Jogamos

Análise: Vista sua roupa de gatinho e celebre o que há de melhor nos videogames nos mágicos mundos de Super Mario 3D World (Wii U)

Mario. Há quanto tempo você relaciona este nome a um encanador gordinho, baixinho, com camisa e chapéu vermelho e que vive pulando por a... (por Luciana Anselmo em 02/12/2013, via Nintendo Blast)

Mario. Há quanto tempo você relaciona este nome a um encanador gordinho, baixinho, com camisa e chapéu vermelho e que vive pulando por aí cheio de alegria? Eu não consigo lembrar de uma época em que não soubesse quem ele era. Afinal, sua série de jogos é a mais bem sucedida do mundo, e esse personagem carismático é simplesmente o grande ícone dos videogames. Mas e então… o que esperar de uma franquia após 28 anos de existência?

Dá para imaginar que as boas ideias já estão esgotadas e que uma mesma fórmula seria infinitamente reciclada, certo? Hoje muitos dizem: “Mais um jogo do Mario?” como se isso fosse algo ruim ou repetitivo. Mas por que temos esta impressão? Eu mesma joguei todos os títulos principais da franquia e às vezes me pergunto o que me leva a sempre comprar o “novo jogo do Mario”. Ainda assim, toda vez eu compro, pois os jogos da franquia sempre são realmente muito bons. Super Mario Galaxy, Super Mario 3D Land e New Super Mario Bros. U estão aí para agradar os mais variados tipos de fãs do italiano baixinho, todos com suas qualidades únicas.


Antes de escrever esta análise, me lembrei de cada um dos jogos do encanador e como eles trouxeram novos elementos que inovaram sua jogabilidade e nossa experiência. O que a série fez ao longo dos anos inspirou não apenas o gênero plataforma, mas sim o mundo dos games em geral. E para aqueles que insistem em reclamar a cada lançamento da série, aqui está o jogo que consegue trazer os elementos clássicos que marcaram suas respectivas épocas com o refinamento que só poderíamos ver nesta nova geração. Pode até ser difícil para um nostálgico ter um game desses em mãos e não se deixar levar pelas lembranças. Logo que a tela principal apareceu, eu voltei aos meus cinco anos de idade: estava sentada no chão da sala de um amigo que tinha o Super Mario World (veem alguma semelhança no título?) em seu Super Nintendo e eu não sabia o quanto aquela musiquinha inicial se tornaria mágica para mim. Esta viagem foi rápida, já que um “meow” de Mario me trouxe de volta à realidade. Ok, esse encanador conseguiu tirar um sorriso meu bem rápido e devo dizer que ele se mantém até agora.


Senta que lá vem história...

Logo na primeira cutscene, vemos a clássica equipe de Super Mario Bros. 2, Mario, Luigi, Peach e Toad (todos com suas habilidades únicas novamente) passeando tranquilamente sob um céu estrelado e cheio de fogos de artifício. Qualquer semelhança com nossas viagens pelas galáxias não tão distantes do Wii, não é mera coincidência!


Depois de consertar um cano quebrado, nossos amigos conhecem a Sprixie verde, uma fada que nos conta sobre como Bowser está sequestrando as outras Sprixies. E claro que o maior sequestrador dos games não demora para aparecer e capturar nossa amiga verdinha. Nem preciso contar que precisamos viajar por diversos mundos salvando todas as fadas, não é? Bem, esta é a história de Super Mario 3D World, nada muito diferente do habitual e, no fim, apenas um elemento a mais para o que realmente importa: a jogatina desenfreada!


Mario, uma obra de arte!

Desde os primeiros segundos de jogo é possível perceber a beleza instaurada no Reino do Cogumelo. Você não verá apenas uma versão mais bonitinha de 3D Land, pois aqui os cenários, as luzes, as textura, as cores vivas e os efeitos que acentuam os pequenos detalhes dão vida a tudo ao seu redor. É quase como assistir a um desenho animado vibrante e colorido, mas com você no controle de tudo. Isto também contribui para trazer aquele toque carismático aos personagens, sejam os principais ou apenas os inimigos secundários.


Mas se estes visuais não forem o suficiente para encantar você, a inspirada trilha sonora aparece graciosamente para cumprir a missão. Já ouvi alguns dizendo que se trata de uma das melhores trilhas dos games até hoje e eu só posso concordar plenamente. Se vocês achavam que Super Mario Galaxy tinha uma trilha espetacular, se impressionarão com o que a Nintendo fez com SM3DW pois eu não conseguirei fazê-los entender com minhas meras palavras. Além de absolumente lindas, o equilíbrio harmônico entre músicas que se assemelham ao que um tema clássico de Mario deveria soar com outras melodias completamente novas traz um clima mais fresco à franquia, o que deve agradar seus novos e antigos fãs. E nem preciso dizer que mais uma vez a Nintendo conseguiu combinar perfeitamente as músicas com as fases, não é? Os efeitos sonoros não ficam nem um pouco para atrás, são igualmente colocados perfeitamente nos menores detalhes de cada ação realizada. A combinação dos visuais belíssimos com as melodias de tirar o fôlego conseguiu transformar este jogo em obra de arte.


