas, especialmente ao anoitecer, a música que ilustra as primeiras 24 horas de Link em Clock Town é alegre e traz consigo o carnavalesco clima da cidade:
Um dos primeiros eventos do jogo que implicam em consequências diferentes nos dias seguintes.

No segundo dia, o tempo fechado traz um clima mais preocupante para os moradores e visitantes. A maioria dos personagens já começam a pensar sobre fugir da cidade no dia seguinte, e os tremores de terra começam a ficar mais frequentes. Alguns construtores já não compareceram à montagem na praça central, e cartazes espalhados pela cidade sugerem a falta de mão de obra tanto na montagem do Carnaval quanto na defesa da cidade por parte dos soldados. O Carteiro tem a chance de recolher uma carta da caixa de correio destinada a Kafei, dependendo da ajuda que Link ofereceu no dia anterior. Se isso acontecer, Anju decide ficar e esperar por Kafei ao invés de desistir e fugir para Romani Ranch. Do outro lado da história, Kafei aprende durante a tarde desse dia que Sakon está com sua Sun’s Mask e decide ir buscá-la no esconderijo do ladrão, em Ikana Valley. Fora de Clock Town, uma abdução misteriosa durante a noite do segundo dia, em Romani Ranch, pode decidir a permissão que Link tem de comparecer ao Milk Bar após as 10 da noite.
Com a aproximação da lua, um bocado de decepções e uma longa chuva durante toda tarde, a música do segundo dia demonstra a fragilidade emocional que os moradores de Clock Town tem diante de tal desastre:
Anju desistirá de esperar por Kafei dependendo da ajuda que Link oferecer na véspera.

O terceiro dia já traz desespero à maioria dos personagens da cidade. As construções para o Carnaval se encontram praticamente paralisadas, apenas com alguns céticos trabalhadores continuando em seus cargos. Os soldados da cidade também continuam a segurar seu posto com dignidade, permitindo que qualquer cidadão use os portões para fugir para o mais longe possível. O Carteiro encontra-se em desespero por querer fugir, mas leva a prioridade de suas entregas acima de tudo. O esconderijo de Kafei encontra-se destrancado depois da 1h da tarde, onde é possível encontrar uma carta endereçada à sua mãe, Madame Aroma, o que pode ajudar o Carteiro a resolver seu impasse. Anju estará fora da cidade a essa altura, ou, caso Link tenha ajudado ela, se encontrará em seu quarto, aguardando o retorno do noivo. Durante as últimas horas da noite, a All-Night Mask pode ser encontrada na loja de penhores dependendo da intervenção no roubo do primeiro dia. É na madrugada desse último dia que a Torre do Relógio abre suas portas e permite que os visitantes subam à face do relógio para comemorar o início do Carnaval do Tempo, o que claramente não ocorre devido ao perigo que a lua representa. Felizmente, Link pode usar essa vantagem para se aproximar e confrontar Skull Kid, no topo da torre.
Angústia, desespero, urgência e pavor climatizam todo o ambiente do pequeno vilarejo durante as última 24 horas antes da colisão da lua com Termina e, consequentemente, Clock Town. Além de serem expressados através dos personagens, estes sentimentos também são reforçados pela fúnebre e distorcida melodia tocada nesse último dia:
Os guardas que protegem os portões da cidade devem cumprir seu dever, custe o que custar.

A manhã do quarto (e novo) dia só pode ser conquistada depois da superação de todos os obstáculos de Link, que envolve resolver quatro templos distribuídos pelas terras de Termina e despertar as quatro divindades gigantes para ajudá-lo a segurar a Lua. Com a ameaça de Majora extinta, os habitantes retornam às suas vidas rotineiras e dão continuidade ao alegre Carnaval do Tempo, mas esse feliz futuro para Clock Town e seus vívidos habitantes está unicamente nas mãos do Herói do Tempo!

Revisão: Luigi Santana
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Agora a Nintendo precisa fazer um remake de Majora's Mask para o Wii U e vender como umbundle junto com Wind Waker HD.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google