Pokémon Blast

O-Powers, Breeding e Stylish, hoje sanaremos dúvidas sobre Kalos

Que dia é hoje? Dia 12. Hoje faz exatamente um mês que Pokémon X/Y foram oficialmente lançados. De longa data eu já esperava o lançamento ... (por Unknown em 12/11/2013, via Nintendo Blast)

Que dia é hoje? Dia 12. Hoje faz exatamente um mês que Pokémon X/Y foram oficialmente lançados. De longa data eu já esperava o lançamento dos jogos para poder abordar com mais precisão o cenário competitivo da nova geração e isso é possível agora. Mas antes, precisamos entender melhor as tantas novidades que esses jogos trouxeram. Então, vamos começar?


Pass Power também evoluiu

Não é muita ousadia afirmar que O-Powers são uma "mega evolução" do Pass Power de Black/White, não uma simples evolução. Além das evidentes melhorias nessa função, agora podemos fazê-la online. E as funções online de Pokémon X/Y estão incríveis, mas vamos deixar isso para outro dia.

Você recebe O-Powers ao falar com Mr. Bonding em alguns locais no jogo. Após entregar-te o O-Power (sempre em Lv1), ele desaparece. Há um último O-Power, o Hatching Power, que pode ser obtido apenas quando todos os outros forem obtidos. Na Route 5 é possível obter Capture Power, HP Restoring Power, Attack Power, e Defense Power. Também podemos encontrar o Mr. Bonding em hotéis! Camphrier para Sp. Atk Power, Ambrette para Sp. Def Power, Geosenge para Speed Power, Cyllage para Prize Money Power, Couriway para Stealth Power e Richissime (em Lumiose) para Bargain Power. E por fim, em Pokémon Center: Dendemille para Accuracy Power, Anistar para Exp. Point Power, Coumarine para Befriending Power, Laverre para Encounter Power, Snowbelle para PP Restoring Power e Shalour para Critical Power.

Você pode consultar seus O-Powers no menu principal da tela inferior do 3DS, onde você pode acessar também o GTS, Profile, Game Sync, e outras funções. Ao usar um O-Power em Lv1 por quinze vezes, ele "evolui" pro Lv2, e usando este por trinta vezes, ele atinge o Lv3. Quanto maior o nível do O-Power, maior é seu bônus e seu custo de Energy. É, como podem ver no rodapé do menu, há várias bolinhas amarelas, e esse é seu medidor de energia (ou Energy Gauge). Cada bolinha dessa demora 45 segundos para encher 1/4, e 3 minutos para estar completa. O contador de passos do 3DS ajuda com um "boost" para essa barra de energia. Caso você tenha de 2000 a 2999 passos naquele dia, sua barra de energia enche 2x mais rápido. Com 3000 a 3999 passos, você tem um bônus de recuperação de 3x. E por fim, 4000 ou mais leva ao bônus máximo, 4x. Dessa maneira, uma bolinha leva 45 segundos para estar pronta.

Certo, vamos recapitular! Já sabemos onde conseguir os O-Powers e sobre o medidor de energia. Ah, sim, é importante citar que os O-Powers duram 3 minutos, mas há dois que duram 5 minutos: Stealth Power e Encounter Power. Esses dois não podem ser compartilhados com seus amigos. Quanto maior o nível, maior o custo do O-Power, mas existem dois custos: para você usar em você mesmo (Use), e para você usar em um amigo (Give). Para usar em outras pessoas geralmente tem custo menor.

Tá, mas e aí? Como isso pode ser considerado realmente produtivo? Posso dar alguns exemplos. Por exemplo, o Capture Power aumenta a chance de capturar Pokémon em cerca de 10%, 20% ou 30%, dependendo do nível. Isso é muito útil quando você está caçando Pokémon no Friend Safari. Você pode combinar com seus amigos: "ei, estou caçando Dittos, por favor, enviem-me Capture Power!" - como o custo para enviar é menor do que o para usar neles mesmos, eles podem fazer de bom grato. Em outra situação, eu costumo fazer dinheiro na Pokémon League: Cada Elite Four dá $13.000 pela sua vitória, mas com Amulet Coin equipado em seu Pokémon, esse valor sobe para $26.000. Com amigos generosos te enviando Prize Money Power Lv3, esse valor vai pra $78.000, e a Champion rende $97.920. É possível fazer cerca de $420.000 em 15 minutos.