Um mundo cheio de surpresas… e gatinhos!

Os mundos conseguem ser mais criativos do que eu esperava (e olha que eu esperava muito!), apresentando elementos inéditos e muito divertidos! Muitas das fases têm uma essência especial e única a ser aproveitada e jogada, sendo que nada é explorado de modo que se torne repetitivo ou tedioso. É inevitável lembrar dos mundos de Super Mario 3D Land, que também contavam com uma jogabilidade única em cada fase. Mas acreditem, 3D World consegue entregar um trabalho infinitamente melhor ao não cair no previsível. Não soltarei spoilers sobre o que acontece de divertido ou inusitado, mas basta dizer que vocês nunca ficarão entediados, afinal, pequenas surpresas surgem no meio do caminho o tempo todo.

Quem diria que teríamos um mundo inspirado em Mario Kart

A história principal não levará muito mais que quinze horas se jogada calmamente, mas pode ser concluída em menos tempo se você não se preocupar em explorar tão bem cada canto dos cenários. Os primeiros mundos não oferecem muita dificuldade para os que estão familiarizados com as aventuras do encanador, mas os últimos mundos e aqueles que encontramos após o fim do jogo podem ser bem mais desafiadores, custando umas boas vidas àqueles que desejam uma jogada perfeita. E falando em jogada perfeita, alguns devem ter lembrado das três moedas douradas que tínhamos que pegar nos últimos jogos, mas aqui as estrelas estão de volta! 120 estrelas douradas? Não, são 380 estrelas verdinhas, que nem em Super Mario Galaxy,espalhadas pelo mundo gigante de Mario. Mas se isso não fosse suficiente para te manter ocupado por horas e horas, também temos 85 carimbos escondidos pelo jogo. Além de serem super legais e bonitinhos, estes carimbos servem para customizar suas postagens no Miiverse, que assim como em NSMBU, podem ser deixadas pelo cenário e encontradas por seus amigos. Para aqueles que tiverem dificuldade em encontrar tanta coisa no jogo, não precisa se preocupar. Em breve teremos guias detalhados para vocês!

Temos que pegar!

O lado bom é que a aventura pode durar quanto tempo você quiser considerando que jogar com seus amigos no multiplayer oferece uma experiência completamente diferente. Aliás, Super Mario 3D World consegue passar do modo single para o multiplayer com maestria, algo que alguns fãs não sentiram tanto em New Super Mario Bros. U. Seja jogando de forma mais amigável ou competitiva, o ritmo se mostra bem mais divertido com seus amigos do que em uma partida solitária. Além de o melhor jogador ser presenteado com uma coroa no final de cada fase, nada que influencie no jogo, mas estimula você e seus amigos a fazer de tudo para se destacar. E como bem sabemos, multiplayer divertido é com a Nintendo! Mas como nem tudo é perfeito, a câmera pode ser um problema no modo para quatro jogadores, especialmente se você ficar um pouco para atrás caçando alguma coisa. Nestes casos, se seus amigos avançarem um pouco demais, você será automaticamente levado até eles em uma bolha, sem direito a escolha ou reclamação.


Meow!

O que também me interessava muito eram as novidades. Além da roupa de gato (o principal novo elemento do jogo), contamos com diversos Power-Ups. Tenho que admitir que gritei “Gatinho!” quando Mario vestiu sua nova roupa pela primeira vez, mas além de sua beleza felpuda, ela é realmente tão divertida e funcional quanto parece. Depois de pouco tempo, tudo se tornou tão natural com este item que até me pareceu um pouco estranho pensar que nunca o tivemos até agora. As habilidades felinas vão desde escalar paredes até caçar coelhinhos sorrateiramente.

"Gatinhooooo!"

Mas isso é apenas a ponta do iceberg, ainda é possível desfrutar das maravilhas dos novissímos Double Cherry, Cannon Box e Goomba Suit. Respectivamente, estes Power-Ups criam clones de seus personagens, permitem que você atire pequenas bolas de canhão e te fantasiam de Goomba para que não seja reconhecido pelos inimigos. Sem contar que os velhos conhecidos como o Propeller Box, Boomerang Flower, Fire Flower, Mega Mushroom, Tanooki Suit e outros clássicos também marcam presença em 3D World. O que poderia ter um uso mais criativo são os controles do Gamepad, que ganham conceitos já usados em outros jogos e não apresentam grandes funções.

