Pokémon Blast

Melhore o Natal de um desconhecido usando o Wonder Trade da forma correta!

Uma das funções mais polêmicas introduzidas em Pokémon X/Y (3DS) é a famigerada “ Wonder Trade ”, que pode ser traduzida como “Troca Mara... (por Fellipe Camarossi em 25/12/2013, via Nintendo Blast)

Uma das funções mais polêmicas introduzidas em Pokémon X/Y (3DS) é a famigerada “Wonder Trade”, que pode ser traduzida como “Troca Maravilhosa” (ou “Troca Milagrosa” no original). Ela permite que você troque um Pokémon com outra pessoa aleatoriamente do mundo todo, contanto que ambos estejam executando a função ao mesmo tempo. O que parece algo realmente divertido a princípio tem se tornado um problema de tempos para cá, com pessoas agindo de má fé para conseguir melhores Pokémon. Vamos deixar o egoísmo de lado e transformar o Natal de todos os jogadores melhor aprendendo a melhor maneira de usar o Wonder Trade, e quem sabe a lição não fica para o resto do ano seguinte?

A Roleta Russa de Pokémon

O título desta seção é provavelmente a melhor comparação para o que é o Wonder Trade. Você pega um Pokémon seu que não deseja mais, envia para o servidor e ele aloca uma troca com uma pessoa ao redor do mundo fazendo o mesmo, onde você pode conseguir um Pokémon de valor inferior, equivalente ou mesmo superior ao enviado. Esse valor, contudo, só pode ser determinado pelo treinador que recebeu o Pokémon.

Algumas pessoas estão treinando para o competitivo, então receber Pokémon com bons IVs ou ataques aprendidos apenas por breeding seriam os ideais a serem recebidos, enquanto outros já estão tentando completar a Pokédex e qualquer Pokémon que recebam e não possuam seu registro será algo bom. Como podem ver, varia muito de acordo com o ponto de vista, mas esse sistema tem uma pequena falha: se existe um sistema de valores, então existe o valor mais baixo da tabela.

Se você envia algo de valor ínfimo, é evidente que não pode receber nada de valor inferior a ele, o que vier a receber é lucro. É nisso que pessoas egoístas ganham enviando Pokémon de valor algum, como Fletchlings e Bunnelbys das primeiras rotas, que não possuem nenhum atrativo sequer. Algumas dessas pessoas o fazem por curiosidade, apenas para ver como o sistema funciona, mas a maioria está simplesmente corrompendo o Wonder Trade com essa atitude, e é algo que nós precisamos fazer a nossa parte para resolver.

Descontaminando o Wonder Trade

Para tornar o sistema melhor para todos que o usam, é preciso que cada jogador que o utilize faça sua parte. Eu sei, parece com aquelas propagandas de economia de água ou reciclagem de lixo, mas o princípio é basicamente o mesmo: seja você mesmo o filtro. Cada pequena atitude que fizer pode fazer a experiência do próximo jogador muito mais agradável. Agora a pergunta: como fazemos isso? Bem, eu tenho algumas dicas que podem ser úteis se você realmente se interessou.

O primeiro passo é clicar naquele botãozinho central da direita, mas isso você já sabe.
Para começar, atente ao que você envia. Evite mandar Pokémon que não tenham nenhum valor para qualquer jogador. Se quer enviar Pokémon selvagem, dê preferência para aqueles que são difíceis de se encontrar ou aqueles que evoluem por troca, dando uma agradável surpresa para o receptor. Pokémon iniciais também são uma ótima pedida, já que cada jogador só consegue um por natureza no decorrer da trama. Se estiver fazendo breeding para o competitivo, por que não enviar os bebês que não atingiram suas expectativas (como aqueles de apenas 3 ou 4 IVs perfeitos) para os outros? Isso pode ajudar muito em seus times!

Caterpie é sacanagem.
A segunda dica é dar um destino adequado ao que você recebe. Caso esteja usando o Wonder Trade e receba um dos Pokémon de baixo valor que citei antes, ou mesmo algum Pokémon aleatório sem nada de especial, não o envie de volta ao sistema e sim liberte-o. Dar Release em Pokémon indesejados ao invés de enviá-los de volta ao servidor impede que outra pessoa receba aquele tipo de troca, aos poucos filtrando o que é recebido na suposta troca milagrosa.

Ainda no tópico anterior, caso receba algum Pokémon de valor alto (como os que citei anteriormente) e ele não tiver utilidade para você, aí está liberado enviá-lo de volta, pois alguém pode ver neste presente uma grande ajuda. É basicamente o que seus pais lhe dizem conforme você cresce: “se não usa mais esse brinquedo, dê para alguém que vai usar”. Nunca se sabe o quanto se alegra o dia de alguém com essa atitude.

O mais temido do Wonder Trade.
Aliás, entrando neste ponto, a terceira dica é de que a felicidade está nos pequenos detalhes. Você não precisa enviar Pokémon com todos IVs perfeitos e ataques difíceis de se conseguir para fazer sua parte, você pode ajudar com pequenas coisas. Scatterbugs, embora sejam das primeiras rotas, são uma ótima pedida para aqueles que estão tentando completar suas coleções. Adicionar um item na sua troca pode também ser muito agradável para o receptor. Se tiver algum Ditto sobrando, envie-o também! Nunca se sabe se a outra pessoa vai ser de uma região diferente e poderá usar o seu Ditto para fazer breeding por Shinies!

