Jogamos

Análise: Corridas eletrizantes e perseguições intensas lhe aguardam em Need for Speed: Most Wanted U!

Need for Speed sempre foi uma das mais influentes franquias de corrida da indústria. A criação da EA surgiu durante os anos 1990 e desd... (por Unknown em 26/10/2013, via Nintendo Blast)


Need for Speed sempre foi uma das mais influentes franquias de corrida da indústria. A criação da EA surgiu durante os anos 1990 e desde então tem sido lançada frequentemente para todos os consoles do mercado. No ano passado, Need for Speed: Most Wanted foi lançado para PlayStation 3 e Xbox 360 e causou um grande frisson na comunidade gamer, e não era para menos. Desenvolvido pela Criterion, estúdio responsável pela excelente série Burnout, o jogo contava com um gigantesco mundo aberto para se explorar, com desafios e veículos escondidos por toda parte, oferecendo um mundo quase infinito de possibilidades aos jogadores. Alguns meses depois, o título foi lançado para o Wii U e, graças ao maior tempo de desenvolvimento e ao GamePad, podemos nos orgulhar de possuir uma versão definitiva do título.


Liberdade fora de série

A primeira coisa que chama a atenção em Most Wanted é a gigantesca liberdade de exploração que o game oferece. Sem telas de loading ou menus intrusivos, o título faz com que o jogador se sinta realmente solto por uma cidade para fazer o que bem entender. Fairhaven é uma cidade gigantesca, cheia de caminhos escondidos e motoristas dispostos a disputar diversas modalidades de competições e, em com uma sábia decisão, a Critetion optou por deixar toda a exploração disponível desde o início da campanha, que durará algumas dezenas de horas para os que desejarem conseguir tudo no jogo.

Fairhaven é cheia de possibilidades, segredos e desafios!
Falando em liberdade, em Most Wanted U não é necessário juntar rios de dinheiro para conseguir um novo carro, já que todos estão espalhados pela cidade e, para utilizá-los, basta encontrá-los. Nas corridas e competições, ao invés de dinheiro para novos carros, os jogadores receberão pontos que podem ser utilizados para melhorar o desempenho dos veículos, que são encontrados apenas com suas peças básicas. Este sistema não apenas estimula os jogadores a evoluir seus possantes, como também fazem com que eles virem a cidade de ponta cabeça em busca de novos veículos que possam se tornar uma grandes máquinas de corridas.

A polícia quase sempre estará no seu encalço!
Mesmo sendo um jogo de corrida em mundo aberto, Most Wanted possui um enredo simples que fará com que os jogadores queiram completá-lo. Sendo um novato em Fairhaven, seu personagem é desafiado a se tornar o maior corredor de toda a cidade e, para isso, deverá competir com os dez melhores corredores do local. Os encontros com esses personagens são muito bem produzidos e servem como uma luta contra chefe, já que é um momento de ruptura da liberdade do jogo em prol de um evento que faça com que o enredo do jogo evolua. Contudo, não espere grandes reviravoltas ou que sua vontade de jogar seja muito impulsionada pela história, já que ela só serve de desculpa para que o jogador conquiste mais carros e vença mais competições.

O diferencial da Nintendo

Desde o seu anúncio para o console da Nintendo, a Criterion sempre afirmou que estava trabalhando na versão definitiva do jogo, o que é facilmente percebido ao colocarmos o jogo em nossos consoles. Os gráficos receberam um tratamento especial, e as texturas e efeitos estão notavelmente mais bonitos se comparados aos de outros consoles e abaixo da versão lançada para PC. Contudo, o Wii U tem uma arma que, se bem utilizada, pode ser de extrema utilidade ao incorporar novos elementos à jogabilidade. Estou falando do GamePad!

O modo copiloto adiciona muito à jogabilidade do título
A Criterion parece realmente ter se esforçado para criar uma experiência única para o console da Big N, já que o controle é utilizado das mais variadas formas, sendo alguma geniais e outras nem tanto. O pior uso do GamePad está na utilização de seus sensores de movimento para dirigir os carros. Não muito intuitivos ou precisos, os comandos mais atrapalham do que ajudam durante as competições mais frenéticas. Mesmo assim, a funcionalidade é apenas um extra e não precisa ser utilizada obrigatoriamente. A genialidade na utilização do GamePad reside no modo de co-piloto desenvolvido exclusivamente para o Wii U.

Espere por muitos momentos como esse durante a campanha!
Neste modo, um jogador assume o controle dos veículos, seja com um Pro Controller ou um Wiimote, enquanto um segundo jogador, com o GamePad nas mãos, é capaz de alterar diversos parâmetros da corrida como aumentar ou diminuir a neblina, converter o dia a uma noite ou até mesmo sabotar os carros dos policiais que eventualmente lhe perseguirão e construirão barreiras no meio do percurso. O único ponto que pode incomodar alguns é o fato de que o modo torna o jogo muito mais fácil, já que é possível manipular quase que completamente o ambiente. Mesmo assim, a diversão do modo é tão alta que é impossível que o modo não arranque risadas dos jogadores, que cooperarão entre si para vencer, ou não.

Multiplayer frenético

Falando em diversão com amigos, Most Wanted ainda conta com um modo multiplayer online em que a cidade é disponibilizada para que um grupo de jogadores fique se divertindo como desejar por toda a sua extensão. Diferente e criativo, o modo é um sopro de novidade para o gênero, já que não limita os jogadores a apenas apostarem corridas e permite que o jogo seja da forma que eles bem desejarem.

Os gráficos do jogo estão maravilhosos!

Versão definitiva!

Com gráficos belíssimos, modos de jogo inéditos que fazem uso do GamePad e um mundo aberto de fazer qualquer um babar, Most Wanted U é, facilmente, um dos melhores jogos de corrida dos últimos tempos. Os desafios crescentes, enorme quantidade de carros e gigantesca gama de coisas a se fazer tornam o título obrigatório para qualquer dono de Wii U que deseja um jogo de corrida que faça jus a seu novo console. Infelizmente, o título não obteve boasvendas e a EA sequer pensa na possibilidade de trazer o próximo título dafranquia ao console. Mas, como todos sabemos, o mundo dá voltas e a situação pode mudar em um futuro próximo.

Prós

  • Mundo aberto que realmente dá liberdade;
  • Muito conteúdo;
  • Modo copiloto é genial;
  • Modo online divertido;
  • Gráficos superiores aos dos outros consoles.

Contras

  • Utilização dos sensores de movimento foi mal implementada;
  • Um pouco fácil em muitos momentos.


Need for Speed: Most Wanted U – Wii U – Nota: 9.0
Revisão: Alex Sandro de Mattos
Capa: Vitor Nascimento 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Paguei U$23,00 na e-starland nesse jogo. Muuuuuito barato pela qualidade do titulo. Valeu cada centavo!

    ResponderExcluir
  2. Reamente a versão do WiiU está fantástica, na minha TV Led 40" Philips Ambilight ficou um arraso, além disso o jogo é excelente ..."NINTENDO SEMPRE"...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google