Blast Files

Caso #009: Conheça o lado sombrio de Kalos e veja que nem Pokémon X/Y (3DS) consegue escapar do sobrenatural

É meus amigos, hoje é o dia em que o véu entre o natural e o sinistro se torna mais fino, o dia em que percebemos que o sobrenatural está ... (por Fellipe Camarossi em 31/10/2013, via Nintendo Blast)

É meus amigos, hoje é o dia em que o véu entre o natural e o sinistro se torna mais fino, o dia em que percebemos que o sobrenatural está em todo lugar e que é impossível fugir totalmente desse outro lado da vida, seja no dia-a-dia, seja no mundo dos jogos. Na verdade, é justamente sobre isto que venho falar hoje, sobre os segredos mais sombrios que pairam sobre Kalos em Pokémon X/Y (3DS), onde vemos que um jogo supostamente para crianças pode se tornar um verdadeiro combustível para os seus pesadelos. Arrumem suas cadeiras, apaguem as luzes e deixem as sombras os envolver, pois elas serão suas amigas na investigação de hoje em mais um Blast Files.

Evidência A - O lado sombrio de Kalos

“Todos os jogos da série Pokémon possuem segredos sinistros que rondam suas respectivas regiões. Desde os fantasmas da torre de Lavender Town até as vítimas de Darkrai, sempre tivemos uma ou outra história sinistra para dar um ar adulto a um jogo infantil. A questão é: e quando uma região é repleta de diversos mistérios que são de deixar até adultos perturbados? Resolvi recolher evidências para poder mostrar que Kalos pode não ser tão bonitinha como se espera, e talvez encontrar em minha busca respostas para tantos enigmas sem solução.”
Atenção: Recomenda-se ouvir uma música adequada durante a leitura desta matéria, mantendo também a ambientação correta (escuro, de preferência à noite) para melhor aproveitamento do texto. Se a música acabar, pressione "Play" novamente, não deixe o clima ser cortado. O texto contém revelações sobre o enredo (spoilers) de Pokémon X/Y, leia por sua conta e risco. A Divisão Blast Files agradece.

Evidência B: Os lugares sem propósito

Existem locais em Kalos que, embora não estejam diretamente conectados ao sobrenatural, são cobertos de mistério e costumam deixar o jogador com uma pequena hesitação ao se falar sobre. O primeiro estágio da nossa pequena lista trata de locais como esses, começando com a Chamber of Emptiness (literalmente “Câmara do Vazio”). O curioso sobre esse lugar é que, além de uma Mega Stone (“Banneteite”) e o item Spooky Plate, não há absolutamente nada a ser visto. Tudo bem, o nome já dizia isso, mas para que uma caverna com esse único propósito, quando todas as outras Mega Stones estão espalhadas em locais mais simples? Será que esta é realmente a única utilidade para esse local?

Convenhamos,
isso é suspeito.
De maneira similar, temos a coluna iluminada em Reflection Cave (“Caverna da Reflexão”), onde encontramos a solitária Alakazite, Mega Stone do Alakazam. Seria mais fácil crer que esse local serve apenas para guardar a pedra misteriosa, mas levando em conta a temática da caverna, é sempre bom pensarmos duas vezes. Em diversos pontos do jogo temos NPCs falando sobre espelhos, reflexos, sobre como eles parecem ser um portal para um mundo invertido e sobre um local em Kalos onde uma cachoeira corre para cima em vez de cair. Até onde os espelhos são influentes no folclore dessa região?

Um sistema e segurança,
ou de prisioneiros..?
Pouco antes de adentrar Dendemille Town, podemos encontrar destroços do que um dia foi um hotel, agora conhecido como “Lost Hotel”. Enquanto acima da terra temos apenas muros derrubados espalhados por vegetação, descemos as escadas e vemos que existem corredores inteiros com muros frágeis, estantes caídas e escombros. O local, agora tomado por uma gangue, é curioso pelo fato de ser o único hotel em Kalos a possuir um andar subterrâneo. E ainda mais curioso são os diversos portões de metal que cortam os corredores, bloqueando a passagem. Por que um hotel teria algo assim? Se for dizer que era apenas por “level design”, sendo adicionados apenas para bloquear a passagem do jogador, então por que não usaram pedras e estantes como em outros lugares desse mesmo recinto? Algo não cheira bem em Lost Hotel, e não são estas lixeiras que se movem sozinhas.

Para finalizar esta parte, vamos falar sobre a estação de trem sem destino. No território turístico de Couriway Town temos lindas cachoeiras (que, por acaso, é onde conquistamos a Gyaradosite) que enchem a vista de quem visita o local, mas o mais interessante daqui é uma estação de trem sem um trem. Os trilhos que adentram a montanha não possuem destino, apenas se direcionam a qualquer lugar fora do mapa de Kalos. Isso me lembra a estação de trem em Johto que se conecta à região de Kanto. Seria esta uma brecha para uma nova região? Talvez por DLC? Ou apenas mais um local sem propósito? Se tem algo que a GameFreak soube fazer em X/Y, foi instigar a nossa imaginação - ou perturbá-la sem hesitar.