Isso que eu chamo de Super Mario :v

System seller, jogo do ano ou apenas Mario?

Tenho que dizer que fiquei com certo receio diante da expectativa que estava se formando ao redor deste novo título. Seria este o “system seller” do Wii U que todos estavam esperando? Depois de me aventurar novamente com meus velhos amigos dos videogames, cheguei à conclusão de que estava diante de um jogo que beirava a perfeição em muitos aspectos. Considerando isto, ele é o grande motivo para alguém comprar um Wii U? Vai “salvar” a Nintendo? É o jogo do ano?


A impressão que tive é que este novo título é a representação de tudo o que a Big N poderia fazer de melhor em um jogo de Mario. Super Mario 3D World traz suas novidades criativas de modo especial e acaba se tornando uma grande celebração do antigo e do novo, como seu próprio nome indica. Esta é a Nintendo em sua melhor forma, produzindo o jogo com um carinho e maestria de uma forma que ainda não vimos nos outros consoles desta nova geração. E quem sabe não seja justamente este carinho que torna Super Mario 3D World e a Nintendo tão únicas? No fim, é apenas Mario e pelo o que sabemos destes 28 anos, isso por si só é especial.


Prós:

  • O multiplayer traz um novo nível de diversão e prolonga as possibilidades da aventura;
  • A harmonia dos visuais vibrantes com a trilha sonora espetacular faz do jogo uma obra de arte;
  • A maioria das fases demonstra uma criatividade ímpar;
  • Uma verdadeira lição sobre o gênero plataforma;
  • É Mario.

Contras:

  • A câmera no modo multiplayer pode atrapalhar a experiência de alguns jogadores;
  • O uso do Gamepad poderia ser mais criativo.
Super Mario 3D World - Wii U - Nota: 10
Revisão: Rafael Neves
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. SÓ 15 HORAS
    que bela droga, agora fiquei desanimado, esperava no mínimo umas 40 horas de jogatina....
    Multiplayer é só local ?

    ResponderExcluir
  2. A maioria dos jogos do mario duram em torno de 15 horas, mas se levar em conta os novos objetivos ( tipo as estrelas verdes de smg) deve acumular mais tempo de jogo. Quem tiber coragem de dizer que esse jogo não bom deve pensar se realmente entende de games.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, um jogo que beira a perfeição e ainda tem gente que reclama do tempo de duração.
    E se o jogo for curto não importa, será mais rápido jogar um replay e ver tudo que o jogo tem de bonito de novo ( Já zerei Super Mario Galaxy 7 vezes e nenhuma das vezes se desaminei ou entediei).
    E daí se o multiplayer for local? Sempre New Super Mario Bros.Wii e U foram sinonimos de diversao com amigos para mim e de muitos risos.
    Super Mario 3D World é o jogo definitivo do Mario do Wii U e com certeza espero jogar cada fase num mínimo mais de 200 vezes e sempre sorrir quando entrar nelas de volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente !

      Excluir
    2. A parte mais legal dos jogos do mario é termina-lo infinitas vezes e perceber que você não perde o pique do título.

      Excluir
  4. Não me apedrejem, mas...eu preferiria um Super Mario Galaxy 3 do que esse jogo, 3D World é divertido, é bonito, mas não me passou a mesma emoção que SMG, fora que o SMG é muito mais difícil e desafiador do que o 3D World.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo amigo , tbm fiquei meio desapontado quando soube q n sairia um MG3 por agora , mais foi ate bom n lançalo agora para n injoarem os fãs, é n deixar o jogo reptitivo, então sei lá mais pra frente ele deve chegar com certeza .

      Excluir
    2. Realmente um novo galaxy seria excelente mas ao mesmo tempo correria o risco de enjoar o público, segundo o shija aida tem chance de um Smg3. Não querendo criar polêmica mas eu gostaria de ver um Sunshine 2, no gc é incrível, seria completamente diferente, imagino as possibilidades.

      Excluir
    3. Uau já pensou Sunshine 2 ia pega os fans do Mario de geito ! Quem sabe ne ,eu gastaria com prazer meu dinheiro num MG3 ou num Sunshine 2

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o 3d Word e divertido e de serta forma nostálgico , e para um jogo q veio depois do galaxy , ele me surpreendeu muito achei q n seria tão bom e agora estou eu aki acordando cedo para jogalo , pra mim ficou incrível .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sortudo!!! Vai levar um tempo para que eu possa por as mãos nessa relíquia, vou ter que me contentar( não que seja de um nível menor) com o nsmbu mesmo.

      Excluir
    2. Pocha , já eu ñ tenho o NSMBU :-/ quem dera ser rico pra pode comprá todos os jogos ne cara kkkk

      Excluir
    3. Nen fale, na hora de escolher um o coração aperta.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Disqus
Facebook
Google