Não podemos esquecer do lendário e cobiçado Hatching Power! Em Lv3, ele corta pela metade o tempo necessário para chocar ovos. Juntando isso ao Pokémon com Flame Body/Magma Armor, é possível chocar um ovo por minuto com uma facilidade incrível. E nisso, devo eterna gratidão a Sadie por ter enviado tantos e tantos em minhas tantas horas de breeding (os mais de 700 ovos, como um Pidgey contou ao redator Mateus Lôbo). Para conseguir o Hatching Power, você precisa estar com o máximo de Style Points. Ou, ao menos, é isso o que acreditam em tantos fóruns de Pokémon por aí, mas há algumas controversas. O fato é que precisa estar com seu "Stylish" realmente elevado. Então, Mr. Bonding aparecerá no Café Introversion, no sul de Lumiose City, para entregar o último O-Power (se você tiver todos os outros).

Um novo significado para "estiloso"

Stylish, Style Points. Deixei o Hatching Power por último justamente para entrarmos nesse ponto. É evidente que mesmo um mês depois do lançamento de Pokémon X/Y, todos estamos aprendendo. Não sabemos tudo sobre o jogo. Entretanto, nas primeiras semanas já identificamos que há um novo valor oculto no jogo, esse "estilo", popularmente conhecido como Stylish, alimentado por Style Points.

Primeiro, vamos entender o que concede Style Points. Começando pela gorjeta (tip), ela é uma das coisas que aumenta o seu "estilo", e diferente dos boatos por aí, não tem a ver com chance de encontrar shiny. Cortar o cabelo, ganhar algum prêmio no Loto-ID, criar um PR Video, ouvir as instruções em áudio no Museu, personalizar seu Furfrou, concedem um pequeno valor de Style Points. Ainda não temos números, valores exatos, mas vamos categorizar como "pouco, médio e muito". Partindo desse ponto, as atividades em Lumiose City que rendem um pouco mais que as citadas são: criar um Berry Juice, andar de taxi ou Gogoat, batalhar pelos restaurantes da cidade e fazer compras em lojas de Lumiose City. Por fim, as tarefas que rendem mais Style Points são testar sua equipe no Battle Institute, trabalhar no Hotel Richissime, e falar com Alexa no Lumiose Press, na Estival Avenue. Uma maneira simples que algumas pessoas encontraram de subir seu Stylish rapidamente é comprando Premier Ball ($200) na loja de Pokéball de Lumiose City. Uma por uma, depois de aproximadamente 80, já é possível ver algum resultado. Caso façam isso, podem usar o Bargain Power Lv3 para cortar o preço delas pela metade.

Agora, no que esse Stylish elevado pode nos ajudar? O primeiro ponto que todos lembram é a Boutique de Lumiose City que só pode ser acessada depois de ter uma boa quantia de Style Points. Há quem consiga depois da Pokémon League, há quem consiga antes mesmo de lutar contra o quinto Gym Leader. Usando como exemplo nossa redatora, Luciana Anselmo, ela conseguiu acessar a loja antes de enfrentar Clemont como Gym Leader, pois ela havia dado gorjeta sempre que possível até aquele ponto do jogo. Então, pode ser pouco, mas em grandes proporções terá resultado. Em contrapartida, conheço uma pessoa demorou muito depois da Pokémon League para conseguir acessar a Boutique.

Além da popular Boutique, há também acesso aos novos cortes de cabelo, opções de Berry Juice e personalização de Furfrou e PR Video. Até o taxi fica mais barato, além de itens pelas lojas da cidade. O mais interessante, na minha opinião, é o desconto no valor das Mega Stones. Elas podem deixar de ser $1.000.000 e chegar até $10.000.

