Jogamos

Análise: Pegue seu Wiimote e junte-se à festa nintendista em Wii Party U (Wii U)

A Nintendo é uma empresa capaz de produzir jogos brilhantes em qualquer gênero que estiver disposta a inovar, mas é inegável que a maio... (por Unknown em 17/11/2013, via Nintendo Blast)


A Nintendo é uma empresa capaz de produzir jogos brilhantes em qualquer gênero que estiver disposta a inovar, mas é inegável que a maior habilidade da desenvolvedora é criar experiências gratificantes para que grupos de amigos possam se divertir juntos. As experiências multiplayer criadas pela Big N sempre são focadas em gameplay local, já que a empresa defende que não há nada melhor do que se divertir com seus amigos em um mesmo ambiente, ao invés de frias (mas divertidas) partidas via rede com desconhecidos. Com o lançamento do Wii U, a empresa trouxe Nintendo Land para dar um gostinho do que podia se esperar de seu novo console, mas é com Wii Party U que finalmente temos o jogo ideal para passar dias e mais dias nos divertindo com nossos amigos.


Venha para a festa!

Wii Party U pode passar uma impressão errada do que realmente é. Custando dez dólares mais barato que o padrão dos jogos do console e acompanhado de um Wiimote Plus, é de se esperar que o pacote soe como mais um Wii Play (Wii), com poucos minigames que não apresentam profundidade alguma. Contudo, Wii Party U é uma evolução de Wii Party, que, assim como em MarioParty, consiste em partidas longas em tabuleiros com regras específicas em que cada turno é separado por um minigame rápido que concede alguns benefícios ao jogador vitorioso. A única diferença é que em Wii Party sai a turma do Reino do Cogumelo e entram os Miis de cada competidor.

Cada tabuleiro possui suas próprias regras
Wii Party U vai além e traz novas modalidades que inovam e, ao mesmo tempo, aumentam muito a diversão do pacote. O jogo possui quatro grandes blocos de atividades: o primeiro é o TV Party, que nada mais é do que o que descrevi acima. Com tabuleiros extremamente criativos e regras muito específicas para cada um, o ar de novidade se mantém por muitas partidas e os minigames garantirão risadas e diversão para toda a família e amigos. Além disso, a sorte pode ser uma grande aliada, o que, como sempre, pode acarretar a destruição dessas famílias e grupos de amigos.

Os minigames lembram muitos os de Mario Party!
O segundo modo, House Party, pode ser considerado o ponto baixo de todo o pacote. Contando com oito jogos mais elaborados, os jogadores deixam de competir diretamente e participam de atividades mais casuais que vão desde minigames de dança até um em que um jogador deve tirar uma foto de si mesmo com o GamePad enquanto faz alguma expressão e deixar que seus amigos acertem qual foi expressão pensada para tal. Apesar da boa intenção da Nintendo em acrescentar este tipo de experiências no pacote, poucas delas realmente são divertidas e funcionam da maneira que deveriam. Apesar disso, o modo vale a experiência, e caberá ao clima entre os jogadores e ao contexto das brincadeiras o nível de diversão proporcionado por eles.

Os minigames do modo House Party são os menos divertidos do pacote
Mais direto que os anteriores, o modo Minigames permite que os mais de 80 jogos do título sejam aproveitados sem a burocracia dos tabuleiros. A parte legal é que a Nintendo adicionou submodos que fazem com que tudo se torne um pouco mais profundo. Para grupos de jogadores, é possível criar campeonatos de minigames em que os participantes são colocados em chaves para se enfrentarem e chegarem a um campeão. A Nintendo ainda adicionou modalidades para um jogador, como é o caso do Dojo em que o competidor deve enfrentar a inteligência artificial do jogo em minigames de desafio crescente.

O modo GamePad Party apresenta novos e incríveis modos de se jogar!
Por fim, temos o GamePad Party, modo em que se encontram os prometidos minigames que fazem uso apenas do GamePad. A maioria dos jogos são bem curtos, sem muita profundidade mas mesmo assim divertidos, como por exemplo, matar mosquitos tocando na tela do controle. O modo ainda conta com os excelentes jogos de Baseball e Pebolim, que duram mais e são completamente inovadores e divertidos. Com uma simulação apurada das leis da física e uma profundidade maior que a esperada, os jogos podem se tornar os preferidos de grupos de amigos que decidirem jogar Wii Party U para se divertir.

E para um jogador?

Wii Party U é um jogo desenvolvido com foco em modos multiplayer para confraternizações de amigos e familiares, mas mesmo assim a Nintendo tentou incluir diversos modos para um jogador, em que a IA do jogo se encarrega do controle de seus competidores. Apesar de divertidos por um tempo, fica evidente que o jogo não foi criado para ser jogado sozinho, já que boa parte da diversão está em rir das hilárias situações que podem acontecer durante as partidas, além, é claro, da competição em si. O modo Dojo é o que oferece mais diversão para um jogador, já que o nível de dificuldade crescente e os rankings de pontuação estimulam o fator replay, mas Wii Party U é um jogo altamente recomendado para grupos e não para se jogar sozinho.

Para um jogador, a melhor opção é o modo Dojo

Diversão para qualquer um!

Como era de se esperar, o jogo não conta com jogatina online, mas ainda assim a Nintendo adicionou alguns recursos interessantes à sua nova coletânea de minigames. Via Miiverse, é possível fazer comentários sobre cada atividade, de maneira que eles aparecerão no jogo de outras pessoas, algo muito parecido com o que já vimos em Nintendo Land e New Super Mario Bros.U. Além disso, ainda é possível dar notas para cada modalidade de jogo, para que os jogadores possam saber se elas valem a pena ou não. Em adição a essa funcionalidade, o jogo ainda possui um recurso em que o jogador dá algumas informações como o tempo de jogo desejado e a quantidade de jogadores que irão participar para que o próprio título dê sugestões de jogos baseadas nas avaliações das modalidades feitas por jogadores de todo o mundo.

Na tela de título aparecem comentários de jogadores postados no Miiverse
A parte legal disso tudo é que os jogadores podem enviar um feedback de cada partida para a Nintendo, de maneira que a empresa possa saber com mais exatidão que tipo de experiência agrada mais os jogadores. Quem sabe a Big N não prepare novos minigames disponibilizados via eShop para atender aos requisitos dos jogadores? Eu acho bem possível.

A festa definitiva!

Wii Party U é, até agora, o melhor jogo para se reunir grupos de amigos que desejam diversão duradoura e sem compromisso. Apesar de alguns modos menos divertidos, no geral o pacote oferece muito conteúdo por um bom preço e é uma boa pedida para este Natal se você estiver em busca de uma experiência sólida para muitos jogadores. Infelizmente, apesar dos esforços da Nintendo, o jogo não é recomendado para apenas um jogador, já que 99% da diversão potencial do pacote está concentrada em seu modo multiplayer.

Prós

  • Grande variedade de atividades;
  • Minigames muito divertidos;
  • Sistema de feedback e sugestões;
  • Modo GamePad Party muito inovador.

Contras

  • Não é tão divertido quando jogado no single-player;
  • A maioria dos minigames do modo House Party são fracos.


Wii Party U – Wii U – Nota 8.0
Revisão: Luigi Santana
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google