Evidência C: O mistério das usinas

Sim, são lugares aparentemente sem propósito, mas estes que citarei agora não se encaixam no quadro anterior por uma simples diferença: você não pode entrar lá, apesar de o jogo dar indícios de que é possível. Estou falando das usinas de energia presentes em Route 13, as quais você passa no decorrer da história e adentra uma das unidades para enfrentar o Team Flare. Se você explorou aqueles desertos, deve saber que há algo oculto naquelas instalações, e vou explicar o porquê.

Ao tentar entrar em qualquer outra usina que não seja aquela que a história te empurra, surge a mensagem de que “a porta está bem trancada, você não pode entrar por aqui”. Essa mensagem, contudo, também aparece antes de se conseguir a chave da usina em que podemos entrar, o que dá indícios de que essas portas podem ser abertas. Mas, como? O que aguarda do outro lado dessas portas bem trancadas? Temos de ir um pouco mais fundo para obter essa resposta.

A vida e a morte são assunto
recorrente no jogo.
No museu de Lumiose City, temos alguns quadros que falam sobre as três usinas que não podemos acessar, mas não sobre a que podemos. Há também informações específicas sobre cada quadro, explicando o que o autor quis dizer em cada pintura ali exposta. As mensagens falam sobre uma usina que converte a energia do fogo em elétrica e representa a paixão e a vida, outra que extrai energia do calor do solo e representa o amor por baixo da superfície de cada pessoa, e uma última que tem sua energia retirada do gás de compostagem de resíduos, representando o desejo de deixar um legado mesmo após o fim da vida.

O que fica subentendido é que estas usinas não são meras partes do cenário, mas sim guardam algum tipo de segredo. Por que colocar entradas para elas, se não seriam utilizadas? Poderiam elas estar ligadas a um evento, como ocorreu em gerações anteriores (como o caso de Darkrai e Shaymin)? Ou será que existe uma forma de passar por essas portas que ainda não descobrimos? O que nos aguarda do outro lado, um lendário? Independente do que seja, nas palavras dos artistas que as retrataram, estas usinas são algo que representam a vida e a morte.

Evidência D: Os personagens suspeitos

Aqui é onde o assunto começa a ficar cada vez mais estranho, o que é ótimo. Conforme descemos cada vez mais fundo nestes mistérios que envolvem um jogo aparentemente feito para crianças, você se acomoda mais no escuro e fica cada vez mais apto a entender o lado sinistro das coisas. Muito bem, é hora de ver que nem tudo é o que parece na superfície, é hora de passar pelo véu da aparência.

Cito, como exemplo, um novo modelo de treinadora que foi introduzida em X/Y, chamada “Fairy Tale Girl”. De aparência dócil e carinhosa, uma jovem garotinha com uma feição amável, ou ao menos até abrir sua boca. A pequena mocinha nem sempre o faz, mas existem casos onde palavras realmente perturbadoras podem provir dos lábios da única classe de treinadora que me dá calafrios agora. Alguns exemplos? Que tal, “eu não direi a minha verdadeira idade, mas sou velha o suficiente para ser sua mãe” ou “shhh, descanse e feche os olhos, você nunca mais terá de abri-los novamente”?

Olhe bem nos olhos.
Mas não se preocupem, a situação pode piorar. No Hotel Richissime, quarto andar, existe uma garota em um quarto logo ao lado do elevador. Com o modelo “Hex Maniac”, conhecido por ser o tipo de personagem envolvido com o sobrenatural, ela fica ao lado da parede, quieta, de pé. Ao abordá-la, ela responde com uma frase um tanto quanto peculiar: “Não fale… Se você o fizer, eu não vou poder ouvir o elevador”. Se acha que isso é sinistro, espere até falarmos um pouco mais sobre elevadores…

Elevadores nunca mais serão os mesmos depois desse jogo.
Será que os territórios de
Pokémon Ranger contam?
Para concluir, existe um mochileiro que viaja Kalos afora e sempre pode ser visto em hotéis. Quando ele é abordado, gosta de falar que veio de outra região, falando sempre com um ar de mistério, instigando o jogador a descobrir que região é essa, frases como “lá tem uma cidade que… ah, deixa pra lá, alguma hora você vai ver!”. Por fim, após falar com ele em vários hotéis diferentes em consecutivos dias, o homem revela que não veio de Kanto, Johto, Hoenn, Sinnoh e nem Unova, depois lhe entrega um item chamado “Strange Souvenir”, semelhante a um crânio, descrito como sendo um artefato moldado a partir de um Pokémon que é venerado como protetor de uma região distante de Kalos.

