Nintendo ganha reclamação de direitos autorais e Full Screen Mario é terminantemente desativado

Dizem que a cópia é a maior e melhor forma de elogio. Bem, não para a Nintendo , é claro. Depois de processar o criador de Era's Ad... (por Ok em 12/11/2013, via Nintendo Blast)


Dizem que a cópia é a maior e melhor forma de elogio. Bem, não para a Nintendo, é claro. Depois de processar o criador de Era's Adventure e forçá-lo a, no mínimo, modificar um pouco o personagem principal do game, chegou a vez de um já famoso jogo que rondava a internet há algum tempo.


Você se lembra que era possível jogar Super Mario Bros., o clássico original do Nintendinho, direto de seu navegador? Bem, se não se lembra, saiba que o jogo inteiro era disponibilizado gratuita e não-autorizadamente em formato HTML 5. Além disso, o estudante Josh Goldberg havia ido mais longe, dando ao jogo a possibilidade de se viajar por mundos criados por outros jogadores ou aleatoriamente pelo sistema.

Se a Big N vai inserir uma funcionalidade parecida em seus jogos no futuro, não sabemos, mas desde o primeiro dia deste mês o site encontra-se fechado, deixando a página apenas com um aviso a respeito das normas da DMCA (sigla para "Digital Millenium Copyright Act") e de uma célebre piada a respeito do botão para doações.

Em entrevista ao jornal Washington Post, Goldberg disse que nunca imaginou que o projeto fosse alcançar uma magnitude tão grande, a ponto de possivelmente prejudicar as vendas do serviço Virtual Console. De fato, no mês de maior pico, o site foi visitado por mais de 2,7 milhões de usuários únicos. Qual a sua opinião sobre isso, leitor?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Pra isso existe WEB ARCHIVE. Entrem nesse link, ele mostra o site exatamente como era no dia 10 de novembro de 2013: http://web.archive.org/web/20131019203859/http://www.fullscreenmario.com/

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google