Ah, Style Points também são necessários para obter manobras de patins, mas vamos deixar isso para outro dia.

O temido breeding tornou-se mais simples

Em teoria, cruzar Pokémon não é algo tão complexo. Você entrega um macho e uma fêmea para o NPC no Day-Care e depois de alguns passos há uma chance do outro NPC, marido da balconista, te entregar um ovo. Então, você anda mais um pouco (e essa quantidade de passos varia de espécie pra espécie) e o ovo choca. Basicamente, isso é breeding, isso é cruzar Pokémon.

No entanto, um ponto importante é que o filhote pode herdar algumas características de seus pais. Começando pelos golpes, há alguns que podem ser aprendidos apenas dessa maneira, como por exemplo, um Electivire com Ice Punch: você precisa cruzar um Electabuzz fêmea com um macho que seja "do mesmo Egg Group" e tenha o golpe. Por exemplo, Medicham. Aí entramos em outro ponto: Egg Groups. Cada Pokémon pertence a um Egg Group, um grupo de quais Pokémon ele pode cruzar (e herdar características, como golpes). Os Pokémon que não podem cruzar pertencem a um grupo especial nomeado "desconhecido", como é o caso dos lendários, Ditto (que apesar de não cruzar com ele, pode cruzar com todos) e alguns bebês. Vale citar que agora, em X/Y, é possível tanto o pai, quanto a mãe, passar golpes ao bebê, diferente dos jogos anteriores onde apenas o pai poderia passar.

Além de golpes, o filhote pode herdar a Nature (personalidade) de um dos pais, se um deles estiver equipado com o item Everstone. Há também as Hidden Abilities: anteriormente obtidas no Dream World, agora essas abilities especiais podem ser obtidas em Pokémon selvagens, especialmente no Friend Safari quando seu amigo está online (não obrigatoriamente). Anteriormente elas podiam ser passadas apenas por fêmeas, mas agora o pai também pode passar para o filho, apesar de uma chance menor. Enquanto a fêmea tem 60% de chance, poderíamos dizer que o macho tem cerca de 20%, resultando em média 80% para um casal com Hidden Ability. Quando Ditto é um dos pais, essa chance não é considerada (mesmo que Ditto tenha Hidden Ability).

Depois de colocar o casal no Day-Care, você precisa dar 256 passos, e então há uma chance do NPC te oferecer um ovo. Essa chance varia e você recebe bônus pelo Oval Charm (Key Item obtido ao completar a Kalos dex). Pokémon da mesma espécie, mas com ID diferentes têm 70% (88% com Oval Charm) de chance, a cada 256 passos, de gerar um ovo. Para um casal da mesma espécie e mesmo ID, a chance é 50% (80% com Oval Charm). O mesmo percentual é aplicado para um casal de diferente espécie e diferentes IDs. No pior dos casos, temos espécies diferentes com mesmo ID, onde a chance é de 20% (40% com Oval Charm). Esse último caso é, por exemplo, um Medicham e Electabuzz, como citados anteriormente. Para entender qual sua chance dentro do jogo, é possível saber pelas frases do NPC do lado de fora do Day-Care. Se ele termina a fala com "The two seem to get along very well", é o primeiro caso, a chance de 70% (ou 88%). Para "The two seem to get along" é 50% (ou 80%). E tem "The two don't seem to like each other" para o caso com menor chances, 20% (ou 40%). Prestem atenção quando ele termina com "The two prefer to play with other Pokémon than each other", pois isso significa que o casal não é compatível (Egg Group) e não podem gerar ovos.

