Iwata Asks

A temporada de esportes está de volta com Wii Sports Club (Wii U) - Parte 03

Na segunda parte da entrevista conhecemos todas as inovações do novo jogo de esportes do Wii U. Mas elas não param por ai, e se você che... (por Bruno Seixas em 15/11/2013, via Nintendo Blast)

Na segunda parte da entrevista conhecemos todas as inovações do novo jogo de esportes do Wii U. Mas elas não param por ai, e se você chegou até aqui (e tem um Wii U), já passou da hora de colocar o novo Wii Sports Club em seu console! Mas, como? Descubra agora como esse game será entregue e quais serão os seus métodos de pagamento. E para fechar o set, um recado dos desenvolvedores para os jogadores e esportistas de Wii Remote.

Distribuição via SpotPass

Iwata:  Ao invés de ser vendido em uma mídia física, o Wii Sports Club vai estar disponível para download via Day Pass (1,99 dólares), que permite ao jogador jogar todos os esportes que estiverem disponíveis quantas vezes quiser por um período de 24 horas, ou via Club Pass (9,99 dólares), que dá ao jogador a opção de jogar um único esporte por tempo ilimitado. Poderiam contar o porquê?

Shimamura:  Para ser honesto, tudo começou quando percebemos que precisaríamos de um bom tempo para concluir os cinco esportes e lançá-los simultaneamente. Contudo, poderíamos ir lançando conforme eles ficassem prontos. Se fôssemos lançá-los em um só pacote, demoraria muito mais tempo para que o jogo ficasse pronto.

Iwata:  Além disso, o presidente da empresa queria jogar o quanto antes. (risos)

Shimamura:  Pois é! (risos) Eu realmente acho que há vários benefícios nessa abordagem. Esse é um game online, se lançássemos os cinco esportes de uma vez, os jogadores acabariam se dividindo em esportes diferentes. Mas ao lançá-los em datas diferentes, eles podem aproveitar de verdade cada esporte.

Iwata:  Então, primeiro vocês fizeram o Tênis e o Boliche para as pessoas curtirem.


Shimamura:  Exato. Geralmente, para baixar um game, você vai até o Nintendo eShop, paga e aí faz o download.

Iwata:  Certo.

Shimamura:  Isso é bem fácil, mas tem algumas pessoas que acham isso um saco. Então, dessa vez, para ficar mais fácil ainda, se o seu Wii U estiver conectado na internet e tiver pelo menos 1,3 gigabytes livres no sistema, o Wii Sports Club vai vir automaticamente para o seu console via SpotPass.

Iwata:  Acredito que quem atualizou seu Wii U nesses dias recebeu uma mensagem quando religou seus consoles perguntando se eles gostariam de receber automaticamente conteúdo via SpotPass. Se você respondeu “OK” e tem pelo menos 1,3 gigabytes livres, o Wii Sports Club vai ser recebido automaticamente.

Shimamura:  Isso mesmo. Um dia, de repente, lá está o ícone do Wii Sports Club no seu Wii U. Mas seria um saco também se você não pudesse jogá-lo logo sem ter que pagar antes. Sendo assim, quando você entrar no game pela primeira vez, poderá jogar de graça por um período de 24 horas.

Iwata:  Primeiro, gostaríamos que as pessoas experimentassem o jogo, e se elas acharem um esporte que gostem, podem comprá-lo com o Club Pass.

Shimamura:  É isso aí.

Iwata:  E qual é a ideia por trás do Day Pass?

Shimamura:  Imagine que seu avô vai te visitar. Com o Day Pass, todos poderão curtir um boliche durante esse dia. O preço é justo, então, até quando os amigos se juntarem, espero que eles sintam-se à vontade para comprá-lo.


Iwata:  Bom, então o Wii Sports Club vai vir automaticamente via SpotPass, e há dois esportes disponíveis a princípio. E depois?

Shimamura:  Sem você fazer nada, um dia, o Golfe vai estar lá.

Iwata:  Então, nas primeiras 24 horas depois que você abrir o jogo pela primeira vez, você pode jogar o Tênis e o Boliche de graça. Depois, até mesmo quem já estiver jogando outro jogo, de repente, vai receber o Golfe.

Shimamura:  Exato. Decidimos fazer uma campanha especial para quando o Golfe sair. Quando um esporte novo for lançado, será possível jogar os esportes anteriores também, quantas vezes quiser, por 24 horas.

Iwata:  Sempre que houver um lançamento, há um período de 24 horas para testá-lo. Então você não perde nada se começar a jogar antes. Na verdade, é até melhor que você comece o quanto antes.

