Polêmica: Co-fundador da Naughty Dog diz que Nintendo é irrelevante como fabricante de hardware

Mais um comentário sobre a posição da Big N na batalha dos consoles surge na mídia! De acordo com um painel do GameTrailers , numa discus... (por Nivaldo Cavalcante em 02/12/2013, via Nintendo Blast)

Mais um comentário sobre a posição da Big N na batalha dos consoles surge na mídia! De acordo com um painel do GameTrailers, numa discussão sobre como as publishers irão mudar com a "próxima geração", que passou a ser a atual há alguns dias, o co-fundador da renomada Naughty Dog, responsável por sucessos como Uncharted e The Last of Us, considerou a Nintendo como irrelevante como fabricante de hardware. No entanto, Jason Rubin exaltou Shigeru Miyamoto e os exclusivos da empresa, que são "verdadeiros tesouros em todo o mundo". Ele ainda diz que é um "crime" que suas franquias não possam ser jogadas em outras plataformas.

Voltamos então ao cansativo assunto sobre os games da Nintendo no iPhone, no Android, em outros consoles, temas já discutidos na geração anterior. Será que pode ser uma saída caso o Wii U não consiga bater a margem esperada? Chamar o console da Nintendo de irrelevante nesta nova geração não seria subestimá-lo? O Wii está aí para provar que belos gráficos não significa ser o mais vendido, os jogadores querem se divertir, não é? Qual sua opinião?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Inrrelevante e ele,so pq fez esses joguinhos ai se acha nintendo e nintendo !

    ResponderExcluir
  2. Irrelevante é ele e sua impresa q ninguém conhece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quanto the last of us , prefiro resident evil !

      Excluir
  3. Que comentário infeliz desse cara, se ele acha que os jogos deveriam sair em outras plataformas porque não lançaram os deles também! Creio que o verdadeiro crime seria lançar jogos nintendo fora de um console nintendo, além do fato dos novos consoles terem chegado agora, é só lembrar da própria sony e seu ps3, quase 3 anos depois do lançamento que ele começou a tentar vender bem ( e se me lembro bem nenhuma third negou apoio a sony, engraçado né). É só dar tempo ao tempo, se o wiiu não bombar o máximo que ira acontecer é ele se tornar um GC 2.

    ResponderExcluir
  4. Ah o wiiu é fim de carreira :/ a maioria dos jogos multiplataforma nao vao sair para ele por ele ter um hardware atrasado de geraçao passada . Eu curto a nintendo mais nao sou fan boy de nenhuma empresa .E os jogos excluisivos ja estao muito batidos sempre a mesmisse .ou a nintendo cria vergonha na cara e faz um console descente ou deixa logo de fazer .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. N vejo nada de errado no wiiu , n acho Nei q ele ficou tão graficame atrasado . O Wii ficou muito mais atrasado em relação ao ps3 e o Xbox e ainda assim foi um sucesso . As diferenças gráficas de um console n e tudo q importa nele , as pessoas esqueceram disso com o tempo , n vejo graça em um jogo q parece um filme cheio de efeitos e sem nenhuma história direito . Se eu quero ver filme eu vo no cinema , quanto eu jogo vidio game eu quero interagir com a história me sentir dentro dela , n fica só dando tiro do nada sem saber pq .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso, filme é no cinema (assim como twitter, facebook , são para pc e mobile), os caras (leia-se ms e sony) insistem em misturar tudo, já enchei osaco isso!

      Excluir
  6. A questão não é ser fanboy ou ser isso não é nada, em relação aos thirds tanto MS como Sony afirmam que seus consoles antigos ainda possuem mais de 300 jogos em desenvolvimento, isso é jogo pra caramba! Se levar em conta que basicamente todos os thirds são para x360/one e ps3/4 significa que não tem problema no hardware do wii u mas sim a preguiça das empresas em fazer algo que não seja mais do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato ! Isso q torna a Nintendo única , nintendistas gostam de jogos com boas histórias , jogabilidades diferenciadas e diversão ( dês de se divertir jogando com a família ou quebrando a cabeça sozinho ) diferente dos outros fanboys ( q são Zombies alienados viciados em gráficos ) jamais entenderam oq faz a Nintendo ser a Nintendo , e os desenvolvedores q desenvolvem esse tipo de jogo ( para Zombies alienados viciados em gráficos ) morrem de inveja dos jogos Nintendo e tem pesquisa ( medo ) de tentar fazer algo tao bom quanto . Q deixa os demais fanboys ( e tbm os q n são fanboys mais n tem um Nintendo ) com uma serta inveja e raiva ao ponto de detomarem os jogos nas redes sociais, mais no fundo ficam louco querendo jogalos em seus androids , mais isso n vai acontecer .