Bem, já deu pra entender como funciona para receber ovos e quanto isso pode demorar. Sobre o tempo para chocar ovos também. Falamos sobre Natures, Hidden Abilities. Falta o mais "assustador", IVs. IV é uma abreviação para Individual Value, um valor oculto em cada atributo que pode variar de 0 à 31. É um valor fixo, não pode ser alterado ao longo do jogo, o Pokémon nasce com esse valor. Um bebê normalmente herda 3 IVs aleatoriamente dos pais (pode ser 2 de um, 1 de outro), mas quando um dos pais está equipado com Destiny Knot, o bebê passa a herdar 5 IVs, em vez de 3 IVs. Então, temos um IV que é aleatório, gerado pelo jogo. A chance desse IV vir 31 é cerca de 0,03%, mas é possível e bem mais frequente do que vocês podem imaginar. Como exemplo, eu fiz alguns Minccinos com 5 IVs 31. O IV que não estava 31 em alguns casos foi Speed, em outros Defense. Como devem imaginar, eu queria que o Sp. Atk fosse o atributo "aleatório" e tive de tentar mais vezes, e por "acidente", veio um Minccino com os 6 IVs 31. O mesmo aconteceu com um Venipede. A chance é em média de 0,007%, mas não é tão incomum, assim como shinies são raros e você pode encontrar dois em um dia.

Há uma maneira de "manipular" esses resultados. Eu, particularmente, acho muito cansativo e trabalhoso, mas há quem goste. Refiro-me ao "Random Number Generator" (ou RNG), que em X/Y é basicamente falar com o NPC que entrega o ovo, recusar, salvar o jogo, e voltar para pegar outro ovo. Ver quais IVs o bebê herdou do pai e quais herdou da mãe, então resetar o jogo e colocar um casal com aqueles IVs que deseja herdar. Não é bom explicar isso por cima, mas em outra ocasião, falando apenas sobre breeding, vamos entrar mais fundo nisso. Mas já posso adiantar: não é nada de outro mundo, não é complicado. Há quem, por saber disso, se sinta "o rei do camarote", mas é bobagem, é um truque muito simples e bobo.

Por fim, não posso esquecer de falar do mito do "Ditto japonês". Assim como na geração anterior, cruzar Pokémon de regiões diferentes aumenta consideravelmente a chance do bebê vir shiny. Todos querem um Ditto japonês por ele cruzar com qualquer Pokémon, então, em teoria, seria possível fazer qualquer shiny. O Ditto não precisa ser japonês, pode ser de qualquer outro país (e agora, tem as iniciais do país no menu do Pokémon, o que facilita identificar). Vale lembrar que para o jogo, nós brasileiros, contamos como "USA", então, um Ditto norte-americano não muda em nada. As chances de um bebê vir shiny existem mesmo para os pais que não sejam shiny ou sejam do mesmo país, porém, com menor chances neste caso. Devo citar que eu chutaria que em X/Y essa chance está por volta de uma em 500 (em média). Eu consegui um depois de quase 200 ovos, e outro com menos de 30 ovos. E se querem uma dica, considerem que o Ditto estrangeiro deve ter bons IVs e/ou Nature. Não adianta ter um shiny que brilha e não é bom em combate. Ser shiny e ter bons atributos agregará valor às batalhas de vocês.
Deixem suas dúvidas e na próxima semana vamos focar apenas em tirar essas dúvidas, principalmente sobre breeding. Ah, e não se esqueçam de participar do torneio para seleção do Gym Leader do Water Gym da Liga Pokémon Blast e participar de nosso grupo no Facebook! Encontro vocês por Kalos!

Curiosidade da semana

Nos primeiros dias após o lançamento oficial do jogo, recordo-me de mim, Fellipe Camarossi e Luciana Anselmo, tentando entender o que era aquela garota sombria que surge em Lumiose City, como podem ver no vídeo. Até agora não encontramos nenhuma pista, e até mesmo jogadores estrangeiros estão tentando entender mais sobre o que diabos é isso. O mais perto que conseguimos chegar foi à mensagem na Lumiose Station, e ainda assim não temos certeza se isto está conectado com essa garota. Caso você ainda não conheça, encontre-a, e ajude-nos a desvendar esse mistério.



Revisão: Jaime Ninice
Capa: Douglas Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google