Iwata está descontente com os resultados financeiros e diz que "um jogo tem o poder de mudar tudo"

Hoje a Nintendo divulgou os resultados financeiros do último trimestre e, mais uma vez, apresentou prejuízo operacional, o terceiro cons... (por Alex Sandro de Mattos em 30/10/2013, via Nintendo Blast)


Hoje a Nintendo divulgou os resultados financeiros do último trimestre e, mais uma vez, apresentou prejuízo operacional, o terceiro consecutivo. Apesar do 3DS continuar em alta, tanto nas vendas de hardware quanto de software, o Wii U, mesmo com leves melhorias comparado ao trimestre anterior, mas abaixo do esperado, teve impacto negativo nos resultados.


Em uma incomum aparição em uma conferência para a imprensa nesta quarta-feira, Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, apareceu para falar a respeito dos resultados da empresa. Iwata disse que o sucesso do Wii U e da direção futura da empresa dependem das vendas dos novos jogos nesta época de fim de ano. Assim que os resultados forem analisados, os executivos da Nintendo avaliarão para decidir "o que a empresa precisa fazer, a longo prazo, sobre sua plataforma", segundo as palavras de Iwata.

O presidente disse que não vê necessidade de uma grande revisão estratégica na Nintendo e que espera bons resultados com os lançamentos de Super Mario 3D World, Wii Party U e Wii Fit U. Mesmo com o Wii U vendendo abaixo do esperado, Iwata ainda manteve a expectativa de 9 milhões de unidades vendidas até março de 2014, quando termina o ano fiscal.

Mesmo com o terceiro trimestre consecutivo com prejuízo operacional, Iwata afirmou estar comprometido com a meta estipulada, que é de 100 bilhões de ienes, e que é possível alcançá-la. Iwata disse sorrindo aos jornalistas presentes na conferência:
"Um jogo pode mudar tudo. Estamos satisfeitos com os resultados de vendas? Não. É impossível recuperar isso? Não."
Esse período de final de ano será essencial para o futuro do Wii U que ainda enfrentará a concorrência de PlayStation 4 e Xbox One, que chegarão às lojas.



Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


  1. Querido iwata zelda u será maravilhoso mas Nao vai resolver o problema da Nintendo com o wiiu. Façam logo o wiiu2 pelo menos com a potência do ps4

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  2. Paulo Henrique porque a nintendo iria fazer outro console? o WiiU precisa de jogos de peso(first) para ajuda-lo ,pensa potencia grafica não é o problema tanto é que o 3ds ta dando uma surra no psvita que é mais potente graficamente que ele(3ds) ,o WiiU precisa de jogos é isso que va ajuda-lo.

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  3. hurr durr, potência, hurr durr, gráficos, hurr durr, call of duty... Que mania de se apegar a isso, ô povinho que não larga mão dessa ladainha besta. Isso só serve pra tirar onda com o vizinho dizendo "meu console é mais potente que o teu". Coisa de criança.

    Pode ter a máquina com a potência de 18 supercomputadores: enquanto as thirdies tiverem essa má vontade com a nintendo, tudo vai continuar como está. É assim desde o gamecube, os caras fazem um monte de porcaria pros consoles da nintendo (quando fazem) pq sabem que não vai vender. Vão investir pesado pra que?

    Ubisoft fez isso e o resultado foi muito abaixo do esperado. Tão cedo não vai querer arriscar de novo.

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  4. O wii u poderia ser mais potente sim e ter uma arquitetura mais simples. Lógico que para os jogos first da nintendo o wii u tem poder de sobra mas as outras grandes empresas gostam de realidade nos jogos e pra isso necessita de um hardware poderoso. Nintendo faz o video game pensando nela primeiro e não atende as necessidades das outras softhouses. Para o consumidor o caminho é um ps4 ou xone e um wii u, o problema é a grana pra tudo isso, ao menos aqui no Brasil.

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  5. Realmente o grande problema da Nintendo são jogos de peso, jogos inovadores, e das parceiras. Infelizmente, hj vivemos numa época onde só jogos como GTA e Call of Duty (que são excelentes sim) fazem sucesso. Mas algumas pessoas se esquecem que videogame tbm é diversão e descontração. A Nintendo ensinou a Sony e a Microsoft a fazerem videogame, pode muito bem mudar este jogo. O Wii U precisa de uma reformulada na estratégia, e a Nintendo pode fazer isso com jogos inovadores dela mesma. Acredito e sempre acreditarei na Nintendo. Acho que há espaço para as 3 empresas, cada um com seu foco.

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  6. Eu amo a Nintendo cara mas o wiiU Nao esta bem por que as grandes empresas de games Nao lançam os grandes games p wiiu Ai Ni buem quer ter o wiiu So penso q a Ni tendo poderia traçar um plano b envolvendo Um console mais potente

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  7. Acho que se não alcançarem a meta eles irão se apressar com um novo console ou uma nova atualização do Wii U.