      Excluir
  7. Acredito q a arquitetura do wii u deveria ser mais simples (assim como aconteceu com o ps4) e deveria ser investido em mais hard sim (isso tbm atrai as third). As franquias nao devem mudar de endereco, mas deveriam aumentar a quantidade e variedade. Ano passado ao lancar, o wii u, comprei um ps3. Foi uma quebra de paradigma enorme, pois ate entao so jogava nintendo. Foi entao q percebi q o console deve possuir seu tempo de amadurecimento... tomara q o wii u nao demore muito

    ResponderExcluir
  8. Engraçado é o pessoal falando mal da Naughty Dog, sendo que o cara já não trabalha nela desde 2004. Ele não trabalhou em Uncharted e nem The Last of Us.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa em si não tem nada a ver, no entanto é um co-fundador querendo ou não qualquer opinião dele se torna relevante e infelizmente vai ser ligada a Naughty, a não ser que a empresa fale que não é assim que ela pensa.

      Excluir
  9. Falou o desempregado querendo atenção.

    ResponderExcluir
  10. oq é naughty dog? '-' kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Não vejo problema nenhum da nintendo deixar de fabricar consoles se a qualidade dos jogos não cair.. Mais isso não tem como acontecer, pois, prioridade dos concorrentes sao bem diferentes..

    ResponderExcluir
  12. Eu tive un nes um super nintendo um n64 um gba um ds e hj tenho o wii ,o wiiu e o 3ds :/ sinceramente a nintendo ja foi melhor ....hj em dia ela deixa a desejar . Nao tem maos ideias novas os jogos sao basicamemte jogos todos parecidos repetitivos .os graficos nao chamao atençao . Se tornou rotina ou programa de indio a nintendo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não querendo bancar um fanboy, posso ver os vacilos da empresa, mas as concorrentes só oferecem gráficos. De certa forma um ps4/xone não eram necessários a única que precisava mesmo de um novo console era a bigN.

      Excluir
  13. Estou começando a acreditar que outras empresas que fabricam consoles estão querendo a falência da Nintendo assim como foi a falência da SEGA justamente para tesouros como Mário, kirb, Zelda etc fazerem parte de seus catálogos de jogos.

    ""Jason Rubin exaltou Shigeru Miyamoto e os exclusivos da empresa, que são "verdadeiros tesouros em todo o mundo". Ele ainda diz que é um "crime" que suas franquias não possam ser jogadas em outras plataformas.""

    ResponderExcluir
  14. Estou começando a acreditar que outras empresas que fabricam consoles estão querendo a falência da Nintendo assim como foi a falência da SEGA justamente para tesouros como Mário, kirb, Zelda etc fazerem parte de seus catálogos de jogos.

    ""Jason Rubin exaltou Shigeru Miyamoto e os exclusivos da empresa, que são "verdadeiros tesouros em todo o mundo". Ele ainda diz que é um "crime" que suas franquias não possam ser jogadas em outras plataformas.""

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou desconfiado disso faz um tempo. A concorrência se aliou e estão fazendo de tudo para enterrar a nintendo, não tem outra explicação!

      Excluir
  15. Vcs tem razão Wii System e A.L Freire.
    Da pra notar q as demais empresas ( Ms e Sony ) são bem parecidas e padronizadas e as thirds adoram isso pq da menos tbl na hr de desenvolvimento . A Nintendo tem um padrão diferente tradicional , seria uma união da corporação para derrubar a Nintendo e fazer ela se torna a nova sega ? Isso explicaria a falta de thirds no wiiu !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa tem que ser a explicação! É muita coincidência.

      Excluir
  16. Ue se a nintendo falir a sony e microsoft vão copiar de que? Nao entendo?

    ResponderExcluir
  17. verdade neh!!! kkkkkk

    acho que se a nintendo falir asoutras nao durarao muito... pois consolede verdade hoje em dia só Nintendo mesmo... o resto é basicamente arquitetura de PC, comprovado... lembram da vergonha do xone na pre estréia? todos eram gabinetes de Pc...kkkkkkkk ... se nintendo for pro beleleu.... o resto é questão de tempo. .. ai voltaremos psra nossas famosas placas de video.... por falar nisso... parei de jogar em pc faz uns 3 anos...

    ResponderExcluir
  18. Ja tive um psp,ja joguei muito ps1e ps2,tive um super nes ate um zeebo ja tive! Tive um md play que foi roubado! Atualmente tenho um game boy advance que me divirto com pokemon cristal, um 3ds,e um xbox 360,digo com todas as palavras prefiro o game boy e o 3ds o xbox uso mais pra assistir dvd nintendo e o que tem de melhor e para ser jogado ,apreciado seus jogos que nos envolvem pode nao ter thirds ao montes lançando jogos pra ela mas e minha favorita pela simplicidade e pela sua forma de inovar nintendo e nintendo .acabaram se minhas palavras!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google