Com isso, temos a confirmação de que há uma nova região que ainda não conhecemos já nos planos da GameFreak. Mas por que dar essa informação agora? Por que o Strange Souvenir pode ser vendido em vez de ser recebido como um Key Item? Seria esse o segredo do trem de Couriway? Está aqui um dos mais complexos mistérios de X/Y, mas, não é nem de longe o mais sinistro. Espero que estejam prontos, pois agora é o momento de ver o outro lado de Kalos.

Evidência E: Os que desaparecem e os que não devem ser encontrados

Kalos tem um sinistro histórico de pessoas e objetos que costumam desaparecer. O primeiro caso que é possível ver ocorre na imprensa de Lumiose City. Uma personagem presente diz que a editora chefe está desaparecida há tempos, e ao procurar na mesa dela, vemos um bilhete que diz que ela foi em busca de um Pokémon Mítico, e iria começar nas montanhas. A mulher, contudo, nunca mais foi vista. O que será que aconteceu com a editora? Será que se perdeu e afundou no esquecimento ou encontrou o que buscava e isso foi sua ruína?

Será que a ajuda chegou?
Em Lumiose Station, temos um caso de objeto desaparecido, já que, se você falar com um garotinho, ele diz “deveria estar por aqui, não é?” e continua andando em círculos, procurando algo. Aliás, falando desse local, experimente ir até a parte traseira do painel superior da programação do trem para encontrar uma mensagem oculta. “Eu vou buscar por ajuda, me espere no local habitual”. Quem foi buscar ajuda? Quem deve aguardar? Seria este local um elevador? Ah é, tinha algo sobre o elevador que deveria ser dito, não é? Espero que ainda estejam com isso em mente.

Em um prédio de negócios perto do Hotel Richissime, no segundo andar, acontece um evento que só surge uma vez no jogo inteiro. Ao sair do elevador, a tela pisca duas vezes antes do que parece ser uma Hex Maniac surgir atrás do personagem. Em vez de andar, ela desliza pelo chão, flutuando, até estar perto de sair do seu raio de visão. “Você não é o escolhido”, é tudo que ela diz antes de deslizar para fora do alcance da câmera, deixando-o paralisado. Pode até correr para tentar alcançá-la, mas verá apenas uma sala vazia - e a única com computadores antigos em toda a cidade. Talvez alguém não tenha buscado ajuda rápido o suficiente. Quem ela espera? É algo que ainda precisamos descobrir.

Deixando o melhor para o final, este é o único mistério que o jogador simplesmente não consegue ficar sem ver, pois faz parte da história do jogo ouvir esta lenda. Um homem em uma casa no meio do pântano da Route 14 - local conhecido como “Scary House”, ou “Casa Assustadora” - conta aos protagonistas a história de um homem que buscava abrigo em uma noite chuvosa e adentrou uma casa. Nela, havia apenas um homem e, ao se aproximar dele, viu que ele não possuía uma face. Em desespero, o homem se virou e se preparou para fugir, apenas para se deparar com uma horda de homens sem face. O seu destino nunca foi descoberto, e não há como verificar a veracidade dessa lenda.

Nenhum Pokémon vai te salvar agora.
O interessante é o uso da palavra “horda” quando esta é a geração na qual foram introduzidas as batalhas de horda, onde se enfrenta um grupo inteiro de Pokémon. Seriam esses homens sem face algum Pokémon que não conhecemos? Ou realmente existe uma outra criatura que não é um monstrinho, mas ainda assim anda em grupo e assombra por aí? Não temos como provar nada, mas já sabemos que os espíritos parecem amar rondar Kalos e pegar aventureiros desprevenidos. Será que você é o próximo a descobrir essas lendas por si só?

Bem, como diz o homem ao fim de sua lenda, “algumas coisas são melhores nem se saber, é melhor carregar a verdade ao túmulo”.

Divisão Blast Files arquiva o caso

“Embora possamos provar que Kalos é um local repleto de mistérios e claramente esteja sob uma sombra sinistra, não há meios de se resolver cada um desses desafios. Os enigmas macabros que pairam sob a nova região ainda escondem bem suas respostas e, ao menos agora, não há como dar um fim a esta investigação. É claro que isso não significa que eu irei desistir, apenas que terei de procurar um pouco mais fundo e mergulhar um pouco mais nas sombras. Acho que vou começar pelas cavernas. Reportarei mais assim que possível.”

E isso foi tudo o que ele escreveu.

Não olhe para trás.
Bons sonhos...
Revisão: Bruno Nominato
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Complicado, muita coisa para ser respondida. Espero realmente que respondam esses mistérios.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto! Adorei o clima proposto. Não jogo o game, mas adoro esse lado sombrio da franquia. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Faltou falar da rota oculta acima da 22,e aquele prédio em Lumiose onde está acontecendo uma seção de fotos de um Mamoswine,onde tem uma velha que fica na frente do elevador nos impedindo de usá-ló

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google