Presidente da Sony comenta sobre Wii U e estratégias da Nintendo para o console

Em entrevista ao portal IGN , o presidente global das equipes de desenvolvimento de jogos da Sony, Shuhei Yoshida, teceu alguns comentário... (por Lucas Palma Mistrello em 13/11/2013, via Nintendo Blast)

Em entrevista ao portal IGN, o presidente global das equipes de desenvolvimento de jogos da Sony, Shuhei Yoshida, teceu alguns comentários sobre a Nintendo e sobre a trajetória atual e futura do mais recente console da Big N. De acordo com o executivo, um erro da Nintendo com o console foi não deixar clara sua imagem e seus objetivos, acompanhe:
Bom, eu tenho dois Wii Us. Eu jogo Wii U com minhas filhas pois eles proporcionam uma diversão família muito amigável. [...] Eu acho que o sucesso ou o fracasso depende de como e onde você coloca sua meta. Eu não sabia qual era a meta da Nintendo quando eles lançaram o Wii U. Para mim estava um pouco confuso. Isto porque o que eles fazem bem é criar um ambiente seguro para todos, especialmente as crianças, gostarem de jogos, tal como fazer pessoas que nunca jogaram um console se tornarem jogadores assíduos. Isto eles fazem muito bem.
Para mim, o que eles fizeram com o Wii U era continuar o que estavam fazendo bem. Mas a mensagem que passaram no começo, quando disseram que seria algo para os jogadores hardcore, foi um pouco confuso. Mas neste ano me parece que eles mudaram ligeiramente sua divulgação, e aparentam estarem voltando para aquilo que eles realmente estavam focados.
Depois, quando perguntado se Nintendo e Sony ainda são concorrentes, Yoshida respondeu:
Eu acho que em larga escala, pensando na indústria ou mesmo no cotidiano das pessoas com a tecnologia, a forma como elas brincam com os jogos em cada aparelho, e como elas aprendem a jogá-los, eu acho que nós e a Nintendo estamos realmente no mesmo grupo. E nós precisamos que a Nintendo seja bem sucedida para ajudar a manter jogadores que gostam de jogar com controles de verdade, certo?
Ainda que fechando com a política da boa vizinhança, as palavras do presidente da Sony foram contundentes e corretas em sua análise. Na última reunião de acionistas, Satoru Iwata declarou que a estratégia da Nintendo para este ano e época de festas será, de fato, focar no divertimento familiar e casual - embora prometendo jogos mais complexos para 2014.
Dois dos bundles "família" lançados para o Japão
Vocês concordam com Yoshida que - aliado ao enorme atraso de vários de seus jogos principais - o principal erro da Nintendo com o Wii U foi não saber mostrar exatamente a que veio o console?

Fonte: IGN

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. concordo, tambem fiquei meio confuso com o wii u no começo , quase comprei um quando a nintendo falou que ia ter muito apoio das thirds parties , espero que eles voltem a se entender com elas

    ResponderExcluir
  2. Concordo , a estratégia q a Nintendo usou com o wiiu foi confusa , espero q eles consigam chegar no meio termo para agradar a todos e proporcionar tudo q foi prometido .

    ResponderExcluir
  3. Faltou ter + 3 gamepad ou deixar ser o que aparenta ser, acessório, e utilizar o controle tradicional como base.

    ResponderExcluir
  4. "E nós precisamos que a Nintendo seja bem sucedida" claro senao eles nao vao ter quem copiar '-'

    ResponderExcluir
  5. pra mim a nintendo nao esta fazendo nada errado, eles estao primeiro investindo no 3ds pra depois ir com tudo no wii u :) ninguem vai chegar e comprar dois consoles logo de cara né?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google