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  8. Se os caras da nintendo estao tristes, imagina os da sony com o psvita :s

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  9. Bom, vou falar como um consumidor normal da Nintendo (leia-se "casual"):

    O erro de estratégia da Nintendo, pra mim, está claríssimo: é nesse GamePad pra lá de desajeitado. Ao criá-lo, a Nintendo apostou justamente aonde não devia, mas aonde muitos de seus fãs imploravam pra que fizesse: no mercado hardcore.

    Dos "top tiers" do mercado, hoje, a maioria é FPS. A Nintendo quis emular uma "visão atrás da arma" nesse GamePad, enquanto a ação principal rolava na TV ou num telão. Com isso, um grupo de quatro jogadores poderia usar quatro GamePads e fazer uma verdadeira guerra na sala de estar (a Nintendo e seu sonho utópico em transformar jogadores hardcore e onlines em "camaradinhas" jogando juntos num mesmo salão...). Isso ficou claro na apresentação do Wii U na E3 2011, quando o GamePad, em sua essencia e na exemplificação de funcionamento, humilhou e descontextualizou a apresentação do Novo Kinect e sua "arma fantasma" para jogos FPS (o rapaz gritando pro nada e atirando com uma arma invisível na frente de centenas de pessoas foi a maior vergonha alheia que pude sentir para uma pessoa... ÓBVIO que isso não daria certo...). Só que até aí, as pessoas achavam que o GamePad ERA o console. Foi aí que a coisa começou a desandar...

    Empolgada com a ideia e as possibilidades do novo console da Nintendo, a EA foi a primeira a ir atrás da novidade. E se decepcionou profundamente ao saber que o GamePad era... bem, um GamePad! Além disso, viu o fraco potencial do hardware para jogos desse tipo mostrou a EA o quanto deveria de descer o nível para criar versões ao console, e rapidamente detectou fracasso de vendas em detrimento de versões mais poderosas de seus jogos, como a do PC, por exemplo. Todos sabem que o público hoje chamado hardcore é, principalmente, graficista. Só a Nintendo e seus sonhos utópicos parece não saber... Resultado: EA fora do console da Nintendo.

    Outras grandes thirdy-parties, pelas mesmas razões da EA ou mesmo por razões mais antigas (como a velha mão-pesada da Nintendo para definir os rumos que os jogos devem tomar em seus consoles), também abandonaram o console. Ao final, a Nintendo se viu no mercado com o seu "MicoPad" na mão sem nenhuma das thirdy-parties interessadas em usar aquilo que criou para elas.

    Pior: contando com os jogos dessas para atrair mercado enquanto pensava numa forma de adaptar suas clássicas franquias com o uso desse mico, e agora sem elas, viu-se obrigada a acelerar a criação de qualquer coisa que pudesse despertar num Nintendista, aquele que vai sempre comprar as coisas da Nintendo, o que quer que ela faça, e que foi "jogado pra escanteio" em detrimento dos chamados "hardcore", a vontade de comprar o console. Nem preciso dizer que, como jogador casual que sou hoje, posso dizer, "pela minha classe", que não vi NENHUMA necessidade em trocar meu Wii pelo WiiU. Acho que isso ficou implícito em todo o texto.

    Hoje a Nintendo colhe, com amargor, aquilo que plantou. É desprezada e até humilhada por esses mesmos jogadores que ela tanto correu atrás nessa geração. É claro que, futuramente, as vendas vão melhorar um pouco, com a chegada das franquias consagradas a partir do ano que vem, mas a sensação de fracasso que fica até nos próprios nintendistas se dá pela previsão, mesmo que inconsciente, dos Frankensteins que aparecerão daqui pra frente usando essa geringonça que a Nintendo chama de "GamePad". As únicas exceções que consigo vislumbrar talvez sejam StarFox, Monster Hunter e, com muito boa vontade, F-Zero. Mas creio que esses jogos, sozinhos, por mais perfeição que possa ser colocado neles, não tem a capacidade de resgatar a Nintendo do atoleiro em que ela se meteu pelos "hardcores".

    É esperar pra ver...

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  10. Hardwere ultrapassado, controle que apenas um pode controlar (onde o minimo hoje em dia deve ser 4) enquanto outros jogam com wiiremote (ridiculo) e falta de jogos de peso (os quais são lançados para consoles inferiores).
    Não vem com essa, que hardwere não tem importancia, pois muitos. nitendista diziam que não era possivel a Nintendo lançar um console que não fosse no minimo 3x mais potente e que em termos de hardwere faria frente a próxima geração e a gora dizem que hardwere não importa.

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