Item Box

Item Box: Majora's Mask (Zelda)

Poucos itens tiveram o privilégio de emprestar seus nomes aos subtítulos dos capítulos da renomada franquia The Legend of Zelda. Apenas arte... (por Rafael Neves em 06/03/2013, via Nintendo Blast)

Poucos itens tiveram o privilégio de emprestar seus nomes aos subtítulos dos capítulos da renomada franquia The Legend of Zelda. Apenas artefatos únicos como a Ocarina of Time, a Wind Waker e a Phantom Hourglass tiveram essa honra, sonhada até hoje por nossa querida Pedra. Mas em se tratando do Zelda mais obscuro de todos, recheado de máscaras e de melancolia, nada melhor para dar nome a essa aventura do que a amedrontadora Majora's Mask, não? Venha conhecer esta máscara que causou catástrofes em Termina e marcou o coração dos fãs com seus incríveis poderes.

Quem brinca com fogo...

Apesar das diversas teorias (veremos isso mais tarde), a Majora's Mask não tem uma origem exata. O que sabemos é que essa máscara foi usada em rituais de tribos antigas, mas que acabou sendo selada nas trevas pelos seus próprios usuários. O motivo foi justamente os poderes mágicos da Majora's Mask, que poderiam levar o mundo à destruição caso caíssem em mãos erradas. Mas ninguém aqui achou que a Majora's Mask ia continuar adormecida, não é? Era óbvio que ela um dia seria trazida de volta. E o responsável por sua ascensão foi um grande colecionador de máscaras, o bipolar Happy Mask Salesman. No entanto, Majora's Mask acaba sendo roubada por Skull Kid.

Meu... precioso...
Com a máscara, Skull Kid torna-se o vilão principal do jogo. Não só fazer com que a lua caia sobre Termina, mas uma série de outras atrocidades são praticadas pelo solitário Skull Kid graças aos poderes de Majora's Mask. No entanto, ter desafiado Link talvez tenha sido o pior feito da máscara. O valente guerreiro não só derrota a Majora's Mask, como também livra Termina de sua perigosa magia.



Uma máscara para a todas governar

Muitos são os poderes que podemos constatar e supor da Majora's Mask. Primeiramente, é fato que ela tem um potencial muito grande, não é à toa que foi aprisionada por muito tempo. E fica claro que a Majora's Mask não é meramente uma máscara, mas um artefato com vontade própria, afinal, acaba ganhando vida como chefe final do jogo. A máscara exerce bastante influência sob seus donos, chegando ao ponto de induzir certas pessoas a usá-la - algo comparável ao Anel do Poder de O Senhor dos Anéis. O Skull Kid tinha sido rejeitado por seus amigos, mas isso não explica seu desejo por destruir Termina chocando a lua contra ela, por transformar Link em um Deku, por fazer de Kafei uma criança pouco antes de seu casamento, por envenenar as águas de Woodfall e por muitas outras tragédias.


Encontrou um destino
terrível, não?
Majora's Mask também abandona seus hospedeiros quando não lhe são mais úteis. Depois que o Happy Mask Salesman a tirou das trevas, ela facilmente levou o Skull Kid a obtê-la. Quando os Quatro Gigantes interromperam a queda da lua, a Majora's Mask livrou-se do Skull Kid para esconder-se no interior do astro. E é nas profundezas da lua que Majora's Mask toma formas cada vez mais humanas para enfrentar Link. Apesar de ser um dos inimigos mais difíceis de se derrotar na série Zelda, a batalha contra a Majora's Mask torna-se absurdamente fácil se Link estiver usando a Fierce Deity's Mask.

Desesperada tentativa de não
levar uma surra de Link?
Uma chiquérrima cabeleira, hein?

No X da questão

Lembra que dissemos que a Majora's Mask não tem uma origem definida? Na verdade, essa máscara é um dos artefatos mais enigmáticos da franquia Zelda. No mangá oficial de Majora's Mask, há uma explicação para a origem da máscara que, apesar de interessante, não tem tanta expressividade na mitologia da série por ser proveniente de uma adaptação da história do jogo. No mangá, muito tempo antes das aventuras de Link em Termina (coisa de milhões de anos atrás), vivia um monstro cuja armadura garantia a realização de desejos por quem a vestisse. Isso, é claro, motivou muitos humanos a tentarem tomar a vestimenta, mas todos acabaram devorados pelo monstro. Até que surgiu um viajante que, ao conversar com o monstro, tomou consciência de que a criatura queria mesmo era morrer, por desprezar sua própria existência. O viajante então sacou um bongô e tocou para o monstro por três dias, período em que a criatura dançou até seu coração parar de bater. O viajante retirou a armadura do falecido monstro e esculpiu-a em uma máscara. Essa máscara é a Majora's Mask.

Acreditem, é disso que a Majora's Mask
veio. Vai entender os quadrinho japoneses.

Mera coincidência?
Interessante? Muito mais do que a lenda da tribo ancestral que selou a máscara nas trevas, mas algumas pontas soltas da história original da origem de Majora's Mask foram amarradas pelos fãs e o resultado é uma teoria que vale a leitura. A primeira hipótese provavelmente já foi pensada por muitos jogadores. O Reino de Ikana, cujas ruínas são mostradas em Zelda: Majora's Mask, tem uma história de trevas e derramamento de sangue em seu passado, logo, é uma civilização candidata ao posto de "tribo ancestral que selou a Majora's Mask". O outro povo que poderia ser essa tal tribo é a Tribo Twili, de Zelda: Twilight Princess (GC/Wii). O estilo de luta de Zant, membro da tribo, é semelhante ao da Majora's Mask durante o duelo final entre a máscara e Link. 

No entanto, não é uma evidência tão forte, já que o mesmo estilo é usado por outros inimigos como os Garo Master, do Reino de Ikana. É a Fused Shadow, relíquia criada pelos Twili, que se assemelha muito à Majora's Mask. E não apenas pela aparência (especialmente os olhos), mas também pelos poderes e pela transformação pela qual ambas passam ao se transformar em chefões. Afinal, o Happy Mask Salesman nunca disse onde exatamente encontrou a Majora's Mask, ele pode muito bem ter descoberto ela no Twilight Realm, e a cronologia da série conecta Zelda: Majora's Mask a Zelda: Twilight Princess.

E já que tocamos em teorias e mitos, sabia que não só a própria Majora's Mask, mas todo o game ao qual ela empresta seu nome tem uma suposta influência brasileira? Saiba mais em nosso Especial.

Revisão: Bruno Nominato

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Sobre o mangá e a origem da Majora's Mask, aquela Side Story não haver com a Nintendo, foi obra de A.Honda e S.Nagano. Pode ser comparada a uma Fan-Fictional aprovada pela Big N (é dito na página que antecede a estória, nos comentários do autor), semelhante ao que ocorre em Dragon Ball.

    ResponderExcluir
  2. Eu juro que tive ate pesadelos com essa maldita mascara. Se fizessem um novo Zelda e se essa mascara aparecesse, acho que nem conseguiria dormir.

    ResponderExcluir
  3. Isso abre opções pra Nintendo criar mais um Zelda obscuro na linha do tempo do Link criança entre Majora's Mask e Twilight Princess. Eu adoraria ver um jogo desses!

    ResponderExcluir
  4. Majora's Mask brazuca. :D

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito de ver um novo jogo da série totalmente obscuro tambem,ia ser muito legal

    ResponderExcluir
  6. Gostaria muito de ver um novo jogo da série totalmente obscuro tambem,ia ser muito legal

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google