Vem aí

Prévia: Miau! Com muita diversão, multiplayer e cores vibrantes, Super Mario 3D World promete ser o salvador do Wii U

Alguns meses antes da E3 2013, a Nintendo confirmou que mostraria, no evento, o aguardado Mario 3D do Wii U em uma versão jogável. Cheg... (por Rafael Neves em 12/11/2013, via Nintendo Blast)



Alguns meses antes da E3 2013, a Nintendo confirmou que mostraria, no evento, o aguardado Mario 3D do Wii U em uma versão jogável. Chegando à feira, o que vimos do sucessor da série Super Mario Galaxy (Wii) mais se aproximava do popular Super Mario 3D Land (3DS). Super Mario 3D World apresentou uma aventura em três dimensões de Mario, Peach, Luigi e Toad, com foco no multiplayer, características únicas de cada herói, novos Power-ups, belíssimos visuais em alta definição e a promessa de ser o system seller do Wii U. Será que Mario e sua turma conseguirão realizar essa árdua tarefa mesmo sem ser o especulado Galaxy 3?


Ao resgate

Dessa vez, a donzela em perigo será a Princesa Sprixie. Aproveitando seus dias de liberdade, Peach se juntará a Mario, Luigi e Toad para livrar o Reino Sprixie da tirania de Bowser. Para isso, terão de passar por diversos mundos recheados de fases. E podemos ver tanto temáticas tradicionais quanto ambientações totalmente novas.


O mapa que organiza todas essas fases segue o modelo de Super Mario World (SNES). Mas, justamente por ser um Mario tridimensional, não é necessário seguir o mapa em linhas retas você pode movimentar-se livremente pelos caminhos. Ainda assim, essa organização dos estágios do jogo mostra a proposta mais “pegue e jogue” de 3D World. Não temos hub worlds imensos para explorar ou objetivos que envolvam explorações e diálogos com personagens


Seguindo justamente o estilo de 3D Land, o Mario 3D para Wii U demonstra estar mais próximo de um jogo para reunir a galera e jogar juntos descompromissadamente. Ainda assim,  a Nintendo prometeu uma experiência singleplayer sólida, mas não espere por uma jornada pessoal épica como em Super Mario 64 (N64), Sunshine (GC) e Galaxy.

Um novo reino a explorar pede uma modernizada, não é, grandalhão?

2D ou 3D?

Outro elemento que 3D World traz de seu antecessor para 3DS é justamente uma aproximação com os Mario bidimensionais. É um legítimo Mario 3D, mas com aspectos de uma aventura em progressão lateral. Supere estágios lineares com limite de tempo até a bandeira que demarca o final da fase. Veja o que achamos do vídeo em nosso gameplay abaixo:



É claro que a perspectiva panorâmica que o estilo 3D traz acaba promovendo, por si só, uma experiência mais profunda. As fases têm mais coisas para se fazer e esconderijos para explorar. Chega a ser um desafio pensar em como tudo vai funcionar com quatro personagens independentes. Especialmente a câmera, pois a tela não será dividida em quatro, mas terá de lidar com todos os participantes através de uma visão única.

O ano pode até ser seu, Luigi, mas nem o Toad vai deixar passar
uma boa zoeira  com você no multiplayer
O que pudemos jogar na E3 mostrou que dá, sim, para fazer um Mario 3D com foco no multiplayer sem perder a melhor característica que os jogos tridimensionais do bigodudo têm: toda a criatividade e genialidade do estúdio Nintendo EAD. Principalmente pela variedade de gameplay. A começar pelos quatro personagens principais e suas vantagens e desvantagens próprias. Por exemplo, Toad é o mais rápido a turma, Mario é o melhor balanceado, Luigi tem saltos mais altos e Peach, embora lenta, pode flutuar com o vestido.