Por fim, adiciono nas dicas o meu apoio para o uso de Wonder Trade em semanas temáticas. No fim de outubro, durante o Halloween, eu enviei ao mundo cerca de seis boxes (equivalente a 180 Pokémon) de Pumpkaboos do tamanho Super, o mais raro de se encontrar. Todos eles possuíam itens equipados, alguns com “doçuras” (vitaminas, berries ou mesmo Rare Candies) e alguns com “travessuras” (Everstones, os impedindo de evoluir). Enquanto algumas pessoas devem ter ficado com raiva de receber uma travessura, tenho certeza que depois perceberam a brincadeira e devem ter dado uma risada, e é essa a graça de fazer semanas temáticas.

Estamos no Natal, então não custa nada enviar, por exemplo, Delibirds! Mesmo que não tenham lá sua utilidade, fica uma mensagem divertida para o receptor, um “feliz natal” de um desconhecido. Páscoa? Temos muitos Pokémon coelhos! Timburrs no dia do trabalho, e por aí vai. Use sua imaginação e aja de boa fé que não tem erro. Seguindo essas dicas, já estará fazendo a sua parte, mas quero pedir um pouco mais de atenção nos próximos dias. Por que? Porque é Natal, bobinho.

Um presente para um desconhecido

Apesar das diferentes culturas ao redor do planeta, boa parte da população comemora o Natal, e isso significa que milhões de crianças estarão furiosamente abrindo seus presentes enquanto você lê isto. Muitas dessas crianças podem estar recebendo agora suas cópias de Pokémon X/Y e estão ansiosamente inciando seus jogos, prontas para entrar neste mundo que nós já conhecemos tão bem. E claro, é inevitável que eles vão querer testar tudo, e isso inclui o assunto de hoje: o Wonder Trade.

Operation Santa Clausycamore: START!
Dessa vez teremos uma torrente de Pokémon das primeiras rotas no sistema e é nosso dever fazer essa limpa e, ao mesmo tempo, agraciar essas crianças. Não é preciso muito para agradá-las, mas o ideal são Pokémon iniciais que talvez elas não tenham conseguido pegar e pode ser que nem cheguem a conseguir por serem jovens demais para as comunidades da internet. Recebam seus Bunnelbys de bom grado e presenteiem esses desconhecidos, e depois liberte os recebidos para que não contaminem novamente o Wonder Trade. Isso, querido leitor, vai ser o milagre de Natal dessa criança. Isso sim é uma troca milagrosa.

Bônus Round: Delibirds à solta!

Como nem todo mundo tem a mesma insanidade que eu em Pokémon, resolvi usar esse texto para anunciar o que estarei fazendo nos próximos dois dias, contando a partir de hoje. Assim como fiz no Halloween com os Pumpkaboos, eu breedei seis boxes de Delibirds gravitando entre 3 e 5 IVs perfeitos e com quatro egg moves (Spikes, Rapid Spin, Ice Shard e Destiny Bond) e estarei enviando-os pelo Wonder Trade para todos os felizardos que os receberem.

Tão fofo, mas tão inútil...
Embora à primeira vista não pareça ser algo bom de se receber, Delibird está presente em dois egg groups extremamente populosos: Field e Water 1. Com isso, todos os machos podem fornecer egg moves para os filhotes que os aprendem (como Phanpy com Ice Shard e Rapid Spin), e as fêmeas vão com algum item útil (como as já citadas vitaminas e Rare Candies), para compensar pelo trabalho extra de breeding. Esta é a minha maneira de dar feliz natal para todos os jogadores.

Se quiserem um, vai ser um jogo de roleta russa; façam Wonder Trade no decorrer dos dias 25, 26 e 27 e se receberem um Delibird de um treinador chamado Nelo, bem, cá estou! Agora peguem esse conhecimento e façam sua parte por um Wonder Trade melhor, onde todos possam usar desta função sem medo de ser feliz. Façam desta boa ação o nosso milagre de Natal.

Revisão: Alan Murilo
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Cara, eu consegui uma charmander fêmea com Outrage e Dragons Dance! Eu to breedando pra vê se pego um shiny, e eu tenho um monte de Charmanders com Outrage e Dragons Dance pare distribuir!

    ResponderExcluir
  2. Excelente post, assim que terminar meu locke personalizado e ir atras de completar minha Pokedex enquanto aprendo sobre o cenário competitivo vou fazer muitas wonder trades.
    Sugestão >>> se você fizesse live stream de suas wonder trades para datas comemorativas com certeza motivaria muita gente a fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Eu breddei uns 20 houndours que distribui ontem, eles so tinham 2 ivs, mas São raros na versão x.

    ResponderExcluir
  4. Pergunta noob: como saber quantas IVs meu pokémon tem e se elas são realmente uteis?

    ResponderExcluir
  5. eu fui no wonder trade pra trocar meu fennekin por um snivy,so que eu nao sabia que ele era uma roleta russa,e entao quando eu vi,eu tinha trocado um fennekin por um bunnelby...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google