Jogamos

Análise: Confira a adorável pancadaria de Pokémon Rumble U (Wii U)

Todos sabem que Pokémon é uma das franquias mais bem sucedidas da Nintendo. Com uma legião de fãs por todo o globo, os jogos dos monstr... (por Unknown em 09/11/2013, via Nintendo Blast)


Todos sabem que Pokémon é uma das franquias mais bem sucedidas da Nintendo. Com uma legião de fãs por todo o globo, os jogos dos monstrinhos de bolso sempre são motivo para se adquirir um novo console da Big N. Contudo, sabendo de tal sucesso, vez ou outra a gigante nipônica tenta aproveitá-lo para criar spin-offs de baixo custo numa tentativa de abocanhar mais alguns trocados de pokemaníacos pelo mundo afora. Alguns títulos, como os da série Mystery Dungeon, oferecem experiências sólidas o bastante para fazer valer o dinheiro dos jogadores, mas isso não quer dizer que qualquer jogo que carregue o nome “Pokémon” tenha esse mérito. Este é o caso da série Rumble. Com a premissa de promover uma gigantesca pancadaria entre monstrinhos de brinquedo, a série nunca foi famosa por oferecer alguma profundidade em sua jogabilidade, e isso se repete no mais novo título da série, lançado exclusivamente para o Wii U.


Pancadaria artificial

Pokémon Rumble U é um jogo que possibilita combates entre monstrinhos de brinquedo em arenas fechadas. Com o controle direto sobre os Pokémon, os jogadores devem derrotar seus adversários utilizando ataques e uma pitada de estratégia para identificar suas vantagens e desvantagens. O jogo conta com mais de 600 monstrinhos para serem controlados, que vão sendo desbloqueados conforme se avança na campanha para um jogador.

Colecionar monstrinhos de brinquedo é um dos grandes atrativos do jogo
Apesar de serem divertidas em um primeiro momento, as lutas não oferecem nenhuma profundidade, de maneira que nem mesmo as vantagens e desvantagens entre os tipos de Pokémon chegam a contar muito. Para ser sincero, é possível terminar o jogo sem muitas dificuldades, bastando apenas se posicionar atrás dos inimigos durante as lutas e pressionar os dois botões de ataque desenfreadamente, o que é algo bastante desestimulador e diminui drasticamente a necessidade de se utilizar alguma estratégia durante as batalhas.

"Um Pikachu incomoda muita gente. Trinta Pikachus incomodam muito mais"
Além disso, as arenas são pouco variadas e a campanha vai se arrastando até o seu final, sendo que a única parte realmente estimulante para se continuar jogando é a supracitada possibilidade de colecionar mais de 600 monstrinhos, o que acaba dando certa longevidade ao jogo para aqueles que curtem colecionar tudo que é possível. De quebra, o título conta com um modo multiplayer que certamente garantirá risadas em meio a todo o caos que ocorre nas arenas de luta. Sim, o jogo continuará repetitivo, mas ao jogá-lo com amigos sempre será mais fácil botar certos defeitos de lado ou simplesmente convertê-los em risadas.

Jogo de console com cara de portátil

Apesar dos problemas de superficialidade, Rumble U pode ser um excelente título para se jogar sem tanto compromisso, com partidas curtas que podem servir como um belo passatempo. Para isso, o jogo conta com a função Off-TV Play, que possibilita que o título seja integralmente jogado via GamePad. Pode parecer algo bobo, mas não há nada como jogar um título simples enquanto se relaxa na cama sem a necessidade de ter uma televisão ligada. Afinal, como vocês acham que Angry Birds e outros jogos para smartphones fazem tanto sucesso?

Todas as lutas se resumem a apertar dois botões desenfreadamente...

Skylanders, só que não

Pokémon Rumble U é o primeiro jogo de Wii U a utilizar a funcionalidade NFC (Near Field Communication) do GamePad. Assim como em Skylanders ou Disney Infinity, é possível colecionar bonecos dos monstrinhos e transportá-los diretamente para as frenéticas batalhas do título. Talvez esta seja a melhor sacada do jogo, já que ele consegue unir duas formas de agradar fãs de Pokémon em uma única experiência - tanto com o jogo em si como com os simpáticos colecionáveis reais. Contudo, mesmo que interessante, o uso da funcionalidade não é obrigatória nem para se finalizar a campanha, muito menos para a obtenção de todos os monstrinhos, que podem ser conquistados durante as partidas para um jogador.

Os adoráveis colecionáveis de Rumble U

Superficial, mas adorável

Pokémon Rumble U conta com gráficos simples, mas muito bonitos e capazes de encantar qualquer pessoa que tem alguma simpatia pelos monstrinhos de bolso da Nintendo. Os personagens foram modelados com muito capricho e esmero e colecioná-los é um deleite para os fãs da série. Além disso, os efeitos dos ataques durante as batalhas são igualmente belos, com luzes e transparências magníficas que mal são notadas, graças a todo o caos proporcionado pelos personagens durante as batalhas.

Apesar de simples, o visual do título é bastante colorido e bonito

Diversão passageira

Pokémon Rumble U pode ser divertido por um tempo. Com mecânicas extremamente simplificadas e combates rasos e repetitivos, o jogo peca pela falta de empenho da Nintendo em produzir uma experiência duradoura que possa ser jogada por mais tempo. Para partidas rápidas e pancadaria entre amigos, o jogo é recomendado, mas pense bem antes de gastar quase vinte dólares em um jogo que pode ser divertido apenas por uma semana.

Prós

  • Mais de 600 Pokémon para colecionar;
  • Funcionalidade NFC bem implementada;
  • Divertido no modo multiplayer;
  • Boa pedida para partidas rápidas.

Contras

  • Jogabilidade extremamente superficial;
  • Repetitivo ao extremo;
  • Elementos de estratégia mal aproveitados;
  • Muito caro para o que oferece.


Pokémon Rumble U – Wii U (eShop) – Nota 5.5
Revisão: Samuel Coelho
Capa: Felipe Araújo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Na minha opinião , pokémon rumble u é um dos mehores jogos do wii u , ele ele tem um replay bem divertido e é muito bonito , no minimo acho que ele deveria ter recebido 9.5 , uma coisa é certa , ou esse redator não tem amigos para jogar e nenhuma nfc , ou os redatores do NBlast só ficam de mimimi com a série rumble .

    ResponderExcluir
  2. Um exemplo desse mimimi foi com o rumble wii , o redator deu nota baixa e todo mundo reclamou nos comentários .

    ResponderExcluir
  3. é engraçado que o thomas colocou o de wii no blast from trash sendo que é um jogo divertido que ñ é pra ser levado a serio

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google