A Nintendo ainda implementou mecânicas de jogo interessantíssimas, como uma corrida em que todos os personagens controlam o mesmo veículo ao mesmo tempo, bolas de futebol e beisebol para serem lançadas nos inimigos, painéis no chão que aumentam a velocidade do personagem, trenós em forma de sapato, vasos de Piranha Plant que podem ser carregados para engolir inimigos, máscaras de Goomba para se disfarçar e diversas outras esquisitices pra lá de divertidas. A cereja do bolo é, claro, a variedade de Power-ups. Desde as tradicionais Fire Flower e Tanooki Suit até a novíssima Cat Suit, as variações na forma de controlar Mario e sua turma prometem casar bem com os desafios enfrentados em cada curiosa fase. Dessa vez, dá até para criar clones com a Double-Cherries e ficar gigantesco com o Mega Mushroom.
Não temos do que reclamar, a lista de power-ups é imensa

Diversão em alta definição

Frente ao realismo técnico e do poder de fogo avantajado dos aguardados PS4 e Xbox One, a Nintendo não trouxe o melhor console (tecnicamente falando), mas 3D World chega com a promessa de estabelecer um padrão de qualidade gráfica para os jogos do Wii U. Se New Super Mario Bros. U (Wii U) poderia ser comparado a um New Super Mario Bros. Wii (Wii) com filtro HD, 3D World é uma criação totalmente do zero, feita desde o início para aproveitar o poderio gráfico do Wii U.
É como ter toda a beleza de um Galaxy, só que em alta definição. Os cenários estão belíssimos, e a variedade de ambientes muito bem arquitetados valoriza o esforço empregado no visual do jogo. Os efeitos de luz também mostram o quanto a parte artística do jogo foi bem trabalhada. Esperamos que tudo rode sem slowdowns, mesmo que com quatro personagens pulando e atirando bolas de fogo ao mesmo tempo. Ainda não vimos nenhuma funcionalidade que aproveite o verdadeiro diferencial do Wii U: seu controle tablet. O recurso de deslizar o dedo sobre elementos do cenário escondidos é interessante, mas ainda aguardamos por mini-games pela touchscreen. O Miiverse entra em cena com um curioso sistema de carimbos que podem ser colecionados e usados nas mensagens da rede social.


Quanto à trilha sonora, pouco podemos falar. Espere, ou vi um tal de "Koji Kondo" na lista de compositores? Bom, acho que está tudo bem agora, pois a equipe de som desse jogo foi responsável pelas melhores trilhas da Nintendo (e talvez do mundo dos games). 3D World não fica para trás em relação à beleza auditiva de Galaxy: haverá, sim, canções orquestradas

O salvador do Wii U?

Pikmin 3 tentou, mas não é exatamente uma série que cativa o público de massa. New Super Mario Bros. U já havia falhado antes. ZombiU talvez tenha sido adulto demais. The Wonderful 101 então? Infelizmente, passou longe também. A promessa de tirar o Wii U das semanas de mormaço de vendas recai sobre as mãos enluvadas de Mario e sua turma. A proposta de juntar a galera no mesmo sofá para curtir uma experiência que até então sempre foi singleplayer parece interessante. Mas, embora as diversas opções de controle e a possibilidade de entrar ou sair da partida a qualquer instante ajudem a popularizar a jogatina, será que um Mario 3D em grupo será capaz de superar seus antecessores?

Um final feliz para o Wii U?


Vamos descobrir no dia vinte e dois de Novembro. Portanto, pegue seu Wiimote, GamePad, nunchuk ou seja lá que periférico você use e vamos explorar o Reino Sprixie. E em alta definição! MIAU!


Super Mario 3D World (Wii U)

Desenvolvimento: Nintendo

Gênero: Plataforma
Lançamento: 22 de novembro de 2013
Expectativa: 5/5



Revisão: Vitor Tibério
Capa: Leonardo Correia

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. rafael, vc sabe se vai rolar algum evento da saraiva mega store no lançamento?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google