Item Box

Reescreva o passado e assegure seu futuro com a caneta Hollow Pen, de Time Hollow (DS)

O que você faria se tivesse o poder de voltar ao passado e consertar os seus erros, garantindo o presente que sempre quis? Você seria cap... (por Anônimo em 14/08/2013, via Nintendo Blast)


O que você faria se tivesse o poder de voltar ao passado e consertar os seus erros, garantindo o presente que sempre quis? Você seria capaz de se conter a apenas reverter seus próprios erros pessoais? Conseguiria conviver com seu destino sabendo que ele foi artificialmente traçado por você mesmo? Felizmente, Ethan Kairos nos mostra a resposta de todas essas questões da forma mais prática possível: usando a mística caneta Hollow Pen, em Time Hollow para Nintendo DS, e viajando no tempo para reconquistar seu próprio presente!
Atenção: este texto possui revelações sobre o enredo (spoilers) de Time Hollow. Leia por sua conta e risco!

Um Vazio no Tempo

Time Hollow foi um dos vários jogos da biblioteca do Nintendo DS, nesse caso desenvolvido pela Konami, que se aproveitaram do baixo custo de produção, da tecnologia touchscreen, de duas telas, do poder de processamento suficiente para contar boas histórias e, especialmente, da imensa base de usuários instalada no console, que garantia que um gênero de nicho como um graphic adventure pudesse ter bastante notoriedade entre os mais aficionados desse gênero que deixou de ser tão explorado depois da época dos computadores domésticos e dos adventures textuais.

Outros jogos “de nicho”, que não teriam espaço em outra plataforma, como Zero Escape, Professor Layton e Phoenix Wright (lembrando que, na época, os smartphones ainda não tinham surgido com força), demonstraram como o DS era a ferramenta perfeita para atingir grupos pequenos mas dedicados de jogadores ávidos por novas experiências, e Time Hollow, apesar de não ter feito tanto sucesso como os dois primeiros exemplos fizeram no Ocidente, deixou um legado razoavelmente grande Oriente.
Acredite: Ela é muito mais poderosa do que pode parecer!

Aventura atemporal

É muito difícil dizer o que provavelmente faríamos quando nos deparássemos com tal poder nas mãos, mas o jovem Ethan Kairos encontrou a caneta esverdeada Hollow Pen em uma hora bem oportuna: da noite para o dia, todos à sua volta agiam como se seus pais, Pamela e Timothy Kairos, tivessem morrido anos atrás em um acidente, apesar de Ethan ter certeza de que vivia com eles até a noite anterior, e não com seu tio Derek, como a realidade atual o demonstrava.
A última refeição da família Kairos, antes do estranho incidente
Numa péssima sensação de "Estou sonhando, ou acabei de acordar de um sonho?", o seu fiel gato Sox lhe entrega, sem qualquer aviso, a misteriosa caneta esmeralda, que contém um bilhete dizendo que "se você deseja reencontrar seus pais, investigue o beco atrás do seu colégio". Apesar de fazer pouco sentido, Ethan logo descobre que o bilhete o instigava a usar a Hollow Pen para obter uma pista do paradeiro de seus pais escondida no próprio passado e, dessa forma, desfazer a suposta tragédia que na verdade nunca ocorreu.

Dando tempo ao tempo

Usar a Hollow Pen é tão simples quanto desenhar bolinhas na telinha do DS com a stylus: o portador deve desenhar um círculo no ambiente que deseja, e isso abrirá uma fenda temporal que é grande o suficiente para manipular objetos, conversar com pessoas, recolher pistas e modificar o passado aos poucos.

Mas como "com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades", nem tudo seria tão fácil. A cada vez que Ethan abre uma fenda no tempo, ele consome um pouco da carga da caneta, denominada de "Time". Erre o local que você deve abrir a janela temporal e, além de não encontrar nada de útil para te ajudar na busca pela verdade, você também terá desperdiçado um pouco da preciosa carga, que é apenas restaurada nos raros momentos em que você pode encontrar Sox novamente. Por isso, como em todo bom jogo que depende fortemente do enredo e da narrativa, o segredo é mergulhar na história e pegar dicas em diálogos e pistas para saber qual é a próxima localização que deve ter o seu passado investigado.
Não se empolgue com seu novo poder, ou poderá ficar preso em uma linha do tempo pior do que a original!

O outro lado da história

Ao decorrer do enredo, Ethan passa a notar que seus esforços não estão resultando no que ele esperava. Acidentes, traumas e perdas do passado aparecem na memória de amigos e conhecidos de uma hora para outra, e o pior já começa a ser uma possibilidade: existe outra Hollow Pen, que, ao contrário da de Ethan, é alaranjada, e cujo o portador desta não parece muito feliz em ver Ethan tentando consertar seu presente.

É quando se descobre que Irving Onegin, um homem que Ethan apenas conhecia como dono da loja de antiguidades, está por trás de todos esses mistérios, com sua própria caneta de manipulação temporal. A verdade é que as Hollow Pens são artefatos carregados de gerações em gerações e devem ser mantidas por algumas famílias. Porém, os problemas começam quando a mãe de Irving morre atropelada em um acidente muito antigo, no qual Irving agrega a culpa ao pai de Ethan, o portador prévio da Hollow Pen verde.
Um terrível acidente no passado que ainda traz implicações ao presente
Como forma de vingança, Irving começa a destruir a família Kairos com sua própria Hollow Pen alaranjada, herdada de sua falecida mãe, começando pelos pais de Ethan, em um incêndio de um restaurante. Assim como o pai de Ethan, Irving também envelheceu bastante devido ao uso contínuo da caneta.

Um ponto final

O maior problema temporal, contudo, se dá em torno de Kori Twelves, uma garota que Ethan lembra ter sido sua colega de sala no colégio. É revelado que Kori na verdade é uma “atemporal”, isso é, não pertence à sua própria linha do tempo e, por isso, não envelhece. Kori e Derek formavam um casal 19 anos atrás, e o próprio pai de Ethan a puxou através de uma fenda da Hollow Pen, tornando-a uma “atemporal”, para impedir que seu irmão (e tio de Ethan) cometesse suicídio. Essa interjeição no tempo causou um efeito borboleta que culminou no acidente que mataria a mãe de Irving e o faria ter sede de vingança contra Timothy e a familía Kairos, portadora de outra Hollow Pen.
A misteriosa Kori aparece em diversos outros "universos paralelos" sem ao menos precisar de uma Hollow Pen...
Quando tudo volta ao normal, Ethan recebe uma carta de seu tio dizendo que ele se casou com Kori e que agora carrega o “Chronos” com eles, e que ele reconhece os sentimentos que Ethan tinha por Kori também, já que estudavam na mesma sala.

No final, para evitar um paradoxo, Ethan envia Sox, que também é um “atemporal” e sobreviveu várias gerações da família Kairos como bicho de estimação, através de uma fenda da Hollow Pen carregando um bilhete e a própria caneta, com o intuito de ajudar o seu eu-mesmo do passado a fechar o ciclo temporal.
Revisão: Alberto Canen
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google