Shimamura:  Isso mesmo.

Iwata:  Incluindo a primeira vez, haverá pelo menos quatro vezes em que isso vai acontecer, ou seja, vai haver quatro dias em que você vai poder jogar de graça.

Shimamura:  São 96 horas! (risos)

Makino:  Seria uma pena não aproveitassem! (risos)

Iwata:  E se você gostar de algum esporte especifico, poderá comprá-lo e jogar quantas vezes quiser.

Shimamura:  Exatamente.

Iwata:  Certo, eu gostaria de encerrar com um recado de cada um de vocês para os nossos jogadores.

Suziki:  Em relação a esse jogo, não quero falar nada muito complexo.


Iwata:  É por que que a maioria dos jogos não são assim, tão intuitivos?

Suzuki:  Pois é. Quero que as pessoas vão direto para o jogo e simplesmente joguem. O game é incrivelmente complexo por dentro, mas de uma maneira que não fica aparente por fora.

Iwata:  Mas os jogadores não precisam saber disso, né?

Suzuki:  Não mesmo. Isso também acontece com os downloads automáticos, que são feitos para que seja extremamente fácil a maneira de se conseguir o jogo. Então, acima de tudo, quero que as pessoas se sintam à vontade para jogar o game sem custo nenhum pelas primeiras 24 horas. Essa é a única coisa que eu gostaria de dizer.

Makino:  Eu praticava esportes, então, ao fazer este game, quis preservar aquela sensação revigorante que você tem depois de uma partida. Acho que alcançamos isto através do Miiverse. Eu ficaria satisfeito se as pessoas experimentassem isso. Assim como o Suzuki disse, apenas jogue, sem pretensão nenhuma. Quando você o fizer, alguém vai dizer algo ou te elogiar quando você fizer uma boa jogada. Espero que todos curtam isso naturalmente, se animem em seus clubes e se divirtam juntos.


Shimamura:  Eu estive envolvido no Wii Sports original e no Wii Sports Resort, então mexi no Wii Remote milhares de vezes. Mas ao fazer o Tênis desta vez, usei o Wii Remote Plus novamente depois de um bom tempo, e curti bastante.

Iwata:  Eu também. Foi muito divertido. (risos)

Shimamura:  Alguns jogadores podem não gostar de jogos online, para eles eu recomendo o Boliche. Nele, você não apanha de ninguém.

Iwata:  Pelo menos não diretamente. (risos)

Shimamura:  Diferente do Tênis, no Boliche você pode jogar no seu ritmo e, se conseguir um strike, o seu adversário pode até te elogiar. Então, espero que tanto os iniciantes quanto os profissionais aproveitem.


Iwata: Hoje joguei o Wii Sports Club pela primeira vez. A princípio, a diferença no tempo da bola me derrubou um pouco, mas você acostuma fácil com isso.

Shimamura: Com certeza.

Iwata:  E comparado aos jogos anteriores, poder bater na bola de maneiras diferentes é reanimador.

Shimamura:  Pois é. É fácil mudar as rebatidas, com o topspin e o slice.

Iwata:  Então, o estilo de cada jogador vai realmente aparecer.

Makino:  Graças as diferentes rebatidas.

Iwata:  As rebatidas são mesmo bem diferentes. Acho que as táticas de jogo vão se diferenciar também. Conforme os jogadores forem enfrentando todo tipo de gente na internet, eles vão perceber várias coisas, como as diferentes maneiras de jogar. Aposto que vão descobrir todo tipo de técnica que nós nem percebemos! Estou ansioso para isso.

Shimamura:  Eu também.

Iwata:  E por último, gostaria de fazer um pedido para os leitores. Se certifiquem de que o Wii Remote esteja preso ao pulso.


Todos:  (concordando)

Iwata:  É uma ótima oportunidade para se divertirem bastante, então espero que suas experiências sejam sempre positivas. Dito isto, o jogo é realmente empolgante!

Shimamura:  Você realmente se empolgou com o game! (risos)

Iwata:  Eu sei que não é necessário rebater com força, mas quando você está empolgado, não dá para evitar! (risos) Então prendam bem o Wii Remote Plus, segurem com firmeza e tomem cuidado com o que estiver em volta de vocês enquanto jogam. Obrigado a vocês por hoje.

Todos:  Obrigado a você!

Se você chegou no meio do jogo, não deixe dar uma olhada na primeira parte da entrevista!

Fonte: Iwata Asks - Nintendo
Revisão: Samuel Coelho
Capa: Wellington Aciole

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google